Promoção Conteúdo em Dobro – Casa Educação

Aproveite a oportunidade que a Casa Educação criou para você aprimorar seus conhecimentos nesse universo instigante que é o mercado editorial.

Como funciona:

Entre os dias 25 e 30 de novembro de 2020, na compra de um curso EAD você ganha outro. Basta você clicar no tema desejado, realizar a sua compra e escolher o segundo curso que deseja fazer gratuitamente.

Veja abaixo os cursos disponíveis e o regulamento da campanha.

Cursos disponíveis Promoção Conteúdo em Dobro:

Curso Formação do Editor de Livros – clique e saiba mais

Curso Como Editar Materiais Didáticos – clique e saiba mais

Curso Self-Publishing – clique e saiba mais

Curso Artes Gráficas – clique e saiba mais

Curso Projeto e Produção Editorial – clique e saiba mais

Curso Preparação e Revisão de Textos – clique e saiba mais

Curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino – clique e saiba mais

Curso Gestão Financeira para Editores – Conceitos básicos de finanças para não financeiros – clique e saiba mais

Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores – clique e saiba mais

Curso Neuroeducação – Neurociência Aplicada à Educação – clique e saiba mais

Curso Impactos da Covid-19 na Educação e na Produção de Materiais Didáticos – clique e saiba mais

Curso Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso – clique e saiba mais

Regulamento: Não estão disponíveis para escolha como cortesia o curso Formação do Editor de Livros e os MBAs. Campanha válida apenas para matrículas realizadas entre 25 e 30 de novembro de 2020.

Após realizar a compra, basta nos avisar qual curso escolheu para acesso gratuito pelo e-mail contato@casaeducacao.com.br ou whatsapp 11 97064-7001

 

Impactos da Covid-19 na Educação e na Produção de Materiais Didáticos | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Os Impactos da Covid-19 na Educação e o Futuro do Material Didático tem como objetivo central abordar as consequências da pandemia do coronavírus para as escolas e editoras de materiais didáticos, de uma perspectiva brasileira, e, a partir daí, situá-las dentro de alterações mais profundas que vêm ocorrendo na Educação. O novo cenário escolar, ainda incerto, aponta para que o chamado “novo normal” traga consigo uma série de mudanças de metodologias dentro da sala de aula, bem como sua reconfiguração em direção a um modelo híbrido entre o presencial e o remoto. Essas alterações impactam diretamente a construção e apropriação dos materiais didáticos.

Este curso on-line e ao vivo, com 14 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo o contexto complexo em que estamos inseridos e como este impacta nos livros com aplicação escolar, sejam eles impressos ou parte de estratégias digitais mais amplas.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender como a pandemia do covid-19 impactou e vem impactando no dia a dia escolar, seja no ensino público, seja no ensino particular.
  • Compreender o quanto o contexto atual exige novas metodologias para a prática dentro de sala de aula, tanto na transição para o ensino remoto, seja no futuro híbrido presencial e à distância.
  • Compreender como estão desenhados hoje os principais materiais didáticos disponibilizados pelas editoras e sistemas de ensino, pensando em chaves para sua modificação.
  • Pensar de modo criativo o quanto a pandemia passa a exigir a produção de novos materiais didáticos que levem em conta essas modificações anunciadas para sua aplicação pedagógica.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Divulgadores comerciais
  • Professores
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • As consequências da COVID-19 na educação e as tendências para o futuro da prática educacional.
  • Primeiras respostas das escolas e melhores práticas identificadas.
  • Os problemas da transição das aulas presenciais para as digitais.
  • A metodologia da sala de aula invertida como processo-chave para o aprendizado on-line ou semipresencial.
  • O conceito da aprendizagem por projetos e sua aplicação nos diferentes segmentos educacionais.
  • As inadequações dos materiais didáticos, destacadas pela educação a distância.
  • EAD e ensino remoto emergencial: a diferença irrelevante.
  • O desenvolvimento de trilhas de aprendizagem para uso de professores e alunos, no processo de aprendizagem digital ou blended.
  • Uso de estratégias de gamificação em conteúdos educacionais.
  • Processos de roteirização de conteúdos e objetos de aprendizagem.
  • Planejamento de conteúdos flexíveis e orientação de professores e alunos em seu uso.
  • Novas possibilidades de conteúdo e caminhos para pesquisa.

FACILITADORA

Profa. Milena Steger

Milena Steger é cofundadora da Merit Consultoria. Designer instrucional e pedagoga pós-graduada em gestão escolar e gestão de projetos (Fundação Getulio Vargas), é gestora pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de desenvolver projetos para educação a distância.

A facilitadora trará outros especialistas na área para desenvolver partes do curso.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas que os alunos podem assistir no horário que desejarem e quantas vezes quiserem.

As aulas ficarão disponíveis por 60 dias a contar da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

14 horas

AULAS

Aula 1 

A nova realidade da educação: o papel da escola e suas dificuldades no meio digital

Aula 2 

Sala de aula invertida: a educação a distância que não é e-learning

Aula 3 

Aprendizagem por projetos: a zona proximal e a prática do aprendizado

Aula 4 

Camisas de força e superficialidade: as críticas aos conteúdos didáticos atuais

Aula 5 

Trilhas de aprendizagem: mesclando conteúdos próprios e de terceiros

Aula 6 

Gamificação e roteiros: a educação fora da estante

Aula 7 

Futurologia pragmática: os novos materiais didáticos e sua comercialização

Bibliografia:

AMCO. AMCO’S Global Online Seminar. Flipped Classroom. Palestras e conteúdos disponíveis em ambiente fechado. Acesso em Agosto de 2020.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base)

BEHAR, PATRICIA ALEJANDRA. O Ensino remoto emergencial e a educação a distância. Disponível em https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em 16/08/2020.

CHAIKLIN, SETH. The zone of proximal development in Vygotsky’s analysis of learning and instruction. In: Kozulin, A., Gindis, B., Ageyev, V., Miller, S. (2003). Vygotsky’s educational theory and practice in cultural context. Cambridge: Cambridge University Press.

JOYE, C.R., MOREIRA, M.M., ROCHA, S.S.D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e521974299, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299/3757. Acesso em 16/08/2020.

NATIONAL POST, Kyle Hiebert. In the COVID-19 world, open source textbooks are the way of the future. (Disponível em https://nationalpost.com/opinion/kyle-hiebert-in-the-covid-19-world-open-source-textbooks-are-the-way-of-the-future. Acesso em 16/8/2020.)

PEARSON. The global learner survey. Agosto de 2020. Documento de uso privado.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 3 de novembro de 2020
Comments are off

Curso Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso | EAD AO VIVO

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível começar a escrever o seu Trabalho de Conclusão de Curso — o que contempla, a escolha do tema, a definição dos objetivos e a escrita da justificativa.

Este curso tem ainda como objetivo apresentar um panorama atual dos tipos e modalidades de Trabalhos de Conclusão de Curso, que variam de acordo com a Titulação oferecida, evidenciar suas particularidades, bem como elucidar sobre o papel do orientador de Trabalho de Conclusão de Curso no processo.

Abordará, também a questão da padronização e das formalidades que envolvem a conclusão dos diferentes tipos de cursos.

O curso tem duração de 12 horas, nas quais o aluno vai, além de aproveitar os conceitos, ter a oportunidade de montar um esboço do seu TCC a partir de um template.

A QUEM SE DESTINA

  • Estudantes de pós graduação em preparação para a elaboração do TCC.

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

– Qual é a função do TCC.

– Quais são os tipos de Trabalho de Conclusão de Curso exigidos no Brasil.

– As novas modalidades de apresentação.

– Partes do TCC.

– Estratégias para a definição dos objetivos e escrita da justificativa.

– O orientador de TCC e seu papel.

– Tipos de padronização.

– Dicas de padronização ABNT.

– Diferentes formalidades de apresentação de TCC.

SOBRE AS FACILITADORAS

Profa. Mariana Milani

Psicologia UNIP, MBA em Gestão de Pessoas BSP.

Especialização em Psicologia Positiva PUCRS, Psicologia Jurídica PUC SP e em Neuropsicologia da Memória EINSTEIN.

Gestão de Projetos FGV, Gestão Ágil de Projetos Alura.

Gestão da Inovação BSP, Design Thinking BSP.

Certificada em Assessment TTI Success Insights (DISC, QE, MOTIVADORES, COMPETÊNCIAS e AXIOLOGIA).

Sócia da Prólogo Academy — Desenvolvimento Humano Saudável e Pleno. Consultora e Docente em Processos Editoriais e Gestão de Pessoas. Atuou em produção editorial impressa e digital nas editoras Atual e FTD. Especializada em Gestão de Pessoas e em Tecnologia Educacional desde 1993. Professora desde 1985.

Profa. Izabel Castilho

Graduada em Pedagogia — Gestão Escolar e Pós graduanda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela PUC-RS.

PEI — Programa de Enriquecimento Instrumental — Mediação Pedagógica de Reuven Feuerstein — SENAC-SP.

Prática Pedagógica para cursos Estruturados com base em Competências desde 1993 — SENAI-SP.

Sócia da Prólogo Academy — Desenvolvimento Humano Saudável e Pleno. Coordenadora Pedagógica no SENAI — Artes Gráficas. É especializada em Gestão Escolar — Ensino Fundamental. Consultora pedagógica em Tecnologia Aplicada à Educação. É docente no Ensino Superior em Tecnologia Aplicada à Educação.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

12 horas

DATAS E HORÁRIOS

De 9 de novembro a 14 de dezembro de 2020 (segundas-feiras).

Horário das aulas: 19h às 21h.

Aula 1 – 09/11/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: tipos. Panorama atual.

Aula 2 – 16/11/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: Estrutura.

Aula 3 – 23/11/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: Estrutura.

Aula 4 – 30/11/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: o que deve constar.

Aula 5 – 07/12/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: o que deve constar.

Aula 6 – 14/12/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: o que não pode faltar.

CARGA HORÁRIA

12 horas

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 31 de outubro de 2020
Comments are off

Curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino | EAD

SOBRE O CURSO

O curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como foi o processo de sua aprovação e como ela impacta, no dia a dia, no trabalho de autores, editores, assessores pedagógicos, professores e demais profissionais que atuam no mercado editorial no desenvolvimento das obras, aplicação, assessoria pedagógica ou comercialização de livros didáticos, de literatura infantojuvenil e sistemas de ensino.

Este curso com 14 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender a BNCC: como surge, sua função, sua organização, competências e habilidades.
  • Compreender o quanto a BNCC impacta nos materiais didáticos e de literatura na Educação Infantil.
  • Compreender, de modo teórico e prático, o impacto da BNCC nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciência Humanas.
  • Entender o impacto da BNCC na criação do Novo Ensino Médio e, consequentemente, na criação e aplicação pedagógica de seus materiais didáticos.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Divulgadores comerciais
  • Professores
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • O que é a BNCC: histórico, objetivos do documento, sua estrutura.
  • O que são competências e habilidades e a progressão que estrutura a BNCC.
  • A estrutura da Educação Infantil: campos de experiência, objetivos de aprendizagem, síntese de aprendizagem.
  • A estrutura do Ensino Fundamental: nova nomenclatura, organização das áreas do conhecimento, progressão das habilidades.
  • A área de linguagem: sua competência, os componentes curriculares presentes nesta área, a progressão das habilidades. O novo olhar para o ensino de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.
  • A área de Matemática: sua competência, o novo olhar para o ensino de Matemática, progressão das habilidades.
  • A área de Ciências da Natureza: sua competência, o novo olhar para o ensino de Ciências, progressão das habilidades.
  • A área de Ciências Humanas: sua competência, os componentes curriculares presentes na área, a progressão das habilidades, o novo olhar para o ensino de Geografia, História e Ensino Religioso.
  • O novo Ensino Médio: sua estrutura, a organização das áreas, o que oferecer, os componentes curriculares, a composição da carga horária.

FACILITADORA

Profa. Msc. Tatiana Pita

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

​Aulas gravadas que os alunos podem assistir no horário que desejarem e quantas vezes quiserem.

As aulas ficarão disponíveis por 60 dias a contar da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

14 horas

AULAS

Aula 1

BNCC: o que é, como surge, sua função, sua organização, competências e

habilidades.

Aula 2

BNCC e a Educação Infantil

Aula 3

Área Linguagens

Aula 4

Área Matemática

Aula 5 

Área de Ciências da Natureza

Aula 6

Área de Ciências Humanas

Aula 7

Ensino Médio

​**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 21 de outubro de 2020
Comments are off

Curso Projeto e Produção Editorial | EAD ao Vivo

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

Projeto e Produção Editorial é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível escolher e montar um Projeto Editorial na prática — o que contempla; sua importância como primeiro passo no desenvolvimento de uma nova editora, ou no reposicionamento de uma pré-existente; sua criação e uso como bússola de cumprimento de metas ou de mudança de rumos; como preparatório para o estabelecimento da produção editorial; cases de sucesso. Contempla ainda a apresentação e encadeamento das etapas que envolvem a Produção Editorial do livro – da prospecção até a comercialização do título, no formato impresso e e-book; os profissionais dessas etapas e a correlação e fluxo do trabalho entre eles; a importância do controle do processo todo pela editora.

Este curso tem ainda como objetivo apresentar um panorama histórico e prático da trajetória e da estruturação do mercado editorial brasileiro até os dias de hoje, abrindo a possibilidade de escolhas de atuação ao editor. Desafios; crises; cases marcantes; grandes mudanças: suas causas e efeitos; quedas e recuperação; profissionalização da indústria ao longo dos anos; o futuro e os novos caminhos: um mundo a ser pensado e repensado para o livro.

O curso tem duração de 20 horas, nas quais o aluno vai, além de aproveitar os conceitos, ter a oportunidade de montar um exercício como parte do workshop final.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Alunos de cursos de editoração
  • Alunos de cursos de letras
  • Preparadores
  • Revisores
  • Designers gráficos
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

 

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Um panorama do mercado editorial brasileiro até a atualidade – seus desafios e caminhos.
  • A importância do projeto editorial como primeiro passo na formação de uma editora e sua montagem.
  • Prospecção dos títulos: ficção e não ficção – diferentes gêneros: gatilhos externos e oportunidades de temas.
  • A equação: mercado x oportunidade e a importância da pesquisa como elemento fundamental no estabelecimento da linha editorial – nichos de mercado; como e onde pesquisar.
  • Oportunidades para as pequenas editoras – modelos e cases.
  • Editoras de self publishing – a escolha por livros impressos, digitais ou modelos mistos.
  • A importância da definição das ferramentas do marketing digital e parcerias de divulgação já na elaboração do plano editorial.
  • Modelos possíveis de comercialização para pequenas editoras.
  • A produção do livro de ficção e de não ficção: diferenças e papel do editor em cada uma delas.
  • O passo a passo da sequência das etapas de produção editorial – importância do controle dessa cadeia.
  • Exercícios práticos de fases da produção do livro.
  • Quais fases podem ser terceirizadas, quais não.
  • O recebimento de manuscritos: critérios de seleção e tipos de negociação.
  • O papel do parecerista externo.
  • Definição do formato físico e editorial.
  • Quando usar um revisor técnico.
  • A “engenharia de produção”: escolha do papel, da cor, de imagens, o briefing e critérios de definição da capa.
  • Fechamento de arquivo.
  • DA: pagamento do autor e/ou agente literário.

 

Profa. Sandra Espilotro

Bacharel, pós-graduada e mestre pela Universidade de São Paulo. É editora; sócia e editora da e-galáxia (www.e-galaxia.com.br); professora regular de cursos de MBA em Book Publishing e Formação do Editor (2016-); orientadora de escrita; parecerista de obras; membro da diretoria da UBE (União Brasileira de Escritores) (2018-) e da CPCLP (Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, da CBL ( Câmara Brasileira do Livro) (2016-); sócia da Veredas Consultoria Editorial – atuando na proposição e construção de projetos inovadores na área de cultura em geral (como feiras, mostras, bienais, eventos  etc.) e na área editorial. Diretora-geral de Globo Livros para ficção e não ficção, de obras nacionais e internacionais (1989-2011); prospectou e adquiriu direitos de livros nas principais feiras internacionais de livros (como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America) por 23 anos; Diretora Editorial para Mercado Internacional na Editora Nova Fronteira/Ediouro (2011-2014); jurada e curadora do Prêmio São Paulo de Literatura (2013-2017); jurada do Prêmio Guaracuí de Melhor Conto de Registro (SP) (2019); curadora para obras inéditas da Nova Revista Cultura (2018- 2019).

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

20 horas

DATAS E HORÁRIOS

De 14 de novembro a 12 de dezembro de 2020 (sábados).

Horário das aulas: 9h às 13h.

Aula 1 – 14/11/2020

História e Panorama do Mercado Editorial

Aula 2 – 21/11/2020

Projeto Editorial

Aula 3 – 28/11/2020

Produção Editorial

Aula 4 – 05/12/2020

Produção Editorial

Aula 5 – 12/12/2020

Projeto Editorial: workshop

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 17 de outubro de 2020
Comments are off

Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais Formação para Editores e Professores | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o conceito de Avaliação à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendendo a importância do desenvolvimento de competências e habilidades para a formação integral do aluno. Conhecer e aplicar técnicas de elaboração de instrumentos variados de avaliação e registros avaliativos.

Contribuir para que editores de livros didáticos e sistemas de ensino utilizem instrumentos avaliativos eficazes que contribuam com o processo de aprendizagem. Conhecer e utilizar novas práticas avaliativas em sala e em plataformas digitais.

Este curso on-line e ao vivo, com 12 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Avaliar e saber o que é avaliar: olhar para as habilidades e competências propostas pela BNCC.
  • Compreender a função da avaliação dentro do planejamento: as aulas presenciais e virtuais.
  • Planejar, fazer e rever.
  • Avaliar no espaço virtual.
  • Analisar instrumentos avaliativos: presenciais e virtuais.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Professores
  • Autores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.
  • Avalição quantitativa e qualitativa.
  • Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.
  • Elaborando instrumentos avaliativos.
  • Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

FACILITADORA

Professora responsável: Profa Me Tatiana Pita

Formação: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

12 horas

DATAS E HORÁRIOS

De 4 de novembro a 9 de dezembro de 2020 (quartas)

Aula 1 – 04/11/2020

Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.

Aula 2 – 11/11/2020

Avalição quantitativa e qualitativa.

Aula 3 – 18/11/2020

Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.

Aula 4 – 25/11/2020

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 5 – 02/12/2020

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 6 – 09/12/2020

Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

Bibliografia de apoio

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base).

Boas, Benigna Maria de Freitas Villas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, Papirus, 2004.

Demo, Pedro. Avaliação: para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo, Criarp, 2006.

Hoffmann, Jussara. Avaliação: mito e desafio. 30ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2001.

Perrenoud, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – Entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1999.

Gestão Financeira para Editores – Conceitos básicos de finanças para não financeiros | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Gestão Financeira para Editores – Conceitos básicos de finanças para não financeiros, oferece o conhecimento necessário para que o profissional que não é da área de finanças entenda conceitos e análises dos principais relatórios contábeis/financeiros, bem como fazer projeções e estimativas relacionadas aos custos e a formação do preço de venda do livro.

Este curso on-line e com 16 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre como é importante a participação do profissional editorial na sustentabilidade dos projetos editoriais.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender para quem se destina e quais são as principais finalidades das demonstrações contábeis/financeiras;
  • Compreender o conceito e analisar as principais demonstrações contábeis/financeiras (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado e Fluxo de Caixa);
  • Entender e praticar a formação de preço dos livros;
  • Compreender conceitos de orçamento e controle de receitas, custos e despesas.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Divulgadores comerciais
  • Professores
  • Autores
  • Empreendedores
  • Demais profissionais da cadeia editorial

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • A quem se destina e quais são as principais finalidades das demonstrações contábeis/financeiras;
  • O que é, como é a estrutura e como analisar o Balanço Patrimonial (BP);
  • O que é, como é a estrutura e como analisar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE/P&L);
  • O que é e como interpretar o Fluxo de Caixa (DFC);
  • Estruturar o preço de venda do livro e elaborar uma apresentação;
  • Conceitos de orçamento e controle de receitas, custos e despesas.

FACILITADORA

Profa. Fernanda Altieri

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Controladoria pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Tem experiência de aproximadamente 10 anos na área de controladoria de editoras de edições gerais, didáticos, sistema de ensino e plataforma digital.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/fernanda-d-67a37333

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas que os alunos podem assistir no horário que desejarem e quantas vezes quiserem.

CARGA HORÁRIA

16 horas

AULAS

Aula 1

Quem são os interessados nas demonstrações financeiras/contábeis, quais as principais finalidades dessas demonstrações.

Introdução aos conceitos do balanço patrimonial.

Aula 2

Principais análises do balanço patrimonial.

Aula 3

Introdução ao conceito de DRE/P&L.

Aula 4

Principais análises da DRE/P& L.

Aula 5

Introdução ao conceito de Fluxo de Caixa.

Aula 6

Como interpretar/dicas sobre Fluxo de Caixa.

Aula 7

Conceitos de definição de Preço e proposta de um desafio onde o aluno irá se preparar para fazer uma simulação de apresentação de um projeto para o comitê de gestão da editora.

Aula 8

Orçamento, controle de receitas, custos e despesas.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

Podcasts, Audiolivros e Livros Digitais | EAD

O curso Podcasts, Audiolivros e Livros Digitais tem como objetivo central oferecer aos profissionais das áreas editorial, comunicação e outras áreas correlacionadas as informações necessárias para compreender como estão estruturados os novos negócios editoriais dos livros digitais, audiolivros e podcasts e como esses produtos e serviços são produzidos.

Este curso on-line e ao vivo, com 20 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial, comunicação e da educação, nos dias de hoje, conhecer os novos suportes editoriais digitais, de modo a se atualizar, aproveitar novas oportunidades de negócios e até mesmo migrar para o universo digital.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender melhor como estão estruturados, do ponto de vista editorial e comercial, os livros digitais, os audiolivros e os podcasts.
  • Compreender como esses novos produtos e serviços editoriais são produzidos e comercializados e como atuar nesses segmentos.
  • Ter uma visão global das oportunidades do mercado editorial digital.
  • Atualizar-se profissionalmente e capacitar-se para atuar nessas áreas.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Profissionais das áreas de comunicação e educação
  • Produtores de conteúdo de diversas áreas para o universo digital
  • Interessados em ingressar no mercado editorial no ramo digital

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • O contexto histórico dos livros digitais e audiolivros.
  • Modelos de negócio para conteúdos digitais.
  • E-books: dos cuidados na edição até as escolhas estratégicas.
  • E-book e a autopublicação.
  • Audiolivros: o mercado brasileiro e internacional.
  • O editor e o audiolivro.
  • Marketing de conteúdo e o podcast.
  • Como criar seu podcast: da pauta ao upload.

FACILITADOR

Prof. Fabio Uehara

Em sua trajetória profissional, passou pelos segmentos de varejo, publicidade, webdesign e, cerca de 15 anos atrás, entrou no mercado editorial. De vendedor na Bienal do Livro pela Companhia das Letras, passou a produtor gráfico, tornou-se diretor de arte e mais tarde criou o departamento digital da editora, um dos pioneiros no mercado brasileiro, sendo responsável pelas áreas de e-commercee-books, audiolivros e afins. Atuou também como Coordenador de Novos Negócios da HarperCollins Brasil. E atualmente é diretor de aquisição de conteúdo da Tocalivros.

Foi o responsável pela criação da Rádio Companhia, um dos podcasts pioneiros do mercado editorial, atuando como apresentador e produtor. Criou o podcast Lanterna de Papel e é também o apresentador do podcast do PublishNews. É também designer, fotógrafo e criador de booktrailers.

instagram.com/fauehara

youtube.com/fauehara

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

20 horas

AULAS

Aula 1

O mercado editorial atual e os formatos digitais

Aula 2

e-book — o contexto histórico e o mercado atual

Aula 3

e-book — a produção e as possibilidades

Aula 4

e-book — o marketing e a autopublicação

Aula 5

O audiolivro — o contexto histórico e o mercado

Aula 6

O audiolivro — e os modelos de negócio e a produção

Aula 7

O audiolivro — as escolhas, os desafios e experimentando

Aula 8

Marketing de Conteúdo e o podcast como ferramenta

Aula 9

podcast — do conceito ao upload

Aula 10

Estudos de casos: Editando, cortando, contando histórias

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

Curso de Formação de Editor de Livros | EAD ao Vivo

CURSO:
Formação de Editor de Livros | EAD ao Vivo

INÍCIO DAS AULAS:
Imediato

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: EAD.

 SOBRE O CURSO

 

Criar uma editora é algo relativamente simples. Existem poucas barreiras de entrada. Sendo você um profissional da área, tendo uma boa ideia, uma quantidade pequena de recursos e algum conhecimento em marketing, você já está apto a abrir uma editora.

Mas a facilidade com que se abre uma editora esconde uma grande armadilha: a enorme complexidade de toda uma cadeia, que exige dos profissionais uma série de conhecimentos diversos que são necessários para atuar com sucesso neste mercado.

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado – responsáveis por colocar centenas de livros na lista dos mais vendidos, criar editoras e ocupar posições executivas em algumas das maiores editoras do Brasil – o Curso Formação do Editor de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua editora, ou estágio em que se encontra sua carreira.

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a edição de texto, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, a capa, o projeto gráfico, marketing e vendas, acompanhamento financeiro, dentre muitos outros assuntos que serão discutidos em aulas ao vivo, onde será possível interagir com os professores em tempo real.

O mercado de livros é um negócio extremamente prazeroso. O objetivo do curso é tornar o caminho das editoras mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

OBJETIVO

O Curso de Formação do Editor de Livros está em sua décima turma e pretende atualizar de forma rápida e dinâmica os profissionais que já atuam na área editorial, os que desejam migrar para a área de edição ou os novos entrantes de outras áreas.

O curso é voltado a quem trabalha no mercado editorial e a quem deseja atuar, seja em editoras existentes, seja criando novos negócios editoriais. O curso de Formação de Editores prioriza a formação para o mercado de trabalho, levando em conta as modificações que vêm ocorrendo atualmente, por meio da curadoria de professores que atuam no mercado e são representativos nos setores em que atuam. O curso da Casa Educação leva em conta movimentos atuais, como o surgimento de novos negócios editoriais independentes, audiolivro, e-book, marketing digital, clubes de livro, crowdfunding, além de ter forte orientação para a produção editorial. A riqueza da proposta está na combinação de nomes e olhares para o mercado editorial e a combinação entre teoria e prática, cobrindo toda a cadeia editorial.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.

Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, até 30 dias após o término do curso.

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELO PARTICIPANTE DO CURSO

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a construção do seu projeto editorial, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, o projeto gráfico, finanças, marketing, vendas e distribuição, visões sobre o mercado.

DATAS, HORÁRIOS E CARGA HORÁRIA

Início das aulas: Imediato.

Término das aulas: 23 de março de 2021.

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: EAD.

Plataforma de transmissão: Google Meet.

Carga horária total: 64 horas.

CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Editar Livros Hoje e Perspectivas Futuras
  • Construção do Projeto Editorial
  • Edição de Textos
  • Produção Editorial
  • Panorama Geral do Mercado
  • Artes Gráficas, Design Editorial
  • Planejamento e Controle Editorial
  • Área Comercial: Vendas e Distribuição
  • Finanças para Editores
  • Como Laçar e Lançar Best-sellers
  • Mercado Internacional (Prospecção e Agenciamento)
  • Novos Modelos de Negócios: Editoras Independentes
  • O Editor de Livros Didáticos e Sistemas de Ensino, Livros Universitários e CTP
  • Novos Modelos de Negócios: Clubes de Assinaturas
  • Metadados
  • Crowdfunding
  • Direitos Autorais
  • Marketing Digital e Conteúdo para Mídias Sociais
  • Mundo Digital: E-books, Autopublicação, Audiobooks e Podcasts
 PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO MERCADO

Os profissionais convidados para as aulas do Curso de Formação do Editor são alguns dos profissionais que ministram aulas no MBA de Book Publishing, como Beatriz Reingenheim, Cassiano Elek Machado, Fabio Uehara, Fernanda Altieri, Gabriela Dias, Gustavo Martins de Almeida, Lilian Gaspari, Lizandra Magon, Márcia Signorini, Marcio Coelho, Paulo Verano, Renata Nakano, Sandra Espilotro e Wilma Moura.

2 de fevereiro de 2018
Comments are off

Preparação e Revisão de Textos | EAD

 SOBRE O CURSO

O curso Preparação e Revisão de Textos, oferece todo o conhecimento necessário para que o participante, ingressante se torne um profissional de texto, ou os profissionais já atuantes, possam aperfeiçoar suas técnicas.

Este curso envolverá os alunos em uma discussão das decisões que um editor experiente toma na preparação de um manuscrito para publicação.

 OBJETIVO

DESENVOLVER PROFISSIONAIS DE TEXTO – REVISORES E PREPARADORES – PARA QUE ESTEJAM APTOS A:

  • Trabalhar de acordo com as melhores práticas de mercado.
  • Preparar e revisar textos de diversos gêneros, com graus de complexidade variados.
 A QUEM SE DESTINA
  • Preparadores de texto
  • Copidesques
  • Revisores
  • Editores
  • Tradutores
  • Autores
  • Interessados em ingressar no mercado editorial
 CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Aspectos gerais sobre o objeto “livro” (histórico, estrutura básica, partes essenciais e acessórias, acabamentos.
  • As principais fases da produção editorial.
  • Quem são os profissionais encarregados do texto e o que fazem.
  • Qual é a abrangência e quais os limites das interferências a serem feitas num texto.
  • O que é um bom texto, como reconhecê-lo e como construí-lo.
  • Questões básicas de redação.
  • Os protocolos de interferência em textos a serem negociados com autores/editores.
  • As peculiaridades dos diversos tipos textuais que determinam o modo de intervenção no texto.
  • Principais atribuições de preparadores e revisores.
  • Marcas padronizadas de preparação e revisão de texto.
  • Análise de exemplos autênticos de preparação e revisão de textos de gêneros e tipos diversos.
  • Exercícios práticos de preparação e revisão de textos de gêneros e tipos diversos.
  • Boas práticas para enfrentar urgências no trabalho.
 FACILITADORA

Wilma Moura

Licenciada em Filosofia e Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional, acabou desenvolvendo toda a sua longa vida profissional no trato com o texto, principalmente os de caráter educacional, em todos os segmentos da educação básica. Trabalhou nas editoras Abril, Ática e Macmillan, além de prestar assessoria para as editoras Scipione, Atual, FTD, Moderna e Positivo. Exerceu praticamente todas as funções ligadas à área editorial: foi revisora, preparadora, copidesque, redatora, editora, coordenadora de área, gerente editorial e de produção, autora.  Contribuiu para a formação de profissionais do livro, ministrando diversos cursos de redação nas editoras em que trabalhou e de edição de livros didáticos da Universidade do Livro da Unesp. Publicou, em 2017, em coautoria com Chico Moura, o livro Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem, pela Companhia das Letras.

 INFORMAÇÕES ADICIOAIS

INÍCIO DAS AULAS:
Imediato – aulas gravadas

CARGA HORÁRIA:
24 horas

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

3 de fevereiro de 2018
Comments are off