Curso Aquisição de Originais e Planejamento Editorial | EAD

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

Aquisição de originais e Planejamento editorial tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível fazer a aquisição de originais, nacionais ou estrangeiros, de uma maneira mais objetiva. Isso significa sua importância como um passo na construção de um catálogo ou no desenvolvimento de um catálogo já existente; como chegar em autores internacionais; como chegar em autores nacionais; avaliação de originais; o peso de cada título no catálogo; e como decidir sobre a publicação. Além disso, na parte de planejamento editorial a ideia é mostrar todos os passos para planejarmos a produção, desde a concepção — ou prospecção — dos originais, seja nacional ou estrangeiro; o papel do editor; quais os processos editoriais; como desenhar a produção; quais os procedimentos para lidar com autores nacionais; quais os gargalos que a produção impõe; e como lidar com problemas que aparecem no caminho.

O curso tem duração de 20 horas, nas quais o aluno vai, além de aproveitar os conceitos, mesclar com atividades práticas.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Alunos de cursos de Editoração
  • Alunos de cursos de Letras
  • Preparadores
  • Revisores
  • Designers gráficos
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Caminhos para adquirir autores.
  • A importância da avaliação de originais.
  • Quem são os grandes agentes literários.
  • Qual a função do scout.
  • Como adquirir livros pensando na montagem de um catálogo do zero.
  • Como adquirir livros pensando na ampliação de um catálogo.
  • Como negar os livros que chegam por indicação ou por aquisição passiva.
  • O agente literário de carreira.
  • O agente literário de momento.
  • O papel do editor entre os agentes e a produção.
  • O planejamento de um livro no mundo ideal.
  • O planejamento de um livro no mundo real.
  • Os processos editoriais.
  • Os prazos de cada uma das partes que envolvem um planejamento editorial.
  • Problemas reais e caminhos de solução.
  • Atividades práticas para fixação de conteúdo.
  • Apresentação de um trabalho no final do curso.

FACILITADOR

Prof. Marcio Coelho

Marcio Coelho começou sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano, passou por muitas editoras como Saraiva, Nova Fronteira e Ediouro. Trabalhou na TAG – Experiências Literárias, prestou consultoria para clubes de assinaturas de livros, é professor de cursos voltados ao mercado editorial e hoje é gerente na #coisadelivreiro. Além de viver de livros há mais de duas décadas, é apaixonado por eles.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, gravadas.

Os alunos podem assistir quantas vezes desejar num período de 6 meses a contar da data da inscrição.

CARGA HORÁRIA

20 horas

DATAS E HORÁRIOS

Aula 1

Prospecção e avaliação de originais. Papéis do editor, do agente literário e do scout.

Aula 2 

A aquisição de originais na formação e na ampliação do catálogo. Como dar feedback e negativas a projetos. O editor e o agente literário. O papel do editor entre os agentes e a produção.

Aula 3

O planejamento de obras no mundo ideal e no mundo real. Processos editoriais e prazos das etapas editoriais.

Aula 4 

Problemas reais e caminhos de solução. Casos selecionados.

Aula 5 

Apresentação de trabalho final para fixação de conteúdos.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 9 de dezembro de 2020
Comments are off

Curso Projeto e Produção Editorial | EAD

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

Projeto e Produção Editorial é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível escolher e montar um Projeto Editorial na prática — o que contempla; sua importância como primeiro passo no desenvolvimento de uma nova editora, ou no reposicionamento de uma pré-existente; sua criação e uso como bússola de cumprimento de metas ou de mudança de rumos; como preparatório para o estabelecimento da produção editorial; cases de sucesso. Contempla ainda a apresentação e encadeamento das etapas que envolvem a Produção Editorial do livro – da prospecção até a comercialização do título, no formato impresso e e-book; os profissionais dessas etapas e a correlação e fluxo do trabalho entre eles; a importância do controle do processo todo pela editora.

Este curso tem ainda como objetivo apresentar um panorama histórico e prático da trajetória e da estruturação do mercado editorial brasileiro até os dias de hoje, abrindo a possibilidade de escolhas de atuação ao editor. Desafios; crises; cases marcantes; grandes mudanças: suas causas e efeitos; quedas e recuperação; profissionalização da indústria ao longo dos anos; o futuro e os novos caminhos: um mundo a ser pensado e repensado para o livro.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Alunos de cursos de editoração
  • Alunos de cursos de letras
  • Preparadores
  • Revisores
  • Designers gráficos
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

 

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Um panorama do mercado editorial brasileiro até a atualidade – seus desafios e caminhos.
  • A importância do projeto editorial como primeiro passo na formação de uma editora e sua montagem.
  • Prospecção dos títulos: ficção e não ficção – diferentes gêneros: gatilhos externos e oportunidades de temas.
  • A equação: mercado x oportunidade e a importância da pesquisa como elemento fundamental no estabelecimento da linha editorial – nichos de mercado; como e onde pesquisar.
  • Oportunidades para as pequenas editoras – modelos e cases.
  • Editoras de self publishing – a escolha por livros impressos, digitais ou modelos mistos.
  • A importância da definição das ferramentas do marketing digital e parcerias de divulgação já na elaboração do plano editorial.
  • Modelos possíveis de comercialização para pequenas editoras.
  • A produção do livro de ficção e de não ficção: diferenças e papel do editor em cada uma delas.
  • O passo a passo da sequência das etapas de produção editorial – importância do controle dessa cadeia.
  • Exercícios práticos de fases da produção do livro.
  • Quais fases podem ser terceirizadas, quais não.
  • O recebimento de manuscritos: critérios de seleção e tipos de negociação.
  • O papel do parecerista externo.
  • Definição do formato físico e editorial.
  • Quando usar um revisor técnico.
  • A “engenharia de produção”: escolha do papel, da cor, de imagens, o briefing e critérios de definição da capa.
  • Fechamento de arquivo.
  • DA: pagamento do autor e/ou agente literário.

 

Profa. Sandra Espilotro

Bacharel, pós-graduada e mestre pela Universidade de São Paulo. É editora; sócia e editora da e-galáxia (www.e-galaxia.com.br); professora regular de cursos de MBA em Book Publishing e Formação do Editor (2016-); orientadora de escrita; parecerista de obras; membro da diretoria da UBE (União Brasileira de Escritores) (2018-) e da CPCLP (Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, da CBL ( Câmara Brasileira do Livro) (2016-); sócia da Veredas Consultoria Editorial – atuando na proposição e construção de projetos inovadores na área de cultura em geral (como feiras, mostras, bienais, eventos  etc.) e na área editorial. Diretora-geral de Globo Livros para ficção e não ficção, de obras nacionais e internacionais (1989-2011); prospectou e adquiriu direitos de livros nas principais feiras internacionais de livros (como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America) por 23 anos; Diretora Editorial para Mercado Internacional na Editora Nova Fronteira/Ediouro (2011-2014); jurada e curadora do Prêmio São Paulo de Literatura (2013-2017); jurada do Prêmio Guaracuí de Melhor Conto de Registro (SP) (2019); curadora para obras inéditas da Nova Revista Cultura (2018- 2019).

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas.

CARGA HORÁRIA

20 horas

 

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 15 de janeiro de 2021
Comments are off

Curso Self-Publishing | EAD

CURSO:
Self-Publishing | EAD

CARGA HORÁRIA:
24 Horas

METODOLOGIA:
As aulas são gravadas e o aluno tem 60 dias a partir da data da matrícula para assisti-las quantas vezes quiser.
Início das aulas: imediato.

 SOBRE O CURSO

O Self-publishing é uma tendência mundial.

Surgem cada vez mais os autores independentes e as histórias inéditas. O curso Self-Publishing mostra como, também no Brasil, você pode publicar de forma eficaz e prazerosa.

Muitos autores já estão produzindo e publicando seus livros de forma independente, utilizando plataformas digitais, imprimindo e realizando a venda direta de suas publicações.

Neste novo curso será apresentado o processo completo necessário para organizar a publicação de livros no formato impresso digital. Serão apresentadas todas as etapas do processo editorial de forma prática e objetiva para que o participante possa publicar o seu livro de forma independente, ou ainda tê-lo pronto para apresentar a uma editora tradicional.

Serão apresentadas as alternativas de autopublicação e serão discutidas estratégias de lançamento, divulgação e distribuição de vendas.

 PÚBLICO-ALVO

Escritores, ghostwriter, jornalistas, revisores e preparadores de texto.

Profissionais de todas as áreas interessados em publicar suas narrativas nos formatos impresso ou digital, tanto para autopublicação (self-publishing) ou para a publicação através das editoras tradicionais.

 OBJETIVO

Capacitar todos os participantes nas etapas necessárias para publicação de um livro de forma independente, tanto para plataformas digitais quanto para o formato impresso.
Apresentar os melhores métodos para organizar o conteúdo, decisão do melhor formato e plataformas, e como elaborar uma estratégia de divulgação e vendas eficientes.

 CONTEÚDO

Neste curso, o participante terá acesso ao passo-a-passo da produção artística e gráfica do livro.

Vai entender como transformar o arquivo de texto no computador em um livro impresso ou digital – atraente e pronto para ser vendido.

Módulo I

Moldagem do Projeto – Prof. Renato Modernell

    •  1. CONCEITOS BÁSICOS
        Por que escrever
        Para quem escrever
        Gêneros textuais
        Sinopse, argumento e roteiro
        Estrutura do texto (partes, capítulos, seções)

    •  2. PRIMEIRA VERSÃO
        Foco narrativo
        Pesquisas e entrevistas
        Rotina de trabalho
        Cronograma
        Pareceres e consultorias
        Intervalo (recesso)

    •  3. SEGUNDA VERSÃO
        Tópicos de edição
        Aprimoramento de estilo

    •  4. PRODUÇÃO TEXTUAL
        Preparação e revisão
        Prefácio e apresentação
        Orelhas e contracapa

MÓDULO II

Projeto e Produção do Livro – Prof. Magno Paganelli

    •  1. CONCEPÇÃO BÁSICA
        O que se pretende com o livro
        Definindo a linha editorial
        Relevância (atualidade, pesquisa, abordagem)
        Complementos e ilustrações
        Pesquisa iconográfica
        Licenciamentos
        Uma identidade que comunique

    •  2. PRODUÇÃO
        Complementos e ilustrações
        Pesquisa iconográfica
        Licenciamentos

    •  3. TIPOGRAFIA
        O que é um tipo?
        Fontes e suas famílias
        Para cada finalidade, uma fonte
        Como as fontes funcionam na página
        Espaçamentos e alinhamentos
        Calculando espaços e escolhendo fontes

    •  4. O DESIGN DA PÁGINA
        Elementos fixos
        Elementos textuais
        A mancha e “o caixa”
        Para cada estilo, um desenho
        Rosto e falso rosto
        A página de créditos
        Sumário
        Elementos pós-textuais
        Cólofon
        Pecados capitais
        Mostra de diferentes tipos de páginas e formatos

    •  5. A CAPA
        Os elementos visuais em uma capa
        Os elementos informacionais em uma capa
        Só a arte vende?
        Estilos e conceitos
        oLettering
        Fontes de inspiração
        Há regras?
        Qual é o gênero?
        Qual é o público?
        As imagens e suas fontes
        A qualidade da imagem
        Cores
        Cuidado com o título
        Mostra de diferentes tipos de capas

    •  6. PROCESSOS GRÁFICOS E TECNOLOGIAS
        Briefing
        O livro precisa “parar em pé”
        É um livro ou uma série? Não tinha pensado nisso
        Impressão sob demanda: como é isso?
        As vantagens da impressão sob demanda
        O caixa curto e a cauda longa
        Simulações de custos

    •  7. OPÇÕES DE PUBLICAÇÃO
        100% pela editora
        Coedição editora-autor
        Autopublicação

    •  8. CHECKLIST
        Registro de Direitos Autorais
        ISBN e código de barras
        Ficha catalográfica

 

MÓDULO III

Assessoria de Imprensa – Profa. Lilian Cardoso

    •  Prospecção de mercado
•  Captação de patrocínio
•  Apoio institucional
•  Projeção de lançamento (datas relevantes)
•  Contatos institucionais e divulgação
•  Produção de releases e vídeos
•  Lançamento
•  Eventos e palestras

MÓDULO IV

Marketing e Vendas – Profa. Lilian Gaspari

    •  Como vender e colocar seu livro no mercado
•  Parceria
•  Marketplace
•  Vendas diretas
•  Montando seu próprio site
•  Descobrindo o melhor caminho
•  Distribuição
•  Exemplares de cortesia
•  Sumário
•  Elementos pós-textuais
•  Cólofon
•  Pecados capitais
•  Mostra de diferentes tipos de páginas e formatos

    •  5. A CAPA
        Os elementos visuais em uma capa
        Os elementos informacionais em uma capa

    •  Só a arte vende?
        Estilos e conceitos

    •  O LETTERING
        Fontes de inspiração
        Há regras?
        Qual é o gênero?
        Qual é o público?
        As imagens e suas fontes
        A qualidade da imagem
        Cores
        Cuidado com o título
        Mostra de diferentes tipos de capas

    •  6. PROCESSOS GRÁFICOS E TECNOLOGIAS
        Briefing
        O livro precisa “parar em pé”
        É um livro ou uma série?
        Não tinha pensado nisso
        Impressão sob demanda: como é isso?
        As vantagens da impressão sob demanda
        O caixa curto e a cauda longa
        Simulações de custos

    •  7. OPÇÕES DE PUBLICAÇÃO
        100% pela editora
        Coedição editora-autor
        Autopublicação

    •  8. CHECKLIST
        Registro de Direitos Autorais
        ISBN e código de barras
        Ficha catalográfica

  FACILITADORES

LILIAN CARDOSO

Diretora da LC – Agência de Comunicação especializada na divulgação de livros.

LILIAN GASPARI

Possui 30 anos de experiência no mercado editorial, atuando com diversificados grupos de produtos e canais de comercialização – livrarias, bancas, porta-a-porta e Governo. Atualmente, é Consultora na Nversos Editora. Atuou como gerente nacional de vendas em diversas editoras, como Novo Conceito, Ediouro, Cosac & Naify, Larousse e Faro Editorial. Atuou também como
consultora comercial junto aos principais players do varejo.

Participou de feiras internacionais para importação de livros e negociação de coprints.

MAGNO PAGANELLI

Atua no mercado editorial há 24 anos. Graduado em Publicidade, passou por agência de propaganda, na direção de arte, e editou o selo Arte Editorial entre 2002-2015, produzindo catálogo com cerca de 160 títulos. Como designer gráfico de capas e miolos, tem mais de 2.100 projetos publicados. Atualmente faz trabalhos de edição, ghost writer, preparação de textos e de originais e edição de conteúdo. Entre seus clientes estão as editoras Planeta do Brasil, Pórtico (selo Planeta), Editora Gente, Thomas Nelson do Brasil/Ediouro, Cultura Cristã. Atende autores independentes em diferentes mídias – blogueiros, cantores, chefs, vencedores de reality shows. É professor de Design Gráfico e Editorial no Programa MBA em Book Publishing na Casa Educação. É Doutor em História Social pela USP, possui Mestrado pelo Mackenzie e  é jornalista. Recebeu prêmios como autor e como editor.

RENATO MODERNELL

Renato Modernell é escritor, jornalista e professor do curso de Jornalismo da Universidade Mackenzie, em São Paulo, desde 2006. Em 1990, passou a dirigir oficinas de escrita em grupo e a orientar projetos literários individuais. Por mais de uma década, atuou como professor do curso de pós-graduação da Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL).

Publicou 17 livros, dos quais oito por conta própria, em edições independentes. Recebeu diversos prêmios literários dentro e fora do país, entre os quais o Jabuti, por duas vezes. Sua obra percorre diferentes gêneros de escrita, desde o romance e a poesia até o ensaio temático.

É graduado em Jornalismo (FAAP, 1975), Mestre em Jornalismo (USP, 2004) e Doutor em Letras (Mackenzie, 2009). Trabalhou nas principais empresas editoriais do país – editoras Globo e Abril, entre outras.

Curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino | EAD

SOBRE O CURSO

O curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como foi o processo de sua aprovação e como ela impacta, no dia a dia, no trabalho de autores, editores, assessores pedagógicos, professores e demais profissionais que atuam no mercado editorial no desenvolvimento das obras, aplicação, assessoria pedagógica ou comercialização de livros didáticos, de literatura infantojuvenil e sistemas de ensino.

Este curso com 14 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender a BNCC: como surge, sua função, sua organização, competências e habilidades.
  • Compreender o quanto a BNCC impacta nos materiais didáticos e de literatura na Educação Infantil.
  • Compreender, de modo teórico e prático, o impacto da BNCC nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciência Humanas.
  • Entender o impacto da BNCC na criação do Novo Ensino Médio e, consequentemente, na criação e aplicação pedagógica de seus materiais didáticos.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Divulgadores comerciais
  • Professores
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • O que é a BNCC: histórico, objetivos do documento, sua estrutura.
  • O que são competências e habilidades e a progressão que estrutura a BNCC.
  • A estrutura da Educação Infantil: campos de experiência, objetivos de aprendizagem, síntese de aprendizagem.
  • A estrutura do Ensino Fundamental: nova nomenclatura, organização das áreas do conhecimento, progressão das habilidades.
  • A área de linguagem: sua competência, os componentes curriculares presentes nesta área, a progressão das habilidades. O novo olhar para o ensino de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.
  • A área de Matemática: sua competência, o novo olhar para o ensino de Matemática, progressão das habilidades.
  • A área de Ciências da Natureza: sua competência, o novo olhar para o ensino de Ciências, progressão das habilidades.
  • A área de Ciências Humanas: sua competência, os componentes curriculares presentes na área, a progressão das habilidades, o novo olhar para o ensino de Geografia, História e Ensino Religioso.
  • O novo Ensino Médio: sua estrutura, a organização das áreas, o que oferecer, os componentes curriculares, a composição da carga horária.

FACILITADORA

Profa. Msc. Tatiana Pita

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

​Aulas gravadas que os alunos podem assistir no horário que desejarem e quantas vezes quiserem.

As aulas ficarão disponíveis por 60 dias a contar da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

14 horas

AULAS

Aula 1

BNCC: o que é, como surge, sua função, sua organização, competências e

habilidades.

Aula 2

BNCC e a Educação Infantil

Aula 3

Área Linguagens

Aula 4

Área Matemática

Aula 5 

Área de Ciências da Natureza

Aula 6

Área de Ciências Humanas

Aula 7

Ensino Médio

​**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 21 de outubro de 2020
Comments are off

Artes Gráficas | EAD

CURSO:
Artes Gráficas | EAD

CARGA HORÁRIA:
24 horas

 SOBRE O CURSO

O curso Artes Gráficas em Book Publishing visa introduzir o aluno no universo das artes gráficas, focando a área da produção do objeto editorial (livro, catálogo, revista). Além disso, destaca os principais problemas que podem surgir ao longo do processo de produção, fornecendo as diretrizes básicas para identificá-los e solucioná-los, em benefício da qualidade do produto.

 OBJETIVO

Apresentar o processo de produção gráfica do livro, destacando suas várias etapas, tecnologia e profissionais envolvidos e a importância do controle em cada uma delas para a qualidade do produto.

 ESTRUTURA

O conteúdo está dividido em 8 aulas, com manuseio de inúmeros livros de diferentes áreas do conhecimento (didáticos, infantis, técnicos, de arte, de fotografia etc) com exemplos práticos dos principais sistemas de impressão e recursos de acabamento.

 PROGRAMA

Aula 1 
Gráfica. Conceituação. A produção do livro na cultura ocidental. O que uma prensa de esmagar uvas tem a ver com isso? A produção industrial do livro em 1500 e hoje. O que mudou. O que permanece.

Aula 2
Afinal, o que é um livro? Lição de anatomia. Identificação das partes que constituem o objeto editorial, relacionando cada uma ao processo de produção. Problemas de acabamento e como solucioná-los. A construção do livro. Quando capa e miolo se juntam. Problemas de acabamento e como solucioná-los.

Aula 3
O papel do papel Características do material. Papéis para impressão. O formato do papel e o formato dos livros. Cadernos e seu colecionamento. Problemas do papel e formas de solucioná-los.

Aula 4 
O papel da tinta Características do material. Tintas para impressão. Sistemas de aplicação de cor. Sistemas de padronização Problemas de entintamento e formas de solucioná-los.

Aula 5
Quando a tinta encontra o papel O elemento multiplicador. Matrizes gráficas. Principais sistemas de impressão aplicados no campo editorial. Gráfica alternativa. Produção artesanal. Livro-objeto. Problemas de impressão e formas de solucioná-los.

Aula 6
O que acontece antes da impressão Imagem. Realidade e reprodução. Fidelidade. Texto. Elementos de composição tipográfica. Juntando imagens e textos na página. O design do livro. Softwares de diagramação. Problemas de pré-impressão que só aparecem na impressão. Formas de solucioná-los.

Aula 7
Guiando o processo de produção. O que? Como elaborar uma especificação de produção. Como? Mercado gráfico. Escolha de fornecedores. Quanto? Solicitação e análise de orçamentos. Quando? O domínio do fator tempo. Cronogramas de produção.

Aula 8
Mil maneiras de contar uma mesma história. Estudo comparativo de diferentes edições de uma mesma história ou As Aventuras de Alice no País das Artes Gráficas

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas gravadas.
Início das aulas: imediato.
Carga horária total: 24 horas.

 FACILITADORA

Márcia Signorini
MarciaSignorini

É arquiteta, mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP,
especializada em tecnologia gráfica e controle de qualidade; é diretora da Signorini
Produção Gráfica, empresa de assessoria na área de produção gráfica editorial e também ministra periodicamente cursos presenciais e a distância sobre esse tema.

 

 

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.***

2 de fevereiro de 2018
Comments are off

Curso Edição de Livros Infantis e Juvenis: teoria e prática | EAD ao vivo

SOBRE O CURSO

O curso Edição de Livros Infantis e Juvenis: Teoria e Prática oferece o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que envolve o trabalho de editar livros para crianças e jovens, dentro de uma proposta que alia aspectos teóricos e olhar histórico para os livros infantis e juvenis a uma perspectiva prática de atuação, visando o entendimento do mercado editorial contemporâneo de LIJ. Pensa-se tanto no profissional que atua ou deseja atuar em editoras de pequeno, médio e grande porte, especializadas em livros infantis e juvenis, como naquele que pensa em criar a sua própria editora ou atuar de modo independente, seja como editor, autor ou artista.

Este curso on-line com 20 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre como está estruturado o mercado editorial de livros para crianças e jovens hoje, mesclando aspectos teóricos e práticos.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES, AUTORES E DEMAIS INTERESSADOS ESTEJAM APTOS A:

  • Construir um panorama da história do livro para crianças e jovens, constituindo uma linha do tempo da produção nacional e estrangeira desde a concepção da ideia de infância até os dias atuais.
  • Compreender os aspectos essenciais implicados na edição de livros para crianças e jovens em suas diferentes modalidades.
  • Compreender de uma perspectiva prática como funciona o mercado de livros para crianças e jovens.
  • Conhecer os principais atores desse tipo de produção, grandes, médias e pequenas editoras, editoras independentes, autores, artistas, livrarias, clubes de livro, coletivos editoriais. Entender as dinâmicas próprias de cada subsegmento.
  • Problematizar a publicação de livros para crianças e jovens desde uma perspectiva contemporânea.
  • Compreender os leitores infantis e juvenis como protagonistas culturais, que são criativos e cocriam a produção editorial que lhes é destinada.
  • Pensar criticamente a produção editorial para crianças e jovens.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Bibliotecários
  • Mediadores de leitura
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em livros para crianças e jovens

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Concepções do livro infantil e juvenil. O livro com interesse utilitário. O livro com interesse estético.
  • Panorama da história do livro para crianças e jovens, constituindo uma linha do tempo da produção internacional e brasileira até os dias atuais.
  • Definições do livro infantil e juvenil. Problematizações.
  • Informações conceituais e mercadológicas envolvidas na produção editorial para crianças e jovens.
  • Os “temas difíceis” no livro literário para crianças e jovens no contexto brasileiro atual.
  • O impacto das políticas públicas de aquisição de livros na produção editorial brasileira.
  • Afirmação estética do texto e da imagem no livro infantil e juvenil brasileiro.
  • Relações entre texto, imagem e projeto gráfico no livro infantil e juvenil. Conceituações básicas. Tipologias de livros.
  • O livro traduzido. Funcionamento do mercado internacional.
  • Projetos editoriais para crianças e jovens.
  • Cadeia do livro infantil e juvenil. Mercado editorial. Produção editorial. Crítica do livro para crianças. Divulgação. Aspectos comerciais.
  • Aspectos essenciais implicados na edição de livros infantis e juvenis, em suas diferentes modalidades.
  • Funcionamento do mercado de livros para crianças e jovens: principais atores desse tipo de produção. Dinâmicas próprias de cada subsegmento.
  • Atividade prática para criação de projetos editoriais.

FACILITADOR

Prof. Paulo Verano

Doutor em Ciência da Informação pela ECA-USP, onde atua como docente no seu curso de graduação em Editoração. É diretor acadêmico dos cursos de Publicação da Casa Educação, onde é responsável pela curadoria dos cursos oferecidos. Professor do curso de pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM. Atua como editor desde 1993, tendo sido diretor editorial do Grupo Planeta e gerente editorial de Literatura e Paradidáticos das Editoras de Ática-Scipione (Grupo Somos Educação), entre outras funções desempenhadas.

Em 2015, quando saiu do Grupo Somos Educação, decidiu aventurar-se no mercado editorial independente, lançando com a designer Angela Mendes a sua própria editora de livros, a Edições Barbatana, que publica livros para crianças e adultos — tanto clássicos, como livros-objeto contemporâneos.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas que podem ser assistidas num prazo de 6 meses a contar da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

20 horas

Aula 1

Apresentações e expectativas.
Concepções do livro infantil.

Aula 2

Definições de livro infantil e juvenil. Problematizações. História. Os “temas difíceis” no contexto brasileiro. Impacto das políticas públicas de aquisição de livros na produção editorial brasileira.

Aula 3 

Livro infantil e juvenil: a afirmação estética do texto e da imagem.
Relações entre texto, imagem e projeto gráfico no livro infantil e juvenil.
Conceituações básicas. Tipologias de livros.
O livro traduzido. Funcionamento do mercado internacional.
Aula 4
Projetos editoriais para crianças e jovens. Grandes editoras. Pequenas editoras.
Cadeia do livro infantil e juvenil. Mercado editorial. Principais atores. Produção editorial. Aspectos comerciais.

 

Aula 5 

Atividade prática de construção de projeto editorial.
Fixação de conteúdos principais e feedback.
Bibliografia:

GARRALÓN, Ana. Ler e saber: os livros informativos para crianças. São Paulo: Pulo do Gato, 2015.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naïfy, 2010.
LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: História & Histórias. São Paulo: Ática, 2007.
MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
MEIRELES, Cecília. Problemas da Literatura Infantil. São Paulo: Global, 2016; Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
O SAGAE, Peter. A árvore dos livros de imagem. São Paulo: Costuras Teóricas, 2018.
SALISBURY, Martin e STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado. São Paulo: Rosari, 2013.
VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: SESI-SP Editora, 2018.
**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**
admincasa 6 de março de 2021
Comments are off

Curso Estratégias de Venda para o Mercado Editorial | EAD

 SOBRE O CURSO 

Há muito já se sabe que a equipe comercial de uma editora ou distribuidora não pode mais ser composta daquele tirador de pedidos tradicional.

Mas entre saber que as mudanças ocorreram e aplicar na prática métodos e ações que permitam que a gestão comercial das empresas do mercado editorial atinjam novos níveis de excelência há ainda um intervalo muito grande. Trazendo para a sala de aula as experiências e métodos utilizados em sua trajetória de 36 anos no mercado editorial, Gerson Ramos transporta para a realidade de nosso mercado as práticas utilizadas nas várias empresas que atuou de forma clara e simples, com exemplos reais e facilmente replicáveis em qualquer tamanho de empresa. Sem enrolação e com muito bom humor para que o aprendizado seja feito com o mesmo prazer que a leitura de um bom livro.

Colaboradores de alto nível são convidados a complementar algumas matérias a partir também de seus aprendizados e experiências dialogando com o coordenador, sempre com exemplos claros e novos pontos de vistas para os temas apresentados.

 PÚBLICO-ALVO

Diretores, gestores, supervisores e outros profissionais de marketing e vendas de livros; empreendedores, livreiros, distribuidores e proprietários de pequenas e médias editoras; demais interessados em entrar no ramo comercial de livros.

 OBJETIVOS

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
• Identificar o papel da área comercial em uma editora;
• Diagnosticar causas e efeitos de resultados comerciais;
• Estabelecer estratégias baseadas em diagnósticos;
• Estabelecer critérios e métodos para precificação, tiragens e reimpressões;
• Estabelecer estratégias de posicionamento em PDV, Mídias Sociais. Comunicação B2B e B2C;
• Gerir processos, operações e logística;
• Gerir e analisar estoques;
• Planejar estrategicamente pesquisas de mercado, novos canais, livros digitais;
• Utilizar ferramentas de suporte à gestão comercial;
• Aprender com outros mercados;
• Discutir e justificar as projeções para o mercado editorial.

 FACILITADOR

Gerson Ramos

É Diretor Comercial da Editora Planeta do Brasil, foi fundador da Distribuidora Superpedido atuou como consultor para diversas editoras e livrarias, bem como participou do projeto de implantação da Nielsen Bookscan no Brasil.

 CONVIDADOS

Bruno Mendes 

Coisa de Livreiro e Publishnews

Ismael Borges

Nielsen Bookscan

Simei Manoel Junior

Metabooks

Olegario Araujo

Inteligencia 360

Bia Alves

Account Manager Harper Collins International

 CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:
• Qual é o papel da área comercial em uma editora?
• Organograma: Sua empresa pode e deve fazer e divulgar o seu.
• Diagnóstico Geral da Empresa: Departamento Comercial é Causa ou Efeito dos resultados.
• Como fazer um diagnóstico de Causa e Efeito
• Como agir com base no Diagnóstico?
• Sua equipe tem o tamanho e as habilidade necessárias para a ação?
• Selecionando e montando equipes
• Modelo de remuneração para equipes comerciais
• Qual é o seu desafio?
• Qual é a sua estratégia?
• Medir e Conhecer: W.E. Demming
• Método de controle de um plano de Ação: Método PDCA
• Ações Corretivas para cada item do Diagnóstico: Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Material, Mão de Obra
• Clientes: Diferentes Perfis, diferentes formas de atender
• Metas e Controles : Análise da Planilha de Estudos
• Catálogo: Análise de Gestão de Estoque
• Catálogo: Vida e Morte de um título
• Ferramentas de Suporte à Gestão Comercial: Introdução
• Programação de atividades semanal
• Relatórios de visitas e performance
• Atendimento de pedidos- Colocação de novidades
• Reposição e ressuprimento
• Metas Quantitativas; Metas Qualitativas
• Controles de Consignação
• Ferramentas de Suporte à Gestão Comercial: Introdução
• Programação de atividades semanal
• Relatórios de visitas e performance
• Atendimento de pedidos- Colocação de novidades • Reposição e ressuprimento
• Metas Quantitativas; Metas Qualitativas
• Controles de Consignação
• Reposição e ressuprimento
• Metas Quantitativas; Metas Qualitativas
• Processos, Operações e Logística:
• Padronização de Atividades
• Gestão de Estoque: Giro, Cobertura e Nível de Serviço
• Marketing: Estratégia de Posicionamento em PDV, Mídias Sociais. Comunicação B2B e B2C
• Definição de Limites de Crédito: Como tratar inadimplência
• Organização de reuniões: Internas e Externas
• Precificação, Tiragens e Reimpressões
• Listas de Mais vendidos: Paradoxo de Tostines
• Pesquisas de Mercado: Tomada de Decisões Estruturadas
• Novos Canais: Análise SWOT
• Livro Digital: Relacionamento com
os Canais de Vendas
• Metadados: A responsabilidade da qualidade da informação é da editora, não da livraria
• Aprendendo com outros mercados: Tendências do Varejo
• Varejo Internacional de Livro: Desafios
e Soluções nos outros países
• Teste de Perfil Comercial

  MODALIDADE

Aulas gravadas.

Início imediato

 

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.***

12 de fevereiro de 2018
Comments are off

Curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o conceito de Avaliação à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendendo a importância do desenvolvimento de competências e habilidades para a formação integral do aluno. Conhecer e aplicar técnicas de elaboração de instrumentos variados de avaliação e registros avaliativos.

Contribuir para que editores de livros didáticos e sistemas de ensino utilizem instrumentos avaliativos eficazes que contribuam com o processo de aprendizagem. Conhecer e utilizar novas práticas avaliativas em sala e em plataformas digitais.

Este curso on-line, com 12 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Avaliar e saber o que é avaliar: olhar para as habilidades e competências propostas pela BNCC.
  • Compreender a função da avaliação dentro do planejamento: as aulas presenciais e virtuais.
  • Planejar, fazer e rever.
  • Avaliar no espaço virtual.
  • Analisar instrumentos avaliativos: presenciais e virtuais.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Professores
  • Autores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.
  • Avalição quantitativa e qualitativa.
  • Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.
  • Elaborando instrumentos avaliativos.
  • Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

FACILITADORA

Professora responsável: Profa Me Tatiana Pita

Formação: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas.

CARGA HORÁRIA

12 horas

Aula 1

Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.

Aula 2 

Avalição quantitativa e qualitativa.

Aula 3 

Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.

Aula 4 

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 5 

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 6 

Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

Bibliografia de apoio

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base).

Boas, Benigna Maria de Freitas Villas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, Papirus, 2004.

Demo, Pedro. Avaliação: para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo, Criarp, 2006.

Hoffmann, Jussara. Avaliação: mito e desafio. 30ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2001.

Perrenoud, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – Entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1999.

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

admincasa 26 de janeiro de 2021
Comments are off

Curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o conceito de Avaliação à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendendo a importância do desenvolvimento de competências e habilidades para a formação integral do aluno. Conhecer e aplicar técnicas de elaboração de instrumentos variados de avaliação e registros avaliativos.

Contribuir para que editores de livros didáticos e sistemas de ensino utilizem instrumentos avaliativos eficazes que contribuam com o processo de aprendizagem. Conhecer e utilizar novas práticas avaliativas em sala e em plataformas digitais.

Este curso on-line, com 12 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Avaliar e saber o que é avaliar: olhar para as habilidades e competências propostas pela BNCC.
  • Compreender a função da avaliação dentro do planejamento: as aulas presenciais e virtuais.
  • Planejar, fazer e rever.
  • Avaliar no espaço virtual.
  • Analisar instrumentos avaliativos: presenciais e virtuais.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Professores
  • Autores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.
  • Avalição quantitativa e qualitativa.
  • Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.
  • Elaborando instrumentos avaliativos.
  • Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

FACILITADORA

Professora responsável: Profa Me Tatiana Pita

Formação: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas.

CARGA HORÁRIA

12 horas

Aula 1

Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.

Aula 2 

Avalição quantitativa e qualitativa.

Aula 3 

Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.

Aula 4 

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 5 

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 6 

Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

Bibliografia de apoio

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base).

Boas, Benigna Maria de Freitas Villas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, Papirus, 2004.

Demo, Pedro. Avaliação: para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo, Criarp, 2006.

Hoffmann, Jussara. Avaliação: mito e desafio. 30ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2001.

Perrenoud, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – Entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1999.

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

admincasa 15 de janeiro de 2021
Comments are off

Curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o conceito de Avaliação à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendendo a importância do desenvolvimento de competências e habilidades para a formação integral do aluno. Conhecer e aplicar técnicas de elaboração de instrumentos variados de avaliação e registros avaliativos.

Contribuir para que editores de livros didáticos e sistemas de ensino utilizem instrumentos avaliativos eficazes que contribuam com o processo de aprendizagem. Conhecer e utilizar novas práticas avaliativas em sala e em plataformas digitais.

Este curso on-line, com 12 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Avaliar e saber o que é avaliar: olhar para as habilidades e competências propostas pela BNCC.
  • Compreender a função da avaliação dentro do planejamento: as aulas presenciais e virtuais.
  • Planejar, fazer e rever.
  • Avaliar no espaço virtual.
  • Analisar instrumentos avaliativos: presenciais e virtuais.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Professores
  • Autores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.
  • Avalição quantitativa e qualitativa.
  • Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.
  • Elaborando instrumentos avaliativos.
  • Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

FACILITADORA

Professora responsável: Profa Me Tatiana Pita

Formação: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas.

CARGA HORÁRIA

12 horas

Aula 1

Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.

Aula 2 

Avalição quantitativa e qualitativa.

Aula 3 

Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.

Aula 4 

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 5 

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 6 

Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

Bibliografia de apoio

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base).

Boas, Benigna Maria de Freitas Villas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, Papirus, 2004.

Demo, Pedro. Avaliação: para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo, Criarp, 2006.

Hoffmann, Jussara. Avaliação: mito e desafio. 30ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2001.

Perrenoud, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – Entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1999.

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***