Curso Como Criar uma Editora Independente | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Como Criar uma Editora Independente oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que envolve criar uma editora, desde o pensamento sobre a linha editorial e a formação do catálogo, até como será a estrutura editorial e comercial, questões práticas da abertura de empresas e da negociação com autores, ilustradores, outros colaboradores editoriais, livrarias, gráficas e distribuidoras.

Este curso on-line e ao vivo, com 16 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental, tanto a quem já atua no mercado editorial como a quem deseja nele atuar, conhecer a fundo esses aspectos centrais do trabalho do editor independente.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E AUTORES ESTEJAM APTOS A:

  • Que livros vou publicar? Definindo a linha editorial do catálogo e o público ao qual se destina.
  • Como abro uma editora? Contrato social, contabilidade, regime tributário.
  • Que autores e autoras vou publicar? As peculiaridades de livros infantis e livros adultos, autores nacionais e estrangeiros. Os contratos padrão. Remuneração e acertos.
  • Como vou chegar ao meu público? Canais de vendas e marketing. Relacionamento com livrarias, e-commerce, feiras e marketing digital.
  • De que equipe preciso? Principais funções e departamentos.
  • Dores do crescimento.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • O que é e como se forma um catálogo editorial: que tipo de livros posso publicar, a partir do ponto de vista do público.
  • Quem é o público leitor (e quem não é, mas pode ser).
  • O procedimento inicial para abrir editora: contrato social, contabilidade, contratos com autores, regimes tributários e outras informações para quem está começando.
  • Os contratos e demais instrumentos jurídicos necessários para abrir e para a editora funcionar.
  • Que profissionais atuam na área e que tipo de atividade desenvolvem.
  • A diferença entre publicar ficção e não ficção, livros infantis e livros adultos, livros de autores nacionais e livros traduzidos, em termos de produção editorial, de construção de catálogo e de implicações práticas no dia a dia da editora.
  • Os canais de vendas que mais têm a ver com cada linha editorial.
  • A divulgação dos livros para cada tipo de canal e de linha editorial.
  • Como preparar o terreno para crescer desde a abertura da editora.

FACILITADORA

Profa. Lizandra Magon de Almeida

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, tem especialização em Gestão do Conhecimento pelo SENAC-SP. É proprietária da Pólen Editorial desde 2001, empresa criada como um bureau de prestação de serviços editoriais, que atendeu editoras como Publifolha, Summus, Larousse, Globo, entre outras. A partir de 2014, a empresa se tornou editora, hoje Jandaíra, e já tem mais de 80 títulos publicados, incluindo a Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro. Também é tradutora de inglês e espanhol, e integrou a equipe de tradução do jornal El País Brasil por três anos. Hoje também faz parte da equipe da Qura Editora, que edita as revistas HSM Management e MIT Sloan Management Review Brasil, voltadas à gestão de negócios e à tecnologia, e atua como subeditora e diretora de operações. É também vice-presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre).

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

16 horas

DATAS E HORÁRIOS

De 22 de fevereiro a 17 de março de 2021 (segundas e quartas).

Horário das aulas: 19h às 21h.

 

Aula 1 – 22/02/2021

Que livros quero publicar?

Aula 2 – 24/01/2021

Que público quero atender?

Aula 3 – 01/03/2021

Os requisitos para abrir uma editora

Aula 4 – 03/03/2021

Linhas editoriais e relacionamento com autores

Aula 5 – 08/03/2021

Canais de vendas, divulgação e marketing

Aula 6 – 10/03/2021

Instituições do livro, grupos de apoio e colaboração

Aula 7 – 15/03/2021

Equipe e profissionais freelancers do mercado editorial

Aula 8 – 17/03/2021

Preparando o terreno para crescer

Bibliografia:

Sosnowski, Alice. Empreendedorismo para leigos. São Paulo: Alta Books, 2018.

Osterwalder, Alexander; Pigneur, Yves. Business model generation. São Paulo: Alta Books, 2016.

Epstein, Jason. O negócio do livro – Passado, presente e futuro do mercado editorial. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Yunus, Muhammad. O banqueiro dos pobres. São Paulo: Ática, 2008.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 15 de janeiro de 2021
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Curso Desvendando o PNLD | EAD

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

 

Desvendando o PNLD é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível participar do PNLD – Programa Nacional do Livro Didático — suas etapas, o edital, a documentação, os prazos, etc.

Este curso tem ainda como objetivo fazer um estudo de caso do edital do PNLD 2021, que contemplou diversos objetos, possibilitando ao participante compreender como se dá a participação do editor tradicional de livros didáticos, mas, também a dos pequenos editores de literatura e a participação dos produtores de videoaulas e de videotutoriais.

O curso tem duração de 20 horas, nas quais o aluno vai, além de conhecer os documentos oficiais como edital, decretos e resoluções envolvidos neste processo, visualizar todo o ciclo de vida de uma obra inscrita no PNLD.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores de materiais didáticos que queiram aprofundar-se neste tema.
  • Editores de literatura.
  • Produtores de videotutoriais e de videoaulas.
  • Autores de didáticos, literatura ou material de formação e gestão educacional.

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

– O que é o PNLD

– O ciclo de vida do edital

– Análise do edital

– O percurso da obra inscrita no PNLD

– Documentação do editor e da obra

 

SOBRE AS FACILITADORAS

 

Profa. Mariana Milani

Psicologia UNIP, MBA em Gestão de Pessoas BSP.

Especialização em Psicologia Positiva PUCRS, Psicologia Jurídica PUC SP e em Neuropsicologia da Memória EINSTEIN.

Gestão de Projetos FGV, Gestão Ágil de Projetos Alura.

Gestão da Inovação BSP, Design Thinking BSP.

Certificada em Assessment TTI Success Insights (DISC, QE, MOTIVADORES, COMPETÊNCIAS e AXIOLOGIA).

Sócia da Prólogo Academy — Desenvolvimento Humano Saudável e Pleno. Consultora e Docente em Processos Editoriais e Gestão de Pessoas. Atuou em produção editorial impressa e digital nas editoras Atual e FTD. Especializada em Gestão de Pessoas e em Tecnologia Educacional desde 1993. Professora desde 1985.

Profa. Izabel Castilho

Graduada em Pedagogia — Gestão Escolar e Pós graduanda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela PUC-RS.

PEI — Programa de Enriquecimento Instrumental — Mediação Pedagógica de Reuven Feuerstein — SENAC-SP.

Prática Pedagógica para cursos Estruturados com base em Competências desde 1993 — SENAI-SP.

Sócia da Prólogo Academy — Desenvolvimento Humano Saudável e Pleno. Coordenadora Pedagógica no SENAI — Artes Gráficas. É especializada em Gestão Escolar — Ensino Fundamental. Consultora pedagógica em Tecnologia Aplicada à Educação. É docente no Ensino Superior em Tecnologia Aplicada à Educação.

MÉTODO DE ENSINO

Aulas gravada disponíveis por 6 meses a contar da data da matrícula.

INÍCIO E CARGA HORÁRIA

Início imediato

Duração: 20 horas

Aula 1 

– O que é o PNLD

– O ciclo de vida do edital

Aula 2

– Análise do edital

– Documentação do editor e da obra

Aula 3 

– Análise do edital

– O percurso da obra inscrita no PNLD

Aula 4 

– Análise do edital

– O percurso da obra inscrita no PNLD

Aula 5 

– Análise do edital

– O percurso da obra inscrita no PNLD

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 11 de maio de 2021
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Curso Como Vender Livros Online | EAD

SOBRE O CURSO

“TikTok foi de usina de bobagens a uma poderosa máquina de vender livros” – Folha de S. Paulo, 02 de julho de 2021 “‘Booktok’: 10 livros indicados para o público jovem pelo TikTok” – UOL, 10 de outubro de 2022 “Como o TikTok está ajudando a criar uma nova geração de leitores no país” – A Gazeta, 07 de novembro de 2022 “Resenhas de livros no TikTok mudam a relação entre fãs e editoras” – Exame – 18 de agosto de 2022

É provável que você já tenha lido alguma dessas reportagens ao longo dos últimos 3 anos. É notório o poder que o TikTok e as demais redes sociais têm exercido sobre as vendas de livros no Brasil. E se você está aqui, é porque este fato deve permear as conversas no seu escritório e nas reuniões de equipe em editoras ou livrarias.

Este curso traz um panorama do marketing de influência, desde a primeira década dos anos 2000 até os dias atuais como um dos pilares do inbound marketing ou marketing de conteúdo. Durante as aulas haverá a oportunidade de aprender na prática como se mapeia o influenciador correto para a sua campanha, como os acordos de trabalho ocorrem entre as partes e como metrificar os seus resultados. Tudo isso pautado em dados e informações assertivas.

OBJETIVOS

Capacitar profissionais de editoras e livrarias para aplicarem as técnicas do marketing de influência no dia a dia dos seus negócios ou das empresas nas quais atuam. Após as aulas, todos estarão preparados para promover seus livros junto aos maiores influenciadores do mercado editorial.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais dos mais variados níveis hierárquicos de livrarias e editoras. Líderes podem se especializar para aplicarem as estratégias junto às suas equipes, mas também estagiários que desejem aprofundar seus conhecimentos e se destacar no mercado de trabalho.

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Conceitos, objetivos e história do marketing de influência
  • Criação de relação com influenciadores além da publicidade paga
  • Parceria entre editoras e livrarias nas operações com influenciadores
  • Tipos de conteúdo para cada etapa da jornada de compra do consumidor:
– Engajamento
– Educação
– Pesquisa
– Avaliação
– Justificativa
– Decisão

  • Tipos de pagamentos e seus prós e contras
  • Mapeamento de influenciadores utilizando ferramenta específica de marketing de influência
  • Passo a passo das etapas de trabalho na prática
  • Metrificação de resultados com definição de KPIs e métricas
  • Análise de media kits e perfis reais
  • Melhores opções de conteúdo
  • Indicação de melhores influenciadores
  • 2h de consultoria + mentoria em grupo após o final do curso
FACILITADOR

Vinicius Barreto

Bacharel em administração, MBA em Marketing pela ESPM e especialização no Influencer Marketing Program da YouPix. Atuou durante dois anos na comunicação da Livraria da Travessa e três anos na #coisadelivreiro, agência e consultoria especializada no mercado editorial, onde atendeu inúmeras empresas do setor, como Storytel, Astral Cultural, Grupo Autêntica, Grupo Ediouro, Vergara e Riba, Grupo Leya, Grupo Pensamento, Primavera Editorial, Clube Panaceia e Mini Mega Leitor. Mais recentemente fez parte da equipe da Rocco, onde trabalhou com estratégia de criação de conteúdo, campanhas de lançamentos e fez diversas ativações com influenciadores. Sua experiência ainda passa por criação de clubes de leitura, merchandising, eventos, filme publicitário e social media.

Como convidado foi mediador de mesa sobre marketing de influência na 30ª Convenção Nacional de Livrarias da ANL e palestrante de Seminário do SEBRAE-RS em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, ambos em 2022. Em 2023, foi convidado pelo Governo do Estado do RJ para ser um dos jurados do Concurso de Contos RJ, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do RJ.

Atualmente Vinícius faz parte do time de marketing do Grupo Ediouro.

DATAS E HORÁRIOS

Dias: 4, 6 e 11 de julho de 2023.

Horário: Das 19:30 as 21:30.

Carga horária: 6 Horas, divididas em 3 encontros virtuais de 2 horas cada.

Plataforma de transmissão: Zoom

Metodologia:

  • Resolução de dúvidas em tempo real: aulas práticas, a distância, transmitidas ao vivo. Os participantes são convidados a interagir por voz e pelo chat online com a facilitadora e demais alunos. Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por até 30 dias após o término do curso.
CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas gravadas.

MATRÍCULAS

Até 12x de R$ 40,33 no cartão de crédito via Sympla CLIQUE AQUI!

 

Ou à vista via pix por R$ 324,00.

Pix copia e cola: 00020101021126740014br.gov.bcb.pix0114362120140001160234Curso Projeto e Producao Editorial5204000053039865406324.005802BR5915CE T E D EIRELI6009SAO PAULO62070503***63042AE6

Ou aponte sua câmera para o QR Code abaixo:

 

Envie o comprovante de pagamento via pix através do WhatsApp 11 99168-8427.

Para informações sobre pagamento à vista e pacotes para editoras, entre em contato pelos canais abaixo:

barbarakaster@casaeducacao.com.br ou WhatsApp 11 99168-8427.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 1 de setembro de 2023
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Curso Como Escrever Bem | EAD

Técnicas Inspiradoras para a Elaboração de Diferentes Tipos de Textos

 OBJETIVOS

Qualificar, em curto espaço de tempo, profissionais que necessitem se comunicar por escrito e oralmente, ensinando-os a racionalizar seus textos, a expressar melhor suas ideias e a identificar e corrigir erros gramaticais e ortográficos.

Capacitar para a redação segura e para o domínio dos principais recursos da língua.

Atualizar a respeito das novas alterações promovidas pelo acordo ortográfico.

Apontar os fatores que geram as dificuldades para redigir, introduzindo e praticando conceitos básicos que norteiam a elaboração de textos.

ESTRATÉGIA

Com a revisão gramatical, ministrada de forma atraente e dinâmica, os treinandos esclarecerão as dúvidas dos principais tópicos gramaticais e elaborarão textos claros, corretos e eficazes.

Os textos de apoio utilizados no curso passam por diversos gêneros e especificidades. O professor, com o estímulo de textos próprios, jornalísticos e literários e com audição e leitura de letras de canções trabalhará os vários estilos e as diversas possibilidades de comunicação verbal e escrita.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– O Novo Acordo Ortográfico

  • Regras de acentuação gráfica (antiga e atual).
  • Emprego do hífen.
  • Análise de textos.
  • Discussão sobre casos específicos.

– Revisão e atualização gramatical (ênfase no Novo Acordo Ortográfico)

  • Acentuação gráfica e crase.
  • Pontuação.
  • Concordância nominal e verbal.
  • Análise dos problemas da língua, emprego de pronomes e plural das palavras
  • Sintaxe de regência: verbos, substantivos e adjetivos com as regências mais usadas.
  • Voz passiva, particípio duplo e emprego do infinitivo.
  • Verbos haver e fazer.
  • Possibilidade de uso do verbo em situações comunicativas.
  • Grafia corretas de palavras.
  • Há e A.
  • Gerundismo: aplicação correta e correção.
  • Pronomes: este, esse e aquele.
  • Eu e Mim.
  • Clareza e concisão.
  • Coesão e coerência.
  • Organização do texto.
  • Relação de palavras, expressões e clichês inadequados: como eliminá-los elegantemente.
  • Análise das produções textuais do grupo de alunos.

– Comunicação corporativa: 

  • O estilo na redação corporativa e jurídica
  • Clareza e ambiguidade.
  • Coesão e coerência.
  • Estudo do jargão no texto corporativo e jurídico.
  • Redundâncias que devem ser evitadas.
  • Problemas de paralelismo.
  • Ambiguidades desnecessárias.
  • Agilidade e eficácia no texto.

– Comunicação oral

Análises de situações comunicativas em que o vocabulário, a escolha de palavras e a estrutura da frase podem promover eficácia ou criar problemas na interlocução.

    • Clichês linguísticos.
    • Palavras quentes e frias.
    • Expressões que revelam preconceitos.
    • Expressões vagas e abrangentes.
    • Expressões específicas ou jargões que precisam de “tradução”
DATAS E HORÁRIOS

DIAS: consulte novas datas.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 horas

DURAÇÃO: 5 encontros virtuais de 3:15 horas cada.

Plataforma de transmissão: Zoom.

Metodologia:

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos. Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por até 30 dias após o término do curso.

  • Aulas interativas ministradas em ambiente virtual, pela plataforma Zoom.
  • Resolução de exercícios e dúvidas em tempo real.
  • Disponibilização do correio eletrônico do professor, durante o curso, para resolução de dúvidas e com extensão gratuita de um mês para sanar dúvidas relativas ao curso e à prática diária.
  • Exercícios de fixação de conteúdo.
INSCRIÇÕES

Para pacotes para empresas, entre em contato pelos canais abaixo:

barbarakaster@casaeducacao.com.br ou WhatsApp 11 97386-9519.

 

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

admincasa 14 de janeiro de 2022
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Curso Aquisição de Originais e Planejamento Editorial | EAD

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

Aquisição de originais e Planejamento editorial tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível fazer a aquisição de originais, nacionais ou estrangeiros, de uma maneira mais objetiva. Isso significa sua importância como um passo na construção de um catálogo ou no desenvolvimento de um catálogo já existente; como chegar em autores internacionais; como chegar em autores nacionais; avaliação de originais; o peso de cada título no catálogo; e como decidir sobre a publicação. Além disso, na parte de planejamento editorial a ideia é mostrar todos os passos para planejarmos a produção, desde a concepção — ou prospecção — dos originais, seja nacional ou estrangeiro; o papel do editor; quais os processos editoriais; como desenhar a produção; quais os procedimentos para lidar com autores nacionais; quais os gargalos que a produção impõe; e como lidar com problemas que aparecem no caminho.

O curso tem duração de 20 horas, nas quais o aluno vai, além de aproveitar os conceitos, mesclar com atividades práticas.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Alunos de cursos de Editoração
  • Alunos de cursos de Letras
  • Preparadores
  • Revisores
  • Designers gráficos
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Caminhos para adquirir autores.
  • A importância da avaliação de originais.
  • Quem são os grandes agentes literários.
  • Qual a função do scout.
  • Como adquirir livros pensando na montagem de um catálogo do zero.
  • Como adquirir livros pensando na ampliação de um catálogo.
  • Como negar os livros que chegam por indicação ou por aquisição passiva.
  • O agente literário de carreira.
  • O agente literário de momento.
  • O papel do editor entre os agentes e a produção.
  • O planejamento de um livro no mundo ideal.
  • O planejamento de um livro no mundo real.
  • Os processos editoriais.
  • Os prazos de cada uma das partes que envolvem um planejamento editorial.
  • Problemas reais e caminhos de solução.
  • Atividades práticas para fixação de conteúdo.
  • Apresentação de um trabalho no final do curso.

FACILITADOR

Prof. Marcio Coelho

Marcio Coelho começou sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano, passou por muitas editoras como Saraiva, Nova Fronteira e Ediouro. Trabalhou na TAG – Experiências Literárias, prestou consultoria para clubes de assinaturas de livros, é professor de cursos voltados ao mercado editorial e hoje é gerente na #coisadelivreiro. Além de viver de livros há mais de duas décadas, é apaixonado por eles.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, gravadas.

Os alunos podem assistir quantas vezes desejar num período de 6 meses a contar da data da inscrição.

CARGA HORÁRIA

20 horas

DATAS E HORÁRIOS

Aula 1

Prospecção e avaliação de originais. Papéis do editor, do agente literário e do scout.

Aula 2 

A aquisição de originais na formação e na ampliação do catálogo. Como dar feedback e negativas a projetos. O editor e o agente literário. O papel do editor entre os agentes e a produção.

Aula 3

O planejamento de obras no mundo ideal e no mundo real. Processos editoriais e prazos das etapas editoriais.

Aula 4 

Problemas reais e caminhos de solução. Casos selecionados.

Aula 5 

Apresentação de trabalho final para fixação de conteúdos.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 9 de dezembro de 2020
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Curso Self-Publishing | EAD

CURSO:
Self-Publishing | EAD

CARGA HORÁRIA:
24 Horas

METODOLOGIA:
As aulas são gravadas e o aluno tem 60 dias a partir da data da matrícula para assisti-las quantas vezes quiser.
Início das aulas: imediato.

 SOBRE O CURSO

O Self-publishing é uma tendência mundial.

Surgem cada vez mais os autores independentes e as histórias inéditas. O curso Self-Publishing mostra como, também no Brasil, você pode publicar de forma eficaz e prazerosa.

Muitos autores já estão produzindo e publicando seus livros de forma independente, utilizando plataformas digitais, imprimindo e realizando a venda direta de suas publicações.

Neste novo curso será apresentado o processo completo necessário para organizar a publicação de livros no formato impresso digital. Serão apresentadas todas as etapas do processo editorial de forma prática e objetiva para que o participante possa publicar o seu livro de forma independente, ou ainda tê-lo pronto para apresentar a uma editora tradicional.

Serão apresentadas as alternativas de autopublicação e serão discutidas estratégias de lançamento, divulgação e distribuição de vendas.

 PÚBLICO-ALVO

Escritores, ghostwriter, jornalistas, revisores e preparadores de texto.

Profissionais de todas as áreas interessados em publicar suas narrativas nos formatos impresso ou digital, tanto para autopublicação (self-publishing) ou para a publicação através das editoras tradicionais.

 OBJETIVO

Capacitar todos os participantes nas etapas necessárias para publicação de um livro de forma independente, tanto para plataformas digitais quanto para o formato impresso.
Apresentar os melhores métodos para organizar o conteúdo, decisão do melhor formato e plataformas, e como elaborar uma estratégia de divulgação e vendas eficientes.

 CONTEÚDO

Neste curso, o participante terá acesso ao passo-a-passo da produção artística e gráfica do livro.

Vai entender como transformar o arquivo de texto no computador em um livro impresso ou digital – atraente e pronto para ser vendido.

Módulo I

Moldagem do Projeto – Prof. Renato Modernell

    •  1. CONCEITOS BÁSICOS
        Por que escrever
        Para quem escrever
        Gêneros textuais
        Sinopse, argumento e roteiro
        Estrutura do texto (partes, capítulos, seções)

    •  2. PRIMEIRA VERSÃO
        Foco narrativo
        Pesquisas e entrevistas
        Rotina de trabalho
        Cronograma
        Pareceres e consultorias
        Intervalo (recesso)

    •  3. SEGUNDA VERSÃO
        Tópicos de edição
        Aprimoramento de estilo

    •  4. PRODUÇÃO TEXTUAL
        Preparação e revisão
        Prefácio e apresentação
        Orelhas e contracapa

MÓDULO II

Projeto e Produção do Livro – Prof. Magno Paganelli

    •  1. CONCEPÇÃO BÁSICA
        O que se pretende com o livro
        Definindo a linha editorial
        Relevância (atualidade, pesquisa, abordagem)
        Complementos e ilustrações
        Pesquisa iconográfica
        Licenciamentos
        Uma identidade que comunique

    •  2. PRODUÇÃO
        Complementos e ilustrações
        Pesquisa iconográfica
        Licenciamentos

    •  3. TIPOGRAFIA
        O que é um tipo?
        Fontes e suas famílias
        Para cada finalidade, uma fonte
        Como as fontes funcionam na página
        Espaçamentos e alinhamentos
        Calculando espaços e escolhendo fontes

    •  4. O DESIGN DA PÁGINA
        Elementos fixos
        Elementos textuais
        A mancha e “o caixa”
        Para cada estilo, um desenho
        Rosto e falso rosto
        A página de créditos
        Sumário
        Elementos pós-textuais
        Cólofon
        Pecados capitais
        Mostra de diferentes tipos de páginas e formatos

    •  5. A CAPA
        Os elementos visuais em uma capa
        Os elementos informacionais em uma capa
        Só a arte vende?
        Estilos e conceitos
        oLettering
        Fontes de inspiração
        Há regras?
        Qual é o gênero?
        Qual é o público?
        As imagens e suas fontes
        A qualidade da imagem
        Cores
        Cuidado com o título
        Mostra de diferentes tipos de capas

    •  6. PROCESSOS GRÁFICOS E TECNOLOGIAS
        Briefing
        O livro precisa “parar em pé”
        É um livro ou uma série? Não tinha pensado nisso
        Impressão sob demanda: como é isso?
        As vantagens da impressão sob demanda
        O caixa curto e a cauda longa
        Simulações de custos

    •  7. OPÇÕES DE PUBLICAÇÃO
        100% pela editora
        Coedição editora-autor
        Autopublicação

    •  8. CHECKLIST
        Registro de Direitos Autorais
        ISBN e código de barras
        Ficha catalográfica

 

MÓDULO III

Assessoria de Imprensa – Profa. Lilian Cardoso

    •  Prospecção de mercado
•  Captação de patrocínio
•  Apoio institucional
•  Projeção de lançamento (datas relevantes)
•  Contatos institucionais e divulgação
•  Produção de releases e vídeos
•  Lançamento
•  Eventos e palestras

MÓDULO IV

Marketing e Vendas – Profa. Lilian Gaspari

    •  Como vender e colocar seu livro no mercado
•  Parceria
•  Marketplace
•  Vendas diretas
•  Montando seu próprio site
•  Descobrindo o melhor caminho
•  Distribuição
•  Exemplares de cortesia
•  Sumário
•  Elementos pós-textuais
•  Cólofon
•  Pecados capitais
•  Mostra de diferentes tipos de páginas e formatos

    •  5. A CAPA
        Os elementos visuais em uma capa
        Os elementos informacionais em uma capa

    •  Só a arte vende?
        Estilos e conceitos

    •  O LETTERING
        Fontes de inspiração
        Há regras?
        Qual é o gênero?
        Qual é o público?
        As imagens e suas fontes
        A qualidade da imagem
        Cores
        Cuidado com o título
        Mostra de diferentes tipos de capas

    •  6. PROCESSOS GRÁFICOS E TECNOLOGIAS
        Briefing
        O livro precisa “parar em pé”
        É um livro ou uma série?
        Não tinha pensado nisso
        Impressão sob demanda: como é isso?
        As vantagens da impressão sob demanda
        O caixa curto e a cauda longa
        Simulações de custos

    •  7. OPÇÕES DE PUBLICAÇÃO
        100% pela editora
        Coedição editora-autor
        Autopublicação

    •  8. CHECKLIST
        Registro de Direitos Autorais
        ISBN e código de barras
        Ficha catalográfica

  FACILITADORES

LILIAN CARDOSO

Diretora da LC – Agência de Comunicação especializada na divulgação de livros.

LILIAN GASPARI

Possui 30 anos de experiência no mercado editorial, atuando com diversificados grupos de produtos e canais de comercialização – livrarias, bancas, porta-a-porta e Governo. Atualmente, é Consultora na Nversos Editora. Atuou como gerente nacional de vendas em diversas editoras, como Novo Conceito, Ediouro, Cosac & Naify, Larousse e Faro Editorial. Atuou também como
consultora comercial junto aos principais players do varejo.

Participou de feiras internacionais para importação de livros e negociação de coprints.

MAGNO PAGANELLI

Atua no mercado editorial há 24 anos. Graduado em Publicidade, passou por agência de propaganda, na direção de arte, e editou o selo Arte Editorial entre 2002-2015, produzindo catálogo com cerca de 160 títulos. Como designer gráfico de capas e miolos, tem mais de 2.100 projetos publicados. Atualmente faz trabalhos de edição, ghost writer, preparação de textos e de originais e edição de conteúdo. Entre seus clientes estão as editoras Planeta do Brasil, Pórtico (selo Planeta), Editora Gente, Thomas Nelson do Brasil/Ediouro, Cultura Cristã. Atende autores independentes em diferentes mídias – blogueiros, cantores, chefs, vencedores de reality shows. É professor de Design Gráfico e Editorial no Programa MBA em Book Publishing na Casa Educação. É Doutor em História Social pela USP, possui Mestrado pelo Mackenzie e  é jornalista. Recebeu prêmios como autor e como editor.

RENATO MODERNELL

Renato Modernell é escritor, jornalista e professor do curso de Jornalismo da Universidade Mackenzie, em São Paulo, desde 2006. Em 1990, passou a dirigir oficinas de escrita em grupo e a orientar projetos literários individuais. Por mais de uma década, atuou como professor do curso de pós-graduação da Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL).

Publicou 17 livros, dos quais oito por conta própria, em edições independentes. Recebeu diversos prêmios literários dentro e fora do país, entre os quais o Jabuti, por duas vezes. Sua obra percorre diferentes gêneros de escrita, desde o romance e a poesia até o ensaio temático.

É graduado em Jornalismo (FAAP, 1975), Mestre em Jornalismo (USP, 2004) e Doutor em Letras (Mackenzie, 2009). Trabalhou nas principais empresas editoriais do país – editoras Globo e Abril, entre outras.

Curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino | EAD

SOBRE O CURSO

O curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como foi o processo de sua aprovação e como ela impacta, no dia a dia, no trabalho de autores, editores, assessores pedagógicos, professores e demais profissionais que atuam no mercado editorial no desenvolvimento das obras, aplicação, assessoria pedagógica ou comercialização de livros didáticos, de literatura infantojuvenil e sistemas de ensino.

Este curso com 14 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender a BNCC: como surge, sua função, sua organização, competências e habilidades.
  • Compreender o quanto a BNCC impacta nos materiais didáticos e de literatura na Educação Infantil.
  • Compreender, de modo teórico e prático, o impacto da BNCC nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciência Humanas.
  • Entender o impacto da BNCC na criação do Novo Ensino Médio e, consequentemente, na criação e aplicação pedagógica de seus materiais didáticos.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Divulgadores comerciais
  • Professores
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • O que é a BNCC: histórico, objetivos do documento, sua estrutura.
  • O que são competências e habilidades e a progressão que estrutura a BNCC.
  • A estrutura da Educação Infantil: campos de experiência, objetivos de aprendizagem, síntese de aprendizagem.
  • A estrutura do Ensino Fundamental: nova nomenclatura, organização das áreas do conhecimento, progressão das habilidades.
  • A área de linguagem: sua competência, os componentes curriculares presentes nesta área, a progressão das habilidades. O novo olhar para o ensino de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.
  • A área de Matemática: sua competência, o novo olhar para o ensino de Matemática, progressão das habilidades.
  • A área de Ciências da Natureza: sua competência, o novo olhar para o ensino de Ciências, progressão das habilidades.
  • A área de Ciências Humanas: sua competência, os componentes curriculares presentes na área, a progressão das habilidades, o novo olhar para o ensino de Geografia, História e Ensino Religioso.
  • O novo Ensino Médio: sua estrutura, a organização das áreas, o que oferecer, os componentes curriculares, a composição da carga horária.

FACILITADORA

Profa. Msc. Tatiana Pita

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

​Aulas gravadas que os alunos podem assistir no horário que desejarem e quantas vezes quiserem.

As aulas ficarão disponíveis por 60 dias a contar da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

14 horas

AULAS

Aula 1

BNCC: o que é, como surge, sua função, sua organização, competências e

habilidades.

Aula 2

BNCC e a Educação Infantil

Aula 3

Área Linguagens

Aula 4

Área Matemática

Aula 5 

Área de Ciências da Natureza

Aula 6

Área de Ciências Humanas

Aula 7

Ensino Médio

​**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 21 de outubro de 2020
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Artes Gráficas | EAD

CURSO:
Artes Gráficas | EAD

CARGA HORÁRIA:
24 horas

 SOBRE O CURSO

O curso Artes Gráficas em Book Publishing visa introduzir o aluno no universo das artes gráficas, focando a área da produção do objeto editorial (livro, catálogo, revista). Além disso, destaca os principais problemas que podem surgir ao longo do processo de produção, fornecendo as diretrizes básicas para identificá-los e solucioná-los, em benefício da qualidade do produto.

 OBJETIVO

Apresentar o processo de produção gráfica do livro, destacando suas várias etapas, tecnologia e profissionais envolvidos e a importância do controle em cada uma delas para a qualidade do produto.

 ESTRUTURA

O conteúdo está dividido em 8 aulas, com manuseio de inúmeros livros de diferentes áreas do conhecimento (didáticos, infantis, técnicos, de arte, de fotografia etc) com exemplos práticos dos principais sistemas de impressão e recursos de acabamento.

 PROGRAMA

Aula 1 
Gráfica. Conceituação. A produção do livro na cultura ocidental. O que uma prensa de esmagar uvas tem a ver com isso? A produção industrial do livro em 1500 e hoje. O que mudou. O que permanece.

Aula 2
Afinal, o que é um livro? Lição de anatomia. Identificação das partes que constituem o objeto editorial, relacionando cada uma ao processo de produção. Problemas de acabamento e como solucioná-los. A construção do livro. Quando capa e miolo se juntam. Problemas de acabamento e como solucioná-los.

Aula 3
O papel do papel Características do material. Papéis para impressão. O formato do papel e o formato dos livros. Cadernos e seu colecionamento. Problemas do papel e formas de solucioná-los.

Aula 4 
O papel da tinta Características do material. Tintas para impressão. Sistemas de aplicação de cor. Sistemas de padronização Problemas de entintamento e formas de solucioná-los.

Aula 5
Quando a tinta encontra o papel O elemento multiplicador. Matrizes gráficas. Principais sistemas de impressão aplicados no campo editorial. Gráfica alternativa. Produção artesanal. Livro-objeto. Problemas de impressão e formas de solucioná-los.

Aula 6
O que acontece antes da impressão Imagem. Realidade e reprodução. Fidelidade. Texto. Elementos de composição tipográfica. Juntando imagens e textos na página. O design do livro. Softwares de diagramação. Problemas de pré-impressão que só aparecem na impressão. Formas de solucioná-los.

Aula 7
Guiando o processo de produção. O que? Como elaborar uma especificação de produção. Como? Mercado gráfico. Escolha de fornecedores. Quanto? Solicitação e análise de orçamentos. Quando? O domínio do fator tempo. Cronogramas de produção.

Aula 8
Mil maneiras de contar uma mesma história. Estudo comparativo de diferentes edições de uma mesma história ou As Aventuras de Alice no País das Artes Gráficas

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas gravadas.
Início das aulas: imediato.
Carga horária total: 24 horas.

 FACILITADORA

Márcia Signorini
MarciaSignorini

É arquiteta, mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP,
especializada em tecnologia gráfica e controle de qualidade; é diretora da Signorini
Produção Gráfica, empresa de assessoria na área de produção gráfica editorial e também ministra periodicamente cursos presenciais e a distância sobre esse tema.

 

 

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.***

2 de fevereiro de 2018
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Curso Estratégias de Venda para o Mercado Editorial | EAD

 SOBRE O CURSO 

Há muito já se sabe que a equipe comercial de uma editora ou distribuidora não pode mais ser composta daquele tirador de pedidos tradicional.

Mas entre saber que as mudanças ocorreram e aplicar na prática métodos e ações que permitam que a gestão comercial das empresas do mercado editorial atinjam novos níveis de excelência há ainda um intervalo muito grande. Trazendo para a sala de aula as experiências e métodos utilizados em sua trajetória de 36 anos no mercado editorial, Gerson Ramos transporta para a realidade de nosso mercado as práticas utilizadas nas várias empresas que atuou de forma clara e simples, com exemplos reais e facilmente replicáveis em qualquer tamanho de empresa. Sem enrolação e com muito bom humor para que o aprendizado seja feito com o mesmo prazer que a leitura de um bom livro.

Colaboradores de alto nível são convidados a complementar algumas matérias a partir também de seus aprendizados e experiências dialogando com o coordenador, sempre com exemplos claros e novos pontos de vistas para os temas apresentados.

 PÚBLICO-ALVO

Diretores, gestores, supervisores e outros profissionais de marketing e vendas de livros; empreendedores, livreiros, distribuidores e proprietários de pequenas e médias editoras; demais interessados em entrar no ramo comercial de livros.

 OBJETIVOS

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
• Identificar o papel da área comercial em uma editora;
• Diagnosticar causas e efeitos de resultados comerciais;
• Estabelecer estratégias baseadas em diagnósticos;
• Estabelecer critérios e métodos para precificação, tiragens e reimpressões;
• Estabelecer estratégias de posicionamento em PDV, Mídias Sociais. Comunicação B2B e B2C;
• Gerir processos, operações e logística;
• Gerir e analisar estoques;
• Planejar estrategicamente pesquisas de mercado, novos canais, livros digitais;
• Utilizar ferramentas de suporte à gestão comercial;
• Aprender com outros mercados;
• Discutir e justificar as projeções para o mercado editorial.

 FACILITADOR

Gerson Ramos

É Diretor Comercial da Editora Planeta do Brasil, foi fundador da Distribuidora Superpedido atuou como consultor para diversas editoras e livrarias, bem como participou do projeto de implantação da Nielsen Bookscan no Brasil.

 CONVIDADOS

Bruno Mendes 

Coisa de Livreiro e Publishnews

Ismael Borges

Nielsen Bookscan

Simei Manoel Junior

Metabooks

Olegario Araujo

Inteligencia 360

Bia Alves

Account Manager Harper Collins International

 CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:
• Qual é o papel da área comercial em uma editora?
• Organograma: Sua empresa pode e deve fazer e divulgar o seu.
• Diagnóstico Geral da Empresa: Departamento Comercial é Causa ou Efeito dos resultados.
• Como fazer um diagnóstico de Causa e Efeito
• Como agir com base no Diagnóstico?
• Sua equipe tem o tamanho e as habilidade necessárias para a ação?
• Selecionando e montando equipes
• Modelo de remuneração para equipes comerciais
• Qual é o seu desafio?
• Qual é a sua estratégia?
• Medir e Conhecer: W.E. Demming
• Método de controle de um plano de Ação: Método PDCA
• Ações Corretivas para cada item do Diagnóstico: Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Material, Mão de Obra
• Clientes: Diferentes Perfis, diferentes formas de atender
• Metas e Controles : Análise da Planilha de Estudos
• Catálogo: Análise de Gestão de Estoque
• Catálogo: Vida e Morte de um título
• Ferramentas de Suporte à Gestão Comercial: Introdução
• Programação de atividades semanal
• Relatórios de visitas e performance
• Atendimento de pedidos- Colocação de novidades
• Reposição e ressuprimento
• Metas Quantitativas; Metas Qualitativas
• Controles de Consignação
• Ferramentas de Suporte à Gestão Comercial: Introdução
• Programação de atividades semanal
• Relatórios de visitas e performance
• Atendimento de pedidos- Colocação de novidades • Reposição e ressuprimento
• Metas Quantitativas; Metas Qualitativas
• Controles de Consignação
• Reposição e ressuprimento
• Metas Quantitativas; Metas Qualitativas
• Processos, Operações e Logística:
• Padronização de Atividades
• Gestão de Estoque: Giro, Cobertura e Nível de Serviço
• Marketing: Estratégia de Posicionamento em PDV, Mídias Sociais. Comunicação B2B e B2C
• Definição de Limites de Crédito: Como tratar inadimplência
• Organização de reuniões: Internas e Externas
• Precificação, Tiragens e Reimpressões
• Listas de Mais vendidos: Paradoxo de Tostines
• Pesquisas de Mercado: Tomada de Decisões Estruturadas
• Novos Canais: Análise SWOT
• Livro Digital: Relacionamento com
os Canais de Vendas
• Metadados: A responsabilidade da qualidade da informação é da editora, não da livraria
• Aprendendo com outros mercados: Tendências do Varejo
• Varejo Internacional de Livro: Desafios
e Soluções nos outros países
• Teste de Perfil Comercial

  MODALIDADE

Aulas gravadas.

Início imediato

 

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.***

12 de fevereiro de 2018
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