Curso Edição de Livros Infantis e Juvenis: teoria e prática | EAD ao vivo

SOBRE O CURSO

O curso Edição de Livros Infantis e Juvenis: Teoria e Prática oferece o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que envolve o trabalho de editar livros para crianças e jovens, dentro de uma proposta que alia aspectos teóricos e olhar histórico para os livros infantis e juvenis a uma perspectiva prática de atuação, visando o entendimento do mercado editorial contemporâneo de LIJ. Pensa-se tanto no profissional que atua ou deseja atuar em editoras de pequeno, médio e grande porte, especializadas em livros infantis e juvenis, como naquele que pensa em criar a sua própria editora ou atuar de modo independente, seja como editor, autor ou artista.

Este curso on-line e ao vivo, com 20 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre como está estruturado o mercado editorial de livros para crianças e jovens hoje, mesclando aspectos teóricos e práticos.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES, AUTORES E DEMAIS INTERESSADOS ESTEJAM APTOS A:

  • Construir um panorama da história do livro para crianças e jovens, constituindo uma linha do tempo da produção nacional e estrangeira desde a concepção da ideia de infância até os dias atuais.
  • Compreender os aspectos essenciais implicados na edição de livros para crianças e jovens em suas diferentes modalidades.
  • Compreender de uma perspectiva prática como funciona o mercado de livros para crianças e jovens.
  • Conhecer os principais atores desse tipo de produção, grandes, médias e pequenas editoras, editoras independentes, autores, artistas, livrarias, clubes de livro, coletivos editoriais. Entender as dinâmicas próprias de cada subsegmento.
  • Problematizar a publicação de livros para crianças e jovens desde uma perspectiva contemporânea.
  • Compreender os leitores infantis e juvenis como protagonistas culturais, que são criativos e cocriam a produção editorial que lhes é destinada.
  • Pensar criticamente a produção editorial para crianças e jovens.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Bibliotecários
  • Mediadores de leitura
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em livros para crianças e jovens

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Concepções do livro infantil e juvenil. O livro com interesse utilitário. O livro com interesse estético.
  • Panorama da história do livro para crianças e jovens, constituindo uma linha do tempo da produção internacional e brasileira até os dias atuais.
  • Definições do livro infantil e juvenil. Problematizações.
  • Informações conceituais e mercadológicas envolvidas na produção editorial para crianças e jovens.
  • Os “temas difíceis” no livro literário para crianças e jovens no contexto brasileiro atual.
  • O impacto das políticas públicas de aquisição de livros na produção editorial brasileira.
  • Afirmação estética do texto e da imagem no livro infantil e juvenil brasileiro.
  • Relações entre texto, imagem e projeto gráfico no livro infantil e juvenil. Conceituações básicas. Tipologias de livros.
  • O livro traduzido. Funcionamento do mercado internacional.
  • Projetos editoriais para crianças e jovens.
  • Cadeia do livro infantil e juvenil. Mercado editorial. Produção editorial. Crítica do livro para crianças. Divulgação. Aspectos comerciais.
  • Aspectos essenciais implicados na edição de livros infantis e juvenis, em suas diferentes modalidades.
  • Funcionamento do mercado de livros para crianças e jovens: principais atores desse tipo de produção. Dinâmicas próprias de cada subsegmento.
  • Atividade prática para criação de projetos editoriais.

FACILITADOR

Prof. Paulo Verano

Doutor em Ciência da Informação pela ECA-USP, onde atua como docente no seu curso de graduação em Editoração. É diretor acadêmico dos cursos de Publicação da Casa Educação, onde é responsável pela curadoria dos cursos oferecidos. Professor do curso de pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM. Atua como editor desde 1993, tendo sido diretor editorial do Grupo Planeta e gerente editorial de Literatura e Paradidáticos das Editoras de Ática-Scipione (Grupo Somos Educação), entre outras funções desempenhadas.

Em 2015, quando saiu do Grupo Somos Educação, decidiu aventurar-se no mercado editorial independente, lançando com a designer Angela Mendes a sua própria editora de livros, a Edições Barbatana, que publica livros para crianças e adultos — tanto clássicos, como livros-objeto contemporâneos.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.
Os alunos podem assistir ao vivo ou gravadas e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

20 horas

DATAS E HORÁRIOS

De 20 de março a 24 de abril de 2021 (sábados).
Horário das aulas: 9h às 13h.

Aula 1 – 20/03/2021
Apresentações e expectativas.
Concepções do livro infantil.

Aula 2 – 27/03/2021

Definições de livro infantil e juvenil. Problematizações. História. Os “temas difíceis” no contexto brasileiro. Impacto das políticas públicas de aquisição de livros na produção editorial brasileira.

Aula 3 – 10/04/2021

Livro infantil e juvenil: a afirmação estética do texto e da imagem.
Relações entre texto, imagem e projeto gráfico no livro infantil e juvenil.
Conceituações básicas. Tipologias de livros.
O livro traduzido. Funcionamento do mercado internacional.
Aula 4 – 17/04/2021
Projetos editoriais para crianças e jovens. Grandes editoras. Pequenas editoras.
Cadeia do livro infantil e juvenil. Mercado editorial. Principais atores. Produção editorial. Aspectos comerciais.

 

Aula 5 – 24/04/2021

Atividade prática de construção de projeto editorial.
Fixação de conteúdos principais e feedback.
Bibliografia:

GARRALÓN, Ana. Ler e saber: os livros informativos para crianças. São Paulo: Pulo do Gato, 2015.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naïfy, 2010.
LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: História & Histórias. São Paulo: Ática, 2007.
MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
MEIRELES, Cecília. Problemas da Literatura Infantil. São Paulo: Global, 2016; Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
O SAGAE, Peter. A árvore dos livros de imagem. São Paulo: Costuras Teóricas, 2018.
SALISBURY, Martin e STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado. São Paulo: Rosari, 2013.
VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: SESI-SP Editora, 2018.**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 6 de março de 2021
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Curso Gestão de Livrarias – Formação para Livreiros | EAD ao vivo

SOBRE O CURSO

O mercado editorial vem se modificando em grande velocidade nos últimos tempos, o que afeta tanto os editores, como os livreiros. Atualmente, temos diversos modelos empresariais coexistindo: dos grandes grupos internacionais de e-commerce ao reflorescimendo dos pequenos negócios de rua.

Nessa mescla entre as ações digitais para divulgação e comercialização, com a ação dos algoritmos, os investimentos em e-commerce e no relacionamento direto com os leitores pelas redes sociais, e o trabalho nas lojas físicas, só uma característica não se modifica: entender bem o tipo de livro que se comercializa e profissionalizar-se cada vez mais.

No novo momento do mercado, as editoras são criadas com relativa facilidade, e com isso os lançamentos e as novidades se avolumam. Como selecionar? Como chegar diretamente ao público de modo mais assertivo?

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado livreiro, o Curso Gestão de Livraria – Formação para Livreiros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua livraria, ou estágio em que se encontra sua carreira. Não importando se a atuação acontece dentro de um negócio estabelecido ou se a intenção é empreender.

Todas as etapas da comercialização do livro serão abordadas: o Planejamento Estratégico para a Criação ou Remodelação de Livrarias, a Curadoria, o Marketing, a Gestão Financeira, a Gestão de Pessoas e a Inovação.

O mercado de livros é um negócio extremamente atraente, em plena modificação e cheio de oportunidades. O objetivo do curso é tornar o caminho das livrarias mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

MÓDULOS E DISCIPLINAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Negócio das Livrarias Hoje (Mercado de Livros no Brasil)
Empreendedorismo
Proposta de Valor da Livraria
Definição de Ponto de Venda Físico e E-commerce
Infraestrutura Necessária e Custos Envolvidos
Linhas de Financiamento

MARKETING

Loja Física: Decoração e Estruturação
Exposição dos Livros
E-commerce: Funcionalidades Exigíveis
Parcerias Internas e Externas
Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais
Eventos e Outras Ações de Comunicação

GESTÃO DE PESSOAS
Contratação e Treinamento
Formação de Equipes
Estimativas de Custos com Mão de Obra
FINANÇAS E GESTÃO EMPRESARIAL
Gestão de Estoque, Vendas, Entrada e Saída de Produtos
Fluxo de Caixa, Custos e Despesas
Planejamento de Compras e de Vendas
Softwares
INOVAÇÃO
Como de preparar para o Futuro
ENCONTRO COM O LIVREIRO
Execução de Planejamento – Case Livraria da tarde
Curadoria
Marketing – Case Livraria da Vinci
Finanças e Gestão Empresarial – Case Livraria Nobel Brooklin
Gestão de Pessoas – Case Livraria Leitura
CONSULTORIA
Discussão de Questões Práticas sobre Planejamento Estratégico
Curadoria
Marketing
Finanças e Gestão Empresarial
Gestão de Pessoas e Inovação
CERTIFICAÇÃO
Será emitido, pela Casa Educação, certificado de participação no final do curso.
Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).

 

METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com os docentes e demais alunos.
Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por uma período de 6 meses.

Início das aulas: 5 de abril de 2021.
Término das aulas: 26 de julho de 2021.
Dias da semana: segundas e quartas.
Horário: 19:00 às 21:10.
Modalidade: EAD.
Plataforma de transmissão: Google Meet.
Carga horária total: 64 horas divididas em 32 aulas.

DOCENTES

Alexandre Fonseca, Bruno Mendes, Daniel Louzada, Lilian Gaspari, Mônica Carvalho, Orlando Prado, Tânia Mara de Faria Lima, Vanessa Abreu e Wendel Almeida.

MATRÍCULAS

A Catavento, junto com as editoras apoiadoras do projeto, irá subsidiar 35 bolsas com 66% de desconto a serem oferecidas exclusivamente a livrarias atuantes no mercado.

Faça sua inscrição até o dia 20 de março de 2021 para contar com esse desconto exclusivo:

Link para inscrição via cartão de crédito:
https://www.sympla.com.br/curso-gestao-de-livrarias—formacao-para-livreiros–ead__1128620?token=d124664a6ba0228c3322a054ca700de8

Ou link para inscrição via PIX: https://nubank.com.br/pagar/1kbune/VEW1YtzHq8
Enviar comprovante para contato@casaeducacao.com.br juntamente com número do CNPJ e Razão social do comprador.

*Desconto exclusivo para livrarias (máximo de 1 inscrição por CNPJ).
Necessário informar razão social e CNPJ no ato da matrícula.

admincasa 2 de março de 2021
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Curso Formação de Editor de Livros | EAD ao Vivo

CURSO:
Formação Editor de Livros | EAD ao Vivo – Turma 11

INÍCIO DAS AULAS:
4 de maio de 2021

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: EAD.

 SOBRE O CURSO

 

Criar uma editora é algo relativamente simples. Existem poucas barreiras de entrada. Sendo você um profissional da área, tendo uma boa ideia, uma quantidade pequena de recursos e algum conhecimento em marketing, você já está apto a abrir uma editora.

Mas a facilidade com que se abre uma editora esconde uma grande armadilha: a enorme complexidade de toda uma cadeia, que exige dos profissionais uma série de conhecimentos diversos que são necessários para atuar com sucesso neste mercado.

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado – responsáveis por colocar centenas de livros na lista dos mais vendidos, criar editoras e ocupar posições executivas em algumas das maiores editoras do Brasil – o Curso Formação do Editor de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua editora, ou estágio em que se encontra sua carreira.

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a edição de texto, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, a capa, o projeto gráfico, marketing e vendas, acompanhamento financeiro, dentre muitos outros assuntos que serão discutidos em aulas ao vivo, onde será possível interagir com os professores em tempo real.

O mercado de livros é um negócio extremamente prazeroso. O objetivo do curso é tornar o caminho das editoras mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

OBJETIVO

O Curso de Formação do Editor de Livros está em sua 11ª turma e pretende atualizar de forma rápida e dinâmica os profissionais que já atuam na área editorial, os que desejam migrar para a área de edição ou os novos entrantes de outras áreas.

O curso é voltado a quem trabalha no mercado editorial e a quem deseja atuar, seja em editoras existentes, seja criando novos negócios editoriais. O curso de Formação de Editores prioriza a formação para o mercado de trabalho, levando em conta as modificações que vêm ocorrendo atualmente, por meio da curadoria de professores que atuam no mercado e são representativos nos setores em que atuam. O curso da Casa Educação leva em conta movimentos atuais, como o surgimento de novos negócios editoriais independentes, audiolivro, e-book, marketing digital, clubes de livro, crowdfunding, além de ter forte orientação para a produção editorial. A riqueza da proposta está na combinação de nomes e olhares para o mercado editorial e a combinação entre teoria e prática, cobrindo toda a cadeia editorial.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.

Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, até 30 dias após o término do curso.

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELO PARTICIPANTE DO CURSO

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a construção do seu projeto editorial, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, o projeto gráfico, finanças, marketing, vendas e distribuição, visões sobre o mercado.

DATAS, HORÁRIOS E CARGA HORÁRIA

Início das aulas: 4 de maio de 2021.

Término das aulas: 19 de agosto de 2021.

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: EAD.

Plataforma de transmissão: Google Meet.

Carga horária total: 64 horas.

*** Estamos com uma turma em andamento para ingresso imediato. Você pode assistir as aulas que já aconteceram gravadas e as próximas ao vivo. As aulas dessa turma terminam em 23 de março de 2021. Caso tenha interesse em ingressar ainda nessa turma, basta nos contatar.

CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Editar Livros Hoje e Perspectivas Futuras
  • Construção do Projeto Editorial
  • Edição de Textos
  • Produção Editorial
  • Panorama Geral do Mercado
  • Artes Gráficas, Design Editorial
  • Planejamento e Controle Editorial
  • Área Comercial: Vendas e Distribuição
  • Finanças para Editores
  • Como Laçar e Lançar Best-sellers
  • Mercado Internacional (Prospecção e Agenciamento)
  • Novos Modelos de Negócios: Editoras Independentes
  • O Editor de Livros Didáticos e Sistemas de Ensino, Livros Universitários e CTP
  • Novos Modelos de Negócios: Clubes de Assinaturas
  • Metadados
  • Crowdfunding
  • Direitos Autorais
  • Marketing Digital e Conteúdo para Mídias Sociais
  • Mundo Digital: E-books, Autopublicação, Audiobooks e Podcasts
 PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO MERCADO

Os profissionais convidados para as aulas do Curso de Formação do Editor são alguns dos profissionais que ministram aulas no MBA de Book Publishing, como Beatriz Reingenheim, Cassiano Elek Machado, Fabio Uehara, Fernanda Altieri, Gabriela Dias, Gustavo Martins de Almeida, Lilian Gaspari, Lizandra Magon, Márcia Signorini, Marcio Coelho, Paulo Verano, Renata Nakano, Sandra Espilotro e Wilma Moura.

2 de fevereiro de 2018
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Curso Como Criar uma Editora Independente | EAD ao vivo

SOBRE O CURSO

O curso Como Criar uma Editora Independente oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que envolve criar uma editora, desde o pensamento sobre a linha editorial e a formação do catálogo, até como será a estrutura editorial e comercial, questões práticas da abertura de empresas e da negociação com autores, ilustradores, outros colaboradores editoriais, livrarias, gráficas e distribuidoras.

Este curso on-line e ao vivo, com 16 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental, tanto a quem já atua no mercado editorial como a quem deseja nele atuar, conhecer a fundo esses aspectos centrais do trabalho do editor independente.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E AUTORES ESTEJAM APTOS A:

  • Que livros vou publicar? Definindo a linha editorial do catálogo e o público ao qual se destina.
  • Como abro uma editora? Contrato social, contabilidade, regime tributário.
  • Que autores e autoras vou publicar? As peculiaridades de livros infantis e livros adultos, autores nacionais e estrangeiros. Os contratos padrão. Remuneração e acertos.
  • Como vou chegar ao meu público? Canais de vendas e marketing. Relacionamento com livrarias, e-commerce, feiras e marketing digital.
  • De que equipe preciso? Principais funções e departamentos.
  • Dores do crescimento.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • O que é e como se forma um catálogo editorial: que tipo de livros posso publicar, a partir do ponto de vista do público.
  • Quem é o público leitor (e quem não é, mas pode ser).
  • O procedimento inicial para abrir editora: contrato social, contabilidade, contratos com autores, regimes tributários e outras informações para quem está começando.
  • Os contratos e demais instrumentos jurídicos necessários para abrir e para a editora funcionar.
  • Que profissionais atuam na área e que tipo de atividade desenvolvem.
  • A diferença entre publicar ficção e não ficção, livros infantis e livros adultos, livros de autores nacionais e livros traduzidos, em termos de produção editorial, de construção de catálogo e de implicações práticas no dia a dia da editora.
  • Os canais de vendas que mais têm a ver com cada linha editorial.
  • A divulgação dos livros para cada tipo de canal e de linha editorial.
  • Como preparar o terreno para crescer desde a abertura da editora.

FACILITADORA

Profa. Lizandra Magon de Almeida

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, tem especialização em Gestão do Conhecimento pelo SENAC-SP. É proprietária da Pólen Editorial desde 2001, empresa criada como um bureau de prestação de serviços editoriais, que atendeu editoras como Publifolha, Summus, Larousse, Globo, entre outras. A partir de 2014, a empresa se tornou editora, hoje Jandaíra, e já tem mais de 80 títulos publicados, incluindo a Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro. Também é tradutora de inglês e espanhol, e integrou a equipe de tradução do jornal El País Brasil por três anos. Hoje também faz parte da equipe da Qura Editora, que edita as revistas HSM Management e MIT Sloan Management Review Brasil, voltadas à gestão de negócios e à tecnologia, e atua como subeditora e diretora de operações. É também vice-presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre).

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

16 horas

DATAS E HORÁRIOS

De 22 de fevereiro a 17 de março de 2021 (segundas e quartas).

Horário das aulas: 19h às 21h.

Aula 1 – 22/02/2021

Que livros quero publicar?

Aula 2 – 24/01/2021

Que público quero atender?

Aula 3 – 01/03/2021

Os requisitos para abrir uma editora

Aula 4 – 03/03/2021

Linhas editoriais e relacionamento com autores

Aula 5 – 08/03/2021

Canais de vendas, divulgação e marketing

Aula 6 – 10/03/2021

Instituições do livro, grupos de apoio e colaboração

Aula 7 – 15/03/2021

Equipe e profissionais freelancers do mercado editorial

Aula 8 – 17/03/2021

Preparando o terreno para crescer

Bibliografia:

Sosnowski, Alice. Empreendedorismo para leigos. São Paulo: Alta Books, 2018.

Osterwalder, Alexander; Pigneur, Yves. Business model generation. São Paulo: Alta Books, 2016.

Epstein, Jason. O negócio do livro – Passado, presente e futuro do mercado editorial. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Yunus, Muhammad. O banqueiro dos pobres. São Paulo: Ática, 2008.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 15 de janeiro de 2021
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Como Editar Materiais Didáticos | EAD

CURSO:
Como Editar Materiais Didáticos | EAD

CARGA HORÁRIA:
60 horas

METODOLOGIA:
Aulas gravadas que o aluno pode assisti-las quantas vezes quiser.
Início das aulas: imediato.

 PÚBLICO ALVO

Profissionais que desejam atuar ou se especializar na carreira editorial de livros didáticos e sistema de ensino. Profissionais que atuam em jornais, revistas e produção de conteúdo para sites e ambientes virtuais de aprendizagem. Produtores editoriais, produtores culturais, designers, pedagogos, professores, bibliotecários, jornalistas e público em geral que atuam ou tem interesse em atuar na produção de livros didáticos ou sistema de ensino.

 OBJETIVO

Formar profissionais para atuar na área de produção editorial de didáticos e sistema de ensino. Preparando profissionais para o desenvolvimento de negócios sustentáveis economicamente e que causem impacto cultural na sociedade.
Objetiva também sanar parte da carência de profissionais especializados para atuarem nesta área.

 O QUE É O CURSO

Programa de formação rápida com a finalidade de transformar sua carreira diante dos novos rumos da educação brasileira e a necessidade de edição de novos materiais didáticos.

 CONTEÚDO

História do livro e da edição

A escrita, o papel e o livro. História do livro, a natureza do livro, conceitos de edição.

Editoração de Livro Didático e Sistema de Ensino

A história do livro didático e sistema de ensino no Brasil. Conceitos de editoração do projeto e edição. A função do livro didático e dos sistemas de ensino ao longo do tempo. Mercado brasileiro de livros didáticos e sistemas de ensino.

Análise Setorial – Educação

Principais tendências da educação. Tendências das escolas particulares no Brasil.
Conceitos da evolução do livro didático em programas governamentais. Participação das editoras no Programa do PNLD. Processos globais vinculados à política e economia do livro didático. Escolha do livro didático no programa do PNLD.

Segmentação de mercado para livros didáticos e sistema de ensino

Marketing e o valor para o cliente. Conceitos de mercado, público-alvo e segmentação mercadológica. Pesquisa e análise mercadológica. Bases para
segmentação de mercado. Diferenciação mercadológica. Posicionamento mercadológico. Produto e Preço.

A legislação educacional vigente

Conceitos principais que fundamentem a compreensão acerca das políticas e legislação educacional brasileira, com vistas a transposição para produção de livros didáticos e sistema de ensino. Compreender a aplicação dos dispositivos legais da LDB, do Plano Nacional de Educação, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da BNCC e da legislação educacional complementar a respeito da Educação Básica e seus impactos na produção de
materiais didáticos.

Planejamento da obra: livro didático

Elaboração do planejamento da obra: autoria, seções, metodologia, Autor apresenta. Editora convida Autor. Autor e Editora desenvolvem juntos. Fundamentos teóricos. Concepção de aprendizagem, de ensino, de área, proposta metodológica, didático pedagógica. Proposta pedagógica. Objetivos. Conteúdos por volume. Estrutura do LA e MP (seções e suas funções). Linguagem (texto, comando, vinheta…). Abordagem (introduz conteúdo a partir
de situação problematizadora? Apresenta as informações prontas?)
Características do texto. Número de páginas por volume. Aspectos inovadores (LA e MP).
Aspectos que o diferenciam e o aproximam da concorrência (LA e MP). Identificação dos concorrentes diretos. Público-alvo. Expectativa comercial, editorial e dos autores. Previsão de tempo para execução. Informações sobre experiência profissional dos autores.

P&L – Coleção de livros didáticos

Profit and Loss statement (P&L): O que é, como funciona, como ler e avaliar um P&L, a importância do P&L no planejamento dos livros didáticos, Balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício. Fluxo de caixa. Orçamento de capital.

P&L – Os Processos Editoriais

Apresentação do fluxo de produção editorial e função de cada etapa.

Gestão de Projetos

Fundamentos em gestão de projetos editoriais: objetivos, princípios, ciclo de vida e fases de um projeto (inicialização, planejamento, execução, controle e encerramento). Processos da gestão de projetos. Gerenciamento do escopo.
Gerenciamento do tempo. Gerenciamentos dos custos. Gerenciamento de recursos humanos internos e externos. Viabilidade de projetos, gerenciamento de riscos.
Planejamento e acompanhamento de produção editorial, utilizando uma ferramenta de mercado que auxiliará no escopo técnico, no tempo e no custo, além da construção de relatórios de acompanhamento.

Projeto Gráfico

Briefing e encomenda. Analise e aprovação. Edição de arte e aspectos de Composição. Processos gráficos e Fechamento do arquivo. Produção gráfica e
Gerenciamento de arquivos.

Originais – Planejamento, encomenda e avaliação

Fundamentos teóricos. Proposta didático para áreas. Orientações para avaliação. Estrutura da coleção. Unidade Modelo – Orientações para uso do livro e das atividades. Unidade Modelo – Resolução das atividades. Indicações Bibliográficas.
Cronograma com estimativa de entregas dos originais.

Edição de Livros Didáticos e Sistema de Ensino – Produto e Serviços

Edição de livros didáticos e sistema de ensino. Gestão do projeto. Acompanhamento de todas as etapas. Relacionamentos com autores e demais integrantes do projeto

Ilustrações

Pautas iconográficas. Encomendas aos ilustradores. Processo de aprovação.
Contratos.

Soluções Digitais

Características do livro digital, plataformas, APPs, Leitores, a transformação de um livro físico em um livro digital, ePub, cc, Ferramentas de criação. Edição. Controle de qualidade. Padrões do mercado. Utilização em diversos devices: tablet, e-readers, mobile, computador

Direito autoral e Iconografia

Pautas iconográficas. Pesquisa. Aquisição. Negociação com detentores de direitos. Negociação com banco de imagens. Antecipação de pauta. Direito autoral relacionados a terceiros.

Livro Universal e LBI

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015. Livro Digital Acessível. EPUB 3.0.1. DOCX. Normas do IDPF – International Digital Publishing Forum, ou das normas ISO/IEC TS 30135. Braille. Libras.

Curso Aquisição de Originais e Planejamento Editorial | EAD ao vivo

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

Aquisição de originais e Planejamento editorial tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível fazer a aquisição de originais, nacionais ou estrangeiros, de uma maneira mais objetiva. Isso significa sua importância como um passo na construção de um catálogo ou no desenvolvimento de um catálogo já existente; como chegar em autores internacionais; como chegar em autores nacionais; avaliação de originais; o peso de cada título no catálogo; e como decidir sobre a publicação. Além disso, na parte de planejamento editorial a ideia é mostrar todos os passos para planejarmos a produção, desde a concepção — ou prospecção — dos originais, seja nacional ou estrangeiro; o papel do editor; quais os processos editoriais; como desenhar a produção; quais os procedimentos para lidar com autores nacionais; quais os gargalos que a produção impõe; e como lidar com problemas que aparecem no caminho.

O curso tem duração de 20 horas, nas quais o aluno vai, além de aproveitar os conceitos, mesclar com atividades práticas.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Alunos de cursos de Editoração
  • Alunos de cursos de Letras
  • Preparadores
  • Revisores
  • Designers gráficos
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Caminhos para adquirir autores.
  • A importância da avaliação de originais.
  • Quem são os grandes agentes literários.
  • Qual a função do scout.
  • Como adquirir livros pensando na montagem de um catálogo do zero.
  • Como adquirir livros pensando na ampliação de um catálogo.
  • Como negar os livros que chegam por indicação ou por aquisição passiva.
  • O agente literário de carreira.
  • O agente literário de momento.
  • O papel do editor entre os agentes e a produção.
  • O planejamento de um livro no mundo ideal.
  • O planejamento de um livro no mundo real.
  • Os processos editoriais.
  • Os prazos de cada uma das partes que envolvem um planejamento editorial.
  • Problemas reais e caminhos de solução.
  • Atividades práticas para fixação de conteúdo.
  • Apresentação de um trabalho no final do curso.

FACILITADOR

Prof. Marcio Coelho

Marcio Coelho começou sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano, passou por muitas editoras como Saraiva, Nova Fronteira e Ediouro. Trabalhou na TAG – Experiências Literárias, prestou consultoria para clubes de assinaturas de livros, é professor de cursos voltados ao mercado editorial e hoje é gerente na #coisadelivreiro. Além de viver de livros há mais de duas décadas, é apaixonado por eles.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, gravadas.

Os alunos podem assistir quantas vezes desejar num período de 6 meses a contar da data da inscrição.

CARGA HORÁRIA

20 horas

DATAS E HORÁRIOS

Aula 1

Prospecção e avaliação de originais. Papéis do editor, do agente literário e do scout.

Aula 2 

A aquisição de originais na formação e na ampliação do catálogo. Como dar feedback e negativas a projetos. O editor e o agente literário. O papel do editor entre os agentes e a produção.

Aula 3

O planejamento de obras no mundo ideal e no mundo real. Processos editoriais e prazos das etapas editoriais.

Aula 4 

Problemas reais e caminhos de solução. Casos selecionados.

Aula 5 

Apresentação de trabalho final para fixação de conteúdos.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 9 de dezembro de 2020
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Curso Projeto e Produção Editorial | EAD

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

Projeto e Produção Editorial é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível escolher e montar um Projeto Editorial na prática — o que contempla; sua importância como primeiro passo no desenvolvimento de uma nova editora, ou no reposicionamento de uma pré-existente; sua criação e uso como bússola de cumprimento de metas ou de mudança de rumos; como preparatório para o estabelecimento da produção editorial; cases de sucesso. Contempla ainda a apresentação e encadeamento das etapas que envolvem a Produção Editorial do livro – da prospecção até a comercialização do título, no formato impresso e e-book; os profissionais dessas etapas e a correlação e fluxo do trabalho entre eles; a importância do controle do processo todo pela editora.

Este curso tem ainda como objetivo apresentar um panorama histórico e prático da trajetória e da estruturação do mercado editorial brasileiro até os dias de hoje, abrindo a possibilidade de escolhas de atuação ao editor. Desafios; crises; cases marcantes; grandes mudanças: suas causas e efeitos; quedas e recuperação; profissionalização da indústria ao longo dos anos; o futuro e os novos caminhos: um mundo a ser pensado e repensado para o livro.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Alunos de cursos de editoração
  • Alunos de cursos de letras
  • Preparadores
  • Revisores
  • Designers gráficos
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

 

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Um panorama do mercado editorial brasileiro até a atualidade – seus desafios e caminhos.
  • A importância do projeto editorial como primeiro passo na formação de uma editora e sua montagem.
  • Prospecção dos títulos: ficção e não ficção – diferentes gêneros: gatilhos externos e oportunidades de temas.
  • A equação: mercado x oportunidade e a importância da pesquisa como elemento fundamental no estabelecimento da linha editorial – nichos de mercado; como e onde pesquisar.
  • Oportunidades para as pequenas editoras – modelos e cases.
  • Editoras de self publishing – a escolha por livros impressos, digitais ou modelos mistos.
  • A importância da definição das ferramentas do marketing digital e parcerias de divulgação já na elaboração do plano editorial.
  • Modelos possíveis de comercialização para pequenas editoras.
  • A produção do livro de ficção e de não ficção: diferenças e papel do editor em cada uma delas.
  • O passo a passo da sequência das etapas de produção editorial – importância do controle dessa cadeia.
  • Exercícios práticos de fases da produção do livro.
  • Quais fases podem ser terceirizadas, quais não.
  • O recebimento de manuscritos: critérios de seleção e tipos de negociação.
  • O papel do parecerista externo.
  • Definição do formato físico e editorial.
  • Quando usar um revisor técnico.
  • A “engenharia de produção”: escolha do papel, da cor, de imagens, o briefing e critérios de definição da capa.
  • Fechamento de arquivo.
  • DA: pagamento do autor e/ou agente literário.

 

Profa. Sandra Espilotro

Bacharel, pós-graduada e mestre pela Universidade de São Paulo. É editora; sócia e editora da e-galáxia (www.e-galaxia.com.br); professora regular de cursos de MBA em Book Publishing e Formação do Editor (2016-); orientadora de escrita; parecerista de obras; membro da diretoria da UBE (União Brasileira de Escritores) (2018-) e da CPCLP (Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, da CBL ( Câmara Brasileira do Livro) (2016-); sócia da Veredas Consultoria Editorial – atuando na proposição e construção de projetos inovadores na área de cultura em geral (como feiras, mostras, bienais, eventos  etc.) e na área editorial. Diretora-geral de Globo Livros para ficção e não ficção, de obras nacionais e internacionais (1989-2011); prospectou e adquiriu direitos de livros nas principais feiras internacionais de livros (como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America) por 23 anos; Diretora Editorial para Mercado Internacional na Editora Nova Fronteira/Ediouro (2011-2014); jurada e curadora do Prêmio São Paulo de Literatura (2013-2017); jurada do Prêmio Guaracuí de Melhor Conto de Registro (SP) (2019); curadora para obras inéditas da Nova Revista Cultura (2018- 2019).

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas.

CARGA HORÁRIA

20 horas

 

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 15 de janeiro de 2021
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Curso Projeto e Produção Editorial | EAD

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

Projeto e Produção Editorial é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível escolher e montar um Projeto Editorial na prática — o que contempla; sua importância como primeiro passo no desenvolvimento de uma nova editora, ou no reposicionamento de uma pré-existente; sua criação e uso como bússola de cumprimento de metas ou de mudança de rumos; como preparatório para o estabelecimento da produção editorial; cases de sucesso. Contempla ainda a apresentação e encadeamento das etapas que envolvem a Produção Editorial do livro – da prospecção até a comercialização do título, no formato impresso e e-book; os profissionais dessas etapas e a correlação e fluxo do trabalho entre eles; a importância do controle do processo todo pela editora.

Este curso tem ainda como objetivo apresentar um panorama histórico e prático da trajetória e da estruturação do mercado editorial brasileiro até os dias de hoje, abrindo a possibilidade de escolhas de atuação ao editor. Desafios; crises; cases marcantes; grandes mudanças: suas causas e efeitos; quedas e recuperação; profissionalização da indústria ao longo dos anos; o futuro e os novos caminhos: um mundo a ser pensado e repensado para o livro.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Alunos de cursos de editoração
  • Alunos de cursos de letras
  • Preparadores
  • Revisores
  • Designers gráficos
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

 

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Um panorama do mercado editorial brasileiro até a atualidade – seus desafios e caminhos.
  • A importância do projeto editorial como primeiro passo na formação de uma editora e sua montagem.
  • Prospecção dos títulos: ficção e não ficção – diferentes gêneros: gatilhos externos e oportunidades de temas.
  • A equação: mercado x oportunidade e a importância da pesquisa como elemento fundamental no estabelecimento da linha editorial – nichos de mercado; como e onde pesquisar.
  • Oportunidades para as pequenas editoras – modelos e cases.
  • Editoras de self publishing – a escolha por livros impressos, digitais ou modelos mistos.
  • A importância da definição das ferramentas do marketing digital e parcerias de divulgação já na elaboração do plano editorial.
  • Modelos possíveis de comercialização para pequenas editoras.
  • A produção do livro de ficção e de não ficção: diferenças e papel do editor em cada uma delas.
  • O passo a passo da sequência das etapas de produção editorial – importância do controle dessa cadeia.
  • Exercícios práticos de fases da produção do livro.
  • Quais fases podem ser terceirizadas, quais não.
  • O recebimento de manuscritos: critérios de seleção e tipos de negociação.
  • O papel do parecerista externo.
  • Definição do formato físico e editorial.
  • Quando usar um revisor técnico.
  • A “engenharia de produção”: escolha do papel, da cor, de imagens, o briefing e critérios de definição da capa.
  • Fechamento de arquivo.
  • DA: pagamento do autor e/ou agente literário.

 

Profa. Sandra Espilotro

Bacharel, pós-graduada e mestre pela Universidade de São Paulo. É editora; sócia e editora da e-galáxia (www.e-galaxia.com.br); professora regular de cursos de MBA em Book Publishing e Formação do Editor (2016-); orientadora de escrita; parecerista de obras; membro da diretoria da UBE (União Brasileira de Escritores) (2018-) e da CPCLP (Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, da CBL ( Câmara Brasileira do Livro) (2016-); sócia da Veredas Consultoria Editorial – atuando na proposição e construção de projetos inovadores na área de cultura em geral (como feiras, mostras, bienais, eventos  etc.) e na área editorial. Diretora-geral de Globo Livros para ficção e não ficção, de obras nacionais e internacionais (1989-2011); prospectou e adquiriu direitos de livros nas principais feiras internacionais de livros (como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America) por 23 anos; Diretora Editorial para Mercado Internacional na Editora Nova Fronteira/Ediouro (2011-2014); jurada e curadora do Prêmio São Paulo de Literatura (2013-2017); jurada do Prêmio Guaracuí de Melhor Conto de Registro (SP) (2019); curadora para obras inéditas da Nova Revista Cultura (2018- 2019).

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas.

CARGA HORÁRIA

20 horas

 

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 17 de outubro de 2020
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Preparação e Revisão de Textos | EAD

 SOBRE O CURSO

O curso Preparação e Revisão de Textos, oferece todo o conhecimento necessário para que o participante, ingressante se torne um profissional de texto, ou os profissionais já atuantes, possam aperfeiçoar suas técnicas.

Este curso envolverá os alunos em uma discussão das decisões que um editor experiente toma na preparação de um manuscrito para publicação.

 OBJETIVO

DESENVOLVER PROFISSIONAIS DE TEXTO – REVISORES E PREPARADORES – PARA QUE ESTEJAM APTOS A:

  • Trabalhar de acordo com as melhores práticas de mercado.
  • Preparar e revisar textos de diversos gêneros, com graus de complexidade variados.
 A QUEM SE DESTINA
  • Preparadores de texto
  • Copidesques
  • Revisores
  • Editores
  • Tradutores
  • Autores
  • Interessados em ingressar no mercado editorial
 CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Aspectos gerais sobre o objeto “livro” (histórico, estrutura básica, partes essenciais e acessórias, acabamentos.
  • As principais fases da produção editorial.
  • Quem são os profissionais encarregados do texto e o que fazem.
  • Qual é a abrangência e quais os limites das interferências a serem feitas num texto.
  • O que é um bom texto, como reconhecê-lo e como construí-lo.
  • Questões básicas de redação.
  • Os protocolos de interferência em textos a serem negociados com autores/editores.
  • As peculiaridades dos diversos tipos textuais que determinam o modo de intervenção no texto.
  • Principais atribuições de preparadores e revisores.
  • Marcas padronizadas de preparação e revisão de texto.
  • Análise de exemplos autênticos de preparação e revisão de textos de gêneros e tipos diversos.
  • Exercícios práticos de preparação e revisão de textos de gêneros e tipos diversos.
  • Boas práticas para enfrentar urgências no trabalho.
 FACILITADORA

Wilma Moura

Licenciada em Filosofia e Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional, acabou desenvolvendo toda a sua longa vida profissional no trato com o texto, principalmente os de caráter educacional, em todos os segmentos da educação básica. Trabalhou nas editoras Abril, Ática e Macmillan, além de prestar assessoria para as editoras Scipione, Atual, FTD, Moderna e Positivo. Exerceu praticamente todas as funções ligadas à área editorial: foi revisora, preparadora, copidesque, redatora, editora, coordenadora de área, gerente editorial e de produção, autora.  Contribuiu para a formação de profissionais do livro, ministrando diversos cursos de redação nas editoras em que trabalhou e de edição de livros didáticos da Universidade do Livro da Unesp. Publicou, em 2017, em coautoria com Chico Moura, o livro Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem, pela Companhia das Letras.

 INFORMAÇÕES ADICIOAIS

INÍCIO DAS AULAS:
Imediato – aulas gravadas

CARGA HORÁRIA:
24 horas

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

3 de fevereiro de 2018
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Curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino | EAD

SOBRE O CURSO

O curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como foi o processo de sua aprovação e como ela impacta, no dia a dia, no trabalho de autores, editores, assessores pedagógicos, professores e demais profissionais que atuam no mercado editorial no desenvolvimento das obras, aplicação, assessoria pedagógica ou comercialização de livros didáticos, de literatura infantojuvenil e sistemas de ensino.

Este curso com 14 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender a BNCC: como surge, sua função, sua organização, competências e habilidades.
  • Compreender o quanto a BNCC impacta nos materiais didáticos e de literatura na Educação Infantil.
  • Compreender, de modo teórico e prático, o impacto da BNCC nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciência Humanas.
  • Entender o impacto da BNCC na criação do Novo Ensino Médio e, consequentemente, na criação e aplicação pedagógica de seus materiais didáticos.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Divulgadores comerciais
  • Professores
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • O que é a BNCC: histórico, objetivos do documento, sua estrutura.
  • O que são competências e habilidades e a progressão que estrutura a BNCC.
  • A estrutura da Educação Infantil: campos de experiência, objetivos de aprendizagem, síntese de aprendizagem.
  • A estrutura do Ensino Fundamental: nova nomenclatura, organização das áreas do conhecimento, progressão das habilidades.
  • A área de linguagem: sua competência, os componentes curriculares presentes nesta área, a progressão das habilidades. O novo olhar para o ensino de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.
  • A área de Matemática: sua competência, o novo olhar para o ensino de Matemática, progressão das habilidades.
  • A área de Ciências da Natureza: sua competência, o novo olhar para o ensino de Ciências, progressão das habilidades.
  • A área de Ciências Humanas: sua competência, os componentes curriculares presentes na área, a progressão das habilidades, o novo olhar para o ensino de Geografia, História e Ensino Religioso.
  • O novo Ensino Médio: sua estrutura, a organização das áreas, o que oferecer, os componentes curriculares, a composição da carga horária.

FACILITADORA

Profa. Msc. Tatiana Pita

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

​Aulas gravadas que os alunos podem assistir no horário que desejarem e quantas vezes quiserem.

As aulas ficarão disponíveis por 60 dias a contar da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

14 horas

AULAS

Aula 1

BNCC: o que é, como surge, sua função, sua organização, competências e

habilidades.

Aula 2

BNCC e a Educação Infantil

Aula 3

Área Linguagens

Aula 4

Área Matemática

Aula 5 

Área de Ciências da Natureza

Aula 6

Área de Ciências Humanas

Aula 7

Ensino Médio

​**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 21 de outubro de 2020
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