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Data
NOVEMBRO 2024
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Duração
12 horas
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Investimento
Até 12 parcelas de R$ 69,08 no cartão, via Sympla
- CLique aqui e compre agora
Programa Planejamento Estratégico e Tomada de Decisão | EAD ao vivo
O poder de entrega do planejamento estratégico flexível, colaborativo e assertivo
Mesmo uma estratégia de negócios bem elaborada pode falhar. Atualmente, o segredo do sucesso é responder rapidamente ao cliente interno ou externo e à concorrência, sem perder de vista os principais objetivos a serem alcançados.
Para isso, é preciso aprimorar a sua forma de criar, implantar e controlar a execução da estratégia por meio de um planejamento estratégico mais flexível, colaborativo e assertivo.
Esse modelo de planejamento estratégico tem muitos benefícios tangíveis e fáceis de mensurar.
De acordo com um estudo da Harvard Business Review, as empresas que adotaram um modelo de planejamento estratégico flexível e com foco no resultado a ser atingido apresentam um crescimento da receita em média 6% maior do que as empresas que não o fazem. Já a McKinsey comprovou que equipes que adotam um processo de planejamento colaborativo tendem a ter uma redução de custos de 5% a 10%. E organizações que envolvem líderes e equipes na elaboração do plano de execução da estratégia, de acordo com um estudo da Gallup, têm uma redução de 25% a 65% no índice de turnover e de 10% a 20% nos índices de absenteísmo (afastamento por doenças).
Este será um curso totalmente prático e aplicaremos todos os conceitos e ferramentas em um estudo de caso real que faz o tempo voar.
Os principais objetivos do curso são:
- Estimular uma mudança cultural de entrega de tarefas para entrega de resultados e realizações, criando foco, transparência e alinhamento que, combinados, levam a um maior envolvimento dos colaboradores na entrega do plano estratégico;
- Com base na estratégia definida pelos executivos para a empresa, identificar qual será a contribuição efetiva da sua diretoria e da sua área na execução do dia a dia da organização;
- Criar a primeira versão dos objetivos e resultados conectados e alinhados para líderes e colaboradores de uma equipe;
- Gerenciar os ciclos trimestrais de criação, revisão e acompanhamento dos objetivos estratégicos.
Será apresentada a evolução histórica do planejamento estratégico nas organizações, discutindo os principais conceitos e ferramentas relacionados a ela. Faremos uma abordagem crítica e reflexiva sobre o planejamento estratégico clássico, destacando as falhas mais comuns na criação e na implementação de um plano estratégico nas empresas.
Abordaremos também a necessidade de equilibrar previsibilidade e adaptabilidade no contexto empresarial atual, destacando a importância do Business Agility. Além disso, discutiremos sobre o burocrático e lento processo de tomada de decisão, enfatizando os papéis e responsabilidades dos executivos, líderes e equipes.
O grande destaque do curso é enfatizarmos a importância de se evoluir o mindset para alcançar resultados concretos e entrega de valor ao negócio, em vez de se concentrar apenas na entrega de projetos e tarefas diárias. Para isso, trabalharemos em estudo de caso os fundamentos do planejamento estratégico flexível, colaborativo e assertivo, incluindo ferramentas para aumentar a assertividade do planejamento estratégico nas organizações e nas áreas: Propósito (visão, missão e valores), mapa de contexto, matriz Ansoff, mapa de objetivos estratégicos, OKR, A3, 5W2H, Scrum e Kanban.
Gerentes e coordenadores de qualquer área da organização que desejam utilizar ou aprimorar as mais recentes técnicas de planejamento estratégico que permitem entregar mais valor para os clientes internos ou externos, e atingir os resultados esperados para a sua área.
MÓDULO 1 – Planejamento estratégico clássico e suas limitações
- História do planejamento estratégico – Evolução do planejamento estratégico ao longo das décadas
- Planejamento estratégico clássico – estrutura e ferramentas
- Quais são os maiores motivos de falhas na criação e na implementação de um plano estratégico nas empresas?
- Previsibilidade vs Adaptabilidade – Business Agility
MÓDULO 2 – Mindset do planejamento estratégico flexível, colaborativo e assertivo
- Processo de tomada de decisão – papéis e responsabilidades de executivos, líderes e equipes
- Entrega de projetos vs resultados alcançados: o que agrega valor para o negócio?
- Fundamentos do planejamento estratégico flexível, colaborativo e assertivo
- A jornada do planejamento estratégico ágil – mindset e rituais
MÓDULO 3 – Ferramentas essenciais para o planejamento estratégico flexível, colaborativo e assertivo
- Visão, missão e valores
- Análise externa: context map canvas
- Análise interna: matriz Ansoff
- Mapa de objetivos estratégicos: ação + detalhe + prazo
MÓDULO 4 – Ferramentas essenciais para o planejamento estratégico flexível, colaborativo e assertivo (cont.)
- Objetivos e Resultados-Chave: OKR
- Projetos e iniciativas: A3, 5W2H, Scrum
- Acompanhamento: Kanban
- Como planejar e acompanhar um projeto executado com Scrum (gestão ágil de projetos)?
- Nove coisas que pessoas de sucesso fazer diferente, Heidi Grant. Harvard Business Review.
- Agilidade emocional – Não se deixe dominar por seus sentimentos negativos, Susan David e Christina Congleton. Harvard Business Review.
Será emitido certificado aos participantes no final do curso.
Para a emissão do certificado é necessário assistir pelo menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).
Datas: novembro 2024.
Carga horária total: 12 horas.
Duração: 4 encontros virtuais de 3 horas cada.
Horário: 19h às 22h.
Plataforma de transmissão: Zoom.
Metodologia:
- Resolução de dúvidas em tempo real: aulas práticas, a distância, transmitidas ao vivo. Os participantes são convidados a interagir por voz e pelo chat online com o facilitador e demais alunos. Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização por até 30 dias após o término do curso.
Roberto Mosquera
Especialista em modelo de gestão, desenvolvimento de liderança, transformação organizacional e adoção do mindset ágil em equipes, áreas e empresas. Mentor e facilitador de workshops e treinamentos, busca sempre provocar reflexões sobre as oportunidades individuais e coletivas de aprimoramento de competências técnicas e comportamentais de executivos, liderança e equipes.
Acredita que a transformação organizacional é mais assertiva quando ocorre a evolução do modelo de gestão em todos os níveis hierárquicos na construção da jornada, com clareza dos objetivos (por quê), o caminho a ser percorrido (como), os resultados esperados (quanto) e o tempo disponível (quando).
Liderou programas de desenvolvimento de executivos e líderes, projetos de desenvolvimento de liderança, transformação organizacional, excelência operacional e inovação em grandes empresas dos setores financeiros, aéreo, varejo, tecnologia, serviços, agronegócio e saneamento básico.
Coautor do livro A Jornada Ágil: um caminho para a inovação (Editora DVS), Agile Coach, Scrum Master, Mestre em Planejamento ágil pela FIA/SP e Economista com Especialização em Administração e Marketing de Serviços pela FGV/SP, Extensão em Modelos de Negócio e Design Thinking pela ESPM/SP.
Até 12 Parcelas de R$ 69,08 no cartão de crédito através da plataforma Sympla.
Faça sua inscrição e receba 2 livros Harvard Business Review. Serão indicados capítulos dos livros para leitura como atividade pós work.
Livros: Desafios da Liderança e Como Lidar com o Trabalho Flexível.
Para informações sobre pagamento à vista e pacotes para empresas, favor entrar em contato pelos canais abaixo:
contato@casaeducacao.com.br ou WhatsApp 11 97064-7001.
*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***
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Data
NOVEMBRO 2024
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Duração
12 horas
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Investimento
Até 12 parcelas de R$ 69,08 no cartão, via Sympla
- CLique aqui e compre agora