Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais Formação para Editores e Professores | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o conceito de Avaliação à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendendo a importância do desenvolvimento de competências e habilidades para a formação integral do aluno. Conhecer e aplicar técnicas de elaboração de instrumentos variados de avaliação e registros avaliativos.

Contribuir para que editores de livros didáticos e sistemas de ensino utilizem instrumentos avaliativos eficazes que contribuam com o processo de aprendizagem. Conhecer e utilizar novas práticas avaliativas em sala e em plataformas digitais.

Este curso on-line e ao vivo, com 12 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Avaliar e saber o que é avaliar: olhar para as habilidades e competências propostas pela BNCC.
  • Compreender a função da avaliação dentro do planejamento: as aulas presenciais e virtuais.
  • Planejar, fazer e rever.
  • Avaliar no espaço virtual.
  • Analisar instrumentos avaliativos: presenciais e virtuais.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Professores
  • Autores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.
  • Avalição quantitativa e qualitativa.
  • Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.
  • Elaborando instrumentos avaliativos.
  • Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

FACILITADORA

Professora responsável: Profa Me Tatiana Pita

Formação: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

12 horas

DATAS E HORÁRIOS

De 4 de novembro a 9 de dezembro de 2020 (quartas)

Aula 1 – 04/11/2020

Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.

Aula 2 – 11/11/2020

Avalição quantitativa e qualitativa.

Aula 3 – 18/11/2020

Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.

Aula 4 – 25/11/2020

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 5 – 02/12/2020

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 6 – 09/12/2020

Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

Bibliografia de apoio

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base).

Boas, Benigna Maria de Freitas Villas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, Papirus, 2004.

Demo, Pedro. Avaliação: para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo, Criarp, 2006.

Hoffmann, Jussara. Avaliação: mito e desafio. 30ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2001.

Perrenoud, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – Entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1999.

Gestão Financeira para Editores – Conceitos básicos de finanças para não financeiros | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Gestão Financeira para Editores – Conceitos básicos de finanças para não financeiros, oferece o conhecimento necessário para que o profissional que não é da área de finanças entenda conceitos e análises dos principais relatórios contábeis/financeiros, bem como fazer projeções e estimativas relacionadas aos custos e a formação do preço de venda do livro.

Este curso on-line e ao vivo, com 20 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre como é importante a participação do profissional editorial na sustentabilidade dos projetos editoriais.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender para quem se destina e quais são as principais finalidades das demonstrações contábeis/financeiras;
  • Compreender o conceito e analisar as principais demonstrações contábeis/financeiras (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado e Fluxo de Caixa);
  • Entender e praticar a formação de preço dos livros;
  • Compreender conceitos de orçamento e controle de receitas, custos e despesas.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Divulgadores comerciais
  • Professores
  • Autores
  • Empreendedores
  • Demais profissionais da cadeia editorial

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • A quem se destina e quais são as principais finalidades das demonstrações contábeis/financeiras;
  • O que é, como é a estrutura e como analisar o Balanço Patrimonial (BP);
  • O que é, como é a estrutura e como analisar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE/P&L);
  • O que é e como interpretar o Fluxo de Caixa (DFC);
  • Estruturar o preço de venda do livro e elaborar uma apresentação;
  • Conceitos de orçamento e controle de receitas, custos e despesas.

FACILITADORA

Profa. Fernanda Altieri

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Controladoria pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Tem experiência de aproximadamente 10 anos na área de controladoria de editoras de edições gerais, didáticos, sistema de ensino e plataforma digital.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/fernanda-d-67a37333

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravadas e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

20 horas

DATAS E HORÁRIOS

23 de setembro de 2020, 19:00 – a 28 de outubro de 2020, 21:15. (Segundas e quartas).

Horário das aulas: 19:00 às 21:15.

Aula 1 – 23/09/2020

Quem são os interessados nas demonstrações financeiras/contábeis, quais as principais finalidades dessas demonstrações.

Introdução aos conceitos do balanço patrimonial.

Aula 2 – 28/09/2020

Principais análises do balanço patrimonial.

Aula 3 – 30/09/2020

Introdução ao conceito de DRE/P&L.

Aula 4 – 05/10/2020

Principais análises da DRE/P& L.

Aula 5 – 07/10/2020

Introdução ao conceito de Fluxo de Caixa.

Aula 6 – 14/10/2020

Como interpretar/dicas sobre Fluxo de Caixa.

Aula 7 – 19/10/2020

Conceitos de definição de Preço e proposta de um desafio onde o aluno irá se preparar para fazer uma simulação de apresentação de um projeto para o comitê de gestão da editora.

Aula 8 – 21/10/2020

Orçamento, controle de receitas, custos e despesas.

Aula 9 – 26/10/2020

Apresentação dos desafios.

Aula 10 – 28/10/2020

Continuação das apresentações do desafio, discussões e encerramento.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

Impactos da Covid-19 na Educação e na Produção de Materiais Didáticos | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Os Impactos da Covid-19 na Educação e o Futuro do Material Didático tem como objetivo central abordar as consequências da pandemia do coronavírus para as escolas e editoras de materiais didáticos, de uma perspectiva brasileira, e, a partir daí, situá-las dentro de alterações mais profundas que vêm ocorrendo na Educação. O novo cenário escolar, ainda incerto, aponta para que o chamado “novo normal” traga consigo uma série de mudanças de metodologias dentro da sala de aula, bem como sua reconfiguração em direção a um modelo híbrido entre o presencial e o remoto. Essas alterações impactam diretamente a construção e apropriação dos materiais didáticos.

Este curso on-line e ao vivo, com 14 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo o contexto complexo em que estamos inseridos e como este impacta nos livros com aplicação escolar, sejam eles impressos ou parte de estratégias digitais mais amplas.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender como a pandemia do covid-19 impactou e vem impactando no dia a dia escolar, seja no ensino público, seja no ensino particular.
  • Compreender o quanto o contexto atual exige novas metodologias para a prática dentro de sala de aula, tanto na transição para o ensino remoto, seja no futuro híbrido presencial e à distância.
  • Compreender como estão desenhados hoje os principais materiais didáticos disponibilizados pelas editoras e sistemas de ensino, pensando em chaves para sua modificação.
  • Pensar de modo criativo o quanto a pandemia passa a exigir a produção de novos materiais didáticos que levem em conta essas modificações anunciadas para sua aplicação pedagógica.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Divulgadores comerciais
  • Professores
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • As consequências da COVID-19 na educação e as tendências para o futuro da prática educacional.
  • Primeiras respostas das escolas e melhores práticas identificadas.
  • Os problemas da transição das aulas presenciais para as digitais.
  • A metodologia da sala de aula invertida como processo-chave para o aprendizado on-line ou semipresencial.
  • O conceito da aprendizagem por projetos e sua aplicação nos diferentes segmentos educacionais.
  • As inadequações dos materiais didáticos, destacadas pela educação a distância.
  • EAD e ensino remoto emergencial: a diferença irrelevante.
  • O desenvolvimento de trilhas de aprendizagem para uso de professores e alunos, no processo de aprendizagem digital ou blended.
  • Uso de estratégias de gamificação em conteúdos educacionais.
  • Processos de roteirização de conteúdos e objetos de aprendizagem.
  • Planejamento de conteúdos flexíveis e orientação de professores e alunos em seu uso.
  • Novas possibilidades de conteúdo e caminhos para pesquisa.

FACILITADORA

Profa. Milena Steger

Milena Steger é cofundadora da Merit Consultoria. Designer instrucional e pedagoga pós-graduada em gestão escolar e gestão de projetos (Fundação Getulio Vargas), é gestora pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de desenvolver projetos para educação a distância.

A facilitadora trará outros especialistas na área para desenvolver partes do curso.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

14 horas

DATAS E HORÁRIOS

De 28 de setembro a 21 de outubro de 2020 (segundas e quartas)

Horário das aulas: 19:00 às 21:15.

Aula 1 – 28/09/2020

A nova realidade da educação: o papel da escola e suas dificuldades no meio digital

Aula 2 – 30/09/2020

Sala de aula invertida: a educação a distância que não é e-learning

Aula 3 – 05/10/2020

Aprendizagem por projetos: a zona proximal e a prática do aprendizado

Aula 4 – 07/10/2020

Camisas de força e superficialidade: as críticas aos conteúdos didáticos atuais

Aula 5 – 14/10/2020

Trilhas de aprendizagem: mesclando conteúdos próprios e de terceiros

Aula 6 – 19/10/2020

Gamificação e roteiros: a educação fora da estante

Aula 7 – 21/10/2020

Futurologia pragmática: os novos materiais didáticos e sua comercialização

Bibliografia:

AMCO. AMCO’S Global Online Seminar. Flipped Classroom. Palestras e conteúdos disponíveis em ambiente fechado. Acesso em Agosto de 2020.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base)

BEHAR, PATRICIA ALEJANDRA. O Ensino remoto emergencial e a educação a distância. Disponível em https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em 16/08/2020.

CHAIKLIN, SETH. The zone of proximal development in Vygotsky’s analysis of learning and instruction. In: Kozulin, A., Gindis, B., Ageyev, V., Miller, S. (2003). Vygotsky’s educational theory and practice in cultural context. Cambridge: Cambridge University Press.

JOYE, C.R., MOREIRA, M.M., ROCHA, S.S.D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e521974299, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299/3757. Acesso em 16/08/2020.

NATIONAL POST, Kyle Hiebert. In the COVID-19 world, open source textbooks are the way of the future. (Disponível em https://nationalpost.com/opinion/kyle-hiebert-in-the-covid-19-world-open-source-textbooks-are-the-way-of-the-future. Acesso em 16/8/2020.)

PEARSON. The global learner survey. Agosto de 2020. Documento de uso privado.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

Podcasts, Audiolivros e Livros Digitais | EAD

O curso Podcasts, Audiolivros e Livros Digitais tem como objetivo central oferecer aos profissionais das áreas editorial, comunicação e outras áreas correlacionadas as informações necessárias para compreender como estão estruturados os novos negócios editoriais dos livros digitais, audiolivros e podcasts e como esses produtos e serviços são produzidos.

Este curso on-line e ao vivo, com 20 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial, comunicação e da educação, nos dias de hoje, conhecer os novos suportes editoriais digitais, de modo a se atualizar, aproveitar novas oportunidades de negócios e até mesmo migrar para o universo digital.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender melhor como estão estruturados, do ponto de vista editorial e comercial, os livros digitais, os audiolivros e os podcasts.
  • Compreender como esses novos produtos e serviços editoriais são produzidos e comercializados e como atuar nesses segmentos.
  • Ter uma visão global das oportunidades do mercado editorial digital.
  • Atualizar-se profissionalmente e capacitar-se para atuar nessas áreas.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Profissionais das áreas de comunicação e educação
  • Produtores de conteúdo de diversas áreas para o universo digital
  • Interessados em ingressar no mercado editorial no ramo digital

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • O contexto histórico dos livros digitais e audiolivros.
  • Modelos de negócio para conteúdos digitais.
  • E-books: dos cuidados na edição até as escolhas estratégicas.
  • E-book e a autopublicação.
  • Audiolivros: o mercado brasileiro e internacional.
  • O editor e o audiolivro.
  • Marketing de conteúdo e o podcast.
  • Como criar seu podcast: da pauta ao upload.

FACILITADOR

Prof. Fabio Uehara

Em sua trajetória profissional, passou pelos segmentos de varejo, publicidade, webdesign e, cerca de 15 anos atrás, entrou no mercado editorial. De vendedor na Bienal do Livro pela Companhia das Letras, passou a produtor gráfico, tornou-se diretor de arte e mais tarde criou o departamento digital da editora, um dos pioneiros no mercado brasileiro, sendo responsável pelas áreas de e-commercee-books, audiolivros e afins. Atuou também como Coordenador de Novos Negócios da HarperCollins Brasil. E atualmente é diretor de aquisição de conteúdo da Tocalivros.

Foi o responsável pela criação da Rádio Companhia, um dos podcasts pioneiros do mercado editorial, atuando como apresentador e produtor. Criou o podcast Lanterna de Papel e é também o apresentador do podcast do PublishNews. É também designer, fotógrafo e criador de booktrailers.

instagram.com/fauehara

youtube.com/fauehara

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

20 horas

DATAS E HORÁRIOS

De 8 de outubro a 10 de novembro de 2020 (terças e quintas)

Aula 1 – 8/10/2020

O mercado editorial atual e os formatos digitais

Aula 2 – 13/10/2020

e-book — o contexto histórico e o mercado atual

Aula 3 – 15/10/2020

e-book — a produção e as possibilidades

Aula 4 – 20/10/2020

e-book — o marketing e a autopublicação

Aula 5 – 22/10/2020

O audiolivro — o contexto histórico e o mercado

Aula 6 – 27/10/2020

O audiolivro — e os modelos de negócio e a produção

Aula 7 – 29/10/2020

O audiolivro — as escolhas, os desafios e experimentando

Aula 8 – 03/11/2020

Marketing de Conteúdo e o podcast como ferramenta

Aula 9 – 05/11/2020

podcast — do conceito ao upload

Aula 10 – 10/11/2020

Estudos de casos: Editando, cortando, contando histórias

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO EM CURSO DE EXTENSÃO**

Curso de Formação de Editor de Livros | EAD ao Vivo

Data: início: 12 de novembro de 2020
em até 10 parcelas de R$190,00 (no cartão de crédito)
Valor total: R$1.900,00

CURSO:
Formação de Editor de Livros | EAD ao Vivo

INÍCIO DAS AULAS:
12 de novembro de 2020
Aulas às terças e quintas

HORÁRIO:
Das 19h às 21h20

CARGA HORÁRIA:
64 horas

EAD AO VIVO:
Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos via chat. O link de acesso ao curso será enviado ao e-mail cadastrado. As aulas ficarão disponíveis por um mês após o término do curso.

 SOBRE O CURSO

O curso de Formação do Editor está reformulado para atender as demandas de um mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação, que exige novas habilidades do editor de livros em todos os formatos.

Com disciplinas atualizadas que abordam temas que estão na ordem do dia nas casas editoriais, o curso está em sua décima edição, com professores e convidados que trarão aos alunos conceitos e vivências para auxiliar na trajetória no mercado.

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado – responsáveis por criar editoras importantes e que ocupam posições estratégicas em algumas das maiores editoras do Brasil – o curso Formação do Editor de Livros funciona como um guia atualizado para o mercado editorial. Não importando o tamanho da sua editora, ou estágio em que se encontra sua carreira.

OBJETIVO

O Curso de Formação do Editor pretende atualizar de forma rápida e dinâmica os profissionais que já atuam na área editorial, os que desejam migrar para a área de edição ou os novos entrantes de outras áreas.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online. Um facilitador transmite as perguntas e interações em tempo real.

Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, até 30 dias após o término do Curso.

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELO PARTICIPANTE DO CURSO

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a construção do seu projeto editorial, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, o projeto gráfico, finanças, marketing, vendas e distribuição, visões sobre o mercado.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Ambiente Virtual de Aprendizagem para interação, apresentação de trabalho e troca de conteúdo extracurriculares.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar.

CARGA HORÁRIA

64 horas, divididas em 32 aulas.

DATAS E HORÁRIOS

Início: 12 de novembro de 2020 – aulas às terças e quintas-feiras.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Editar Livros Hoje e Perspectivas Futuras
  • Construção do Projeto Editorial
  • Edição de Textos
  • Produção Editorial
  • Panorama Geral do Mercado
  • Artes Gráficas, Design Editorial
  • Planejamento e Controle Editorial
  • Área Comercial: Vendas e Distribuição
  • Finanças para Editores
  • Como Laçar e Lançar Best-sellers
  • Mercado Internacional (Prospecção e Agenciamento)
  • Novos Modelos de Negócios: Editoras Independentes
  • O Editor de Livros Didáticos e Sistemas de Ensino, Livros Universitários e CTP
  • Novos Modelos de Negócios: Clubes de Assinaturas
  • Metadados
  • Crowdfunding
  • Direitos Autorais
  • Marketing Digital e Conteúdo para Mídias Sociais
  • Mundo Digital: E-books, Autopublicação, Audiobooks e Podcasts
PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO MERCADO

Os profissionais convidados para as aulas do Curso de Formação do Editor são alguns dos profissionais que ministram aulas no MBA de Book Publishing, como Cassiano Elek Machado, Fabio Uehara, Lilian Gaspari, Marcio Coelho, Paulo Verano, Sandra Espilotro, Lizandra Magon, Wilma Moura, Renata Nakano e Fernanda Altieri.

2 de fevereiro de 2018
Comments are off

Preparação e Revisão de Textos | EAD

Data: Imediato
em até 10 parcelas de R$89,00 (no cartão de crédito)
Valor total: R$890,00

CURSO:
Preparação e Revisão de Textos | EAD

INÍCIO DAS AULAS:
Imediato

CARGA HORÁRIA:
24 horas

 SOBRE O CURSO

O curso Preparação e Revisão de Textos, oferece todo o conhecimento necessário para que o participante, ingressante se torne um profissional de texto, ou os profissionais já atuantes, possam aperfeiçoar suas técnicas.

Este curso envolverá os alunos em uma discussão das decisões que um editor experiente toma na preparação de um manuscrito para publicação.

 OBJETIVO

DESENVOLVER PROFISSIONAIS DE TEXTO – REVISORES E PREPARADORES – PARA QUE ESTEJAM APTOS A:

  • Trabalhar de acordo com as melhores práticas de mercado.
  • Preparar e revisar textos de diversos gêneros, com graus de complexidade variados.
 A QUEM SE DESTINA
  • Preparadores de texto
  • Copidesques
  • Revisores
  • Editores
  • Tradutores
  • Autores
  • Interessados em ingressar no mercado editorial
 CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Aspectos gerais sobre o objeto “livro” (histórico, estrutura básica, partes essenciais e acessórias, acabamentos.
  • As principais fases da produção editorial.
  • Quem são os profissionais encarregados do texto e o que fazem.
  • Qual é a abrangência e quais os limites das interferências a serem feitas num texto.
  • O que é um bom texto, como reconhecê-lo e como construí-lo.
  • Questões básicas de redação.
  • Os protocolos de interferência em textos a serem negociados com autores/editores.
  • As peculiaridades dos diversos tipos textuais que determinam o modo de intervenção no texto.
  • Principais atribuições de preparadores e revisores.
  • Marcas padronizadas de preparação e revisão de texto.
  • Análise de exemplos autênticos de preparação e revisão de textos de gêneros e tipos diversos.
  • Exercícios práticos de preparação e revisão de textos de gêneros e tipos diversos.
  • Boas práticas para enfrentar urgências no trabalho.
 FACILITADORA

Wilma Moura

Licenciada em Filosofia e Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional, acabou desenvolvendo toda a sua longa vida profissional no trato com o texto, principalmente os de caráter educacional, em todos os segmentos da educação básica. Trabalhou nas editoras Abril, Ática e Macmillan, além de prestar assessoria para as editoras Scipione, Atual, FTD, Moderna e Positivo. Exerceu praticamente todas as funções ligadas à área editorial: foi revisora, preparadora, copidesque, redatora, editora, coordenadora de área, gerente editorial e de produção, autora.  Contribuiu para a formação de profissionais do livro, ministrando diversos cursos de redação nas editoras em que trabalhou e de edição de livros didáticos da Universidade do Livro da Unesp. Publicou, em 2017, em coautoria com Chico Moura, o livro Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem, pela Companhia das Letras.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO EM CURSO DE EXTENSÃO**

3 de fevereiro de 2018
Comments are off

MBA Book Publishing

com a coordenação de Paulo Verano

DATAS:
CONSULTE NOVAS TURMAS 

CARGA HORÁRIA:
360 horas

 ORIENTAÇÃO

Na hipótese de não se alcançar o quórum mínimo para a realização do curso/programa, a Casa Educação poderá rescindir o contrato e restituir integralmente as parcelas já pagas ou remanejar o curso/programa para novas datas existentes, a critério do aluno

 SOBRE

O programa foi elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem sofrendo nos últimos anos. O aumento dos livros digitais, da autopublicação e das redes sociais alterou, em definitivo, o modelo econômico das editoras.

Este cenário de transformação, que já seria um grande desafio para qualquer profissional, se agrava com o fato de que os cursos que tradicionalmente fornecem mão-de-obra para o setor, não preparam os alunos para o domínio das ferramentas de gestão.

Disciplinas como marketing, finanças, estratégia, liderança, dentre outras, não fazem parte do currículo das escolas. Dominar técnicas de gestão, ser protagonista no universo digital e ter uma visão globalizada do setor passaram a ser encarados como prioridade na formação do profissional do livro.

Diante desta realidade, o curso de MBA em Book Publishing encontra sua grande justificativa, uma vez que sua intenção primordial é contribuir na formação de recursos humanos qualificados e/ou proporcionar aperfeiçoamento diante dos atuais desafios àqueles que já atuam na área.

  OBJETIVOS GERAIS 

– Possibilitar ao aluno o conhecimento com profundidade do trabalho de produção editorial;

– Habilitar o aluno a desenvolver publicações em geral, abrangendo design, marketing, tecnologia, gestão e editorial;

– Desenvolver habilidades gerenciais específicas para o negócio de livros; incluindo planejamento estratégico, vendas, finanças e gestão de projetos;

– Posicionar o aluno como um profissional multimídia, sendo capaz de desenvolver projetos tanto no meio físico, como no digital, incluindo e-books, websites e plataformas de ensino a distância;

– Apresentar aspectos gerais da indústria do livro, como também aspectos específicos dos segmentos de livros de interesse geral, livros técnicos, didáticos e paradidáticos.

– Tornar o aluno capaz de coordenar equipes com múltiplas competências.

– Proporcionar um panorama das editoras independentes e de como atuar nesse segmento

A QUEM SE DESTINA 

• Profissionais de editoras de livros, jornais, revistas e sites.
• Produtores editoriais.
• Produtores culturais.
• Designers.
• Pedagogos.
• Professores.
• Bibliotecários.
• Jornalistas.
• Profissionais de outras áreas que desejam atuar em negócios editoriais

  DISCIPLINAS  

EDITORIAL

História do mercado editorial
Edição e produção editorial
Best-sellers: como identificar
Gerenciamento da carreira de autor
Construção de Projeto Editorial
Como criar uma editora ou um selo editorial
Nichos editoriais
Design editorial
Mercado Internacional
Aquisição de títulos

GESTÃO

Finanças
Contabilidade
Planejamento Estratégico
Liderança e gestão de talentos
Gestão de Projetos
Direitos autorais
Marketing

DIGITAL

Marketing Digital
Mercado de livros digitais
Produção de conteúdos para Ensino a Distância
Impressão sob demanda

MERCADO 

Livros Universitários
Livros Religiosos
Livros Juvenis
Livros Infantis
Livros Didáticos
Quadrinhos

 

11 de fevereiro de 2018
Comments are off

Como Editar Materiais Didáticos | EAD

CURSO:
Como Editar Materiais Didáticos | EAD

CARGA HORÁRIA:
60 horas

METODOLOGIA:
As aulas são gravadas e o aluno tem 60 dias a partir da data da matrícula para assisti-las quantas vezes quiser.
Início das aulas: imediato.

 PÚBLICO ALVO

Profissionais que desejam atuar ou se especializar na carreira editorial de livros didáticos e sistema de ensino. Profissionais que atuam em jornais, revistas e produção de conteúdo para sites e ambientes virtuais de aprendizagem. Produtores editoriais, produtores culturais, designers, pedagogos, professores, bibliotecários, jornalistas e público em geral que atuam ou tem interesse em atuar na produção de livros didáticos ou sistema de ensino.

 OBJETIVO

Formar profissionais para atuar na área de produção editorial de didáticos e sistema de ensino. Preparando profissionais para o desenvolvimento de negócios sustentáveis economicamente e que causem impacto cultural na sociedade.
Objetiva também sanar parte da carência de profissionais especializados para atuarem nesta área.

 O QUE É O CURSO

Programa de formação rápida com a finalidade de transformar sua carreira diante dos novos rumos da educação brasileira e a necessidade de edição de novos materiais didáticos.

 CONTEÚDO

História do livro e da edição

A escrita, o papel e o livro. História do livro, a natureza do livro, conceitos de edição.

Editoração de Livro Didático e Sistema de Ensino

A história do livro didático e sistema de ensino no Brasil. Conceitos de editoração do projeto e edição. A função do livro didático e dos sistemas de ensino ao longo do tempo. Mercado brasileiro de livros didáticos e sistemas de ensino.

Análise Setorial – Educação

Principais tendências da educação. Tendências das escolas particulares no Brasil.
Conceitos da evolução do livro didático em programas governamentais. Participação das editoras no Programa do PNLD. Processos globais vinculados à política e economia do livro didático. Escolha do livro didático no programa do PNLD.

Segmentação de mercado para livros didáticos e sistema de ensino

Marketing e o valor para o cliente. Conceitos de mercado, público-alvo e segmentação mercadológica. Pesquisa e análise mercadológica. Bases para
segmentação de mercado. Diferenciação mercadológica. Posicionamento mercadológico. Produto e Preço.

A legislação educacional vigente

Conceitos principais que fundamentem a compreensão acerca das políticas e legislação educacional brasileira, com vistas a transposição para produção de livros didáticos e sistema de ensino. Compreender a aplicação dos dispositivos legais da LDB, do Plano Nacional de Educação, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da BNCC e da legislação educacional complementar a respeito da Educação Básica e seus impactos na produção de
materiais didáticos.

Planejamento da obra: livro didático

Elaboração do planejamento da obra: autoria, seções, metodologia, Autor apresenta. Editora convida Autor. Autor e Editora desenvolvem juntos. Fundamentos teóricos. Concepção de aprendizagem, de ensino, de área, proposta metodológica, didático pedagógica. Proposta pedagógica. Objetivos. Conteúdos por volume. Estrutura do LA e MP (seções e suas funções). Linguagem (texto, comando, vinheta…). Abordagem (introduz conteúdo a partir
de situação problematizadora? Apresenta as informações prontas?)
Características do texto. Número de páginas por volume. Aspectos inovadores (LA e MP).
Aspectos que o diferenciam e o aproximam da concorrência (LA e MP). Identificação dos concorrentes diretos. Público-alvo. Expectativa comercial, editorial e dos autores. Previsão de tempo para execução. Informações sobre experiência profissional dos autores.

P&L – Coleção de livros didáticos

Profit and Loss statement (P&L): O que é, como funciona, como ler e avaliar um P&L, a importância do P&L no planejamento dos livros didáticos, Balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício. Fluxo de caixa. Orçamento de capital.

P&L – Os Processos Editoriais

Apresentação do fluxo de produção editorial e função de cada etapa.

Gestão de Projetos

Fundamentos em gestão de projetos editoriais: objetivos, princípios, ciclo de vida e fases de um projeto (inicialização, planejamento, execução, controle e encerramento). Processos da gestão de projetos. Gerenciamento do escopo.
Gerenciamento do tempo. Gerenciamentos dos custos. Gerenciamento de recursos humanos internos e externos. Viabilidade de projetos, gerenciamento de riscos.
Planejamento e acompanhamento de produção editorial, utilizando uma ferramenta de mercado que auxiliará no escopo técnico, no tempo e no custo, além da construção de relatórios de acompanhamento.

Projeto Gráfico

Briefing e encomenda. Analise e aprovação. Edição de arte e aspectos de Composição. Processos gráficos e Fechamento do arquivo. Produção gráfica e
Gerenciamento de arquivos.

Originais – Planejamento, encomenda e avaliação

Fundamentos teóricos. Proposta didático para áreas. Orientações para avaliação. Estrutura da coleção. Unidade Modelo – Orientações para uso do livro e das atividades. Unidade Modelo – Resolução das atividades. Indicações Bibliográficas.
Cronograma com estimativa de entregas dos originais.

Edição de Livros Didáticos e Sistema de Ensino – Produto e Serviços

Edição de livros didáticos e sistema de ensino. Gestão do projeto. Acompanhamento de todas as etapas. Relacionamentos com autores e demais integrantes do projeto

Ilustrações

Pautas iconográficas. Encomendas aos ilustradores. Processo de aprovação.
Contratos.

Soluções Digitais

Características do livro digital, plataformas, APPs, Leitores, a transformação de um livro físico em um livro digital, ePub, cc, Ferramentas de criação. Edição. Controle de qualidade. Padrões do mercado. Utilização em diversos devices: tablet, e-readers, mobile, computador

Direito autoral e Iconografia

Pautas iconográficas. Pesquisa. Aquisição. Negociação com detentores de direitos. Negociação com banco de imagens. Antecipação de pauta. Direito autoral relacionados a terceiros.

Livro Universal e LBI

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015. Livro Digital Acessível. EPUB 3.0.1. DOCX. Normas do IDPF – International Digital Publishing Forum, ou das normas ISO/IEC TS 30135. Braille. Libras.

MBA em Edição de Didáticos e Sistema de Ensino | EAD ao Vivo

MBA em Edição de Didáticos e Sistema de Ensino | EAD ao Vivo

DATAS:
Consulte Novas Turmas

FORMATO:
Online ao vivo

CARGA HORÁRIA:
360 Horas

 SOBRE O PROGRAMA

O Brasil é um dos maiores mercados editoriais do mundo com enorme produção anual de livros didáticos e de sistema de ensino com faturamento anual de aproximadamente 5 bilhões de reais. Com uma produção de aproximadamente 400 milhões de exemplares físicos, sendo 200 milhões de livros didáticos. Atualmente temos em torno de 12.000 títulos ativos no mercado de livros didáticos. Apesar do peso dessa indústria cultural e seu enorme potencial, a formação até agora foi autodidata, adquirida no exercício da profissão.

O MBA em Edição de Didáticos e Sistema de Ensino da Casa Educação, com uma abordagem eminentemente prática, reproduz o processo editorial da maneira mais verdadeira possível desde a profunda análise setorial até a publicação. O programa foi elaborado para contemplar as enormes transformações que o mercado editorial vem sofrendo nos últimos anos. O aumento dos livros digitais, da autopublicação e das redes sociais modificou definitivamente o modelo estratégico das editoras, e a nova realidade impacta diretamente o segmento dos livros didáticos e sistemas de ensino.

Diante dessa realidade, o MBA em Edição de Didáticos e Sistema de Ensino da Casa Educação se faz necessário pois seu objetivo primordial
é contribuir na formação de recursos humanos qualificados e proporcionar aperfeiçoamento diante dos atuais desafios àqueles que já atuam na área.

 OBJETIVOS GLOBAIS

Os objetivos gerais e principais do MBA em Edição de Didáticos e Sistemas de Ensino são, permitir ao aluno:

1. Conhecer o mercado de publicações de livros textos para educação básica;
2. Estruturar uma solução educacional para o mercado de educação básica;
3. Conhecer e aplicar os processos de edição de livros didáticos e sistema de ensino.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Preparar os participantes para desempenhar funções estratégicas em editoras de livros didáticos e sistema de ensino, exercendo as funções de:

    • Diretor editorial
    • Gerente editorial
    • Editor sênior
    • Editor pleno
    • Editor júnior
    • Produtor editorial
    • Coordenador editorial
    • Assistente editorial
    • Pesquisador iconográfico
    • Editor de arte
    • Autor de materiais didáticos

Em função das disciplinas apresentadas, o aluno também estará apto a trabalhar em outros setores cuja matéria-prima é o conteúdo, tais como:

    • Sites
    • Revistas
    • Jornais
    • Portais de conteúdo
    • Blogs
    • Manuais
    • Agências de publicidade e marketing na produção de textos publicitário e outras empresas

 PÚBLICO-ALVO: 

    • Profissionais de editoras de livros, jornais e revistas
    • Produtores editoriais
    • Produtores culturais
    • Pedagogos
    • Professores
    • Bibliotecários
    • Jornalistas
    • Designers

 MÓDULOS: 

Módulo 1. INTENCIONALIDADE – 64 h
Bloco 1 – Introdução à Editoração de Livro Didático, Sistema de Ensino e Análise Setorial
Bloco 2 – Segmentação de mercado: lançamentos e reformulações

Módulo 2. TRANSPOSIÇÃO – 64 h
Bloco 3 – A legislação educacional vigente e o planejamento da obra
Bloco 4 – O planejamento da obra e o P&L

Módulo 3. OPERAÇÕES – 128 h
Bloco 5 – Os Processos Editoriais e Gestão de Projetos
Bloco 6 – Projeto Gráfico e originais
Bloco 7 – Edição de Livros Didáticos e Sistema de Ensino – Produto e Serviços
Bloco 8 – Iconografia, soluções digitais e livro universal (LBI)

Módulo 4. COMUNICAÇÃO – 64 h
Bloco 9 – Apresentação do TCC

Módulo 5. PRÁTICA – 40 h (mínimo)
Bloco 10 – Estágio em editoras de Livros Didáticos ou Sistema de Ensino

MERCADO
Livros Didáticos mercado particular
Livros Didáticos para PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Sistema de Ensino mercado particular
Sistema de Ensino mercado público
ELT e Bilinguismo – Língua Inglesa
ELE – Língua Espanhola

 PROPOSTA: 

Uma proposta para o desenvolvimento de múltiplas competências e domínio da gestão do projeto
O MBA em Edição de Didáticos e Sistema de Ensino propõe uma metodologia de aprendizagem focada na prática, com ênfase na transposição do que foi aprendido na sala de aula para um contexto específico de trabalho numa editora, e para o seu próprio projeto editorial. Ou seja, apesar de nos preocuparmos com a transmissão de conteúdo teórico (constituído por informações sobre formatos comuns de papel, livros didáticos e sistema
de ensino), o aluno aprenderá a fazer a gestão do projeto.

E como gestor ou gestora desse complexo processo da edição de didáticos e sistemas de ensino, irá vivenciar um MBA que replica o ambiente real de trabalho como ele é hoje. O curso é estruturado pensando no trabalho colaborativo, que demanda habilidades práticas
e intelectuais múltiplas e intensa troca de experiências.

Além disso, o MBA ocorre num ambiente de ensino-aprendizagem no qual o aluno encontrará, refletidos, todos os valores que consideramos fundamentais para tornar sua experiência de aprendizado rica e frutífera, como refletimos abaixo

1. Um currículo baseado em um projeto
O MBA em Edição em Didáticos e Sistema de Ensino parte do pressuposto de que ser um editor é um ofício em que se deve ser um contador rigoroso, um artesão cuidadoso e um intelectual bem informado, ou seja uma pessoa capaz de sustentar econômica e comercialmente um projeto de publicação, para cuidar da seleção de formatos, tipos e qualidades de livros e construir um catálogo sólido e coerente.

2. Liberdade de ação
No MBA em Edição em Didáticos e Sistema de Ensino você e seu grupo de trabalho serão “forçados” a tomar decisões permanentes de acordo com as informações, ferramentas e recursos fornecidos, em simulações perfeitas da realidade que se enfrenta no mercado. Você aprende mais e de maneira mais verdadeira quando é inevitável enfrentar situações reais nas quais as responsabilidades devem ser assumidas.

3. Confiança
Forçar você a tomar decisões não significa que temos a pretensão de quantificar e repreender seus erros permanentemente. Pelo contrário, se o forçarmos a refletir e assumir responsabilidades, é porque sabemos que, por erro ou imprecisão, podemos aprender lições tão úteis quanto pelo sucesso imediato. Os professores serão responsáveis por orientar e sugerir formas de resolver as tarefas apropriadas aos objetivos principais. Trabalhe tranquilamente.

4. Equilíbrio entre objetivos e competências
Os objetivos principais e parciais que constituem o enredo principal do MBA em Edição em Didáticos e Sistema de Ensino são perfeitamente acessíveis e não excedem, em qualquer caso, as competências que devem ser exigidas de um editor. A avaliação será baseada precisamente nesse ajuste entre os objetivos que são definidos e a adequação e originalidade com os quais você os alcança.

5. Criatividade e valorização do trabalho
Para ser um editor, é preciso executar certos tipos de tarefas e ser capaz de tomar decisões criativas e competentes em situações semelhantes, que mudam ao mesmo tempo. Porque na vida profissional, nossa avaliação será baseada, acima de tudo, no uso criativo e inovador do conhecimento adquirido.

6. A variação de contextos
Insistimos sobre os benefícios desta abordagem de ensino baseado na precisão dos processos com ênfase no estímulo a criatividade, porque quando você terminar este MBA, quer queira quer não, você encontrará situações reais e diferentes, e você só estará em condições perfeitas para fazê-lo, se você já tentou de antemão.

7. Troca de ideias e conhecimento
Você aprende mais e melhor quando as ideias, comentários de reforço ou corretivos e avaliações circulam fluidamente entre os membros da
comunidade. A equipe, em um editorial, é fundamental: se é verdade que na divisão de responsabilidades algumas pessoas serão capazes de tomardecisões mais adequadas que outros, a discussão e troca de opiniões enriquece sempre um projeto Você terá a oportunidade de verificar que
todo este MBA é baseado na colaboração e na construção cooperativa do conhecimento.

8. A importância dos resultados reais
Acreditamos firmemente que o sentimento de motivação e realização cresce quando o resultado do que foi aprendido tem uma real concretização.

 

 DATAS E HORÁRIOS 

Formato: online, ao vivo.
Carga horária total: 360 horas

 ORIENTAÇÃO

Na hipótese de não se alcançar o quórum mínimo para a realização do curso/programa, a Casa Educação poderá rescindir o contrato e restituir integralmente as parcelas já pagas ou remanejar o curso/programa para novas datas existentes, a critério do aluno

Formação do Editor de HQ | EAD

EAD

CARGA HORÁRIA:
12 horas

 SOBRE O CURSO

O objetivo do curso é formar profissionais com alto nível de competência e domínio das habilidades necessárias para a edição de HQ.

O foco principal do programa é dotar o aluno dos conhecimentos para a elaboração de catálogo específico de conteúdos em HQ e domínio de todas as funções e procedimentos técnicos da edição especializada na área.

A formação compreende a apresentação de um abrangente painel da história em quadrinhos no mundo e no Brasil, os desafios, as oportunidades e o dia a dia de editora e selo especializados em HQ. E para complementação da formação, está incluído a apresentação e estudo de cases de sucesso no Brasil e no mundo.

 MÓDULOS

Histórias dos Quadrinhos no Mundo e no Brasil
Breve panorama do mercado de quadrinhos no Brasil.

Edição de Texto em Quadrinhos
– Texto original e traduzido.
– Balões e recordatórios.
– Para textos.
– Títulos.

Produção Gráfica
– Arte.
– Diagramação.
– Impressão (papel, acabamento, capa).
– Relação com os leitores e feiras.

Seleção de originais e cases de edição
– Apresentação de cases de edição.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos via chat. As aulas ficarão disponíveis por um mês após o término do curso.

 FACILITADORES

Guilherme Kroll

Guilherme KrollCom formação em editoração pela ECA-USP, é Editor e sócio-fundador da Balão Editorial, editora especializada HQ, que possui catálogo dirigido a todas as faixas de público. Com títulos selecionados pelo PNBE, indicados e premiados no Troféu HQMix, faturou também o prêmio Jabuti com o livro Lobisomem sem Barba.
Guilherme Kroll já colaborou com inúmeros sites e blogs especializados, prefaciou obras independentes de quadrinhos; é autor do livro 100 Super-Heróis, da Discovery Publicações.

 

Cassius Medauar

casa_educacao_prof_CassiusMedauarCassius Medauar (@cassiusmedauar), jornalista pela Cásper Líbero, com experiência de vinte anos de mercado, especializou-se em HQ e é premiado diversas vezes com o HQ Mix.
Após passar pela Abril Jovem, foi editor na histórica Conrad, onde comandou o lançamento de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. Em seguida ajudou a mudar o mercado brasileiro de HQ com uma sequência de lançamentos dos selos Vertigo e Wildstorm para as brasileiras Pixel e Ediouro. É gerente de conteúdo da Editora JBC onde participa da mudança da linha editorial com lançamentos como Death Note Black Edition, Akira e Ghost in the Shell, além da criação do Concurso Nacional de Mangás.

 ORIENTAÇÃO

Na hipótese de não se alcançar o quórum mínimo para a realização do curso/programa, a Casa Educação poderá rescindir o contrato e restituir integralmente as parcelas já pagas ou remanejar o curso/programa para novas datas existentes, a critério do aluno

 

7 de agosto de 2018
Comments are off