Curso Como Criar uma Editora Independente | EAD

Curso Como Criar uma Editora Independente | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Como Criar uma Editora Independente oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que envolve criar uma editora, desde o pensamento sobre a linha editorial e a formação do catálogo, até como será a estrutura editorial e comercial, questões práticas da abertura de empresas e da negociação com autores, ilustradores, outros colaboradores editoriais, livrarias, gráficas e distribuidoras.

Este curso on-line, com 16 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental, tanto a quem já atua no mercado editorial como a quem deseja nele atuar, conhecer a fundo esses aspectos centrais do trabalho do editor independente.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E AUTORES ESTEJAM APTOS A:

  • Que livros vou publicar? Definindo a linha editorial do catálogo e o público ao qual se destina.
  • Como abro uma editora? Contrato social, contabilidade, regime tributário.
  • Que autores e autoras vou publicar? As peculiaridades de livros infantis e livros adultos, autores nacionais e estrangeiros. Os contratos padrão. Remuneração e acertos.
  • Como vou chegar ao meu público? Canais de vendas e marketing. Relacionamento com livrarias, e-commerce, feiras e marketing digital.
  • De que equipe preciso? Principais funções e departamentos.
  • Dores do crescimento.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • O que é e como se forma um catálogo editorial: que tipo de livros posso publicar, a partir do ponto de vista do público.
  • Quem é o público leitor (e quem não é, mas pode ser).
  • O procedimento inicial para abrir editora: contrato social, contabilidade, contratos com autores, regimes tributários e outras informações para quem está começando.
  • Os contratos e demais instrumentos jurídicos necessários para abrir e para a editora funcionar.
  • Que profissionais atuam na área e que tipo de atividade desenvolvem.
  • A diferença entre publicar ficção e não ficção, livros infantis e livros adultos, livros de autores nacionais e livros traduzidos, em termos de produção editorial, de construção de catálogo e de implicações práticas no dia a dia da editora.
  • Os canais de vendas que mais têm a ver com cada linha editorial.
  • A divulgação dos livros para cada tipo de canal e de linha editorial.
  • Como preparar o terreno para crescer desde a abertura da editora.

FACILITADORA

Profa. Lizandra Magon de Almeida

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, tem especialização em Gestão do Conhecimento pelo SENAC-SP. É proprietária da Pólen Editorial desde 2001, empresa criada como um bureau de prestação de serviços editoriais, que atendeu editoras como Publifolha, Summus, Larousse, Globo, entre outras. A partir de 2014, a empresa se tornou editora, hoje Jandaíra, e já tem mais de 80 títulos publicados, incluindo a Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro. Também é tradutora de inglês e espanhol, e integrou a equipe de tradução do jornal El País Brasil por três anos. Hoje também faz parte da equipe da Qura Editora, que edita as revistas HSM Management e MIT Sloan Management Review Brasil, voltadas à gestão de negócios e à tecnologia, e atua como subeditora e diretora de operações. É também vice-presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre).

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas que podem ser assistidas num prazo de 6 meses a contar da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

16 horas

AULA

Aula 1 – Que livros quero publicar?

Aula 2 – Que público quero atender?

Aula 3 – Os requisitos para abrir uma editora

Aula 4 – Linhas editoriais e relacionamento com autores

Aula 5 – Canais de vendas, divulgação e marketing

Aula 6 – Instituições do livro, grupos de apoio e colaboração

Aula 7 – Equipe e profissionais freelancers do mercado editorial

Aula 8 – Preparando o terreno para crescer

Bibliografia:

Sosnowski, Alice. Empreendedorismo para leigos. São Paulo: Alta Books, 2018.

Osterwalder, Alexander; Pigneur, Yves. Business model generation. São Paulo: Alta Books, 2016.

Epstein, Jason. O negócio do livro – Passado, presente e futuro do mercado editorial. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Yunus, Muhammad. O banqueiro dos pobres. São Paulo: Ática, 2008.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

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