
Storytelling – Habilidades, técnicas e comportamentos para uma comunicação eficaz
Quer ser mais eficaz, atraente e influente quando apresentar sua marca ou sua
empresa para clientes, colaboradores e demais stakeholders?
Se precisa, então você precisa conhecer e utilizar o poder do storytelling.
As histórias unem as pessoas. Elas podem envolver, entusiasmar e motivar. É por isso que o storytelling é uma técnica comprovada, tendo sido usada por grandes líderes como John Kennedy, Martin Luther King, Steve Jobs e Papa Francisco. E também por empresas mais valiosas do mundo, como Google, Nike, Apple, Airbnb e Uber.
Contar histórias é muito mais do que fazer uma bela narrativa – pode dar uma vantagem crítica ao criar uma forte conexão emocional. Como consequência, o storytelling tornou-se uma competência essencial para quem quer comunicar a sua visão aos colaboradores, ganhar influência com seus stakeholders, fechar um acordo ou incentivar as pessoas a se conectarem com sua marca, produto ou serviço.
Profissionais e empresas com domínio das técnicas do storytelling são especialistas na criação de mensagens memoráveis e permanecem na mente de seu público por muito mais tempo. Essa habilidade, que pode ser aprendida, ajuda a descobrir novas oportunidades, capturando a atenção das pessoas e tornando sua mensagem inesquecível.
Compreender o conceito de storytelling como instrumento de comunicação de ideias e produtos, desenvolvendo técnicas para aprimorar a atuação profissional e pessoal de comunicação.
Profissionais que buscam aprimorar sua capacidade de comunicação em reuniões, apresentações e conversas. Para quem quer aumentar o poder de convencimento e engajamento em sua equipe, pares e clientes, influenciando pessoas positivamente.
- A arte de contar histórias
- O que é storytelling?
- Qual é a importância do storytelling?
- Em que áreas usamos o storytelling
- Estrutura de elaboração do storytelling
- O que precisa ser dito – quando e como dizer
- Auto percepção e diagnóstico
- Estratégias de aplicação do storytelling em apresentações, considerando contexto e ambiente
- Habilidades socioemocionais valorizadas pelo mercado
- Aspectos técnicos: volume, tom, ritmo, energia, dicção, postura e vícios
- Escuta ativa: grande aliada na formação de um storyteller de sucesso
- Administre seu medo de palco – Exercícios para amenizar o nervosismo. Harvard Business Review.
- Identifique pontos em comum – Repercussão através da empatia. Harvard Business Review.
- Seja você mesmo – A autenticidade conecta você às pessoas. Harvard Business Review.
Profa Me Tatiana Pita
Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais educacionais.
Turmas in company.
Duração: a definir de acordo com a necessidade da empresa.
Modalidade: presencial ou online.
Metodologia:
INTERAÇÃO, TROCA DE EXPERIÊNCIAS E NETWORKING
A facilitação será conduzida de forma interativa, com exercícios, jogos, simulações, exibição de trechos de filmes com sínteses realizadas pelo facilitador.
São sugeridas leituras prévias e assistir trechos recomendados de filmes e artigos para discussão em sala de aula.
Será emitido certificado aos participantes no final do programa.
Além dos materiais de apoio, todos os participantes recebem livro físico Harvard Business Review.
Para mais informações sobre turmas fechadas para empresas, entre em contato através dos canais:
contato@casaeducacao.com.br ou WhatsApp 11 97064-7001.