Curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o conceito de Avaliação à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendendo a importância do desenvolvimento de competências e habilidades para a formação integral do aluno. Conhecer e aplicar técnicas de elaboração de instrumentos variados de avaliação e registros avaliativos.

Contribuir para que editores de livros didáticos e sistemas de ensino utilizem instrumentos avaliativos eficazes que contribuam com o processo de aprendizagem. Conhecer e utilizar novas práticas avaliativas em sala e em plataformas digitais.

Este curso on-line, com 12 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Avaliar e saber o que é avaliar: olhar para as habilidades e competências propostas pela BNCC.
  • Compreender a função da avaliação dentro do planejamento: as aulas presenciais e virtuais.
  • Planejar, fazer e rever.
  • Avaliar no espaço virtual.
  • Analisar instrumentos avaliativos: presenciais e virtuais.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Professores
  • Autores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.
  • Avalição quantitativa e qualitativa.
  • Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.
  • Elaborando instrumentos avaliativos.
  • Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

FACILITADORA

Professora responsável: Profa Me Tatiana Pita

Formação: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas.

CARGA HORÁRIA

12 horas

Aula 1

Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.

Aula 2 

Avalição quantitativa e qualitativa.

Aula 3 

Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.

Aula 4 

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 5 

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 6 

Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

Bibliografia de apoio

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base).

Boas, Benigna Maria de Freitas Villas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, Papirus, 2004.

Demo, Pedro. Avaliação: para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo, Criarp, 2006.

Hoffmann, Jussara. Avaliação: mito e desafio. 30ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2001.

Perrenoud, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – Entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1999.

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

Gestão Financeira para Editores – Conceitos básicos de finanças para não financeiros | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Gestão Financeira para Editores – Conceitos básicos de finanças para não financeiros, oferece o conhecimento necessário para que o profissional que não é da área de finanças entenda conceitos e análises dos principais relatórios contábeis/financeiros, bem como fazer projeções e estimativas relacionadas aos custos e a formação do preço de venda do livro.

Este curso on-line e com 16 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre como é importante a participação do profissional editorial na sustentabilidade dos projetos editoriais.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender para quem se destina e quais são as principais finalidades das demonstrações contábeis/financeiras;
  • Compreender o conceito e analisar as principais demonstrações contábeis/financeiras (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado e Fluxo de Caixa);
  • Entender e praticar a formação de preço dos livros;
  • Compreender conceitos de orçamento e controle de receitas, custos e despesas.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Divulgadores comerciais
  • Professores
  • Autores
  • Empreendedores
  • Demais profissionais da cadeia editorial

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • A quem se destina e quais são as principais finalidades das demonstrações contábeis/financeiras;
  • O que é, como é a estrutura e como analisar o Balanço Patrimonial (BP);
  • O que é, como é a estrutura e como analisar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE/P&L);
  • O que é e como interpretar o Fluxo de Caixa (DFC);
  • Estruturar o preço de venda do livro e elaborar uma apresentação;
  • Conceitos de orçamento e controle de receitas, custos e despesas.

FACILITADORA

Profa. Fernanda Altieri

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Controladoria pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Tem experiência de aproximadamente 10 anos na área de controladoria de editoras de edições gerais, didáticos, sistema de ensino e plataforma digital.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/fernanda-d-67a37333

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas que os alunos podem assistir no horário que desejarem e quantas vezes quiserem.

CARGA HORÁRIA

16 horas

AULAS

Aula 1

Quem são os interessados nas demonstrações financeiras/contábeis, quais as principais finalidades dessas demonstrações.

Introdução aos conceitos do balanço patrimonial.

Aula 2

Principais análises do balanço patrimonial.

Aula 3

Introdução ao conceito de DRE/P&L.

Aula 4

Principais análises da DRE/P& L.

Aula 5

Introdução ao conceito de Fluxo de Caixa.

Aula 6

Como interpretar/dicas sobre Fluxo de Caixa.

Aula 7

Conceitos de definição de Preço e proposta de um desafio onde o aluno irá se preparar para fazer uma simulação de apresentação de um projeto para o comitê de gestão da editora.

Aula 8

Orçamento, controle de receitas, custos e despesas.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

Curso Podcasts, Audiolivros e Livros Digitais | EAD ao vivo

O curso Podcasts, Audiolivros e Livros Digitais tem como objetivo central oferecer aos profissionais das áreas editorial, comunicação e outras áreas correlacionadas as informações necessárias para compreender como estão estruturados os novos negócios editoriais dos livros digitais, audiolivros e podcasts e como esses produtos e serviços são produzidos.

Este curso on-line e ao vivo, com 20 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial, comunicação e da educação, nos dias de hoje, conhecer os novos suportes editoriais digitais, de modo a se atualizar, aproveitar novas oportunidades de negócios e até mesmo migrar para o universo digital.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender melhor como estão estruturados, do ponto de vista editorial e comercial, os livros digitais, os audiolivros e os podcasts.
  • Compreender como esses novos produtos e serviços editoriais são produzidos e comercializados e como atuar nesses segmentos.
  • Ter uma visão global das oportunidades do mercado editorial digital.
  • Atualizar-se profissionalmente e capacitar-se para atuar nessas áreas.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Profissionais das áreas de comunicação e educação
  • Produtores de conteúdo de diversas áreas para o universo digital
  • Interessados em ingressar no mercado editorial no ramo digital

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • O contexto histórico dos livros digitais e audiolivros.
  • Modelos de negócio para conteúdos digitais.
  • E-books: dos cuidados na edição até as escolhas estratégicas.
  • E-book e a autopublicação.
  • Audiolivros: o mercado brasileiro e internacional.
  • O editor e o audiolivro.
  • Marketing de conteúdo e o podcast.
  • Como criar seu podcast: da pauta ao upload.

FACILITADOR

Prof. Fabio Uehara

Em sua trajetória profissional, passou pelos segmentos de varejo, publicidade, webdesign e, cerca de 15 anos atrás, entrou no mercado editorial. De vendedor na Bienal do Livro pela Companhia das Letras, passou a produtor gráfico, tornou-se diretor de arte e mais tarde criou o departamento digital da editora, um dos pioneiros no mercado brasileiro, sendo responsável pelas áreas de e-commercee-books, audiolivros e afins. Atuou também como Coordenador de Novos Negócios da HarperCollins Brasil. E atualmente é diretor de aquisição de conteúdo da Tocalivros.

Foi o responsável pela criação da Rádio Companhia, um dos podcasts pioneiros do mercado editorial, atuando como apresentador e produtor. Criou o podcast Lanterna de Papel e é também o apresentador do podcast do PublishNews. É também designer, fotógrafo e criador de booktrailers.

instagram.com/fauehara

youtube.com/fauehara

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 6 meses após o término do curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

20 horas

DATAS E HORÁRIOS

5 encontros de 4 horas cada, sempre aos sábados.

Dias: 7, 14, 21, 28 de agosto e 4 de setembro de 2021.

Horários das aulas: 9:00 às 13:00.

AULAS 

Aula 1 – 07/08/2021

O mercado editorial atual e os formatos digitais

e-book — o contexto histórico e o mercado atual

Aula 2 – 14/08/2021

e-book — a produção e as possibilidades

e-book — o marketing e a autopublicação

Aula 3 – 21/08/2021

O audiolivro — o contexto histórico e o mercado

O audiolivro — e os modelos de negócio e a produção

Aula 4 – 28/08/2021

O audiolivro — as escolhas, os desafios e experimentando

Marketing de Conteúdo e o podcast como ferramenta

Aula 5 – 04/09/2021

podcast — do conceito ao upload

Estudos de casos: Editando, cortando, contando histórias

 

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

Curso Bastidores do Design: Conceitos e Processos para a Criação Visual dos Livros – EAD ao Vivo

Com a Profa. Raquel Matsushita

DATAS: Início: 23 de outubro de 2021. Término: 27 de novembro de 2021.

DURAÇÃO: 5 encontros de 3 horas/cada. 15 horas.

Bastidores do Design: Conceitos e Processos para a Criação Visual dos Livros — EAD ao Vivo

A elaboração do design para livros é a soma de escolhas conscientes. Aspectos da construção visual, tais como ritmo, narrativa, ilustração, cores, tipografia, capa e materialidade serão abordados nos encontros.

Conceitos de design serão ilustrados a partir dos bastidores do processo de criação dos livros.

Os encontros também abordarão a relação entre designers e ilustradores com escritores e editores e discutirão caminhos para inserção de jovens designers no mercado.

Este curso on-line e ao vivo, com 15 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos designers, editores, escritores, ilustradores, mediadores de leitura, bibliotecários, livreiros e demais profissionais da cadeia editorial ampliar o olhar para a leitura de um livro, aprofundar camadas de leitura e considerar a materialidade e o design como potências narrativas.

DURAÇÃO: 5 encontros de 3 horas cada. Total de 15 horas.

DIAS: 23/10, 30/10, 6/11, 13/11 e 27/11. Sempre aos sábados.

HORÁRIO: 10h às 13h.

METODOLOGIA: Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.
Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por até 30 dias após o término do curso.

SOBRE O CURSO

OBJETIVOS

  • Ampliar o olhar para a leitura de um livro.
  • Aprofundar camadas de leitura e considerar a materialidade e o design como potências narrativas.

A QUEM SE DESTINA

  • Designers
  • Autores (de texto e de imagem)
  • Editores
  • Bibliotecários
  • Livreiros
  • Mediadores de leitura
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em livros

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Abordagem do livro desde a concepção do projeto gráfico até o fechamento, passando pelo desenho do espelho (mapa), escolhas conscientes para a composição visual (formato, tipografia, paleta de cores, papel etc.) e a construção do design como fio condutor de uma narrativa em consonância com o texto e a ilustração (se houver).
  • História dos movimentos artísticos para contextualizar o papel do design como responsabilidade política.
  • Explorar as oportunidades que a materialidade do livro nos oferece. Escolha das especificações técnicas considerando a potencialidade do livro como objeto tridimensional.
  • Tipografia e cores como ferramentas de construção da linguagem e da narrativa. Da origem da escrita à evolução do desenho tipográfico. Estudo das cores em suas dimensões, classificação, relatividade e escalas de cores.
  • A relação entre o texto, a ilustração e o design: em busca de uma conversa produtiva entre designers, ilustradores, escritores e editores.
  • A inserção de jovens designers e ilustradores no mercado editorial.

FACILITADORA

Raquel Matsushita é designer gráfica, ilustradora e escritora. Sócia do escritório Entrelinha Design, graduou-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e especializou-se nos cursos de Design Gráfico, Cor e Tipografia na School of Visual Arts (NY). Trabalhou nas editoras Abril e Globo. Premiada com dois Jabutis; Image of the Book 2020 e 2021 (Bologna Book Fair); Prêmio FNLIJ; Prêmio Literário da Biblioteca Nacional; Prêmio Selo Cátedra PUC/Unesco; entre outros.

Escreveu os livros Mínimo Múltiplo Comum (Sesi-SP Editora); Fundamentos gráficos para um design consciente (Musa Editora) e sete livros para infância, entre outros que ilustrou.

CARGA HORÁRIA

15 horas. Sábados das 10h às 13h.

AULA 1

O ritmo dá o tom

Desenho do espelho: mapa estrutural, fundação da casa.

Composição: razão áurea, direção do olhar (contraste de tamanho, espaço, cor, tipográfico), margens/mancha de texto, alinhamentos, escolha tipográfica. Ilustração e design na composição como fio condutores de narrativa.

AULA 2

Todo design é político

O design como ferramenta para reforçar conceitos (ou preconceitos) na sociedade. Todo projeto está conectado com valores e conceitos ideológicos e o designer é responsável por isso.

História dos movimentos artísticos: arts and crafts, art noveau, artes plásticas, construtivismo russo, the stijl, bauhaus, art déco, styling, modernismo e pós-modernismo, design contemporâneo.

AULA 3

Exploração da materialidade

A estrutura do objeto-livro como possibilidade narrativa. Especificações técnicas (papel, acabamento, formato etc.), tipos de reprodução.

Pensamentos e conceitos por trás da criação de capas.

AULA 4

O valor dos tipos e das cores

A escolha tipográfica e a criação da paleta de cores como ferramentas de construção da linguagem e da narrativa.

Tipografia: origem da escrita, evolução do desenho tipográfico, classificação dos tipos. Cores: dimensões, classificação (roda de cores), relatividade, escalas de cores.

AULA 5

Relacionamento com a cadeia editorial e inserção no mercado

Relação entre designers e ilustradores com escritores e editores.

Caminhos para inserção de jovens designers e ilustradores no mercado editorial.

Fechamento do curso com bate-papo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MATSUSHITA, Raquel. Fundamentos gráficos para um Design consciente. Musa Editora.

* Uma Bibliografia completa será disponibilizada aos alunos.

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

admincasa 18 de outubro de 2021
Comments are off

Curso Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso | EAD

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível começar a escrever o seu Trabalho de Conclusão de Curso — o que contempla, a escolha do tema, a definição dos objetivos e a escrita da justificativa.

Este curso tem ainda como objetivo apresentar um panorama atual dos tipos e modalidades de Trabalhos de Conclusão de Curso, que variam de acordo com a Titulação oferecida, evidenciar suas particularidades, bem como elucidar sobre o papel do orientador de Trabalho de Conclusão de Curso no processo.

Abordará, também a questão da padronização e das formalidades que envolvem a conclusão dos diferentes tipos de cursos.

O curso tem duração de 12 horas, nas quais o aluno vai, além de aproveitar os conceitos, ter a oportunidade de montar um esboço do seu TCC a partir de um template.

A QUEM SE DESTINA

  • Estudantes de pós graduação em preparação para a elaboração do TCC.

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

– Qual é a função do TCC.

– Quais são os tipos de Trabalho de Conclusão de Curso exigidos no Brasil.

– As novas modalidades de apresentação.

– Partes do TCC.

– Estratégias para a definição dos objetivos e escrita da justificativa.

– O orientador de TCC e seu papel.

– Tipos de padronização.

– Dicas de padronização ABNT.

– Diferentes formalidades de apresentação de TCC.

SOBRE AS FACILITADORAS

Profa. Mariana Milani

Psicologia UNIP, MBA em Gestão de Pessoas BSP.

Especialização em Psicologia Positiva PUCRS, Psicologia Jurídica PUC SP e em Neuropsicologia da Memória EINSTEIN.

Gestão de Projetos FGV, Gestão Ágil de Projetos Alura.

Gestão da Inovação BSP, Design Thinking BSP.

Certificada em Assessment TTI Success Insights (DISC, QE, MOTIVADORES, COMPETÊNCIAS e AXIOLOGIA).

Sócia da Prólogo Academy — Desenvolvimento Humano Saudável e Pleno. Consultora e Docente em Processos Editoriais e Gestão de Pessoas. Atuou em produção editorial impressa e digital nas editoras Atual e FTD. Especializada em Gestão de Pessoas e em Tecnologia Educacional desde 1993. Professora desde 1985.

Profa. Izabel Castilho

Graduada em Pedagogia — Gestão Escolar e Pós graduanda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela PUC-RS.

PEI — Programa de Enriquecimento Instrumental — Mediação Pedagógica de Reuven Feuerstein — SENAC-SP.

Prática Pedagógica para cursos Estruturados com base em Competências desde 1993 — SENAI-SP.

Sócia da Prólogo Academy — Desenvolvimento Humano Saudável e Pleno. Coordenadora Pedagógica no SENAI — Artes Gráficas. É especializada em Gestão Escolar — Ensino Fundamental. Consultora pedagógica em Tecnologia Aplicada à Educação. É docente no Ensino Superior em Tecnologia Aplicada à Educação.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

12 horas

DATAS E HORÁRIOS

De 9 de novembro a 14 de dezembro de 2020 (segundas-feiras).

Horário das aulas: 19h às 21h.

Aula 1 – 09/11/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: tipos. Panorama atual.

Aula 2 – 16/11/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: Estrutura.

Aula 3 – 23/11/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: Estrutura.

Aula 4 – 30/11/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: o que deve constar.

Aula 5 – 07/12/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: o que deve constar.

Aula 6 – 14/12/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: o que não pode faltar.

CARGA HORÁRIA

12 horas

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 31 de outubro de 2020
Comments are off

Impactos da Covid-19 na Educação e na Produção de Materiais Didáticos | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Os Impactos da Covid-19 na Educação e o Futuro do Material Didático tem como objetivo central abordar as consequências da pandemia do coronavírus para as escolas e editoras de materiais didáticos, de uma perspectiva brasileira, e, a partir daí, situá-las dentro de alterações mais profundas que vêm ocorrendo na Educação. O novo cenário escolar, ainda incerto, aponta para que o chamado “novo normal” traga consigo uma série de mudanças de metodologias dentro da sala de aula, bem como sua reconfiguração em direção a um modelo híbrido entre o presencial e o remoto. Essas alterações impactam diretamente a construção e apropriação dos materiais didáticos.

Este curso on-line e ao vivo, com 14 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo o contexto complexo em que estamos inseridos e como este impacta nos livros com aplicação escolar, sejam eles impressos ou parte de estratégias digitais mais amplas.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender como a pandemia do covid-19 impactou e vem impactando no dia a dia escolar, seja no ensino público, seja no ensino particular.
  • Compreender o quanto o contexto atual exige novas metodologias para a prática dentro de sala de aula, tanto na transição para o ensino remoto, seja no futuro híbrido presencial e à distância.
  • Compreender como estão desenhados hoje os principais materiais didáticos disponibilizados pelas editoras e sistemas de ensino, pensando em chaves para sua modificação.
  • Pensar de modo criativo o quanto a pandemia passa a exigir a produção de novos materiais didáticos que levem em conta essas modificações anunciadas para sua aplicação pedagógica.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Divulgadores comerciais
  • Professores
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • As consequências da COVID-19 na educação e as tendências para o futuro da prática educacional.
  • Primeiras respostas das escolas e melhores práticas identificadas.
  • Os problemas da transição das aulas presenciais para as digitais.
  • A metodologia da sala de aula invertida como processo-chave para o aprendizado on-line ou semipresencial.
  • O conceito da aprendizagem por projetos e sua aplicação nos diferentes segmentos educacionais.
  • As inadequações dos materiais didáticos, destacadas pela educação a distância.
  • EAD e ensino remoto emergencial: a diferença irrelevante.
  • O desenvolvimento de trilhas de aprendizagem para uso de professores e alunos, no processo de aprendizagem digital ou blended.
  • Uso de estratégias de gamificação em conteúdos educacionais.
  • Processos de roteirização de conteúdos e objetos de aprendizagem.
  • Planejamento de conteúdos flexíveis e orientação de professores e alunos em seu uso.
  • Novas possibilidades de conteúdo e caminhos para pesquisa.

FACILITADORA

Profa. Milena Steger

Milena Steger é cofundadora da Merit Consultoria. Designer instrucional e pedagoga pós-graduada em gestão escolar e gestão de projetos (Fundação Getulio Vargas), é gestora pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de desenvolver projetos para educação a distância.

A facilitadora trará outros especialistas na área para desenvolver partes do curso.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas que os alunos podem assistir no horário que desejarem e quantas vezes quiserem.

As aulas ficarão disponíveis por 60 dias a contar da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

14 horas

AULAS

Aula 1 

A nova realidade da educação: o papel da escola e suas dificuldades no meio digital

Aula 2 

Sala de aula invertida: a educação a distância que não é e-learning

Aula 3 

Aprendizagem por projetos: a zona proximal e a prática do aprendizado

Aula 4 

Camisas de força e superficialidade: as críticas aos conteúdos didáticos atuais

Aula 5 

Trilhas de aprendizagem: mesclando conteúdos próprios e de terceiros

Aula 6 

Gamificação e roteiros: a educação fora da estante

Aula 7 

Futurologia pragmática: os novos materiais didáticos e sua comercialização

Bibliografia:

AMCO. AMCO’S Global Online Seminar. Flipped Classroom. Palestras e conteúdos disponíveis em ambiente fechado. Acesso em Agosto de 2020.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base)

BEHAR, PATRICIA ALEJANDRA. O Ensino remoto emergencial e a educação a distância. Disponível em https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em 16/08/2020.

CHAIKLIN, SETH. The zone of proximal development in Vygotsky’s analysis of learning and instruction. In: Kozulin, A., Gindis, B., Ageyev, V., Miller, S. (2003). Vygotsky’s educational theory and practice in cultural context. Cambridge: Cambridge University Press.

JOYE, C.R., MOREIRA, M.M., ROCHA, S.S.D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e521974299, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299/3757. Acesso em 16/08/2020.

NATIONAL POST, Kyle Hiebert. In the COVID-19 world, open source textbooks are the way of the future. (Disponível em https://nationalpost.com/opinion/kyle-hiebert-in-the-covid-19-world-open-source-textbooks-are-the-way-of-the-future. Acesso em 16/8/2020.)

PEARSON. The global learner survey. Agosto de 2020. Documento de uso privado.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 3 de novembro de 2020
Comments are off

Curso de Fundamentos e Práticas em Vendas

CURSO:
Fundamentos e Práticas em vendas

DATAS:
Consulte novas turmas

CARGA HORÁRIA:
12 horas

 ORIENTAÇÃO

Na hipótese de não se alcançar o quórum mínimo para a realização do curso/programa, a Casa Educação poderá rescindir o contrato e restituir integralmente as parcelas já pagas ou remanejar o curso/programa para novas datas existentes, a critério do aluno

 SOBRE O CURSO 

O Curso de Fundamentos e Práticas em Vendas apresenta o setor de Vendas e suas Singularidades, nele você irá conhecer:
• O que é e como administrar uma consignação.
• Montar um planejamento e traçar metas mensais e anuais.
• Entender como o Marketing pode ajudar a alavancar as vendas, quando esperar retorno sobre o investimento ou simplesmente um investimento.

 PÚBLICO-ALVO

• Gestores em geral
• Profissionais da área de vendas
• Profissionais da área comercial
• Editores e assistentes

 CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:
1. Módulo Vendas – Consignação – Bate-Papo
2. Módulo De Vendas – Planejamento E Metas – Bate Papo
3. Módulo De Vendas – Comercial E Marketing
4. Módulo De Vendas – Introdução A Treinamento De Equipes E Bate Papo

 FACILITADOR

Lilian Marcia Gaspari

Possui 30 anos de experiência no mercado editorial, atuando com diversificados grupos de produtos e canais de comercialização (livrarias, bancas, porta-a-porta e governo). Atualmente, é Consultora na Nversos Editorial.
Atuou como Gerente Nacional de Vendas em diversas editoras, como Novo Conceito, Ediouro, Cosac & Naify, Larousse e Faro Editorial, e também como Consultora Comercial em diversas editoras junto aos principais players do varejo. Participou de feiras internacionais para importação de livros e negociação de coprints.

 

11 de agosto de 2018
Comments are off

MBA em Edição de Didáticos e Sistema de Ensino | EAD ao Vivo

MBA em Edição de Didáticos e Sistema de Ensino | EAD ao Vivo

DATAS:
Consulte Novas Turmas

FORMATO:
Online ao vivo

CARGA HORÁRIA:
360 Horas

 SOBRE O PROGRAMA

O Brasil é um dos maiores mercados editoriais do mundo com enorme produção anual de livros didáticos e de sistema de ensino com faturamento anual de aproximadamente 5 bilhões de reais. Com uma produção de aproximadamente 400 milhões de exemplares físicos, sendo 200 milhões de livros didáticos. Atualmente temos em torno de 12.000 títulos ativos no mercado de livros didáticos. Apesar do peso dessa indústria cultural e seu enorme potencial, a formação até agora foi autodidata, adquirida no exercício da profissão.

O MBA em Edição de Didáticos e Sistema de Ensino da Casa Educação, com uma abordagem eminentemente prática, reproduz o processo editorial da maneira mais verdadeira possível desde a profunda análise setorial até a publicação. O programa foi elaborado para contemplar as enormes transformações que o mercado editorial vem sofrendo nos últimos anos. O aumento dos livros digitais, da autopublicação e das redes sociais modificou definitivamente o modelo estratégico das editoras, e a nova realidade impacta diretamente o segmento dos livros didáticos e sistemas de ensino.

Diante dessa realidade, o MBA em Edição de Didáticos e Sistema de Ensino da Casa Educação se faz necessário pois seu objetivo primordial
é contribuir na formação de recursos humanos qualificados e proporcionar aperfeiçoamento diante dos atuais desafios àqueles que já atuam na área.

 OBJETIVOS GLOBAIS

Os objetivos gerais e principais do MBA em Edição de Didáticos e Sistemas de Ensino são, permitir ao aluno:

1. Conhecer o mercado de publicações de livros textos para educação básica;
2. Estruturar uma solução educacional para o mercado de educação básica;
3. Conhecer e aplicar os processos de edição de livros didáticos e sistema de ensino.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Preparar os participantes para desempenhar funções estratégicas em editoras de livros didáticos e sistema de ensino, exercendo as funções de:

    • Diretor editorial
    • Gerente editorial
    • Editor sênior
    • Editor pleno
    • Editor júnior
    • Produtor editorial
    • Coordenador editorial
    • Assistente editorial
    • Pesquisador iconográfico
    • Editor de arte
    • Autor de materiais didáticos

Em função das disciplinas apresentadas, o aluno também estará apto a trabalhar em outros setores cuja matéria-prima é o conteúdo, tais como:

    • Sites
    • Revistas
    • Jornais
    • Portais de conteúdo
    • Blogs
    • Manuais
    • Agências de publicidade e marketing na produção de textos publicitário e outras empresas

 PÚBLICO-ALVO: 

    • Profissionais de editoras de livros, jornais e revistas
    • Produtores editoriais
    • Produtores culturais
    • Pedagogos
    • Professores
    • Bibliotecários
    • Jornalistas
    • Designers

 MÓDULOS: 

Módulo 1. INTENCIONALIDADE – 64 h
Bloco 1 – Introdução à Editoração de Livro Didático, Sistema de Ensino e Análise Setorial
Bloco 2 – Segmentação de mercado: lançamentos e reformulações

Módulo 2. TRANSPOSIÇÃO – 64 h
Bloco 3 – A legislação educacional vigente e o planejamento da obra
Bloco 4 – O planejamento da obra e o P&L

Módulo 3. OPERAÇÕES – 128 h
Bloco 5 – Os Processos Editoriais e Gestão de Projetos
Bloco 6 – Projeto Gráfico e originais
Bloco 7 – Edição de Livros Didáticos e Sistema de Ensino – Produto e Serviços
Bloco 8 – Iconografia, soluções digitais e livro universal (LBI)

Módulo 4. COMUNICAÇÃO – 64 h
Bloco 9 – Apresentação do TCC

Módulo 5. PRÁTICA – 40 h (mínimo)
Bloco 10 – Estágio em editoras de Livros Didáticos ou Sistema de Ensino

MERCADO
Livros Didáticos mercado particular
Livros Didáticos para PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Sistema de Ensino mercado particular
Sistema de Ensino mercado público
ELT e Bilinguismo – Língua Inglesa
ELE – Língua Espanhola

 PROPOSTA: 

Uma proposta para o desenvolvimento de múltiplas competências e domínio da gestão do projeto
O MBA em Edição de Didáticos e Sistema de Ensino propõe uma metodologia de aprendizagem focada na prática, com ênfase na transposição do que foi aprendido na sala de aula para um contexto específico de trabalho numa editora, e para o seu próprio projeto editorial. Ou seja, apesar de nos preocuparmos com a transmissão de conteúdo teórico (constituído por informações sobre formatos comuns de papel, livros didáticos e sistema
de ensino), o aluno aprenderá a fazer a gestão do projeto.

E como gestor ou gestora desse complexo processo da edição de didáticos e sistemas de ensino, irá vivenciar um MBA que replica o ambiente real de trabalho como ele é hoje. O curso é estruturado pensando no trabalho colaborativo, que demanda habilidades práticas
e intelectuais múltiplas e intensa troca de experiências.

Além disso, o MBA ocorre num ambiente de ensino-aprendizagem no qual o aluno encontrará, refletidos, todos os valores que consideramos fundamentais para tornar sua experiência de aprendizado rica e frutífera, como refletimos abaixo

1. Um currículo baseado em um projeto
O MBA em Edição em Didáticos e Sistema de Ensino parte do pressuposto de que ser um editor é um ofício em que se deve ser um contador rigoroso, um artesão cuidadoso e um intelectual bem informado, ou seja uma pessoa capaz de sustentar econômica e comercialmente um projeto de publicação, para cuidar da seleção de formatos, tipos e qualidades de livros e construir um catálogo sólido e coerente.

2. Liberdade de ação
No MBA em Edição em Didáticos e Sistema de Ensino você e seu grupo de trabalho serão “forçados” a tomar decisões permanentes de acordo com as informações, ferramentas e recursos fornecidos, em simulações perfeitas da realidade que se enfrenta no mercado. Você aprende mais e de maneira mais verdadeira quando é inevitável enfrentar situações reais nas quais as responsabilidades devem ser assumidas.

3. Confiança
Forçar você a tomar decisões não significa que temos a pretensão de quantificar e repreender seus erros permanentemente. Pelo contrário, se o forçarmos a refletir e assumir responsabilidades, é porque sabemos que, por erro ou imprecisão, podemos aprender lições tão úteis quanto pelo sucesso imediato. Os professores serão responsáveis por orientar e sugerir formas de resolver as tarefas apropriadas aos objetivos principais. Trabalhe tranquilamente.

4. Equilíbrio entre objetivos e competências
Os objetivos principais e parciais que constituem o enredo principal do MBA em Edição em Didáticos e Sistema de Ensino são perfeitamente acessíveis e não excedem, em qualquer caso, as competências que devem ser exigidas de um editor. A avaliação será baseada precisamente nesse ajuste entre os objetivos que são definidos e a adequação e originalidade com os quais você os alcança.

5. Criatividade e valorização do trabalho
Para ser um editor, é preciso executar certos tipos de tarefas e ser capaz de tomar decisões criativas e competentes em situações semelhantes, que mudam ao mesmo tempo. Porque na vida profissional, nossa avaliação será baseada, acima de tudo, no uso criativo e inovador do conhecimento adquirido.

6. A variação de contextos
Insistimos sobre os benefícios desta abordagem de ensino baseado na precisão dos processos com ênfase no estímulo a criatividade, porque quando você terminar este MBA, quer queira quer não, você encontrará situações reais e diferentes, e você só estará em condições perfeitas para fazê-lo, se você já tentou de antemão.

7. Troca de ideias e conhecimento
Você aprende mais e melhor quando as ideias, comentários de reforço ou corretivos e avaliações circulam fluidamente entre os membros da
comunidade. A equipe, em um editorial, é fundamental: se é verdade que na divisão de responsabilidades algumas pessoas serão capazes de tomardecisões mais adequadas que outros, a discussão e troca de opiniões enriquece sempre um projeto Você terá a oportunidade de verificar que
todo este MBA é baseado na colaboração e na construção cooperativa do conhecimento.

8. A importância dos resultados reais
Acreditamos firmemente que o sentimento de motivação e realização cresce quando o resultado do que foi aprendido tem uma real concretização.

 

 DATAS E HORÁRIOS 

Formato: online, ao vivo.
Carga horária total: 360 horas

 ORIENTAÇÃO

Na hipótese de não se alcançar o quórum mínimo para a realização do curso/programa, a Casa Educação poderá rescindir o contrato e restituir integralmente as parcelas já pagas ou remanejar o curso/programa para novas datas existentes, a critério do aluno

MBA Book Publishing | EAD


CURSO:
MBA Book Publishing | EAD

com a coordenação de Paulo Verano

DATAS:
Consulte novas turmas

CARGA HORÁRIA:
360 horas

 ORIENTAÇÃO

Na hipótese de não se alcançar o quórum mínimo para a realização do curso/programa, a Casa Educação poderá rescindir o contrato e restituir integralmente as parcelas já pagas ou remanejar o curso/programa para novas datas existentes, a critério do aluno

 SOBRE

O programa foi elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem sofrendo nos últimos anos. O aumento dos livros digitais, da autopublicação e das redes sociais alterou, em definitivo, o modelo econômico das editoras.

Este cenário de transformação, que já seria um grande desafio para qualquer profissional, se agrava com o fato de que os cursos que tradicionalmente fornecem mão-de-obra para o setor, não preparam os alunos para o domínio das ferramentas de gestão.

Disciplinas como marketing, finanças, estratégia, liderança, dentre outras, não fazem parte do currículo das escolas. Dominar técnicas de gestão, ser protagonista no universo digital e ter uma visão globalizada do setor passaram a ser encarados como prioridade na formação do profissional do livro.

Diante desta realidade, o curso de MBA em Book Publishing encontra sua grande justificativa, uma vez que sua intenção primordial é contribuir na formação de recursos humanos qualificados e/ou proporcionar aperfeiçoamento diante dos atuais desafios àqueles que já atuam na área.

  OBJETIVOS GERAIS 

– Possibilitar ao aluno o conhecimento com profundidade do trabalho de produção editorial;

– Habilitar o aluno a desenvolver publicações em geral, abrangendo design, marketing, tecnologia, gestão e editorial;

– Desenvolver habilidades gerenciais específicas para o negócio de livros; incluindo planejamento estratégico, vendas, finanças e gestão de projetos;

– Posicionar o aluno como um profissional multimídia, sendo capaz de desenvolver projetos tanto no meio físico, como no digital, incluindo e-books, websites e plataformas de ensino a distância;

– Apresentar aspectos gerais da indústria do livro, como também aspectos específicos dos segmentos de livros de interesse geral, livros técnicos, didáticos e paradidáticos.

– Tornar o aluno capaz de coordenar equipes com múltiplas competências.

– Proporcionar um panorama das editoras independentes e de como atuar nesse segmento

A QUEM SE DESTINA 
  • Profissionais de editoras de livros, jornais, revistas e sites.
  • Produtores editoriais.
  • Produtores culturais.
  • Designers.
  • Pedagogos.
  • Professores.
  • Bibliotecários.
  • Jornalistas.
  • Profissionais de outras áreas que desejam atuar em negócios editoriais
  DISCIPLINAS  

EDITORIAL

História do mercado editorial
Edição e produção editorial
Best-sellers: como identificar
Gerenciamento da carreira de autor
Construção de Projeto Editorial
Como criar uma editora ou um selo editorial
Nichos editoriais
Design editorial
Mercado Internacional
Aquisição de títulos

GESTÃO

Finanças
Contabilidade
Planejamento Estratégico
Liderança e gestão de talentos
Gestão de Projetos
Direitos autorais
Marketing

DIGITAL

Marketing Digital
Mercado de livros digitais
Produção de conteúdos para Ensino a Distância
Impressão sob demanda

MERCADO 

Livros Universitários
Livros Religiosos
Livros Juvenis
Livros Infantis
Livros Didáticos
Quadrinhos