Curso Bastidores do Design: Conceitos e Processos para a Criação Visual dos Livros – EAD ao Vivo

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Curso Bastidores do Design: Conceitos e Processos para a Criação Visual dos Livros – EAD ao Vivo

Bastidores do Design: Conceitos e Processos para a Criação Visual dos Livros — EAD ao Vivo

A elaboração do design para livros é a soma de escolhas conscientes. Aspectos da construção visual, tais como ritmo, narrativa, ilustração, cores, tipografia, capa e materialidade serão abordados nos encontros.

Conceitos de design serão ilustrados a partir dos bastidores do processo de criação dos livros.

Os encontros também abordarão a relação entre designers e ilustradores com escritores e editores e discutirão caminhos para inserção de jovens designers no mercado.

Este curso on-line e ao vivo, com 15 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos designers, editores, escritores, ilustradores, mediadores de leitura, bibliotecários, livreiros e demais profissionais da cadeia editorial ampliar o olhar para a leitura de um livro, aprofundar camadas de leitura e considerar a materialidade e o design como potências narrativas.

DURAÇÃO: 5 encontros de 3 horas cada. Total de 15 horas.

DIAS: consulte novas datas.

HORÁRIO: 10h às 13h.

METODOLOGIA: Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.
Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por até 30 dias após o término do curso.

SOBRE O CURSO

OBJETIVOS

  • Ampliar o olhar para a leitura de um livro.
  • Aprofundar camadas de leitura e considerar a materialidade e o design como potências narrativas.

A QUEM SE DESTINA

  • Designers
  • Autores (de texto e de imagem)
  • Editores
  • Bibliotecários
  • Livreiros
  • Mediadores de leitura
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em livros

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Abordagem do livro desde a concepção do projeto gráfico até o fechamento, passando pelo desenho do espelho (mapa), escolhas conscientes para a composição visual (formato, tipografia, paleta de cores, papel etc.) e a construção do design como fio condutor de uma narrativa em consonância com o texto e a ilustração (se houver).
  • História dos movimentos artísticos para contextualizar o papel do design como responsabilidade política.
  • Explorar as oportunidades que a materialidade do livro nos oferece. Escolha das especificações técnicas considerando a potencialidade do livro como objeto tridimensional.
  • Tipografia e cores como ferramentas de construção da linguagem e da narrativa. Da origem da escrita à evolução do desenho tipográfico. Estudo das cores em suas dimensões, classificação, relatividade e escalas de cores.
  • A relação entre o texto, a ilustração e o design: em busca de uma conversa produtiva entre designers, ilustradores, escritores e editores.
  • A inserção de jovens designers e ilustradores no mercado editorial.

FACILITADORA

Raquel Matsushita é designer gráfica, ilustradora e escritora. Sócia do escritório Entrelinha Design, graduou-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e especializou-se nos cursos de Design Gráfico, Cor e Tipografia na School of Visual Arts (NY). Trabalhou nas editoras Abril e Globo. Premiada com dois Jabutis; Image of the Book 2020 e 2021 (Bologna Book Fair); Prêmio FNLIJ; Prêmio Literário da Biblioteca Nacional; Prêmio Selo Cátedra PUC/Unesco; entre outros.

Escreveu os livros Mínimo Múltiplo Comum (Sesi-SP Editora); Fundamentos gráficos para um design consciente (Musa Editora) e sete livros para infância, entre outros que ilustrou.

CARGA HORÁRIA

15 horas.

AULA 1

O ritmo dá o tom

Desenho do espelho: mapa estrutural, fundação da casa.

Composição: razão áurea, direção do olhar (contraste de tamanho, espaço, cor, tipográfico), margens/mancha de texto, alinhamentos, escolha tipográfica. Ilustração e design na composição como fio condutores de narrativa.

AULA 2

Todo design é político

O design como ferramenta para reforçar conceitos (ou preconceitos) na sociedade. Todo projeto está conectado com valores e conceitos ideológicos e o designer é responsável por isso.

História dos movimentos artísticos: arts and crafts, art noveau, artes plásticas, construtivismo russo, the stijl, bauhaus, art déco, styling, modernismo e pós-modernismo, design contemporâneo.

AULA 3

Exploração da materialidade

A estrutura do objeto-livro como possibilidade narrativa. Especificações técnicas (papel, acabamento, formato etc.), tipos de reprodução.

Pensamentos e conceitos por trás da criação de capas.

AULA 4

O valor dos tipos e das cores

A escolha tipográfica e a criação da paleta de cores como ferramentas de construção da linguagem e da narrativa.

Tipografia: origem da escrita, evolução do desenho tipográfico, classificação dos tipos. Cores: dimensões, classificação (roda de cores), relatividade, escalas de cores.

AULA 5

Relacionamento com a cadeia editorial e inserção no mercado

Relação entre designers e ilustradores com escritores e editores.

Caminhos para inserção de jovens designers e ilustradores no mercado editorial.

Fechamento do curso com bate-papo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MATSUSHITA, Raquel. Fundamentos gráficos para um Design consciente. Musa Editora.

* Uma Bibliografia completa será disponibilizada aos alunos.

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

Entre em contato para informações sobre turmas fechadas para editoras.

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