Promoção Conteúdo em Dobro – Casa Educação

Aproveite a oportunidade que a Casa Educação criou para você aprimorar seus conhecimentos nesse universo instigante que é o mercado editorial.

Como funciona:

Entre os dias 25 e 30 de novembro de 2020, na compra de um curso EAD você ganha outro. Basta você clicar no tema desejado, realizar a sua compra e escolher o segundo curso que deseja fazer gratuitamente.

Veja abaixo os cursos disponíveis e o regulamento da campanha.

Cursos disponíveis Promoção Conteúdo em Dobro:

Curso Formação do Editor de Livros – clique e saiba mais

Curso Como Editar Materiais Didáticos – clique e saiba mais

Curso Self-Publishing – clique e saiba mais

Curso Artes Gráficas – clique e saiba mais

Curso Projeto e Produção Editorial – clique e saiba mais

Curso Preparação e Revisão de Textos – clique e saiba mais

Curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino – clique e saiba mais

Curso Gestão Financeira para Editores – Conceitos básicos de finanças para não financeiros – clique e saiba mais

Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores – clique e saiba mais

Curso Neuroeducação – Neurociência Aplicada à Educação – clique e saiba mais

Curso Impactos da Covid-19 na Educação e na Produção de Materiais Didáticos – clique e saiba mais

Curso Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso – clique e saiba mais

Regulamento: Não estão disponíveis para escolha como cortesia o curso Formação do Editor de Livros e os MBAs. Campanha válida apenas para matrículas realizadas entre 25 e 30 de novembro de 2020.

Após realizar a compra, basta nos avisar qual curso escolheu para acesso gratuito pelo e-mail contato@casaeducacao.com.br ou whatsapp 11 97064-7001

 

Impactos da Covid-19 na Educação e na Produção de Materiais Didáticos | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Os Impactos da Covid-19 na Educação e o Futuro do Material Didático tem como objetivo central abordar as consequências da pandemia do coronavírus para as escolas e editoras de materiais didáticos, de uma perspectiva brasileira, e, a partir daí, situá-las dentro de alterações mais profundas que vêm ocorrendo na Educação. O novo cenário escolar, ainda incerto, aponta para que o chamado “novo normal” traga consigo uma série de mudanças de metodologias dentro da sala de aula, bem como sua reconfiguração em direção a um modelo híbrido entre o presencial e o remoto. Essas alterações impactam diretamente a construção e apropriação dos materiais didáticos.

Este curso on-line e ao vivo, com 14 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo o contexto complexo em que estamos inseridos e como este impacta nos livros com aplicação escolar, sejam eles impressos ou parte de estratégias digitais mais amplas.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender como a pandemia do covid-19 impactou e vem impactando no dia a dia escolar, seja no ensino público, seja no ensino particular.
  • Compreender o quanto o contexto atual exige novas metodologias para a prática dentro de sala de aula, tanto na transição para o ensino remoto, seja no futuro híbrido presencial e à distância.
  • Compreender como estão desenhados hoje os principais materiais didáticos disponibilizados pelas editoras e sistemas de ensino, pensando em chaves para sua modificação.
  • Pensar de modo criativo o quanto a pandemia passa a exigir a produção de novos materiais didáticos que levem em conta essas modificações anunciadas para sua aplicação pedagógica.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Divulgadores comerciais
  • Professores
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • As consequências da COVID-19 na educação e as tendências para o futuro da prática educacional.
  • Primeiras respostas das escolas e melhores práticas identificadas.
  • Os problemas da transição das aulas presenciais para as digitais.
  • A metodologia da sala de aula invertida como processo-chave para o aprendizado on-line ou semipresencial.
  • O conceito da aprendizagem por projetos e sua aplicação nos diferentes segmentos educacionais.
  • As inadequações dos materiais didáticos, destacadas pela educação a distância.
  • EAD e ensino remoto emergencial: a diferença irrelevante.
  • O desenvolvimento de trilhas de aprendizagem para uso de professores e alunos, no processo de aprendizagem digital ou blended.
  • Uso de estratégias de gamificação em conteúdos educacionais.
  • Processos de roteirização de conteúdos e objetos de aprendizagem.
  • Planejamento de conteúdos flexíveis e orientação de professores e alunos em seu uso.
  • Novas possibilidades de conteúdo e caminhos para pesquisa.

FACILITADORA

Profa. Milena Steger

Milena Steger é cofundadora da Merit Consultoria. Designer instrucional e pedagoga pós-graduada em gestão escolar e gestão de projetos (Fundação Getulio Vargas), é gestora pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de desenvolver projetos para educação a distância.

A facilitadora trará outros especialistas na área para desenvolver partes do curso.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas que os alunos podem assistir no horário que desejarem e quantas vezes quiserem.

As aulas ficarão disponíveis por 60 dias a contar da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

14 horas

AULAS

Aula 1 

A nova realidade da educação: o papel da escola e suas dificuldades no meio digital

Aula 2 

Sala de aula invertida: a educação a distância que não é e-learning

Aula 3 

Aprendizagem por projetos: a zona proximal e a prática do aprendizado

Aula 4 

Camisas de força e superficialidade: as críticas aos conteúdos didáticos atuais

Aula 5 

Trilhas de aprendizagem: mesclando conteúdos próprios e de terceiros

Aula 6 

Gamificação e roteiros: a educação fora da estante

Aula 7 

Futurologia pragmática: os novos materiais didáticos e sua comercialização

Bibliografia:

AMCO. AMCO’S Global Online Seminar. Flipped Classroom. Palestras e conteúdos disponíveis em ambiente fechado. Acesso em Agosto de 2020.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base)

BEHAR, PATRICIA ALEJANDRA. O Ensino remoto emergencial e a educação a distância. Disponível em https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em 16/08/2020.

CHAIKLIN, SETH. The zone of proximal development in Vygotsky’s analysis of learning and instruction. In: Kozulin, A., Gindis, B., Ageyev, V., Miller, S. (2003). Vygotsky’s educational theory and practice in cultural context. Cambridge: Cambridge University Press.

JOYE, C.R., MOREIRA, M.M., ROCHA, S.S.D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e521974299, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299/3757. Acesso em 16/08/2020.

NATIONAL POST, Kyle Hiebert. In the COVID-19 world, open source textbooks are the way of the future. (Disponível em https://nationalpost.com/opinion/kyle-hiebert-in-the-covid-19-world-open-source-textbooks-are-the-way-of-the-future. Acesso em 16/8/2020.)

PEARSON. The global learner survey. Agosto de 2020. Documento de uso privado.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 3 de novembro de 2020
Comments are off

Curso Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso | EAD AO VIVO

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível começar a escrever o seu Trabalho de Conclusão de Curso — o que contempla, a escolha do tema, a definição dos objetivos e a escrita da justificativa.

Este curso tem ainda como objetivo apresentar um panorama atual dos tipos e modalidades de Trabalhos de Conclusão de Curso, que variam de acordo com a Titulação oferecida, evidenciar suas particularidades, bem como elucidar sobre o papel do orientador de Trabalho de Conclusão de Curso no processo.

Abordará, também a questão da padronização e das formalidades que envolvem a conclusão dos diferentes tipos de cursos.

O curso tem duração de 12 horas, nas quais o aluno vai, além de aproveitar os conceitos, ter a oportunidade de montar um esboço do seu TCC a partir de um template.

A QUEM SE DESTINA

  • Estudantes de pós graduação em preparação para a elaboração do TCC.

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

– Qual é a função do TCC.

– Quais são os tipos de Trabalho de Conclusão de Curso exigidos no Brasil.

– As novas modalidades de apresentação.

– Partes do TCC.

– Estratégias para a definição dos objetivos e escrita da justificativa.

– O orientador de TCC e seu papel.

– Tipos de padronização.

– Dicas de padronização ABNT.

– Diferentes formalidades de apresentação de TCC.

SOBRE AS FACILITADORAS

Profa. Mariana Milani

Psicologia UNIP, MBA em Gestão de Pessoas BSP.

Especialização em Psicologia Positiva PUCRS, Psicologia Jurídica PUC SP e em Neuropsicologia da Memória EINSTEIN.

Gestão de Projetos FGV, Gestão Ágil de Projetos Alura.

Gestão da Inovação BSP, Design Thinking BSP.

Certificada em Assessment TTI Success Insights (DISC, QE, MOTIVADORES, COMPETÊNCIAS e AXIOLOGIA).

Sócia da Prólogo Academy — Desenvolvimento Humano Saudável e Pleno. Consultora e Docente em Processos Editoriais e Gestão de Pessoas. Atuou em produção editorial impressa e digital nas editoras Atual e FTD. Especializada em Gestão de Pessoas e em Tecnologia Educacional desde 1993. Professora desde 1985.

Profa. Izabel Castilho

Graduada em Pedagogia — Gestão Escolar e Pós graduanda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela PUC-RS.

PEI — Programa de Enriquecimento Instrumental — Mediação Pedagógica de Reuven Feuerstein — SENAC-SP.

Prática Pedagógica para cursos Estruturados com base em Competências desde 1993 — SENAI-SP.

Sócia da Prólogo Academy — Desenvolvimento Humano Saudável e Pleno. Coordenadora Pedagógica no SENAI — Artes Gráficas. É especializada em Gestão Escolar — Ensino Fundamental. Consultora pedagógica em Tecnologia Aplicada à Educação. É docente no Ensino Superior em Tecnologia Aplicada à Educação.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

12 horas

DATAS E HORÁRIOS

De 9 de novembro a 14 de dezembro de 2020 (segundas-feiras).

Horário das aulas: 19h às 21h.

Aula 1 – 09/11/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: tipos. Panorama atual.

Aula 2 – 16/11/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: Estrutura.

Aula 3 – 23/11/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: Estrutura.

Aula 4 – 30/11/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: o que deve constar.

Aula 5 – 07/12/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: o que deve constar.

Aula 6 – 14/12/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: o que não pode faltar.

CARGA HORÁRIA

12 horas

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 31 de outubro de 2020
Comments are off

Workshop Management 3.0 – Plus Edition

Este workshop é para mim?

Se você já participou de um workshop Management 3.0 – Foundation ou Fundamentals, conhece os conceitos básicos propostos por este movimento e gostaria de ampliar sua possibilidade de aplicação, este é workshop é para você.

O que vamos aprender?

Durante o workshop serão realizados exercícios com objetivo de ampliar sua compreensão sobre as ferramentas e práticas propostas pelo movimento Management 3.0, a partir dos seguintes temas:

1. Significado e Propósito: Qual é o significado do nosso trabalho? Qual o propósito da nossa organização?

2. Métricas e OKR: Como podemos mensurar a performance? Como sabemos que estamos fazendo as coisas certas? Como podemos alinhar as metas?

3. Reuniões Melhores: Como não ter reuniões inúteis? Como realizar reuniões memoráveis?

4. Criatividade e Inovação: Como maximizar a capacidade de inovação?

E ao final?

Ao final do workshop os participantes estarão aptos para colocar em prática as ferramentas exercitadas e motivados para incorporá-las em seu estilo de liderança.

Facilitadora

Fabiana Mello, licenciada por Management 3.0 BV para facilitação de workshops em Management 3.0. Coach com formação pela Escola de Coaches do Instituto EcoSocial e membro da ICF (International Coaching Federation); Graduada em Processamento de Dados pela FATEC, MBA em eBusiness pela FGV e Ohio University, Pós-MBA em Empreendedorismo e Inovação com extensão em Stanford e mestre em Engenharia de Software pelo IPT – USP; Experiência como líder de equipes multidisciplinares com foco em transformação de organizações e pessoas, na área de engenharia de software.

http://linkedin.com/in/fabiana-mello/

Datas e horários

Início das aulas: 30 de novembro, 2 e 4 de dezembro de 2020.

Horário: 19:30 às 21:30.

Carga horária total: 6 horas.

Duração de cada encontro de 2h.

Metodologia

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com a facilitadora e demais alunos.

GARANTA O SEU LUGAR!

Ao final do workshop, você receberá um certificado internacional emitido por Management 3.0 BV

Este workshop é recomendado para líderes e também colaboradores que desejam prosperar em suas carreiras, alavancar os projetos da organização e principalmente, criar um ambiente de trabalho mais feliz e produtivo.

Veja o que os alunos falam sobre os workshops de Management 3.0

— Adriana K.

A Fabiana é incrível, possui uma didática que nós faz compreender os temas apresentados com cases que nós traz a uma realidade do dia a dia.

— Renata G.

Ela é inspiradora e motivadora. Passa o conteúdo com clareza.

— Eduardo V.

Ótimo conhecimento no assunto trazendo cases reais para estudarmos.

— Mayara T.

A Fabiana é uma excelente profissional! Ela provocou muitos pensamentos e diferentes maneiras de pensar. Conteúdo ótimo e excelentes dinâmicas em sala.

— Nara S.

Fabiana foi paciente com todos e conseguiu correlacionar os conceitos com os desafios dos líderes atuais. Ficou muito claro como e quando devo aplicar cada uma das práticas e quais os objetivos de cada uma delas.

admincasa 28 de outubro de 2020
Comments are off

Workshop Management 3.0 – Energizando

Neste workshop, você aprenderá por que a diversidade é importante.  Além disso, você se concentrará na motivação intrínseca e sua correlação com os sistemas de recompensa.

Evite armadilhas ao criar seu próprio sistema de recompensa, aprendendo as seis diretrizes de recompensas e incentivos.

Aprenda como fazer com que as pessoas interajam e como criar confiança entre elas.

Hoje em dia, falamos muito sobre diversidade de gênero, mas diversidade não é apenas isso.

Os módulos abordados neste workshop são:

  • Felicidade do trabalhador
  • Indivíduos e Interações
  • Recompensas e Incentivos

As principais práticas introduzidas neste workshop são:

  • 12 Passos para a Felicidade
  • Índice de Diversidade (NOVO)

Se você é um líder de equipe, gerentes, líderes, especialistas em RH, Agile Coach, Scrum Masters, este workshop é para você.

Facilitadora

Fabiana Mello, licenciada por Management 3.0 BV para facilitação de workshops em Management 3.0. Coach com formação pela Escola de Coaches do Instituto EcoSocial e membro da ICF (International Coaching Federation); Graduada em Processamento de Dados pela FATEC, MBA em eBusiness pela FGV e Ohio University, Pós-MBA em Empreendedorismo e Inovação com extensão em Stanford e mestre em Engenharia de Software pelo IPT – USP; Experiência como líder de equipes multidisciplinares com foco em transformação de organizações e pessoas, na área de engenharia de software.

http://linkedin.com/in/fabiana-mello/

Datas e horários

Início das aulas: 4 e 6 de novembro de 2020.

Horário: 19:30 às 21:30.

Carga horária total: 4 horas.

Duração de cada encontro de 2h.

Metodologia

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com a facilitadora e demais alunos.

Agenda

Encontro #1

– A felicidade do trabalhador

Encontro #2

– Recompensas e Incentivos

– Indivíduos e Interações

GARANTA O SEU LUGAR!

Ao final do workshop, você receberá um certificado internacional emitido por Management 3.0 BV

Bom para líderes que buscam:

Contribuir para que a equipe mantenha-se focada na entrega e concentrada nas tarefas;
Melhorar os resultados da pesquisa de clima;
Alocar com maior eficiência o recursos para os programas de recompensa e incentivo;
Desenvolver a sensação de segurança e confiança na condução dos projetos;
Aumentar a satisfação com a qualidade aferida na entrega;
Despertar a sensação de alívio e gratificação pelo envolvimento e compromisso da equipe.

Bom para pessoas que se encontram:

Desanimadas com o ambiente de trabalho;
Cansadas com questões que poderiam ser resolvidas por uma equipe mais autônoma;
Tensas pelo contínuo clima de insegurança.

Confirme sua presença para duas datas, dia 04 e 06 de novembro.

Após confirmar a sua inscrição, você receberá as informações para acesso.

É momento de nos atualizarmos. O estilo de liderança baseado na abordagem comando e controle funcionou durante muito tempo, mas agora já não funciona mais.

Equipes improdutivas, com os gestores cansados, tensos e frustrados fazem parte de ambientes em que o mecanismo comando e controle prevalece. Mas não precisa ser assim.

Com algumas práticas e ferramentas, você conseguirá engajar os seus colaboradores e começará a se sentir livre para trabalhar no que realmente interessa. Conseguirá se empenhar naquilo que causa impacto para sua carreira e para a sua organização.

Veja o que os alunos falam sobre os workshops de Management 3.0

— Adriana K.

A Fabiana é incrível, possui uma didática que nós faz compreender os temas apresentados com cases que nós traz a uma realidade do dia a dia.

— Renata G.

Ela é inspiradora e motivadora. Passa o conteúdo com clareza.

— Eduardo V.

Ótimo conhecimento no assunto trazendo cases reais para estudarmos.

— Mayara T.

A Fabiana é uma excelente profissional! Ela provocou muitos pensamentos e diferentes maneiras de pensar. Conteúdo ótimo e excelentes dinâmicas em sala.

— Nara S.

Fabiana foi paciente com todos e conseguiu correlacionar os conceitos com os desafios dos líderes atuais. Ficou muito claro como e quando devo aplicar cada uma das práticas e quais os objetivos de cada uma delas.

Este workshop é recomendado para líderes e também colaboradores que desejam prosperar em suas carreiras, alavancar os projetos da organização e principalmente, criar um ambiente de trabalho mais feliz e produtivo.

admincasa 28 de outubro de 2020
Comments are off

Workshop Management 3.0 – Fundamentals

O que vamos aprender?

Este workshop contém as práticas e módulos mais valiosos relacionados ao Management 3.0 e à Liderança Remota. Ao participar do workshop, os participantes entenderão os conceitos básicos do Management 3.0 e também como gerenciar equipes remotas.

Os tópicos deste workshop são interessantes para líderes de equipe, gerentes, líderes, agile coaches, scrum masters, gerentes de projeto e especialmente aqueles que estão trabalhando em ambientes remotos.

Conteúdo do Workshop Online: Management 3.0 Fundamentals

No Workshop Online de Fundamentos do Management 3.0, você aprenderá sobre os conceitos básicos do Management 3.0, com foco em práticas úteis em equipes remotas.

Os módulos abordados neste workshop são:

  • Fundamentos do Management 3.0 on-line
  • Gestão e Liderança
  • Princípios de Gerenciamento 3.0
  • Pensamento Complexo
  • Motivação e Engajamento
  • Delegação e Empoderamento
  • Equipes remotas (Novo Módulo!)
  • Melhor Feedback
  • Sucesso e Falha

Facilitadora

Fabiana Mello, licenciada por Management 3.0 BV para facilitação de workshops em Management 3.0. Coach com formação pela Escola de Coaches do Instituto EcoSocial e membro da ICF (International Coaching Federation); Graduada em Processamento de Dados pela FATEC, MBA em eBusiness pela FGV e Ohio University, Pós-MBA em Empreendedorismo e Inovação com extensão em Stanford e mestre em Engenharia de Software pelo IPT – USP; Experiência como líder de equipes multidisciplinares com foco em transformação de organizações e pessoas, na área de engenharia de software.

http://linkedin.com/in/fabiana-mello/

Datas e horários

Início das aulas: 16 de novembro de 2020.

Término das aulas: 25 de novembro de 2021.

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:30 às 21:30.

Carga horária total: 10 horas.

Duração de cada encontro de 2h.

Haverá atividades entre encontros com carga horária de aproximadamente 30 minutos.

Metodologia

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com a facilitadora e demais alunos.

Agenda

16/Nov – Sessão #1

Gestão e Liderança
Princípios de Management 3.0
Pensamento Complexo

18/Nov – Sessão #2

Motivação e engajamento
Empoderamento e delegação

23/Nov – Sessão #3

Liderança em ambientes Remotos

25/Nov – Sessão #4

Melhor Feedback
Sucesso e Falha

GARANTA O SEU LUGAR!

Ao final do wokshop , você receberá um certificado internacional, emitido por Management 3.0 BV.

Veja o que os alunos falam sobre os workshops de Management 3.0

— Adriana K.

A Fabiana é incrível, possui uma didática que nós faz compreender os temas apresentados com cases que nós traz a uma realidade do dia a dia.

— Renata G.

Ela é inspiradora e motivadora. Passa o conteúdo com clareza.

— Eduardo V.

Ótimo conhecimento no assunto trazendo cases reais para estudarmos.

— Mayara T.

A Fabiana é uma excelente profissional! Ela provocou muitos pensamentos e diferentes maneiras de pensar. Conteúdo ótimo e excelentes dinâmicas em sala.

— Nara S.

Fabiana foi paciente com todos e conseguiu correlacionar os conceitos com os desafios dos líderes atuais. Ficou muito claro como e quando devo aplicar cada uma das práticas e quais os objetivos de cada uma delas.

Este workshop é recomendado para líderes e também colaboradores que desejam prosperar em suas carreiras, alavancar os projetos da organização e principalmente, criar um ambiente de trabalho mais feliz e produtivo.

 

admincasa 27 de outubro de 2020
Comments are off

Curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino | EAD

SOBRE O CURSO

O curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como foi o processo de sua aprovação e como ela impacta, no dia a dia, no trabalho de autores, editores, assessores pedagógicos, professores e demais profissionais que atuam no mercado editorial no desenvolvimento das obras, aplicação, assessoria pedagógica ou comercialização de livros didáticos, de literatura infantojuvenil e sistemas de ensino.

Este curso com 14 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender a BNCC: como surge, sua função, sua organização, competências e habilidades.
  • Compreender o quanto a BNCC impacta nos materiais didáticos e de literatura na Educação Infantil.
  • Compreender, de modo teórico e prático, o impacto da BNCC nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciência Humanas.
  • Entender o impacto da BNCC na criação do Novo Ensino Médio e, consequentemente, na criação e aplicação pedagógica de seus materiais didáticos.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Divulgadores comerciais
  • Professores
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • O que é a BNCC: histórico, objetivos do documento, sua estrutura.
  • O que são competências e habilidades e a progressão que estrutura a BNCC.
  • A estrutura da Educação Infantil: campos de experiência, objetivos de aprendizagem, síntese de aprendizagem.
  • A estrutura do Ensino Fundamental: nova nomenclatura, organização das áreas do conhecimento, progressão das habilidades.
  • A área de linguagem: sua competência, os componentes curriculares presentes nesta área, a progressão das habilidades. O novo olhar para o ensino de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.
  • A área de Matemática: sua competência, o novo olhar para o ensino de Matemática, progressão das habilidades.
  • A área de Ciências da Natureza: sua competência, o novo olhar para o ensino de Ciências, progressão das habilidades.
  • A área de Ciências Humanas: sua competência, os componentes curriculares presentes na área, a progressão das habilidades, o novo olhar para o ensino de Geografia, História e Ensino Religioso.
  • O novo Ensino Médio: sua estrutura, a organização das áreas, o que oferecer, os componentes curriculares, a composição da carga horária.

FACILITADORA

Profa. Msc. Tatiana Pita

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

​Aulas gravadas que os alunos podem assistir no horário que desejarem e quantas vezes quiserem.

As aulas ficarão disponíveis por 60 dias a contar da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

14 horas

AULAS

Aula 1

BNCC: o que é, como surge, sua função, sua organização, competências e

habilidades.

Aula 2

BNCC e a Educação Infantil

Aula 3

Área Linguagens

Aula 4

Área Matemática

Aula 5 

Área de Ciências da Natureza

Aula 6

Área de Ciências Humanas

Aula 7

Ensino Médio

​**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 21 de outubro de 2020
Comments are off

Curso Projeto e Produção Editorial | EAD ao Vivo

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

Projeto e Produção Editorial é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível escolher e montar um Projeto Editorial na prática — o que contempla; sua importância como primeiro passo no desenvolvimento de uma nova editora, ou no reposicionamento de uma pré-existente; sua criação e uso como bússola de cumprimento de metas ou de mudança de rumos; como preparatório para o estabelecimento da produção editorial; cases de sucesso. Contempla ainda a apresentação e encadeamento das etapas que envolvem a Produção Editorial do livro – da prospecção até a comercialização do título, no formato impresso e e-book; os profissionais dessas etapas e a correlação e fluxo do trabalho entre eles; a importância do controle do processo todo pela editora.

Este curso tem ainda como objetivo apresentar um panorama histórico e prático da trajetória e da estruturação do mercado editorial brasileiro até os dias de hoje, abrindo a possibilidade de escolhas de atuação ao editor. Desafios; crises; cases marcantes; grandes mudanças: suas causas e efeitos; quedas e recuperação; profissionalização da indústria ao longo dos anos; o futuro e os novos caminhos: um mundo a ser pensado e repensado para o livro.

O curso tem duração de 20 horas, nas quais o aluno vai, além de aproveitar os conceitos, ter a oportunidade de montar um exercício como parte do workshop final.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Alunos de cursos de editoração
  • Alunos de cursos de letras
  • Preparadores
  • Revisores
  • Designers gráficos
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

 

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Um panorama do mercado editorial brasileiro até a atualidade – seus desafios e caminhos.
  • A importância do projeto editorial como primeiro passo na formação de uma editora e sua montagem.
  • Prospecção dos títulos: ficção e não ficção – diferentes gêneros: gatilhos externos e oportunidades de temas.
  • A equação: mercado x oportunidade e a importância da pesquisa como elemento fundamental no estabelecimento da linha editorial – nichos de mercado; como e onde pesquisar.
  • Oportunidades para as pequenas editoras – modelos e cases.
  • Editoras de self publishing – a escolha por livros impressos, digitais ou modelos mistos.
  • A importância da definição das ferramentas do marketing digital e parcerias de divulgação já na elaboração do plano editorial.
  • Modelos possíveis de comercialização para pequenas editoras.
  • A produção do livro de ficção e de não ficção: diferenças e papel do editor em cada uma delas.
  • O passo a passo da sequência das etapas de produção editorial – importância do controle dessa cadeia.
  • Exercícios práticos de fases da produção do livro.
  • Quais fases podem ser terceirizadas, quais não.
  • O recebimento de manuscritos: critérios de seleção e tipos de negociação.
  • O papel do parecerista externo.
  • Definição do formato físico e editorial.
  • Quando usar um revisor técnico.
  • A “engenharia de produção”: escolha do papel, da cor, de imagens, o briefing e critérios de definição da capa.
  • Fechamento de arquivo.
  • DA: pagamento do autor e/ou agente literário.

 

Profa. Sandra Espilotro

Bacharel, pós-graduada e mestre pela Universidade de São Paulo. É editora; sócia e editora da e-galáxia (www.e-galaxia.com.br); professora regular de cursos de MBA em Book Publishing e Formação do Editor (2016-); orientadora de escrita; parecerista de obras; membro da diretoria da UBE (União Brasileira de Escritores) (2018-) e da CPCLP (Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, da CBL ( Câmara Brasileira do Livro) (2016-); sócia da Veredas Consultoria Editorial – atuando na proposição e construção de projetos inovadores na área de cultura em geral (como feiras, mostras, bienais, eventos  etc.) e na área editorial. Diretora-geral de Globo Livros para ficção e não ficção, de obras nacionais e internacionais (1989-2011); prospectou e adquiriu direitos de livros nas principais feiras internacionais de livros (como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America) por 23 anos; Diretora Editorial para Mercado Internacional na Editora Nova Fronteira/Ediouro (2011-2014); jurada e curadora do Prêmio São Paulo de Literatura (2013-2017); jurada do Prêmio Guaracuí de Melhor Conto de Registro (SP) (2019); curadora para obras inéditas da Nova Revista Cultura (2018- 2019).

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

20 horas

DATAS E HORÁRIOS

De 14 de novembro a 12 de dezembro de 2020 (sábados).

Horário das aulas: 9h às 13h.

Aula 1 – 14/11/2020

História e Panorama do Mercado Editorial

Aula 2 – 21/11/2020

Projeto Editorial

Aula 3 – 28/11/2020

Produção Editorial

Aula 4 – 05/12/2020

Produção Editorial

Aula 5 – 12/12/2020

Projeto Editorial: workshop

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 17 de outubro de 2020
Comments are off

Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais Formação para Editores e Professores | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o conceito de Avaliação à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendendo a importância do desenvolvimento de competências e habilidades para a formação integral do aluno. Conhecer e aplicar técnicas de elaboração de instrumentos variados de avaliação e registros avaliativos.

Contribuir para que editores de livros didáticos e sistemas de ensino utilizem instrumentos avaliativos eficazes que contribuam com o processo de aprendizagem. Conhecer e utilizar novas práticas avaliativas em sala e em plataformas digitais.

Este curso on-line e ao vivo, com 12 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Avaliar e saber o que é avaliar: olhar para as habilidades e competências propostas pela BNCC.
  • Compreender a função da avaliação dentro do planejamento: as aulas presenciais e virtuais.
  • Planejar, fazer e rever.
  • Avaliar no espaço virtual.
  • Analisar instrumentos avaliativos: presenciais e virtuais.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Professores
  • Autores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.
  • Avalição quantitativa e qualitativa.
  • Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.
  • Elaborando instrumentos avaliativos.
  • Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

FACILITADORA

Professora responsável: Profa Me Tatiana Pita

Formação: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

12 horas

DATAS E HORÁRIOS

De 4 de novembro a 9 de dezembro de 2020 (quartas)

Aula 1 – 04/11/2020

Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.

Aula 2 – 11/11/2020

Avalição quantitativa e qualitativa.

Aula 3 – 18/11/2020

Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.

Aula 4 – 25/11/2020

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 5 – 02/12/2020

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 6 – 09/12/2020

Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

Bibliografia de apoio

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base).

Boas, Benigna Maria de Freitas Villas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, Papirus, 2004.

Demo, Pedro. Avaliação: para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo, Criarp, 2006.

Hoffmann, Jussara. Avaliação: mito e desafio. 30ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2001.

Perrenoud, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – Entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1999.

Neuroeducação – Neurociência Aplicada à Educação | EAD

METODOLOGIA

As aulas são gravadas e o aluno tem 60 dias a partir da data da matrícula para assisti-las quantas vezes quiser.
Início das aulas: imediato.
Carga horária total: 7 horas.

MÓDULOS

1. LEITURA E ESCRITA

  • Aquisição de Desenvolvimento da Linguagem Escrita.
  • Dificuldades na Aquisição da Linguagem Escrita.
  • Estratégias Pedagógicas de Estimulação.

2. PROBLEMAS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM – DISLEXIA E DISCALCULIA

  • Diferenças entre Dificuldade e Transtorno de Aprendizagem.
  • Tipo de Intervenção no Transtorno Específico de Aprendizagem.
  • Sugestões de Intervenções para Dislexia e Discalculia.

3. FUNÇÕES EXECUTIVAS: HABILIDADES IMPORTANTES PARA A APRENDIZAGEM E COMO DEVEM SER ESTIMULADAS

  • Detalhamento das Funções Executivas e Conceitos.
  • Transtornos que Possuem Déficits em Funções Executivas.
  • Atividades Práticas que Podem Estimular as Funções Executivas.

4. MEMÓRIA, ATENÇÃO E APRENDIZAGEM 1

  • As Bases Biológicas da Aprendizagem e Neuroplasticidade.
  • Memória e Tipos de Memória.
  • Os Mecanismos Cerebrais da Atenção.

5. MEMÓRIA, ATENÇÃO E APRENDIZAGEM 2

  • Estratégias que Podem Colaborar com a Memória e a Aprendizagem.
  • Mindfulness, Atenção e o Papel do Sono na Aprendizagem.
  • Emoção, Aprendizagem e Empatia e Neurônios Espelho.

***NA COMPRA DO CURSO O ALUNO RECEBERÁ GRATUITAMENTE ACESSO DIGITAL À REVISTA EDUCAÇÃO PELO PERÍODO DE 6 MESES.***

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

DOCENTES

Profa. Camila Leon

Pedagoga, licenciada em Letras, pós-graduada em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM. Atualmente é professora convidada do curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e do curso de especialização em Neuropsicopedagogia da Universidade Paulista (UNIP). Também atua como psicopedagoga clínica no Instituto de Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano – INDH. Conselheira Estadual da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção São Paulo (ABPp-SP, triênio 2020-2022). Membro do grupo de pesquisa em Neuropsicologia Infantil da UPM. Dirige seus estudos à área de Psicopedagogia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva e Neurociência aplicada à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e intervenção neuropsicológica cognitiva com uso de instrumentos não-restritos, habilidades preditoras de linguagem escrita, consciência fonológica, aquisição de linguagem escrita, alfabetização, transtornos de aprendizagem, funções executivas e autorregulação.

Profa. Grace Zauza

Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Inclusiva, especialista em Neurociência e Psicologia Aplicada e mestre em Psicologia Educacional. Tem ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Docência e Coordenação pedagógica. É membro do Grupo de Pesquisa em Neuropsicologia, Desenvolvimento e Educação (GINDE). Dirige seus estudos em Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva e Neurociência aplicada à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção neuropsicológica cognitiva, linguagem, transtornos de aprendizagem, funções executivas e autorregulação.

Profa. Adriessa Santos

Mestre em Ciências pela USP, Especialista em Neurociência e Educação, MBA em Gestão Escolar pela USP, Especialista na Moderna Educação pela PUC, Bióloga pela UMC e graduanda em Pedagogia pelo Mackenzie. É coordenadora e docente da pós-graduação Neurociência na Escola do Instituto Singularidades, atua como coordenadora pedagógica e docente na educação básica privada para as séries finais do ensino fundamental, é docente da temática Neurociência e Educação no ensino superior e ministra palestras, formações e cursos com essa temática. Foi finalista do Prêmio Dica de Mestre com o trabalho: Neurociência na sala de aula: vamos fazer neurônios, e tem ampla experiência em sala de aula, gestão escolar e formação de professores.