CURSO:
Self-Publishing | EAD
CARGA HORÁRIA:
24 Horas
METODOLOGIA:
As aulas são gravadas e o aluno tem 60 dias a partir da data da matrícula para assisti-las quantas vezes quiser.
Início das aulas: imediato.
O Self-publishing é uma tendência mundial.
Surgem cada vez mais os autores independentes e as histórias inéditas. O curso Self-Publishing mostra como, também no Brasil, você pode publicar de forma eficaz e prazerosa.
Muitos autores já estão produzindo e publicando seus livros de forma independente, utilizando plataformas digitais, imprimindo e realizando a venda direta de suas publicações.
Neste novo curso será apresentado o processo completo necessário para organizar a publicação de livros no formato impresso digital. Serão apresentadas todas as etapas do processo editorial de forma prática e objetiva para que o participante possa publicar o seu livro de forma independente, ou ainda tê-lo pronto para apresentar a uma editora tradicional.
Serão apresentadas as alternativas de autopublicação e serão discutidas estratégias de lançamento, divulgação e distribuição de vendas.
Escritores, ghostwriter, jornalistas, revisores e preparadores de texto.
Profissionais de todas as áreas interessados em publicar suas narrativas nos formatos impresso ou digital, tanto para autopublicação (self-publishing) ou para a publicação através das editoras tradicionais.
Capacitar todos os participantes nas etapas necessárias para publicação de um livro de forma independente, tanto para plataformas digitais quanto para o formato impresso.
Apresentar os melhores métodos para organizar o conteúdo, decisão do melhor formato e plataformas, e como elaborar uma estratégia de divulgação e vendas eficientes.
Neste curso, o participante terá acesso ao passo-a-passo da produção artística e gráfica do livro.
Vai entender como transformar o arquivo de texto no computador em um livro impresso ou digital – atraente e pronto para ser vendido.
Módulo I
Moldagem do Projeto – Prof. Renato Modernell
• 1. CONCEITOS BÁSICOS
Por que escrever
Para quem escrever
Gêneros textuais
Sinopse, argumento e roteiro
Estrutura do texto (partes, capítulos, seções)
• 2. PRIMEIRA VERSÃO
Foco narrativo
Pesquisas e entrevistas
Rotina de trabalho
Cronograma
Pareceres e consultorias
Intervalo (recesso)
• 3. SEGUNDA VERSÃO
Tópicos de edição
Aprimoramento de estilo
• 4. PRODUÇÃO TEXTUAL
Preparação e revisão
Prefácio e apresentação
Orelhas e contracapa
MÓDULO II
Projeto e Produção do Livro – Prof. Magno Paganelli
• 1. CONCEPÇÃO BÁSICA
O que se pretende com o livro
Definindo a linha editorial
Relevância (atualidade, pesquisa, abordagem)
Complementos e ilustrações
Pesquisa iconográfica
Licenciamentos
Uma identidade que comunique
• 2. PRODUÇÃO
Complementos e ilustrações
Pesquisa iconográfica
Licenciamentos
• 3. TIPOGRAFIA
O que é um tipo?
Fontes e suas famílias
Para cada finalidade, uma fonte
Como as fontes funcionam na página
Espaçamentos e alinhamentos
Calculando espaços e escolhendo fontes
• 4. O DESIGN DA PÁGINA
Elementos fixos
Elementos textuais
A mancha e “o caixa”
Para cada estilo, um desenho
Rosto e falso rosto
A página de créditos
Sumário
Elementos pós-textuais
Cólofon
Pecados capitais
Mostra de diferentes tipos de páginas e formatos
• 5. A CAPA
Os elementos visuais em uma capa
Os elementos informacionais em uma capa
Só a arte vende?
Estilos e conceitos
oLettering
Fontes de inspiração
Há regras?
Qual é o gênero?
Qual é o público?
As imagens e suas fontes
A qualidade da imagem
Cores
Cuidado com o título
Mostra de diferentes tipos de capas
• 6. PROCESSOS GRÁFICOS E TECNOLOGIAS
Briefing
O livro precisa “parar em pé”
É um livro ou uma série? Não tinha pensado nisso
Impressão sob demanda: como é isso?
As vantagens da impressão sob demanda
O caixa curto e a cauda longa
Simulações de custos
• 7. OPÇÕES DE PUBLICAÇÃO
100% pela editora
Coedição editora-autor
Autopublicação
• 8. CHECKLIST
Registro de Direitos Autorais
ISBN e código de barras
Ficha catalográfica
MÓDULO III
Assessoria de Imprensa – Profa. Lilian Cardoso
• Prospecção de mercado
• Captação de patrocínio
• Apoio institucional
• Projeção de lançamento (datas relevantes)
• Contatos institucionais e divulgação
• Produção de releases e vídeos
• Lançamento
• Eventos e palestras
MÓDULO IV
Marketing e Vendas – Profa. Lilian Gaspari
• Como vender e colocar seu livro no mercado
• Parceria
• Marketplace
• Vendas diretas
• Montando seu próprio site
• Descobrindo o melhor caminho
• Distribuição
• Exemplares de cortesia
• Sumário
• Elementos pós-textuais
• Cólofon
• Pecados capitais
• Mostra de diferentes tipos de páginas e formatos
• 5. A CAPA
Os elementos visuais em uma capa
Os elementos informacionais em uma capa
• Só a arte vende?
Estilos e conceitos
• O LETTERING
Fontes de inspiração
Há regras?
Qual é o gênero?
Qual é o público?
As imagens e suas fontes
A qualidade da imagem
Cores
Cuidado com o título
Mostra de diferentes tipos de capas
• 6. PROCESSOS GRÁFICOS E TECNOLOGIAS
Briefing
O livro precisa “parar em pé”
É um livro ou uma série?
Não tinha pensado nisso
Impressão sob demanda: como é isso?
As vantagens da impressão sob demanda
O caixa curto e a cauda longa
Simulações de custos
• 7. OPÇÕES DE PUBLICAÇÃO
100% pela editora
Coedição editora-autor
Autopublicação
• 8. CHECKLIST
Registro de Direitos Autorais
ISBN e código de barras
Ficha catalográfica
LILIAN CARDOSO
Diretora da LC – Agência de Comunicação especializada na divulgação de livros.
LILIAN GASPARI
Possui 30 anos de experiência no mercado editorial, atuando com diversificados grupos de produtos e canais de comercialização – livrarias, bancas, porta-a-porta e Governo. Atualmente, é Consultora na Nversos Editora. Atuou como gerente nacional de vendas em diversas editoras, como Novo Conceito, Ediouro, Cosac & Naify, Larousse e Faro Editorial. Atuou também como
consultora comercial junto aos principais players do varejo.
Participou de feiras internacionais para importação de livros e negociação de coprints.
MAGNO PAGANELLI
Atua no mercado editorial há 24 anos. Graduado em Publicidade, passou por agência de propaganda, na direção de arte, e editou o selo Arte Editorial entre 2002-2015, produzindo catálogo com cerca de 160 títulos. Como designer gráfico de capas e miolos, tem mais de 2.100 projetos publicados. Atualmente faz trabalhos de edição, ghost writer, preparação de textos e de originais e edição de conteúdo. Entre seus clientes estão as editoras Planeta do Brasil, Pórtico (selo Planeta), Editora Gente, Thomas Nelson do Brasil/Ediouro, Cultura Cristã. Atende autores independentes em diferentes mídias – blogueiros, cantores, chefs, vencedores de reality shows. É professor de Design Gráfico e Editorial no Programa MBA em Book Publishing na Casa Educação. É Doutor em História Social pela USP, possui Mestrado pelo Mackenzie e é jornalista. Recebeu prêmios como autor e como editor.
RENATO MODERNELL
Renato Modernell é escritor, jornalista e professor do curso de Jornalismo da Universidade Mackenzie, em São Paulo, desde 2006. Em 1990, passou a dirigir oficinas de escrita em grupo e a orientar projetos literários individuais. Por mais de uma década, atuou como professor do curso de pós-graduação da Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL).
Publicou 17 livros, dos quais oito por conta própria, em edições independentes. Recebeu diversos prêmios literários dentro e fora do país, entre os quais o Jabuti, por duas vezes. Sua obra percorre diferentes gêneros de escrita, desde o romance e a poesia até o ensaio temático.
É graduado em Jornalismo (FAAP, 1975), Mestre em Jornalismo (USP, 2004) e Doutor em Letras (Mackenzie, 2009). Trabalhou nas principais empresas editoriais do país – editoras Globo e Abril, entre outras.