Diversidade e inclusão precisam fazer parte da cultura

Diversidade e inclusão precisam fazer parte da cultura

Erica Castelo

8 de março de 2021

O mundo corporativo atual não comporta mais desvincular diversidade e inclusão de sua dinâmica e as empresas já têm cada vez mais evidências sobre os impactos da diversidade na performance dos negócios.

Porém, aqui está o primeiro grande desafio: a agenda dos líderes está mais cheia do que nunca. Os dados da última pesquisa do World Economic Forum sobre o tema, mostram que 85% dos CEOs que possuem uma estratégia de Diversidade e Inclusão (D&I) declaram aumento na linha final de lucro. Entretanto, 87% dos líderes reconhecem a importância de se construir times imparciais, inclusivos e colaborativos, mas sentem-se desafiados a priorizar o assunto devido à pressão pelos resultados de curto prazo.

Essa questão soa familiar? Bem, esses números mostram que essa realidade é mesmo muito comum e trazem o holofote sobre a importância da eficácia versus o debate no papel, ou palavras adequadas no site e mídias sociais.

Além da dificuldade em se priorizar a questão, a diversidade (de demografia, gênero, habilidades, experiências) parece ainda andar separada da inclusão (sentimentos de pertencimento, respeito, “empoderamento” e crescimento), essencial para alavancar o potencial de equipes diversas.

Já se observa um movimento crescente das organizações aplicando objetivos e quotas tangíveis para promover a diversidade. Porém, essas práticas estão ainda muito vinculadas a uma mentalidade de regras de compliance. Enquanto esse movimento determina o surgimento de times mais diversos, a grande questão é se o preconceito sistêmico será combatido, dando espaço à inclusão real nas empresas. Um exemplo disso é que, segundo uma pesquisa recente da McKinsey, somente uma em cada três mulheres reportam serem apoiadas em seu desenvolvimento por líderes homens, comparados com dois em cada três homens.

Ou seja, o próximo passo importante para as organizações que realmente querem mudanças mais profundas é transformar sua cultura para inspirar, permitir e encorajar tanto a diversidade como a inclusão.

Está aqui, então, a grande virada para a diversidade corporativa: grande parte das empresas ainda precisa migrar o foco de D&I do mero “medo de riscos trabalhistas’, para a criação de uma cultura de D&I que permeie todos os aspectos da organização.

Essa jornada precisa ser traçada levando-se em consideração uma realidade importante, comprovada pelos sociólogos Frank Dobbin, da Universidade de Harvard, e Alexandra Kalev, da Universidade de TelAviv, que analisaram três décadas de dados e produziram uma série de análises comparando o efeito de diversas práticas de D&I entre 830 empresas americanas, e seus efeitos após cinco anos.  Eles demonstram que as antigas técnicas de “comando e controle”, feitas para regular as práticas de diversidade, não geram mudanças profundas, porque vão contra tudo o que se entende como mobilizadores para mudanças no comportamento humano. O motivo? É simples: as pessoas não gostam que lhes seja dito o que fazer e ter opiniões forçadas muito frequentemente produzem o efeito oposto. Faz parte da natureza humana rebelar-se contra regras para afirmar autonomia. Ou seja, tente me coagir a fazer X, Y e Z, e eu farei o oposto apenas para provar que sou um indivíduo único.

As empresas, em sua grande maioria, vêm aplicando essas práticas desde os anos 1960, ancoradas em alguns pilares que não são novidade, para tentar limitar o viés do preconceito, dentre elas: treinamentos compulsórios de diversidade, testes padrão de recrutamento, avaliações de performance e sistemas de denúncias de práticas preconceituosas dos gestores. Essas ferramentas foram basicamente montadas para impedir as multas e seguir o compliance, policiando os pensamentos e ações dos executivos.

Essa realidade explica porque muitos dos treinamentos que visam diversidade e inclusão fracassam. Os pesquisadores, que vêm examinando essa questão com dados desde a Segunda Guerra Mundial, em mais de mil estudos, notaram que as pessoas são facilmente ensinadas a responder corretamente a um questionário sobre viés de comportamento na mesma medida em que rapidamente esquecem as respostas certas. Os efeitos positivos sobre a maioria dos treinamentos de diversidade raramente duram mais de um dia ou dois, e muitas vezes ativam o preconceito – ainda que sejam essas ainda as práticas mais encontradas dentre as empresas consideradas Fortune 500.

O mesmo padrão de comportamento foi observado quando se analisou o resultado nos testes compulsórios para contratação de colaboradores: os estudos constataram que muitos líderes usaram os testes seletivamente (não aplicando a todos os seus contratados), ou davam muito mais atenção quando uma mulher ou minoria negra falhava nos exames, versus quando homens brancos falhavam.

Mesmo em companhia que adotam avaliações de desempenho (90% das empresas médias e grandes americanas), utilizadas há anos como forma de prevenção a reclamações sobre processos de promoções discriminatórios, os pesquisadores encontraram diversas questões. Alguns líderes mostraram viés na hora de preencher as avaliações das mulheres e minorias, outros acabavam avaliando todos os seus funcionários muito bem para evitar correr riscos. As empresas que introduziram as práticas de avaliação foram estudadas pelos pesquisadores, e não houve qualquer efeito em aumento de minorias nos próximos cinco anos de análise; pelo contrário, o percentual de mulheres na gestão, por exemplo, caiu 4% em média.

Os sistemas de denúncias sobre práticas discriminatórias também provaram, segundo os sociólogos, serem falhos, pois grande parte dos geradores das denúncias sofreram alguma forma de retaliação por parte de seus superiores.

Ou seja, as práticas mandatórias mais comuns que visam impulsionar a diversidade não só são ineficientes, como não favorecem uma mudança real na cultura, comportamento, e consequentemente senso de pertencimento das minorias dentro das empresas.

Como então caminhar para práticas de D&I que gerem uma transformação mais profunda?

Dobbin e Kalev concluíram que as empresas obtêm resultados muito melhores quando elas não se utilizam de táticas de controle. Ao contrário,os programas foram muito mais eficazes quando se basearam em três grandes aspectos:

Engajamento dos líderes

Seguido a tendência humana de corrigir dissonâncias através da mudança de crenças ou de comportamentos, engajar a liderança como parte da solução para a questão de D&I mostrou-se muito eficaz. Quando os gestores ativamente são requisitados para ajudar nas soluções sobre o tema, imediatamente começam a se ver como linha de frente para essa mudança.

Seguindo essa linha, os treinamentos padrão de diversidade precisam mudar e ganhar foco no multiculturalismo e não no “medo do processo”,e funcionam melhor quando são voluntários. Os pesquisadores descobriram que cerca de 80% dos líderes comparecem pro-ativamente nos treinamentos voluntários, gerando um efeito positivo sobre os demais colaboradores que se sentem inspirados pela prática (“Eu compareci, então sou pró diversidade”). Dobbin e Kalev comprovaram um aumento do número de hispanos, asiáticos e mulheres na gestão após cinco anos em empresas que adotaram essas práticas menos coercitivas.

Um caso internacional

As práticas de mentoria também são formas importantes de engajar os gestores e eliminar possíveis preconceitos. Ao sentir-se responsáveis por desenvolver seus mentorados, os mentores ajudam a abrir espaço para que essas pessoas avancem. Os líderes passam a sentir-se responsáveis e motivados a garantir o mérito de quem passa por eles. Um bom exemplo de sucesso com essa prática foi a Coca-Cola, que na América do Norte passou de uma companhia marcada por um processo milionário em 2000 envolvendo um caso de preconceito, para uma empresa, em 2016,com um dos maiores índices de representação de mulheres negras em cargos de VP e C-level. Tudo isso após implementar um programa forte de mentoria para minorias, que gerou resultados palpáveis já nos primeiros cinco anos e um ciclo virtuoso progressivo de diversidade e inclusão.

Ampliação de contato e exposição

Times auto gerenciáveis (que são multidisciplinares e de diferentes níveis hierárquicos), e treinamentos/rotação de profissionais multi departamentais têm resultados muito efetivos. Isso porque promovem interações mais frequentes e maior diversidade (demografia, gênero, habilidades, pensamento), derrubando barreiras de departamentos ou níveis de gestão onde algumas minorias são pouco presentes.

Comprometimento com a responsabilidade social

Resultados positivos foram obtidos em empresas onde os CEOs promovem as chamadas “diversitytask forces”, ou a montagem de times de diversidade onde os líderes de vários times podem se voluntariar, incluindo também membros que representam esses grupos de minorias. Esses times acabam incorporando a responsabilidade de fazer os programas funcionarem em toda a empresa e promovem uma sensação positiva onde os demais membros da empresa são inspirados a também abraçar a causa. Nesse sentido, a contratação de um líder de diversidade também pode ajudar, na medida em que os executivos se vêem comprometidos com a posição de responder perguntas sobre inclusão e diversidade nas suas equipes.

Um caso brasileiro

O programa recém realizado pelo Magazine Luiza, focado na contratação de trainees negros para seu quadro de 2021, trouxe como resultado a contratação de 19 selecionados e demonstra com sucesso alguns dos pontos de reflexão expostos aqui. Primeiramente, o recrutamento de um time que será desenvolvido para ocupar cargos de liderança no futuro ajuda na inclusão efetiva, aumentando a exposição e tempo de desenvolvimento desses profissionais nas diversas áreas ao longo dos anos, até que o alcance da liderança aconteça de maneira muito incorporada e quase orgânica. O programa também contou com o envolvimento direto de ex trainees e outros funcionários negros que já trabalham na empresa, o que comprova que o “task force” realmente funciona para aumentar o senso de pertencimento, conscientização e responsabilidade sobre o tema.

Toda essa reflexão visa trazer à luz o fato de que apenas as empresas que investem pesadamente em construir os músculos da inclusão vão colher os benefícios da diversidade. Os times diversos, com riqueza de perspectivas, criam melhores produtos e serviços, alcançando objetivos maiores do que os homogêneos. Ao mesmo tempo, a inclusão – ou seja, o que faz esse mix de pessoas prosperarem juntas – é o que direciona o engajamento e o sucesso, permitindo que os indivíduos se sintam apreciados pelo que são. Assim, a inclusão passa a servir de motor para que a diversidade sustentável (e não apenas a “fotográfica”) realmente funcione.

Erica Castelo é headhunter internacional. Ela vive em Miami e trabalha com empresas e profissionais C-Level do mundo todo.

Fonte: Harvard Business Review Brasil.

 

admincasa 24 de maio de 2021
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Curso Inclusão da Diversidade nas Organizações – Como fazer

SOBRE O CURSO

As empresas aos poucos, mas com muitos solavancos, procuram se conectar com a sociedade incorporando a inclusão da diversidade como tema urgente. Ao fazer este curso você estará capacitado para entender e debater as questões culturais que envolvem preconceitos, exclusão, marginalização de grupos. O mundo caminha para que a diversidade venha a ser um elemento da cultura humana. É tão relevante que as grandes organizações já criaram vice presidência de diversidade.

OBJETIVOS

  • Compreender as razões, implicações e movimentos futuros da intersecção entre negócios, ambiente empresarial, causas e diversidade.
  • Capacidade para aplicar os procedimentos para promover a inclusão da diversidade na organização, na comunicação e nos produtos.
  • Condições para montar um plano de inclusão da diversidade na empresa, no marketing e nos produtos ou serviços da marca.

TÓPICOS ABORDADOS NO CURSO

  • Por que estamos falando em diversidade na sociedade e nas empresas?
  • O significado e sua importância da diversidade.
  • Como o movimento de inclusão da diversidade está no mundo e no Brasil.
  • Conhecer e entender dos principais grupos da diversidade: LGBTQ, pessoas com deficiência, mulheres, negros, migrantes e imigrantes, refugiados, 3a idade/idosos.
  • Benefícios da inclusão da diversidade na empresa: casos.
  • Como adequar a comunicação e as ações de marketing à diversidade.
  • Como adequar os produtos e serviços para a diversidade.
  • Importância do comitê de diversidade dentro das empresas: como montar? Desafios e barreiras.
  • Como engajar todos os funcionários, desde o alto escalão até a base da organização na inclusão da diversidade.
  • Comportamentos e atitudes que devem ser rejeitados na empresa em defesa da diversidade.
  • Como elaborar e implantar na prática um plano de inclusão da diversidade na empresa.
  • Por onde começar: passo a passo da implementação de um programa de promoção de diversidade.
  • Como administrar os desafios, dificuldades e barreiras na implantação de um programa de inclusão.

DOCENTE


PROF. DR. FÁBIO MARIANO BORGES

Especialista em tendências, há 30 anos coordena projetos de tendências, inclusão da diversidade e consumer insights. Sociólogo pela USP, publicitário pela ESPM. Doutor e Mestre em Sociologia do Consumo pela PUC/SP.
Top Voice Linkedin 2020.
Professor convidado da Nottingham University na Inglaterra.
Sócio-diretor da inSearch, empresa de pesquisa especializada em estudo de tendências e consumer insights, onde atende clientes como Facebook, Twitter, Carrefour, Walmart, Pioneer, Honda, LandRover, entre outros.
Vencedor por 11 vezes do Prêmio Mídia Estadão.
Tem 8 projetos de pesquisa reconhecidos pela ESOMAR.
Já atuou em empresas como Sebrae-SP, Datafolha, Marítima Seguros, Lorenzetti, Editora Abril, agências de propaganda Talent, DM9 e Publicis.
Professor no Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM e dos MBAs da USP.

DATAS E HORÁRIOS

Consulte novas datas

MODALIDADE

EAD com aulas ao vivo, onde você tira suas dúvidas em tempo real com o docente e interage com os demais participantes.

As aulas ficam gravadas para que o aluno possa assisti-las novamente no horário que desejar num período de 30 dias.

***Inclui certificado de participação.***

admincasa 15 de janeiro de 2021
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Curso Formação de Profissionais Ágeis | Online

Prepare-se para lidar com o mundo atual e ser ágil em suas tarefas diárias.

Que o mundo está mudando, todo mundo sabe, o que talvez ainda não esteja claro é como você quer se posicionar frente a complexidade e a incerteza.
Construímos uma trilha pensando nas oportunidades e possibilidades quando assumimos a responsabilidade pelo nosso desenvolvimento e crescimento.
Objetivo: trabalhar habilidades ágeis, com foco na colaboração, na inteligência coletiva e na produtividade.
O nosso diferencial é explorar o conceito dos OKRs (objetivos e resultados-chave) e CFRs (conversas, feedback e reconhecimento) na construção da trilha.

**MÁXIMO 20 PARTICIPANTES POR TURMA.**

 

 

 

 

 

 

Dia 1 – 16/08/2021
Workshop Mindset de crescimento, agilidade ORKs
Objetivos: aprofundar o conceito de modelo mental e crenças,),  explorar como as crenças influenciam em nossos resultados, introduzir o conceito dos OKRs e CFRs e o mundo ágil. Experimentar o mindset de crescimento.
Tópicos:
O que é modelo mental?

  • Como as crenças influenciam os comportamentos e geram diferentes resultados?
    Mindset de crescimento e mindset fixo.
  • O que são OKRs e CFRs
  • O manifesto ágil
  • As diferenças do mundo tradicional e o mundo ágil
  • Como utilizar o mindset de crescimento, para conquistar metas e engajar as pessoas.

Baseado nos conceitos de Carol Dweck, John Maxell J.J. Sutherland e Jonh Doer
Tempo previsto: 3 h

Dia 2 – 18/08/2021
OKRs e a produtividade no mundo ágil
Objetivos:  identificar como o nosso comportamento gera produtividade e alinha com o conceito dos OKRs.

Tópicos:

  • O novo conceito da produtividade
  • Frames da metodologia ágil que impulsionam a produtividade
  • Comportamentos produtivos e improdutivos
    Como o nosso comportamento iimpacta a produtividade
  • Modelo mental, comportamento e resultado
  • OKRs e produtividade

Baseado nos conceitos de Rudolf Stein,  Charles Duhigg, Andrew Grove e John Doer
Tempo previsto: 3 h

 

 

 

 

 

 

 

Dia 3 – 23/08/2021
Workshop: Comunicação colaborativa e CFR’s.
Experimentar e validar o uso da comunicação colaborativa por meio do conceito dos CFRs (conversas, feedback e reconhecimento).
Tópicos:

  • Alinhamento de propósito: Por que e para que
  • Conversas: o uso da comunicação colaborativa
  • Feedback: baseado nos componentes da comunicação não violenta (CNV)
  • Reconhecimento e motivação 3.0

Baseado nos conceitos de Marshall, John Maxell e Daniel Pink

Tempo Previsto: 3 h

Dia 4 – 25/08/2021
Pensamento sistêmico, pensamento analítico e o uso dos OKRs
Objetivos: Como o pensamento sistêmico e o pensamento analítico contribuem com a definição dos OKRs

Tópicos:

  • O pensamento analítico e o pensamento sistêmico
  • Como transformo dado em informação
  • A conexão da visão estratégica aos OKRs
  • Zoom in e zoom out: a visão diamente
  • Como definir objetivos e resultados-chave de valor

Baseado nos conceitos  Peter Senge, Tim Brown e John Doer
Tempo previsto: 3 horas

DATAS E HORÁRIOS

Dias 16, 18, 23 e 25 de agosto de 2021.
Horário das aulas: das 19:00 às 22:00.
Carga horária total: 12 horas distribuídas em 4 encontros em ambiente virtual Zoom.

MODALIDADE

Aulas online, onde você tira suas dúvidas em tempo real com o docente e interage com os demais participantes.
As aulas ficam gravadas para que o aluno possa assisti-las novamente no horário que desejar num período de 30 dias.

**MÁXIMO 20 PARTICIPANTES POR TURMA.**

DOCENTE

Regina Campilongo

Professora, Palestrante, mentora e coach estratégica, CALC WIAL, personal branding strategist, conselheira Trends Inovation, Master IE e PNL Practitioner
Formada em comércio exterior, pós-graduada em gestão de projetos e produtos financeiros, com especialização em gestão estratégica, PMP, Scrum Master, negociação internacional – NSWUn (Australia), consultoria de imagem e comunicação.
Executiva da área de projetos de grandes instituições financeiras, no Brasil e também no Uruguai, Chile, México, Argentina e Espanha por 25 anos.
PNL Pratictioner, Master em Inteligência Emocional – Universidade de Valencia. Especialista em estruturas libertadoras, membro ABRACEM, facilitadora design thinking, Conselheira Trends Inovation.

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

** FAÇA SUA INSCRIÇÃO ATÉ 12 DE JULHO DE 2021 E GANHE TRÊS LIVROS DA COLEÇÃO HARVARD BUSINESS REVIEW BRASIL**. 

admincasa 14 de maio de 2021
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Curso Desvendando o PNLD | EAD

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

 

Desvendando o PNLD é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível participar do PNLD – Programa Nacional do Livro Didático — suas etapas, o edital, a documentação, os prazos, etc.

Este curso tem ainda como objetivo fazer um estudo de caso do edital do PNLD 2021, que contemplou diversos objetos, possibilitando ao participante compreender como se dá a participação do editor tradicional de livros didáticos, mas, também a dos pequenos editores de literatura e a participação dos produtores de videoaulas e de videotutoriais.

O curso tem duração de 20 horas, nas quais o aluno vai, além de conhecer os documentos oficiais como edital, decretos e resoluções envolvidos neste processo, visualizar todo o ciclo de vida de uma obra inscrita no PNLD.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores de materiais didáticos que queiram aprofundar-se neste tema.
  • Editores de literatura.
  • Produtores de videotutoriais e de videoaulas.
  • Autores de didáticos, literatura ou material de formação e gestão educacional.

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

– O que é o PNLD

– O ciclo de vida do edital

– Análise do edital

– O percurso da obra inscrita no PNLD

– Documentação do editor e da obra

 

SOBRE AS FACILITADORAS

 

Profa. Mariana Milani

Psicologia UNIP, MBA em Gestão de Pessoas BSP.

Especialização em Psicologia Positiva PUCRS, Psicologia Jurídica PUC SP e em Neuropsicologia da Memória EINSTEIN.

Gestão de Projetos FGV, Gestão Ágil de Projetos Alura.

Gestão da Inovação BSP, Design Thinking BSP.

Certificada em Assessment TTI Success Insights (DISC, QE, MOTIVADORES, COMPETÊNCIAS e AXIOLOGIA).

Sócia da Prólogo Academy — Desenvolvimento Humano Saudável e Pleno. Consultora e Docente em Processos Editoriais e Gestão de Pessoas. Atuou em produção editorial impressa e digital nas editoras Atual e FTD. Especializada em Gestão de Pessoas e em Tecnologia Educacional desde 1993. Professora desde 1985.

Profa. Izabel Castilho

Graduada em Pedagogia — Gestão Escolar e Pós graduanda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela PUC-RS.

PEI — Programa de Enriquecimento Instrumental — Mediação Pedagógica de Reuven Feuerstein — SENAC-SP.

Prática Pedagógica para cursos Estruturados com base em Competências desde 1993 — SENAI-SP.

Sócia da Prólogo Academy — Desenvolvimento Humano Saudável e Pleno. Coordenadora Pedagógica no SENAI — Artes Gráficas. É especializada em Gestão Escolar — Ensino Fundamental. Consultora pedagógica em Tecnologia Aplicada à Educação. É docente no Ensino Superior em Tecnologia Aplicada à Educação.

MÉTODO DE ENSINO

Aulas gravada disponíveis por 6 meses a contar da data da matrícula.

INÍCIO E CARGA HORÁRIA

Início imediato

Duração: 20 horas

Aula 1 

– O que é o PNLD

– O ciclo de vida do edital

Aula 2

– Análise do edital

– Documentação do editor e da obra

Aula 3 

– Análise do edital

– O percurso da obra inscrita no PNLD

Aula 4 

– Análise do edital

– O percurso da obra inscrita no PNLD

Aula 5 

– Análise do edital

– O percurso da obra inscrita no PNLD

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 11 de maio de 2021
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Treinamentos In Company

Nossa área de Educação Corporativa In Company oferece estruturas de conhecimento de ponta nas áreas de liderança, vendas e negociações, inovação, comunicação e marketing, que podem ser realizados no formato de palestras, workshops, seminários ou convenções.

São dezenas de propostas com dinâmicas intensas, cases e ferramentas que aceleram a aplicabilidade de novas ideias e metodologias.

Esses conteúdos podem ainda ser customizados para o perfil da empresa, identificando grandes conceitos com o dia a dia de uma operação no mercado em que você atua.

Entre em contato com nossa equipe e agende uma conversa com nossos conteudistas.

admincasa 16 de março de 2021
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Curso Liderança e Gestão de Equipes | EAD

SOBRE O CURSO

O curso contribui na identificação do seu perfil e como utilizá-lo para o desenvolvimento das competências e habilidades de Liderança e Gestão de equipes de alto desempenho para a melhoria dos resultados organizacionais.

PÚBLICO ALVO

Gerentes, coordenadores e supervisores de diversas áreas.

OBJETIVO

Tornar o líder um profissional diferenciado e de destaque na organização, a fim de promover uma melhor formação, desenvolvimento e gestão de equipes, alinhados a necessidades e estratégias organizacionais.

Conhecer conceitos, as competências e as habilidades do Líder.
Identificar sua missão e propósito como líder.
Compreender e identificar a Estratégia Organizacional.

O QUE É LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES

Liderança é um comportamento inerente ao ser humano. Para alguns indivíduos mais aflorados e para outros nem tanto, entretanto, esse comportamento pode e deve ser desenvolvido, uma vez que nem todos sabem fazer o melhor uso dessa competência.

É papel do líder, no mundo contemporâneo, se aprimorar constantemente uma vez que as exigências e variáveis são cada vez mais complexas.

Pesquisas apontam que o líderes são os principais responsáveis pela retenção de talentos e que suas ações impactam fortemente no clima organizacional.

Dado esse cenário, o Líder torna-se cada vez mais uma peça chave no desenvolvimento das organizações, uma vez que é seu principal papel a formação, desenvolvimento e gestão de equipes.

Compreender e mapear os talentos de uma equipe é uma das formas mais utilizadas para uma boa gestão, assim como, a escolha das ferramentas para identificação dos potenciais da equipe.

O pipeline de liderança é um conceito desenvolvido pelos professores Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel. Eles demonstram as seis passagens da liderança, isso ajuda ao aluno identificar em qual momento de carreira se encontra e em qual deles estou e almejo alcançar. Consequentemente há desafios distintos para a Gestão de Equipes dependendo da passagem que o líder se encontra.

Para que um Líder e Gestor de Equipes seja bem-sucedido é necessário desenvolver alguns atributos, dentre eles:

– Clareza de propósito: missão do líder;
– Autoconhecimento;
– Autoconfiança;
– Capacidade de identificar, mapear e desenvolver talentos;
– Cultivar a confiança, respeito e justiça: construir relacionamentos;
– Praticar constantemente o feedback;
– Estar comprometido com os objetivos organizacionais: conhecer o negócio;
– Aumentar capacidade de influência e persuasão com o time e superiores;
– Capacidade de entrega: resultados sustentáveis.

CONTEÚDO

Abordar os conceitos sobre estilos e modelos de liderança atuais e a importância de reconhecer as habilidades necessárias aos líderes do presente e do futuro, com foco em visão e pensamento estratégico.

Identificar as responsabilidades dos líderes enquanto gerenciamento de performance pessoal e da equipe para garantia das metas, produtividade e resultados.

Ampliar a percepção do papel do líder enquanto facilitador nos processos de melhoria, transferência de aprendizado e desenvolvimento contínuo das competências.

O que você vai ver neste curso:

– Mudança evolutiva nos conceitos e teorias sobre liderança.
– Os desafios contemporâneos.
– Habilidades pessoais e interpessoais.
– Desenvolver a si mesmo enquanto líder.
– A liderança e o processo de influência para a ação.
– Autogerenciamento e gestão de pessoas para resultados.
– Inteligência emocional: diferencial e impacto nas equipes.
– O desafio do gerenciamento de desempenho.
– Reconhecimento das competências e atributos do líder coach.
– Papel e responsabilidades do líder: desenvolver, criar unidade e aprendizagem contínua.
– Construção do legado.

Competências do Líder e Gestor de Equipes de Alto Desempenho

Para que um profissional seja um líder diferenciado é necessário mudanças de comportamento, além da aquisição e desenvolvimento de novas habilidades. Tais como:

1. Autoconhecimento: o primeiro e mais importante papel do líder é liderar a si próprio.
2. Habilidades essenciais: aumentar seu nível de contribuição com a equipe. Identificar, mapear, formar e desenvolver equipes.
3. Liderar com responsabilidade: ter consciência do seu impacto e influência para a equipe e organização.
4. Promover resultados constantes e sustentáveis (líder, equipe, organização, stakeholders, clientes e comunidade).

DOCENTE

Adilson Souza

Acompanha e assessora empresários e altos executivos em missão estratégica no exterior. Lidera equipes de profissionais em projetos, expedições e ações vivenciais no Brasil (São Luis do Paraitinga – SP) e Exterior (Monte Kilimanjaro, Tanzânia).

Coach de Executivos com Certificação Internacional pela International Coaching Community. Doutorado em Liderança pela Florida Christian University, em Orlando / FL / EUA; Mestrado em Psicologia; Pós-graduado em Educação: Administração de Recursos Humanos e Administração de Empresas; Graduado em Ciências Econômicas. Master-trainer em Programação Neurolinguística. Docente no MBAs da ESPM, FGV e Florida Christian University – EUA.

Autor do livro LIDERANÇA E ESPIRITUALIDADE: Humanizando as relações profissionais

Ministrou palestras e treinamentos nos EUA, Angola e Brasil para mais de 100 mil pessoas em destacadas organizações, tais como: Agaxtur, Allergan, Atlantica Hotels International, Bradesco, GERDAU, Ministério da Saúde, Petrobrás, SAP, TOTVS, VOLKS, Whirlpool, dentre outras.
Estudou e visitou empresas de destaque em atendimento ao cliente como Disney, Universal Studios, Cirque de Soleil, NBA (EUA), Real Madrid (Espanha), Airbus e Tasly (China).
Experiência de 31 anos em Administração e Desenvolvimento do Fator Humano e Gestão de Mudanças nas Organizações.
Participou de Intercâmbio de Negócios e Cultural em Angola, África do Sul, Chile, China, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Índia, Peru, Portugal, Tanzânia e Turquia.

METODOLOGIA

Aulas gravadas que podem ser assistidas num prazo de 6 meses a contar da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

12 horas

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

admincasa 8 de abril de 2021
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Curso Formação em Business Partner | EAD

CURSO

O curso de Formação em Business Partner apresenta o perfil, as competências e
habilidades do profissional de RH que deseja ou exerce essa função, desenvolvendo
e promovendo a compreensão da estratégia organizacional

OBJETIVO

Tornar o profissional de Recursos Humanos de fato um
Business Partner, apto a atender às atuais necessidades
organizacionais.
• Conhecer o conceito, as competências e as habilidades do
Business Partner.
• Exercitar o Planejamento Estratégico.
• Compreender e identificar a Estratégia Organizacional.

O QUE É BUSINESS PARTNER

Os profissionais de RH mais efetivos atualmente possuem um conjunto inteiramente novo de
competências, que vão além das funções tradicionais de recursos humanos.

O papel do RH foi completamente redefinido para atender aos novos desafios organizacionais. Este
novo profissional deve estar totalmente integrado à estratégia das empresas. Não há mais espaço para
uma atuação passiva, apenas no backoffice. Passou a ser obrigatório que o RH atue como um agente
de mudança. Ajudar as empresas a inovar e a competir de forma eficiente passou ser a preocupação
principal de qualquer profissional de RH. Para isto, pensar e agir estrategicamente é obrigação deste
novo RH.

O conceito foi desenvolvido pelo professor americano David Ulrich. Ele demonstrou que atuar como
um Business Partner é fundamental para que um profissional de RH seja bem-sucedido na carreira.
Estes profissionais de Recursos Humanos trabalham em conjunto com os executivos C-Level com o
intuito de desenvolver uma agenda para Recursos Humanos que esteja integrada com os objetivos
estratégicos da empresa.

Na maioria das empresas, eles são os profissionais que ocupam os maiores cargos dentro de RH, sendo
os responsáveis pela interlocução com os líderes seniores.

CONTEÚDO

Planejamento, Estratégia Organizacional e o Business Partner

Criar uma estratégia de negócios de sucesso é o que toda organização deseja. Para isto seus líderes devem
sempre buscar pensar diferente, obter novas ferramentas de gestão e aprimorar a habilidade do time.
Todas as organizações, independentemente de seu tamanho, possuem três recursos críticos que
devem ser usados efetivamente para que consigam ser bem-sucedidas: recursos tecnológicos, recursos
financeiros e recursos humanos.
As empresas devem possuir planos estratégicos específicos que determinam como esses três recursos
críticos serão gerenciados e utilizados. Como estes recursos são interdependentes, o profissional de RH
deve entender o link entre eles e a melhor maneira de desenvolver planos estratégicos para cada um
destes recursos.

O que você vai ver neste módulo:
• Planejamento e Estratégia Organizacional.
• Vínculo entre RH e Estratégia.
• RH Estratégico e o Modelo de David Ulrich.
• Papéis do RH na construção de uma organização competitiva.

Competências do Business Partner

Para que um profissional de Recursos Humanos se transforme em um Business Partner é necessário
que importantes mudanças de postura sejam implementadas, além de novas habilidades que precisam
ser desenvolvidas.

As mais importantes são:

1. 1. Foco estratégico: agir proativamente e não apenas de forma passiva. Gastar pelo menos 30% de
seu tempo em atividades que sejam ligadas a estratégia da empresa.
2. 2. Habilidades essenciais: contribuir de forma rica em suas conversas com a alta liderança. Buscar
negócios rentáveis para a empresa de forma espontânea. Usar os dados para tomar qualquer
decisão importante, não agindo apenas pelo feeling.
3. 3. Accountability: deve possuir forte credibilidade junto aos líderes de negócio. Deve
Responsabilizar-se pelos resultados da empresa.

O que você vai ver neste módulo:
• O Papel do Business Partner na estratégia de RH.
• Competências do Business Partner de RH.
• A construção de Vínculos Estratégicos.
• O processo de Geração de Confiança.
• O Business Partner e os Desafios do Negócio.

METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas gravadas que você pode assistir num prazo de 6 meses a partir da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

12 horas.

DOCENTE

Victor Bacchi

Economista com Mestrado em Administração pela PUC/SP, Pós-Graduado
em Qualifi cação em Docência para o Ensino Superior e em Marketing pela
ESPM. Docente nas disciplinas de Gestão de Carreira e Ambiente Econômico
Global no MBA em Negócios da moda da UAM. Certificado na metodologia
DISC pela E-Talent, Consultor Credenciado do projeto AISLA – Auto-
Imprenditorialetà per Sviluppo Locale – Programa patrocinado pela Camera
Italo – Brasiliana di Commercio e Indústria. Possui Formação Internacional
em Coaching Integrado pela ICI – Integrated Coaching Institute e Formação
como Instrutor de Yoga pelo Patanjali Center, curso reconhecido pela
Aliança do Yoga.

 

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

admincasa 11 de abril de 2021
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Curso Gestão de Livrarias – Formação para Livreiros | EAD ao vivo

SOBRE O CURSO

O mercado editorial vem se modificando em grande velocidade nos últimos tempos, o que afeta tanto os editores, como os livreiros. Atualmente, temos diversos modelos empresariais coexistindo: dos grandes grupos internacionais de e-commerce ao reflorescimendo dos pequenos negócios de rua.

Nessa mescla entre as ações digitais para divulgação e comercialização, com a ação dos algoritmos, os investimentos em e-commerce e no relacionamento direto com os leitores pelas redes sociais, e o trabalho nas lojas físicas, só uma característica não se modifica: entender bem o tipo de livro que se comercializa e profissionalizar-se cada vez mais.

No novo momento do mercado, as editoras são criadas com relativa facilidade, e com isso os lançamentos e as novidades se avolumam. Como selecionar? Como chegar diretamente ao público de modo mais assertivo?

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado livreiro, o Curso Gestão de Livraria – Formação para Livreiros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua livraria, ou estágio em que se encontra sua carreira. Não importando se a atuação acontece dentro de um negócio estabelecido ou se a intenção é empreender.

Todas as etapas da comercialização do livro serão abordadas: o Planejamento Estratégico para a Criação ou Remodelação de Livrarias, a Curadoria, o Marketing, a Gestão Financeira, a Gestão de Pessoas e a Inovação.

O mercado de livros é um negócio extremamente atraente, em plena modificação e cheio de oportunidades. O objetivo do curso é tornar o caminho das livrarias mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

MÓDULOS E DISCIPLINAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Negócio das Livrarias Hoje (Mercado de Livros no Brasil)
Empreendedorismo
Proposta de Valor da Livraria
Definição de Ponto de Venda Físico e E-commerce
Infraestrutura Necessária e Custos Envolvidos
Linhas de Financiamento

MARKETING

Loja Física: Decoração e Estruturação
Exposição dos Livros
E-commerce: Funcionalidades Exigíveis
Parcerias Internas e Externas
Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais
Eventos e Outras Ações de Comunicação

GESTÃO DE PESSOAS
Contratação e Treinamento
Formação de Equipes
Estimativas de Custos com Mão de Obra
FINANÇAS E GESTÃO EMPRESARIAL
Gestão de Estoque, Vendas, Entrada e Saída de Produtos
Fluxo de Caixa, Custos e Despesas
Planejamento de Compras e de Vendas
Softwares
INOVAÇÃO
Como de preparar para o Futuro
ENCONTRO COM O LIVREIRO
Execução de Planejamento – Case Livraria da tarde
Curadoria
Marketing – Case Livraria da Vinci
Finanças e Gestão Empresarial – Case Livraria Nobel Brooklin
Gestão de Pessoas – Case Livraria Leitura
CONSULTORIA
Discussão de Questões Práticas sobre Planejamento Estratégico
Curadoria
Marketing
Finanças e Gestão Empresarial
Gestão de Pessoas e Inovação
CERTIFICAÇÃO
Será emitido, pela Casa Educação, certificado de participação no final do curso.
Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).

 

METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com os docentes e demais alunos.
Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por uma período de 6 meses.

Início das aulas: 5 de abril de 2021.
Término das aulas: 26 de julho de 2021.
Dias da semana: segundas e quartas.
Horário: 19:00 às 21:10.
Modalidade: EAD.
Plataforma de transmissão: Google Meet.
Carga horária total: 64 horas divididas em 32 aulas.

DOCENTES

Alexandre Fonseca, Bruno Mendes, Daniel Louzada, Lilian Gaspari, Mônica Carvalho, Orlando Prado, Tânia Mara de Faria Lima, Vanessa Abreu e Wendel Almeida.

MATRÍCULAS

A Catavento, junto com as editoras apoiadoras do projeto, irá subsidiar 35 bolsas com 66% de desconto a serem oferecidas exclusivamente a livrarias atuantes no mercado.

Faça sua inscrição até o dia 20 de março de 2021 para contar com esse desconto exclusivo:

Link para inscrição via cartão de crédito:
https://www.sympla.com.br/curso-gestao-de-livrarias—formacao-para-livreiros–ead__1128620?token=d124664a6ba0228c3322a054ca700de8

Ou link para inscrição via PIX: https://nubank.com.br/pagar/1kbune/VEW1YtzHq8
Enviar comprovante para contato@casaeducacao.com.br juntamente com número do CNPJ e Razão social do comprador.

*Desconto exclusivo para livrarias (máximo de 1 inscrição por CNPJ).
Necessário informar razão social e CNPJ no ato da matrícula.

admincasa 2 de março de 2021
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Curso Formação de Editor de Livros | EAD ao Vivo

CURSO:
Formação Editor de Livros | EAD ao Vivo – Turma 11

INÍCIO DAS AULAS:
4 de maio de 2021

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: EAD.

 SOBRE O CURSO

 

Criar uma editora é algo relativamente simples. Existem poucas barreiras de entrada. Sendo você um profissional da área, tendo uma boa ideia, uma quantidade pequena de recursos e algum conhecimento em marketing, você já está apto a abrir uma editora.

Mas a facilidade com que se abre uma editora esconde uma grande armadilha: a enorme complexidade de toda uma cadeia, que exige dos profissionais uma série de conhecimentos diversos que são necessários para atuar com sucesso neste mercado.

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado – responsáveis por colocar centenas de livros na lista dos mais vendidos, criar editoras e ocupar posições executivas em algumas das maiores editoras do Brasil – o Curso Formação do Editor de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua editora, ou estágio em que se encontra sua carreira.

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a edição de texto, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, a capa, o projeto gráfico, marketing e vendas, acompanhamento financeiro, dentre muitos outros assuntos que serão discutidos em aulas ao vivo, onde será possível interagir com os professores em tempo real.

O mercado de livros é um negócio extremamente prazeroso. O objetivo do curso é tornar o caminho das editoras mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

OBJETIVO

O Curso de Formação do Editor de Livros está em sua 11ª turma e pretende atualizar de forma rápida e dinâmica os profissionais que já atuam na área editorial, os que desejam migrar para a área de edição ou os novos entrantes de outras áreas.

O curso é voltado a quem trabalha no mercado editorial e a quem deseja atuar, seja em editoras existentes, seja criando novos negócios editoriais. O curso de Formação de Editores prioriza a formação para o mercado de trabalho, levando em conta as modificações que vêm ocorrendo atualmente, por meio da curadoria de professores que atuam no mercado e são representativos nos setores em que atuam. O curso da Casa Educação leva em conta movimentos atuais, como o surgimento de novos negócios editoriais independentes, audiolivro, e-book, marketing digital, clubes de livro, crowdfunding, além de ter forte orientação para a produção editorial. A riqueza da proposta está na combinação de nomes e olhares para o mercado editorial e a combinação entre teoria e prática, cobrindo toda a cadeia editorial.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.

Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, até 30 dias após o término do curso.

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELO PARTICIPANTE DO CURSO

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a construção do seu projeto editorial, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, o projeto gráfico, finanças, marketing, vendas e distribuição, visões sobre o mercado.

DATAS, HORÁRIOS E CARGA HORÁRIA

Início das aulas: 4 de maio de 2021.

Término das aulas: 19 de agosto de 2021.

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: EAD.

Plataforma de transmissão: Google Meet.

Carga horária total: 64 horas.

*** Estamos com uma turma em andamento para ingresso imediato. Você pode assistir as aulas que já aconteceram gravadas e as próximas ao vivo. As aulas dessa turma terminam em 23 de março de 2021. Caso tenha interesse em ingressar ainda nessa turma, basta nos contatar.

CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Editar Livros Hoje e Perspectivas Futuras
  • Construção do Projeto Editorial
  • Edição de Textos
  • Produção Editorial
  • Panorama Geral do Mercado
  • Artes Gráficas, Design Editorial
  • Planejamento e Controle Editorial
  • Área Comercial: Vendas e Distribuição
  • Finanças para Editores
  • Como Laçar e Lançar Best-sellers
  • Mercado Internacional (Prospecção e Agenciamento)
  • Novos Modelos de Negócios: Editoras Independentes
  • O Editor de Livros Didáticos e Sistemas de Ensino, Livros Universitários e CTP
  • Novos Modelos de Negócios: Clubes de Assinaturas
  • Metadados
  • Crowdfunding
  • Direitos Autorais
  • Marketing Digital e Conteúdo para Mídias Sociais
  • Mundo Digital: E-books, Autopublicação, Audiobooks e Podcasts
 PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO MERCADO

Os profissionais convidados para as aulas do Curso de Formação do Editor são alguns dos profissionais que ministram aulas no MBA de Book Publishing, como Beatriz Reingenheim, Cassiano Elek Machado, Fabio Uehara, Fernanda Altieri, Gabriela Dias, Gustavo Martins de Almeida, Lilian Gaspari, Lizandra Magon, Márcia Signorini, Marcio Coelho, Paulo Verano, Renata Nakano, Sandra Espilotro e Wilma Moura.

Promoção Aniversário 7 anos Casa Educação

No mês de março a Casa Educação completa 7 anos. Em comemoração, criamos uma oportunidade para você aprimorar seus conhecimentos nesse universo instigante que é o mercado editorial.

Como funciona:

Entre os dias 1 e 31 de março de 2021, na compra de um curso EAD você ganha outro. Basta clicar no tema desejado, realizar a sua compra e escolher o segundo curso que deseja fazer gratuitamente.

Veja no link a seguir os cursos disponíveis e o regulamento da campanha: https://casaeducacao.com.br/courses/promocao-aniversario-7-anos-casa-educacao/

admincasa 24 de março de 2021
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Curso Formação de Editor de Livros | EAD ao Vivo

CURSO:
Formação Editor de Livros | EAD ao Vivo – Turma 11

INÍCIO DAS AULAS:
4 de maio de 2021

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: EAD.

 SOBRE O CURSO

 

Criar uma editora é algo relativamente simples. Existem poucas barreiras de entrada. Sendo você um profissional da área, tendo uma boa ideia, uma quantidade pequena de recursos e algum conhecimento em marketing, você já está apto a abrir uma editora.

Mas a facilidade com que se abre uma editora esconde uma grande armadilha: a enorme complexidade de toda uma cadeia, que exige dos profissionais uma série de conhecimentos diversos que são necessários para atuar com sucesso neste mercado.

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado – responsáveis por colocar centenas de livros na lista dos mais vendidos, criar editoras e ocupar posições executivas em algumas das maiores editoras do Brasil – o Curso Formação do Editor de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua editora, ou estágio em que se encontra sua carreira.

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a edição de texto, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, a capa, o projeto gráfico, marketing e vendas, acompanhamento financeiro, dentre muitos outros assuntos que serão discutidos em aulas ao vivo, onde será possível interagir com os professores em tempo real.

O mercado de livros é um negócio extremamente prazeroso. O objetivo do curso é tornar o caminho das editoras mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

OBJETIVO

O Curso de Formação do Editor de Livros está em sua 11ª turma e pretende atualizar de forma rápida e dinâmica os profissionais que já atuam na área editorial, os que desejam migrar para a área de edição ou os novos entrantes de outras áreas.

O curso é voltado a quem trabalha no mercado editorial e a quem deseja atuar, seja em editoras existentes, seja criando novos negócios editoriais. O curso de Formação de Editores prioriza a formação para o mercado de trabalho, levando em conta as modificações que vêm ocorrendo atualmente, por meio da curadoria de professores que atuam no mercado e são representativos nos setores em que atuam. O curso da Casa Educação leva em conta movimentos atuais, como o surgimento de novos negócios editoriais independentes, audiolivro, e-book, marketing digital, clubes de livro, crowdfunding, além de ter forte orientação para a produção editorial. A riqueza da proposta está na combinação de nomes e olhares para o mercado editorial e a combinação entre teoria e prática, cobrindo toda a cadeia editorial.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.

Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, até 30 dias após o término do curso.

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELO PARTICIPANTE DO CURSO

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a construção do seu projeto editorial, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, o projeto gráfico, finanças, marketing, vendas e distribuição, visões sobre o mercado.

DATAS, HORÁRIOS E CARGA HORÁRIA

Início das aulas: 4 de maio de 2021.

Término das aulas: 19 de agosto de 2021.

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: EAD.

Plataforma de transmissão: Google Meet.

Carga horária total: 64 horas.

*** Estamos com uma turma em andamento para ingresso imediato. Você pode assistir as aulas que já aconteceram gravadas e as próximas ao vivo. As aulas dessa turma terminam em 23 de março de 2021. Caso tenha interesse em ingressar ainda nessa turma, basta nos contatar.

CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Editar Livros Hoje e Perspectivas Futuras
  • Construção do Projeto Editorial
  • Edição de Textos
  • Produção Editorial
  • Panorama Geral do Mercado
  • Artes Gráficas, Design Editorial
  • Planejamento e Controle Editorial
  • Área Comercial: Vendas e Distribuição
  • Finanças para Editores
  • Como Laçar e Lançar Best-sellers
  • Mercado Internacional (Prospecção e Agenciamento)
  • Novos Modelos de Negócios: Editoras Independentes
  • O Editor de Livros Didáticos e Sistemas de Ensino, Livros Universitários e CTP
  • Novos Modelos de Negócios: Clubes de Assinaturas
  • Metadados
  • Crowdfunding
  • Direitos Autorais
  • Marketing Digital e Conteúdo para Mídias Sociais
  • Mundo Digital: E-books, Autopublicação, Audiobooks e Podcasts
 PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO MERCADO

Os profissionais convidados para as aulas do Curso de Formação do Editor são alguns dos profissionais que ministram aulas no MBA de Book Publishing, como Beatriz Reingenheim, Cassiano Elek Machado, Fabio Uehara, Fernanda Altieri, Gabriela Dias, Gustavo Martins de Almeida, Lilian Gaspari, Lizandra Magon, Márcia Signorini, Marcio Coelho, Paulo Verano, Renata Nakano, Sandra Espilotro e Wilma Moura.

admincasa 16 de março de 2021
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