Curso Gestão Ágil Baseada em OKRs e CFRs

Prepare-se para lidar com o mundo atual e ser ágil em suas tarefas diárias.

Que o mundo está mudando, todo mundo sabe, o que talvez ainda não esteja claro é como você quer se posicionar frente a complexidade e a incerteza.
Construímos uma trilha pensando nas oportunidades e possibilidades quando assumimos a responsabilidade pelo nosso desenvolvimento e crescimento.
Objetivo: trabalhar habilidades ágeis, com foco na colaboração, na inteligência coletiva e na produtividade.
O nosso diferencial é explorar o conceito dos OKRs (objetivos e resultados-chave) e CFRs (conversas, feedback e reconhecimento) na construção da trilha.

**MÁXIMO 20 PARTICIPANTES POR TURMA.**

 

 

 

 

 

Dia 1 – 26/10/2021
Workshop Mindset de crescimento, agilidade ORKs
Objetivos: aprofundar o conceito de modelo mental e crenças,),  explorar como as crenças influenciam em nossos resultados, introduzir o conceito dos OKRs e CFRs e o mundo ágil. Experimentar o mindset de crescimento.
Tópicos:
O que é modelo mental?

  • Como as crenças influenciam os comportamentos e geram diferentes resultados?
    Mindset de crescimento e mindset fixo.
  • O que são OKRs e CFRs
  • O manifesto ágil
  • As diferenças do mundo tradicional e o mundo ágil
  • Como utilizar o mindset de crescimento, para conquistar metas e engajar as pessoas.

Baseado nos conceitos de Carol Dweck, John Maxell J.J. Sutherland e Jonh Doer
Tempo previsto: 3 h

Dia 2 – 28/10/2021
OKRs e a produtividade no mundo ágil
Objetivos:  identificar como o nosso comportamento gera produtividade e alinha com o conceito dos OKRs.

Tópicos:

  • O novo conceito da produtividade
  • Frames da metodologia ágil que impulsionam a produtividade
  • Comportamentos produtivos e improdutivos
    Como o nosso comportamento iimpacta a produtividade
  • Modelo mental, comportamento e resultado
  • OKRs e produtividade

Baseado nos conceitos de Rudolf Stein,  Charles Duhigg, Andrew Grove e John Doer
Tempo previsto: 3 h

 

 

 

 

 

 

Dia 3 – 04/11/2021
Workshop: Comunicação colaborativa e CFR’s.
Experimentar e validar o uso da comunicação colaborativa por meio do conceito dos CFRs (conversas, feedback e reconhecimento).
Tópicos:

  • Alinhamento de propósito: Por que e para que
  • Conversas: o uso da comunicação colaborativa
  • Feedback: baseado nos componentes da comunicação não violenta (CNV)
  • Reconhecimento e motivação 3.0

Baseado nos conceitos de Marshall, John Maxell e Daniel Pink

Tempo Previsto: 3 h

Dia 4 – 09/11/2021
Pensamento sistêmico, pensamento analítico e o uso dos OKRs
Objetivos: Como o pensamento sistêmico e o pensamento analítico contribuem com a definição dos OKRs

Tópicos:

  • O pensamento analítico e o pensamento sistêmico
  • Como transformo dado em informação
  • A conexão da visão estratégica aos OKRs
  • Zoom in e zoom out: a visão diamente
  • Como definir objetivos e resultados-chave de valor

Baseado nos conceitos  Peter Senge, Tim Brown e John Doer
Tempo previsto: 3 horas

DATAS E HORÁRIOS

Dias 26 e 28 de outubro e 4 e 9 de novembro de 2021.
Horário das aulas: das 19:00 às 22:00.
Carga horária total: 12 horas distribuídas em 4 encontros em ambiente virtual Zoom.

MODALIDADE

Aulas online, onde você tira suas dúvidas em tempo real com o docente e interage com os demais participantes.

**MÁXIMO 20 PARTICIPANTES POR TURMA.**

DOCENTE

Regina Campilongo

Professora, Palestrante, mentora e coach estratégica, CALC WIAL, personal branding strategist, conselheira Trends Inovation, Master IE e PNL Practitioner
Formada em comércio exterior, pós-graduada em gestão de projetos e produtos financeiros, com especialização em gestão estratégica, PMP, Scrum Master, negociação internacional – NSWUn (Australia), consultoria de imagem e comunicação.
Executiva da área de projetos de grandes instituições financeiras, no Brasil e também no Uruguai, Chile, México, Argentina e Espanha por 25 anos.
PNL Pratictioner, Master em Inteligência Emocional – Universidade de Valencia. Especialista em estruturas libertadoras, membro ABRACEM, facilitadora design thinking, Conselheira Trends Inovation.

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

** FAÇA SUA INSCRIÇÃO ATÉ 20 DE OUTUBRO DE 2021 E GANHE DOIS LIVROS DA COLEÇÃO HARVARD BUSINESS REVIEW**. 

admincasa 14 de maio de 2021
Comments are off

Sobre a Casa Educação

Nossa área de Educação Corporativa In Company oferece estruturas de conhecimento de ponta nas áreas de liderança, vendas e negociações, inovação, comunicação e marketing, que podem ser realizados no formato de palestras, workshops, seminários ou convenções.

São dezenas de propostas com dinâmicas intensas, cases e ferramentas que aceleram a aplicabilidade de novas ideias e metodologias.

Esses conteúdos podem ainda ser customizados para o perfil da empresa, identificando grandes conceitos com o dia a dia de uma operação no mercado em que você atua.

Entre em contato com nossa equipe e agende uma conversa com nossos conteudistas.

Treinamentos In Company

Nossa área de Educação Corporativa In Company oferece estruturas de conhecimento de ponta nas áreas de liderança, vendas e negociações, inovação, comunicação e marketing, que podem ser realizados no formato de palestras, workshops, seminários ou convenções.

São dezenas de propostas com dinâmicas intensas, cases e ferramentas que aceleram a aplicabilidade de novas ideias e metodologias.

Esses conteúdos podem ainda ser customizados para o perfil da empresa, identificando grandes conceitos com o dia a dia de uma operação no mercado em que você atua.

Entre em contato com nossa equipe e agende uma conversa com nossos conteudistas.

admincasa 16 de março de 2021
Comments are off

Curso Liderança e Gestão de Equipes | EAD

SOBRE O CURSO

O curso contribui na identificação do seu perfil e como utilizá-lo para o desenvolvimento das competências e habilidades de Liderança e Gestão de equipes de alto desempenho para a melhoria dos resultados organizacionais.

PÚBLICO ALVO

Gerentes, coordenadores e supervisores de diversas áreas.

OBJETIVO

Tornar o líder um profissional diferenciado e de destaque na organização, a fim de promover uma melhor formação, desenvolvimento e gestão de equipes, alinhados a necessidades e estratégias organizacionais.

Conhecer conceitos, as competências e as habilidades do Líder.
Identificar sua missão e propósito como líder.
Compreender e identificar a Estratégia Organizacional.

O QUE É LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES

Liderança é um comportamento inerente ao ser humano. Para alguns indivíduos mais aflorados e para outros nem tanto, entretanto, esse comportamento pode e deve ser desenvolvido, uma vez que nem todos sabem fazer o melhor uso dessa competência.

É papel do líder, no mundo contemporâneo, se aprimorar constantemente uma vez que as exigências e variáveis são cada vez mais complexas.

Pesquisas apontam que o líderes são os principais responsáveis pela retenção de talentos e que suas ações impactam fortemente no clima organizacional.

Dado esse cenário, o Líder torna-se cada vez mais uma peça chave no desenvolvimento das organizações, uma vez que é seu principal papel a formação, desenvolvimento e gestão de equipes.

Compreender e mapear os talentos de uma equipe é uma das formas mais utilizadas para uma boa gestão, assim como, a escolha das ferramentas para identificação dos potenciais da equipe.

O pipeline de liderança é um conceito desenvolvido pelos professores Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel. Eles demonstram as seis passagens da liderança, isso ajuda ao aluno identificar em qual momento de carreira se encontra e em qual deles estou e almejo alcançar. Consequentemente há desafios distintos para a Gestão de Equipes dependendo da passagem que o líder se encontra.

Para que um Líder e Gestor de Equipes seja bem-sucedido é necessário desenvolver alguns atributos, dentre eles:

– Clareza de propósito: missão do líder;
– Autoconhecimento;
– Autoconfiança;
– Capacidade de identificar, mapear e desenvolver talentos;
– Cultivar a confiança, respeito e justiça: construir relacionamentos;
– Praticar constantemente o feedback;
– Estar comprometido com os objetivos organizacionais: conhecer o negócio;
– Aumentar capacidade de influência e persuasão com o time e superiores;
– Capacidade de entrega: resultados sustentáveis.

CONTEÚDO

Abordar os conceitos sobre estilos e modelos de liderança atuais e a importância de reconhecer as habilidades necessárias aos líderes do presente e do futuro, com foco em visão e pensamento estratégico.

Identificar as responsabilidades dos líderes enquanto gerenciamento de performance pessoal e da equipe para garantia das metas, produtividade e resultados.

Ampliar a percepção do papel do líder enquanto facilitador nos processos de melhoria, transferência de aprendizado e desenvolvimento contínuo das competências.

O que você vai ver neste curso:

– Mudança evolutiva nos conceitos e teorias sobre liderança.
– Os desafios contemporâneos.
– Habilidades pessoais e interpessoais.
– Desenvolver a si mesmo enquanto líder.
– A liderança e o processo de influência para a ação.
– Autogerenciamento e gestão de pessoas para resultados.
– Inteligência emocional: diferencial e impacto nas equipes.
– O desafio do gerenciamento de desempenho.
– Reconhecimento das competências e atributos do líder coach.
– Papel e responsabilidades do líder: desenvolver, criar unidade e aprendizagem contínua.
– Construção do legado.

Competências do Líder e Gestor de Equipes de Alto Desempenho

Para que um profissional seja um líder diferenciado é necessário mudanças de comportamento, além da aquisição e desenvolvimento de novas habilidades. Tais como:

1. Autoconhecimento: o primeiro e mais importante papel do líder é liderar a si próprio.
2. Habilidades essenciais: aumentar seu nível de contribuição com a equipe. Identificar, mapear, formar e desenvolver equipes.
3. Liderar com responsabilidade: ter consciência do seu impacto e influência para a equipe e organização.
4. Promover resultados constantes e sustentáveis (líder, equipe, organização, stakeholders, clientes e comunidade).

DOCENTE

Adilson Souza

Acompanha e assessora empresários e altos executivos em missão estratégica no exterior. Lidera equipes de profissionais em projetos, expedições e ações vivenciais no Brasil (São Luis do Paraitinga – SP) e Exterior (Monte Kilimanjaro, Tanzânia).

Coach de Executivos com Certificação Internacional pela International Coaching Community. Doutorado em Liderança pela Florida Christian University, em Orlando / FL / EUA; Mestrado em Psicologia; Pós-graduado em Educação: Administração de Recursos Humanos e Administração de Empresas; Graduado em Ciências Econômicas. Master-trainer em Programação Neurolinguística. Docente no MBAs da ESPM, FGV e Florida Christian University – EUA.

Autor do livro LIDERANÇA E ESPIRITUALIDADE: Humanizando as relações profissionais

Ministrou palestras e treinamentos nos EUA, Angola e Brasil para mais de 100 mil pessoas em destacadas organizações, tais como: Agaxtur, Allergan, Atlantica Hotels International, Bradesco, GERDAU, Ministério da Saúde, Petrobrás, SAP, TOTVS, VOLKS, Whirlpool, dentre outras.
Estudou e visitou empresas de destaque em atendimento ao cliente como Disney, Universal Studios, Cirque de Soleil, NBA (EUA), Real Madrid (Espanha), Airbus e Tasly (China).
Experiência de 31 anos em Administração e Desenvolvimento do Fator Humano e Gestão de Mudanças nas Organizações.
Participou de Intercâmbio de Negócios e Cultural em Angola, África do Sul, Chile, China, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Índia, Peru, Portugal, Tanzânia e Turquia.

METODOLOGIA

Aulas gravadas que podem ser assistidas num prazo de 6 meses a contar da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

12 horas

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

admincasa 8 de abril de 2021
Comments are off

Curso Formação de Editor de Livros | EAD ao Vivo

CURSO:
Formação Editor de Livros | EAD ao Vivo – Turma 11

INÍCIO DAS AULAS:
4 de maio de 2021

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: EAD.

 SOBRE O CURSO

 

Criar uma editora é algo relativamente simples. Existem poucas barreiras de entrada. Sendo você um profissional da área, tendo uma boa ideia, uma quantidade pequena de recursos e algum conhecimento em marketing, você já está apto a abrir uma editora.

Mas a facilidade com que se abre uma editora esconde uma grande armadilha: a enorme complexidade de toda uma cadeia, que exige dos profissionais uma série de conhecimentos diversos que são necessários para atuar com sucesso neste mercado.

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado – responsáveis por colocar centenas de livros na lista dos mais vendidos, criar editoras e ocupar posições executivas em algumas das maiores editoras do Brasil – o Curso Formação do Editor de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua editora, ou estágio em que se encontra sua carreira.

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a edição de texto, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, a capa, o projeto gráfico, marketing e vendas, acompanhamento financeiro, dentre muitos outros assuntos que serão discutidos em aulas ao vivo, onde será possível interagir com os professores em tempo real.

O mercado de livros é um negócio extremamente prazeroso. O objetivo do curso é tornar o caminho das editoras mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

OBJETIVO

O Curso de Formação do Editor de Livros está em sua 11ª turma e pretende atualizar de forma rápida e dinâmica os profissionais que já atuam na área editorial, os que desejam migrar para a área de edição ou os novos entrantes de outras áreas.

O curso é voltado a quem trabalha no mercado editorial e a quem deseja atuar, seja em editoras existentes, seja criando novos negócios editoriais. O curso de Formação de Editores prioriza a formação para o mercado de trabalho, levando em conta as modificações que vêm ocorrendo atualmente, por meio da curadoria de professores que atuam no mercado e são representativos nos setores em que atuam. O curso da Casa Educação leva em conta movimentos atuais, como o surgimento de novos negócios editoriais independentes, audiolivro, e-book, marketing digital, clubes de livro, crowdfunding, além de ter forte orientação para a produção editorial. A riqueza da proposta está na combinação de nomes e olhares para o mercado editorial e a combinação entre teoria e prática, cobrindo toda a cadeia editorial.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.

Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, até 30 dias após o término do curso.

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELO PARTICIPANTE DO CURSO

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a construção do seu projeto editorial, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, o projeto gráfico, finanças, marketing, vendas e distribuição, visões sobre o mercado.

DATAS, HORÁRIOS E CARGA HORÁRIA

Início das aulas: 4 de maio de 2021.

Término das aulas: 19 de agosto de 2021.

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: EAD.

Plataforma de transmissão: Google Meet.

Carga horária total: 64 horas.

*** Estamos com uma turma em andamento para ingresso imediato. Você pode assistir as aulas que já aconteceram gravadas e as próximas ao vivo. As aulas dessa turma terminam em 23 de março de 2021. Caso tenha interesse em ingressar ainda nessa turma, basta nos contatar.

CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Editar Livros Hoje e Perspectivas Futuras
  • Construção do Projeto Editorial
  • Edição de Textos
  • Produção Editorial
  • Panorama Geral do Mercado
  • Artes Gráficas, Design Editorial
  • Planejamento e Controle Editorial
  • Área Comercial: Vendas e Distribuição
  • Finanças para Editores
  • Como Laçar e Lançar Best-sellers
  • Mercado Internacional (Prospecção e Agenciamento)
  • Novos Modelos de Negócios: Editoras Independentes
  • O Editor de Livros Didáticos e Sistemas de Ensino, Livros Universitários e CTP
  • Novos Modelos de Negócios: Clubes de Assinaturas
  • Metadados
  • Crowdfunding
  • Direitos Autorais
  • Marketing Digital e Conteúdo para Mídias Sociais
  • Mundo Digital: E-books, Autopublicação, Audiobooks e Podcasts
 PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO MERCADO

Os profissionais convidados para as aulas do Curso de Formação do Editor são alguns dos profissionais que ministram aulas no MBA de Book Publishing, como Beatriz Reingenheim, Cassiano Elek Machado, Fabio Uehara, Fernanda Altieri, Gabriela Dias, Gustavo Martins de Almeida, Lilian Gaspari, Lizandra Magon, Márcia Signorini, Marcio Coelho, Paulo Verano, Renata Nakano, Sandra Espilotro e Wilma Moura.

admincasa 16 de março de 2021
Comments are off

Curso Formação de Editor de Livros | EAD ao Vivo

CURSO:
Formação Editor de Livros | EAD ao Vivo – Turma 11

INÍCIO DAS AULAS:
4 de maio de 2021

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: EAD.

 SOBRE O CURSO

 

Criar uma editora é algo relativamente simples. Existem poucas barreiras de entrada. Sendo você um profissional da área, tendo uma boa ideia, uma quantidade pequena de recursos e algum conhecimento em marketing, você já está apto a abrir uma editora.

Mas a facilidade com que se abre uma editora esconde uma grande armadilha: a enorme complexidade de toda uma cadeia, que exige dos profissionais uma série de conhecimentos diversos que são necessários para atuar com sucesso neste mercado.

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado – responsáveis por colocar centenas de livros na lista dos mais vendidos, criar editoras e ocupar posições executivas em algumas das maiores editoras do Brasil – o Curso Formação do Editor de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua editora, ou estágio em que se encontra sua carreira.

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a edição de texto, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, a capa, o projeto gráfico, marketing e vendas, acompanhamento financeiro, dentre muitos outros assuntos que serão discutidos em aulas ao vivo, onde será possível interagir com os professores em tempo real.

O mercado de livros é um negócio extremamente prazeroso. O objetivo do curso é tornar o caminho das editoras mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

OBJETIVO

O Curso de Formação do Editor de Livros está em sua 11ª turma e pretende atualizar de forma rápida e dinâmica os profissionais que já atuam na área editorial, os que desejam migrar para a área de edição ou os novos entrantes de outras áreas.

O curso é voltado a quem trabalha no mercado editorial e a quem deseja atuar, seja em editoras existentes, seja criando novos negócios editoriais. O curso de Formação de Editores prioriza a formação para o mercado de trabalho, levando em conta as modificações que vêm ocorrendo atualmente, por meio da curadoria de professores que atuam no mercado e são representativos nos setores em que atuam. O curso da Casa Educação leva em conta movimentos atuais, como o surgimento de novos negócios editoriais independentes, audiolivro, e-book, marketing digital, clubes de livro, crowdfunding, além de ter forte orientação para a produção editorial. A riqueza da proposta está na combinação de nomes e olhares para o mercado editorial e a combinação entre teoria e prática, cobrindo toda a cadeia editorial.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.

Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, até 30 dias após o término do curso.

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELO PARTICIPANTE DO CURSO

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a construção do seu projeto editorial, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, o projeto gráfico, finanças, marketing, vendas e distribuição, visões sobre o mercado.

DATAS, HORÁRIOS E CARGA HORÁRIA

Início das aulas: 4 de maio de 2021.

Término das aulas: 19 de agosto de 2021.

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: EAD.

Plataforma de transmissão: Google Meet.

Carga horária total: 64 horas.

*** Estamos com uma turma em andamento para ingresso imediato. Você pode assistir as aulas que já aconteceram gravadas e as próximas ao vivo. As aulas dessa turma terminam em 23 de março de 2021. Caso tenha interesse em ingressar ainda nessa turma, basta nos contatar.

CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Editar Livros Hoje e Perspectivas Futuras
  • Construção do Projeto Editorial
  • Edição de Textos
  • Produção Editorial
  • Panorama Geral do Mercado
  • Artes Gráficas, Design Editorial
  • Planejamento e Controle Editorial
  • Área Comercial: Vendas e Distribuição
  • Finanças para Editores
  • Como Laçar e Lançar Best-sellers
  • Mercado Internacional (Prospecção e Agenciamento)
  • Novos Modelos de Negócios: Editoras Independentes
  • O Editor de Livros Didáticos e Sistemas de Ensino, Livros Universitários e CTP
  • Novos Modelos de Negócios: Clubes de Assinaturas
  • Metadados
  • Crowdfunding
  • Direitos Autorais
  • Marketing Digital e Conteúdo para Mídias Sociais
  • Mundo Digital: E-books, Autopublicação, Audiobooks e Podcasts
 PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO MERCADO

Os profissionais convidados para as aulas do Curso de Formação do Editor são alguns dos profissionais que ministram aulas no MBA de Book Publishing, como Beatriz Reingenheim, Cassiano Elek Machado, Fabio Uehara, Fernanda Altieri, Gabriela Dias, Gustavo Martins de Almeida, Lilian Gaspari, Lizandra Magon, Márcia Signorini, Marcio Coelho, Paulo Verano, Renata Nakano, Sandra Espilotro e Wilma Moura.

Promoção Aniversário 7 anos Casa Educação

No mês de março a Casa Educação completa 7 anos. Em comemoração, criamos uma oportunidade para você aprimorar seus conhecimentos nesse universo instigante que é o mercado editorial.

Como funciona:

Entre os dias 1 e 31 de março de 2021, na compra de um curso EAD você ganha outro. Basta clicar no tema desejado, realizar a sua compra e escolher o segundo curso que deseja fazer gratuitamente.

Veja no link a seguir os cursos disponíveis e o regulamento da campanha: https://casaeducacao.com.br/courses/promocao-aniversario-7-anos-casa-educacao/

admincasa 24 de março de 2021
Comments are off

Curso Aquisição de Originais e Planejamento Editorial | EAD

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

Aquisição de originais e Planejamento editorial tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível fazer a aquisição de originais, nacionais ou estrangeiros, de uma maneira mais objetiva. Isso significa sua importância como um passo na construção de um catálogo ou no desenvolvimento de um catálogo já existente; como chegar em autores internacionais; como chegar em autores nacionais; avaliação de originais; o peso de cada título no catálogo; e como decidir sobre a publicação. Além disso, na parte de planejamento editorial a ideia é mostrar todos os passos para planejarmos a produção, desde a concepção — ou prospecção — dos originais, seja nacional ou estrangeiro; o papel do editor; quais os processos editoriais; como desenhar a produção; quais os procedimentos para lidar com autores nacionais; quais os gargalos que a produção impõe; e como lidar com problemas que aparecem no caminho.

O curso tem duração de 20 horas, nas quais o aluno vai, além de aproveitar os conceitos, mesclar com atividades práticas.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Alunos de cursos de Editoração
  • Alunos de cursos de Letras
  • Preparadores
  • Revisores
  • Designers gráficos
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Caminhos para adquirir autores.
  • A importância da avaliação de originais.
  • Quem são os grandes agentes literários.
  • Qual a função do scout.
  • Como adquirir livros pensando na montagem de um catálogo do zero.
  • Como adquirir livros pensando na ampliação de um catálogo.
  • Como negar os livros que chegam por indicação ou por aquisição passiva.
  • O agente literário de carreira.
  • O agente literário de momento.
  • O papel do editor entre os agentes e a produção.
  • O planejamento de um livro no mundo ideal.
  • O planejamento de um livro no mundo real.
  • Os processos editoriais.
  • Os prazos de cada uma das partes que envolvem um planejamento editorial.
  • Problemas reais e caminhos de solução.
  • Atividades práticas para fixação de conteúdo.
  • Apresentação de um trabalho no final do curso.

FACILITADOR

Prof. Marcio Coelho

Marcio Coelho começou sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano, passou por muitas editoras como Saraiva, Nova Fronteira e Ediouro. Trabalhou na TAG – Experiências Literárias, prestou consultoria para clubes de assinaturas de livros, é professor de cursos voltados ao mercado editorial e hoje é gerente na #coisadelivreiro. Além de viver de livros há mais de duas décadas, é apaixonado por eles.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, gravadas.

Os alunos podem assistir quantas vezes desejar num período de 6 meses a contar da data da inscrição.

CARGA HORÁRIA

20 horas

DATAS E HORÁRIOS

Aula 1

Prospecção e avaliação de originais. Papéis do editor, do agente literário e do scout.

Aula 2 

A aquisição de originais na formação e na ampliação do catálogo. Como dar feedback e negativas a projetos. O editor e o agente literário. O papel do editor entre os agentes e a produção.

Aula 3

O planejamento de obras no mundo ideal e no mundo real. Processos editoriais e prazos das etapas editoriais.

Aula 4 

Problemas reais e caminhos de solução. Casos selecionados.

Aula 5 

Apresentação de trabalho final para fixação de conteúdos.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 9 de dezembro de 2020
Comments are off

Curso Projeto e Produção Editorial | EAD

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

Projeto e Produção Editorial é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível escolher e montar um Projeto Editorial na prática — o que contempla; sua importância como primeiro passo no desenvolvimento de uma nova editora, ou no reposicionamento de uma pré-existente; sua criação e uso como bússola de cumprimento de metas ou de mudança de rumos; como preparatório para o estabelecimento da produção editorial; cases de sucesso. Contempla ainda a apresentação e encadeamento das etapas que envolvem a Produção Editorial do livro – da prospecção até a comercialização do título, no formato impresso e e-book; os profissionais dessas etapas e a correlação e fluxo do trabalho entre eles; a importância do controle do processo todo pela editora.

Este curso tem ainda como objetivo apresentar um panorama histórico e prático da trajetória e da estruturação do mercado editorial brasileiro até os dias de hoje, abrindo a possibilidade de escolhas de atuação ao editor. Desafios; crises; cases marcantes; grandes mudanças: suas causas e efeitos; quedas e recuperação; profissionalização da indústria ao longo dos anos; o futuro e os novos caminhos: um mundo a ser pensado e repensado para o livro.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Alunos de cursos de editoração
  • Alunos de cursos de letras
  • Preparadores
  • Revisores
  • Designers gráficos
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

 

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Um panorama do mercado editorial brasileiro até a atualidade – seus desafios e caminhos.
  • A importância do projeto editorial como primeiro passo na formação de uma editora e sua montagem.
  • Prospecção dos títulos: ficção e não ficção – diferentes gêneros: gatilhos externos e oportunidades de temas.
  • A equação: mercado x oportunidade e a importância da pesquisa como elemento fundamental no estabelecimento da linha editorial – nichos de mercado; como e onde pesquisar.
  • Oportunidades para as pequenas editoras – modelos e cases.
  • Editoras de self publishing – a escolha por livros impressos, digitais ou modelos mistos.
  • A importância da definição das ferramentas do marketing digital e parcerias de divulgação já na elaboração do plano editorial.
  • Modelos possíveis de comercialização para pequenas editoras.
  • A produção do livro de ficção e de não ficção: diferenças e papel do editor em cada uma delas.
  • O passo a passo da sequência das etapas de produção editorial – importância do controle dessa cadeia.
  • Exercícios práticos de fases da produção do livro.
  • Quais fases podem ser terceirizadas, quais não.
  • O recebimento de manuscritos: critérios de seleção e tipos de negociação.
  • O papel do parecerista externo.
  • Definição do formato físico e editorial.
  • Quando usar um revisor técnico.
  • A “engenharia de produção”: escolha do papel, da cor, de imagens, o briefing e critérios de definição da capa.
  • Fechamento de arquivo.
  • DA: pagamento do autor e/ou agente literário.

 

Profa. Sandra Espilotro

Bacharel, pós-graduada e mestre pela Universidade de São Paulo. É editora; sócia e editora da e-galáxia (www.e-galaxia.com.br); professora regular de cursos de MBA em Book Publishing e Formação do Editor (2016-); orientadora de escrita; parecerista de obras; membro da diretoria da UBE (União Brasileira de Escritores) (2018-) e da CPCLP (Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, da CBL ( Câmara Brasileira do Livro) (2016-); sócia da Veredas Consultoria Editorial – atuando na proposição e construção de projetos inovadores na área de cultura em geral (como feiras, mostras, bienais, eventos  etc.) e na área editorial. Diretora-geral de Globo Livros para ficção e não ficção, de obras nacionais e internacionais (1989-2011); prospectou e adquiriu direitos de livros nas principais feiras internacionais de livros (como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America) por 23 anos; Diretora Editorial para Mercado Internacional na Editora Nova Fronteira/Ediouro (2011-2014); jurada e curadora do Prêmio São Paulo de Literatura (2013-2017); jurada do Prêmio Guaracuí de Melhor Conto de Registro (SP) (2019); curadora para obras inéditas da Nova Revista Cultura (2018- 2019).

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas.

CARGA HORÁRIA

20 horas

 

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 15 de janeiro de 2021
Comments are off

Curso Self-Publishing | EAD

CURSO:
Self-Publishing | EAD

CARGA HORÁRIA:
24 Horas

METODOLOGIA:
As aulas são gravadas e o aluno tem 60 dias a partir da data da matrícula para assisti-las quantas vezes quiser.
Início das aulas: imediato.

 SOBRE O CURSO

O Self-publishing é uma tendência mundial.

Surgem cada vez mais os autores independentes e as histórias inéditas. O curso Self-Publishing mostra como, também no Brasil, você pode publicar de forma eficaz e prazerosa.

Muitos autores já estão produzindo e publicando seus livros de forma independente, utilizando plataformas digitais, imprimindo e realizando a venda direta de suas publicações.

Neste novo curso será apresentado o processo completo necessário para organizar a publicação de livros no formato impresso digital. Serão apresentadas todas as etapas do processo editorial de forma prática e objetiva para que o participante possa publicar o seu livro de forma independente, ou ainda tê-lo pronto para apresentar a uma editora tradicional.

Serão apresentadas as alternativas de autopublicação e serão discutidas estratégias de lançamento, divulgação e distribuição de vendas.

 PÚBLICO-ALVO

Escritores, ghostwriter, jornalistas, revisores e preparadores de texto.

Profissionais de todas as áreas interessados em publicar suas narrativas nos formatos impresso ou digital, tanto para autopublicação (self-publishing) ou para a publicação através das editoras tradicionais.

 OBJETIVO

Capacitar todos os participantes nas etapas necessárias para publicação de um livro de forma independente, tanto para plataformas digitais quanto para o formato impresso.
Apresentar os melhores métodos para organizar o conteúdo, decisão do melhor formato e plataformas, e como elaborar uma estratégia de divulgação e vendas eficientes.

 CONTEÚDO

Neste curso, o participante terá acesso ao passo-a-passo da produção artística e gráfica do livro.

Vai entender como transformar o arquivo de texto no computador em um livro impresso ou digital – atraente e pronto para ser vendido.

Módulo I

Moldagem do Projeto – Prof. Renato Modernell

    •  1. CONCEITOS BÁSICOS
        Por que escrever
        Para quem escrever
        Gêneros textuais
        Sinopse, argumento e roteiro
        Estrutura do texto (partes, capítulos, seções)

    •  2. PRIMEIRA VERSÃO
        Foco narrativo
        Pesquisas e entrevistas
        Rotina de trabalho
        Cronograma
        Pareceres e consultorias
        Intervalo (recesso)

    •  3. SEGUNDA VERSÃO
        Tópicos de edição
        Aprimoramento de estilo

    •  4. PRODUÇÃO TEXTUAL
        Preparação e revisão
        Prefácio e apresentação
        Orelhas e contracapa

MÓDULO II

Projeto e Produção do Livro – Prof. Magno Paganelli

    •  1. CONCEPÇÃO BÁSICA
        O que se pretende com o livro
        Definindo a linha editorial
        Relevância (atualidade, pesquisa, abordagem)
        Complementos e ilustrações
        Pesquisa iconográfica
        Licenciamentos
        Uma identidade que comunique

    •  2. PRODUÇÃO
        Complementos e ilustrações
        Pesquisa iconográfica
        Licenciamentos

    •  3. TIPOGRAFIA
        O que é um tipo?
        Fontes e suas famílias
        Para cada finalidade, uma fonte
        Como as fontes funcionam na página
        Espaçamentos e alinhamentos
        Calculando espaços e escolhendo fontes

    •  4. O DESIGN DA PÁGINA
        Elementos fixos
        Elementos textuais
        A mancha e “o caixa”
        Para cada estilo, um desenho
        Rosto e falso rosto
        A página de créditos
        Sumário
        Elementos pós-textuais
        Cólofon
        Pecados capitais
        Mostra de diferentes tipos de páginas e formatos

    •  5. A CAPA
        Os elementos visuais em uma capa
        Os elementos informacionais em uma capa
        Só a arte vende?
        Estilos e conceitos
        oLettering
        Fontes de inspiração
        Há regras?
        Qual é o gênero?
        Qual é o público?
        As imagens e suas fontes
        A qualidade da imagem
        Cores
        Cuidado com o título
        Mostra de diferentes tipos de capas

    •  6. PROCESSOS GRÁFICOS E TECNOLOGIAS
        Briefing
        O livro precisa “parar em pé”
        É um livro ou uma série? Não tinha pensado nisso
        Impressão sob demanda: como é isso?
        As vantagens da impressão sob demanda
        O caixa curto e a cauda longa
        Simulações de custos

    •  7. OPÇÕES DE PUBLICAÇÃO
        100% pela editora
        Coedição editora-autor
        Autopublicação

    •  8. CHECKLIST
        Registro de Direitos Autorais
        ISBN e código de barras
        Ficha catalográfica

 

MÓDULO III

Assessoria de Imprensa – Profa. Lilian Cardoso

    •  Prospecção de mercado
•  Captação de patrocínio
•  Apoio institucional
•  Projeção de lançamento (datas relevantes)
•  Contatos institucionais e divulgação
•  Produção de releases e vídeos
•  Lançamento
•  Eventos e palestras

MÓDULO IV

Marketing e Vendas – Profa. Lilian Gaspari

    •  Como vender e colocar seu livro no mercado
•  Parceria
•  Marketplace
•  Vendas diretas
•  Montando seu próprio site
•  Descobrindo o melhor caminho
•  Distribuição
•  Exemplares de cortesia
•  Sumário
•  Elementos pós-textuais
•  Cólofon
•  Pecados capitais
•  Mostra de diferentes tipos de páginas e formatos

    •  5. A CAPA
        Os elementos visuais em uma capa
        Os elementos informacionais em uma capa

    •  Só a arte vende?
        Estilos e conceitos

    •  O LETTERING
        Fontes de inspiração
        Há regras?
        Qual é o gênero?
        Qual é o público?
        As imagens e suas fontes
        A qualidade da imagem
        Cores
        Cuidado com o título
        Mostra de diferentes tipos de capas

    •  6. PROCESSOS GRÁFICOS E TECNOLOGIAS
        Briefing
        O livro precisa “parar em pé”
        É um livro ou uma série?
        Não tinha pensado nisso
        Impressão sob demanda: como é isso?
        As vantagens da impressão sob demanda
        O caixa curto e a cauda longa
        Simulações de custos

    •  7. OPÇÕES DE PUBLICAÇÃO
        100% pela editora
        Coedição editora-autor
        Autopublicação

    •  8. CHECKLIST
        Registro de Direitos Autorais
        ISBN e código de barras
        Ficha catalográfica

  FACILITADORES

LILIAN CARDOSO

Diretora da LC – Agência de Comunicação especializada na divulgação de livros.

LILIAN GASPARI

Possui 30 anos de experiência no mercado editorial, atuando com diversificados grupos de produtos e canais de comercialização – livrarias, bancas, porta-a-porta e Governo. Atualmente, é Consultora na Nversos Editora. Atuou como gerente nacional de vendas em diversas editoras, como Novo Conceito, Ediouro, Cosac & Naify, Larousse e Faro Editorial. Atuou também como
consultora comercial junto aos principais players do varejo.

Participou de feiras internacionais para importação de livros e negociação de coprints.

MAGNO PAGANELLI

Atua no mercado editorial há 24 anos. Graduado em Publicidade, passou por agência de propaganda, na direção de arte, e editou o selo Arte Editorial entre 2002-2015, produzindo catálogo com cerca de 160 títulos. Como designer gráfico de capas e miolos, tem mais de 2.100 projetos publicados. Atualmente faz trabalhos de edição, ghost writer, preparação de textos e de originais e edição de conteúdo. Entre seus clientes estão as editoras Planeta do Brasil, Pórtico (selo Planeta), Editora Gente, Thomas Nelson do Brasil/Ediouro, Cultura Cristã. Atende autores independentes em diferentes mídias – blogueiros, cantores, chefs, vencedores de reality shows. É professor de Design Gráfico e Editorial no Programa MBA em Book Publishing na Casa Educação. É Doutor em História Social pela USP, possui Mestrado pelo Mackenzie e  é jornalista. Recebeu prêmios como autor e como editor.

RENATO MODERNELL

Renato Modernell é escritor, jornalista e professor do curso de Jornalismo da Universidade Mackenzie, em São Paulo, desde 2006. Em 1990, passou a dirigir oficinas de escrita em grupo e a orientar projetos literários individuais. Por mais de uma década, atuou como professor do curso de pós-graduação da Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL).

Publicou 17 livros, dos quais oito por conta própria, em edições independentes. Recebeu diversos prêmios literários dentro e fora do país, entre os quais o Jabuti, por duas vezes. Sua obra percorre diferentes gêneros de escrita, desde o romance e a poesia até o ensaio temático.

É graduado em Jornalismo (FAAP, 1975), Mestre em Jornalismo (USP, 2004) e Doutor em Letras (Mackenzie, 2009). Trabalhou nas principais empresas editoriais do país – editoras Globo e Abril, entre outras.