SOBRE O CURSO
O curso Como Criar uma Editora Independente oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que envolve criar uma editora, desde o pensamento sobre a linha editorial e a formação do catálogo, até como será a estrutura editorial e comercial, questões práticas da abertura de empresas e da negociação com autores, ilustradores, outros colaboradores editoriais, livrarias, gráficas e distribuidoras.
Este curso on-line e ao vivo, com 16 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental, tanto a quem já atua no mercado editorial como a quem deseja nele atuar, conhecer a fundo esses aspectos centrais do trabalho do editor independente.
OBJETIVO
PERMITIR QUE OS EDITORES E AUTORES ESTEJAM APTOS A:
- Que livros vou publicar? Definindo a linha editorial do catálogo e o público ao qual se destina.
- Como abro uma editora? Contrato social, contabilidade, regime tributário.
- Que autores e autoras vou publicar? As peculiaridades de livros infantis e livros adultos, autores nacionais e estrangeiros. Os contratos padrão. Remuneração e acertos.
- Como vou chegar ao meu público? Canais de vendas e marketing. Relacionamento com livrarias, e-commerce, feiras e marketing digital.
- De que equipe preciso? Principais funções e departamentos.
- Dores do crescimento.
A QUEM SE DESTINA
- Autores
- Editores
- Demais profissionais da cadeia editorial
- Interessados em ingressar no mercado editorial
CONTEÚDO
O que você vai ver neste curso:
- O que é e como se forma um catálogo editorial: que tipo de livros posso publicar, a partir do ponto de vista do público.
- Quem é o público leitor (e quem não é, mas pode ser).
- O procedimento inicial para abrir editora: contrato social, contabilidade, contratos com autores, regimes tributários e outras informações para quem está começando.
- Os contratos e demais instrumentos jurídicos necessários para abrir e para a editora funcionar.
- Que profissionais atuam na área e que tipo de atividade desenvolvem.
- A diferença entre publicar ficção e não ficção, livros infantis e livros adultos, livros de autores nacionais e livros traduzidos, em termos de produção editorial, de construção de catálogo e de implicações práticas no dia a dia da editora.
- Os canais de vendas que mais têm a ver com cada linha editorial.
- A divulgação dos livros para cada tipo de canal e de linha editorial.
- Como preparar o terreno para crescer desde a abertura da editora.
FACILITADORA
Profa. Lizandra Magon de Almeida
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, tem especialização em Gestão do Conhecimento pelo SENAC-SP. É proprietária da Pólen Editorial desde 2001, empresa criada como um bureau de prestação de serviços editoriais, que atendeu editoras como Publifolha, Summus, Larousse, Globo, entre outras. A partir de 2014, a empresa se tornou editora, hoje Jandaíra, e já tem mais de 80 títulos publicados, incluindo a Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro. Também é tradutora de inglês e espanhol, e integrou a equipe de tradução do jornal El País Brasil por três anos. Hoje também faz parte da equipe da Qura Editora, que edita as revistas HSM Management e MIT Sloan Management Review Brasil, voltadas à gestão de negócios e à tecnologia, e atua como subeditora e diretora de operações. É também vice-presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre).
MÉTODO DE APRENDIZAGEM
Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.
Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.
CARGA HORÁRIA
16 horas
DATAS E HORÁRIOS
De 22 de fevereiro a 17 de março de 2021 (segundas e quartas).
Horário das aulas: 19h às 21h.
Aula 1 – 22/02/2021
Que livros quero publicar?
Aula 2 – 24/01/2021
Que público quero atender?
Aula 3 – 01/03/2021
Os requisitos para abrir uma editora
Aula 4 – 03/03/2021
Linhas editoriais e relacionamento com autores
Aula 5 – 08/03/2021
Canais de vendas, divulgação e marketing
Aula 6 – 10/03/2021
Instituições do livro, grupos de apoio e colaboração
Aula 7 – 15/03/2021
Equipe e profissionais freelancers do mercado editorial
Aula 8 – 17/03/2021
Preparando o terreno para crescer
Bibliografia:
Sosnowski, Alice. Empreendedorismo para leigos. São Paulo: Alta Books, 2018.
Osterwalder, Alexander; Pigneur, Yves. Business model generation. São Paulo: Alta Books, 2016.
Epstein, Jason. O negócio do livro – Passado, presente e futuro do mercado editorial. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Yunus, Muhammad. O banqueiro dos pobres. São Paulo: Ática, 2008.
**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**