
-
Data
Início 23 de janeiro 2021
-
Duração
20 horas
- CLique aqui e compre agora
Curso Aquisição de Originais e Planejamento Editorial | EAD ao vivo
DATAS E HORÁRIOS
De 23 de janeiro a 20 de fevereiro de 2021 (sábados).
Horário das aulas: das 9h às 13h.
O CURSO E SEUS OBJETIVOS
Aquisição de originais e Planejamento editorial tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível fazer a aquisição de originais, nacionais ou estrangeiros, de uma maneira mais objetiva. Isso significa sua importância como um passo na construção de um catálogo ou no desenvolvimento de um catálogo já existente; como chegar em autores internacionais; como chegar em autores nacionais; avaliação de originais; o peso de cada título no catálogo; e como decidir sobre a publicação. Além disso, na parte de planejamento editorial a ideia é mostrar todos os passos para planejarmos a produção, desde a concepção — ou prospecção — dos originais, seja nacional ou estrangeiro; o papel do editor; quais os processos editoriais; como desenhar a produção; quais os procedimentos para lidar com autores nacionais; quais os gargalos que a produção impõe; e como lidar com problemas que aparecem no caminho.
O curso tem duração de 20 horas, nas quais o aluno vai, além de aproveitar os conceitos, mesclar com atividades práticas.
A QUEM SE DESTINA
- Editores
- Autores
- Alunos de cursos de Editoração
- Alunos de cursos de Letras
- Preparadores
- Revisores
- Designers gráficos
- Demais profissionais da cadeia editorial
- Interessados em ingressar no mercado editorial
CONTEÚDO
O que você vai ver neste curso:
- Caminhos para adquirir autores.
- A importância da avaliação de originais.
- Quem são os grandes agentes literários.
- Qual a função do scout.
- Como adquirir livros pensando na montagem de um catálogo do zero.
- Como adquirir livros pensando na ampliação de um catálogo.
- Como negar os livros que chegam por indicação ou por aquisição passiva.
- O agente literário de carreira.
- O agente literário de momento.
- O papel do editor entre os agentes e a produção.
- O planejamento de um livro no mundo ideal.
- O planejamento de um livro no mundo real.
- Os processos editoriais.
- Os prazos de cada uma das partes que envolvem um planejamento editorial.
- Problemas reais e caminhos de solução.
- Atividades práticas para fixação de conteúdo.
- Apresentação de um trabalho no final do curso.
FACILITADOR
Prof. Marcio Coelho
Marcio Coelho começou sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano, passou por muitas editoras como Saraiva, Nova Fronteira e Ediouro. Trabalhou na TAG – Experiências Literárias, prestou consultoria para clubes de assinaturas de livros, é professor de cursos voltados ao mercado editorial e hoje é gerente na #coisadelivreiro. Além de viver de livros há mais de duas décadas, é apaixonado por eles.
MÉTODO DE APRENDIZAGEM
Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.
Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.
CARGA HORÁRIA
20 horas
DATAS E HORÁRIOS
De 23 de janeiro a 20 de fevereiro de 2021 (sábados).
Horário das aulas: 9h às 13h.
Aula 1 – 23/01/2020
Prospecção e avaliação de originais. Papéis do editor, do agente literário e do scout.
Aula 2 – 30/01/2021
A aquisição de originais na formação e na ampliação do catálogo. Como dar feedback e negativas a projetos. O editor e o agente literário. O papel do editor entre os agentes e a produção.
Aula 3 – 06/02/2021
O planejamento de obras no mundo ideal e no mundo real. Processos editoriais e prazos das etapas editoriais.
Aula 4 – 13/02/2021
Problemas reais e caminhos de solução. Casos selecionados.
Aula 5 – 20/02/2021
Apresentação de trabalho final para fixação de conteúdos.
**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**
-
Data
Início 23 de janeiro 2021
-
Duração
20 horas
- CLique aqui e compre agora