Formação de Editores de Didáticos – Como Editar Materiais Didáticos e Sistemas de Ensino | EAD ao vivo

Modalidade: online com aulas ao vivo e que também ficam disponíveis gravadas.

 SOBRE O CURSO

O Brasil é um dos maiores mercados editoriais do mundo com enorme produção anual de livros didáticos e de sistema de ensino com faturamento anual de aproximadamente 5 bilhões de reais. Com uma produção de aproximadamente 400 milhões de exemplares físicos, sendo 200 milhões de livros didáticos. Atualmente temos em torno de 12.000 títulos ativos no mercado de livros didáticos. Apesar do peso dessa indústria cultural e seu enorme potencial, a formação em muitos caso é autodidata, adquirida no exercício da profissão.

O curso Formação de Editores de Didáticos – Como Editar Materiais Didáticos e Sistemas de Ensino | EAD ao vivo, com uma abordagem eminentemente prática, reproduz o processo editorial da maneira mais verdadeira possível desde a profunda análise setorial até a publicação. O programa foi elaborado para contemplar as enormes transformações que o mercado editorial vem sofrendo nos últimos anos. O aumento dos livros digitais, da autopublicação e das redes sociais modificou definitivamente o modelo estratégico das editoras, e a nova realidade impacta diretamente o segmento dos livros didáticos e sistemas de ensino.

Diante dessa realidade, o curso se faz necessário pois seu objetivo primordial é contribuir na formação de profissionais qualificados e proporcionar aperfeiçoamento diante dos atuais desafios àqueles que já atuam na área.

Trata-se de um programa de formação rápida com a finalidade de transformar sua carreira diante dos novos rumos da educação brasileira e a necessidade de edição de novos materiais didáticos.

 PÚBLICO ALVO

Profissionais que desejam atuar ou se especializar na carreira editorial de livros didáticos e sistema de ensino. Profissionais que atuam em jornais, revistas e produção de conteúdo para sites e ambientes virtuais de aprendizagem. Produtores editoriais, produtores culturais, designers, pedagogos, professores, bibliotecários, jornalistas e público em geral que atuam ou tem interesse em atuar na produção de livros didáticos ou sistema de ensino.

 OBJETIVOS

Formar profissionais para atuar na área de produção editorial de didáticos e sistema de ensino. Preparando-os para o desenvolvimento de negócios sustentáveis economicamente e que causem impacto cultural na sociedade.
Objetiva também sanar parte da carência de profissionais especializados para atuarem nesta área.

 CONTEÚDO

História do livro e da edição

A escrita, o papel e o livro. História do livro, a natureza do livro, conceitos de edição.

Editoração de Livro Didático e Sistema de Ensino

A história do livro didático e sistema de ensino no Brasil. Conceitos de editoração do projeto e edição. A função do livro didático e dos sistemas de ensino ao longo do tempo. Mercado brasileiro de livros didáticos e sistemas de ensino.

Análise Setorial – Educação

Principais tendências da educação. Tendências das escolas particulares no Brasil.
Conceitos da evolução do livro didático em programas governamentais. Participação das editoras no Programa do PNLD. Processos globais vinculados à política e economia do livro didático. Escolha do livro didático no programa do PNLD.

Segmentação de mercado para livros didáticos e sistema de ensino

Marketing e o valor para o cliente. Conceitos de mercado, público-alvo e segmentação mercadológica. Pesquisa e análise mercadológica. Bases para
segmentação de mercado. Diferenciação mercadológica. Posicionamento mercadológico. Produto e Preço.

A legislação educacional vigente

Conceitos principais que fundamentem a compreensão acerca das políticas e legislação educacional brasileira, com vistas a transposição para produção de livros didáticos e sistema de ensino. Compreender a aplicação dos dispositivos legais da LDB, do Plano Nacional de Educação, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da BNCC e da legislação educacional complementar a respeito da Educação Básica e seus impactos na produção de
materiais didáticos.

Planejamento da obra: livro didático

Elaboração do planejamento da obra: autoria, seções, metodologia, Autor apresenta. Editora convida Autor. Autor e Editora desenvolvem juntos. Fundamentos teóricos. Concepção de aprendizagem, de ensino, de área, proposta metodológica, didático pedagógica. Proposta pedagógica. Objetivos. Conteúdos por volume. Estrutura do LA e MP (seções e suas funções). Linguagem (texto, comando, vinheta…). Abordagem (introduz conteúdo a partir de situação problematizadora.
Características do texto. Número de páginas por volume. Aspectos inovadores (LA e MP).
Aspectos que o diferenciam e o aproximam da concorrência (LA e MP). Identificação dos concorrentes diretos. Público-alvo. Expectativa comercial, editorial e dos autores. Previsão de tempo para execução. Informações sobre experiência profissional dos autores.

P&L – Coleção de livros didáticos

Profit and Loss statement (P&L): O que é, como funciona, como ler e avaliar um P&L, a importância do P&L no planejamento dos livros didáticos, Balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício. Fluxo de caixa. Orçamento de capital.

P&L – Os Processos Editoriais

Apresentação do fluxo de produção editorial e função de cada etapa.

Gestão de Projetos

Fundamentos em gestão de projetos editoriais: objetivos, princípios, ciclo de vida e fases de um projeto (inicialização, planejamento, execução, controle e encerramento). Processos da gestão de projetos. Gerenciamento do escopo.
Gerenciamento do tempo. Gerenciamentos dos custos. Gerenciamento de recursos humanos internos e externos. Viabilidade de projetos, gerenciamento de riscos.
Planejamento e acompanhamento de produção editorial, utilizando uma ferramenta de mercado que auxiliará no escopo técnico, no tempo e no custo, além da construção de relatórios de acompanhamento.

Projeto Gráfico

Briefing e encomenda. Analise e aprovação. Edição de arte e aspectos de Composição. Processos gráficos e Fechamento do arquivo. Produção gráfica e
Gerenciamento de arquivos.

Originais – Planejamento, encomenda e avaliação

Fundamentos teóricos. Proposta didático para áreas. Orientações para avaliação. Estrutura da coleção. Unidade Modelo – Orientações para uso do livro e das atividades. Unidade Modelo – Resolução das atividades. Indicações Bibliográficas.
Cronograma com estimativa de entregas dos originais.

Edição de Livros Didáticos e Sistema de Ensino – Produto e Serviços

Edição de livros didáticos e sistema de ensino. Gestão do projeto. Acompanhamento de todas as etapas. Relacionamentos com autores e demais integrantes do projeto

Ilustrações

Pautas iconográficas. Encomendas aos ilustradores. Processo de aprovação.
Contratos.

Soluções Digitais

Características do livro digital, plataformas, APPs, Leitores, a transformação de um livro físico em um livro digital, ePub, cc, Ferramentas de criação. Edição. Controle de qualidade. Padrões do mercado. Utilização em diversos devices: tablet, e-readers, mobile, computador

Direito autoral e Iconografia

Pautas iconográficas. Pesquisa. Aquisição. Negociação com detentores de direitos. Negociação com banco de imagens. Antecipação de pauta. Direito autoral relacionados a terceiros.

Livro Universal e LBI

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015. Livro Digital Acessível. EPUB 3.0.1. DOCX. Normas do IDPF – International Digital Publishing Forum, ou das normas ISO/IEC TS 30135. Braille. Libras.

DATAS, HORÁRIOS E CARGA HORÁRIA

Início das aulas: 17 de outubro de 2022.

Término das aulas ao vivo: 15 de março de 2023.

Dias da semana: segundas e quartas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: online com aulas ao vivo e que também ficam disponíveis gravadas.

Plataforma de transmissão: Zoom.

Carga horária total: 64 horas divididas em 32 encontros.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.

Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por 6 meses a contar da data de início das aulas (17 de outubro de 2022). 

CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).

MÓDULOS

 

Abertura: Apresentações Gerais e Introdução ao Tema

  • O Setor Editorial Educacional Hoje: Desafios e Oportunidades
  • Análise Setorial dos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino – Introdução (História, Contexto e Mercado)

Módulo 1: Projeto Editorial e Planejamento de Obras

  • Projeto Editorial e Planejamento de Obras: Livros Didáticos
  • Projeto Editorial e Planejamento de Obras: Sistemas de Ensino

Módulo 2: Encomenda de Originais e Edição de Texto

  • Encomenda de Originais
  • Edição de Texto e copidesque
  • Preparação e Revisão de Texto
  • Revisão de Provas

Módulo 3: Projeto Gráfico, Diagramação e Produção Gráfica

  • Projeto Gráfico e Diagramação
  • Produção Gráfica

Módulo 4: Direitos Autorais e Pesquisa de Textos e Imagens

  • Direitos Autorais
  • Pesquisa de Textos e Imagens

Módulo 5: A BNCC

  • BNCC: o que é, como surge, sua função
  • BNCC: sua organização, competências e habilidades
  • BNCC: peculiaridades na Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio
  • BNCC: peculiaridades nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza

Módulo 6: Assessoria Pedagógica

  • Assessoria Pedagógica para Livros Didáticos
  • Assessoria Pedagógica para Sistemas de Ensino

Módulo 7: Processos Editoriais e Gestão de Processos

  • Processos Editoriais
  • Gestão de Processos

Módulo 8: Funcionamento Geral do PNLD

  • Funcionamento Geral do PNLD e Principais Pontos de Atenção
  • Funcionamento Geral do PNLD e Principais Pontos de Atenção

Módulo 9: Soluções Digitais, Metodologias Ativas e Livro Acessível

  • Soluções Digitais
  • Metodologias Ativas
  • Livro Acessível

Módulo 10: Ações Comerciais e de Marketing

  • Marketing e Operações Comerciais para Livros Didáticos
  • Marketing e Operações Comerciais para Sistemas de Ensino

 

FORMAS DE PAGAMENTO

Desconto especial de pré-venda, com 40% de desconto, para matrículas até 31 de agosto de 2022:

Até 10 parcelas de R$ 77,40 no cartão de crédito através do link: https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr?cmd=_s-xclick&hosted_button_id=929RHY3HJKM7Y

Ou pagamento à vista via pix R$ 774,00: https://nubank.com.br/cobranca/G0DeaPVvpJ1kbune

Após o pagamento, favor enviar o comprovante para WhatsApp 11 99168-8427.

Para mais informações: barbarakaster@casaeducacao.com.br ou pelo WhatsApp 11 99168-8427.

 

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

Curso Formação de Editores de Livros | EAD ao vivo

CURSO:
Formação de Editores de Livros | EAD – Turma 12

INÍCIO DAS AULAS:
16 de novembro de 2021

Modalidade: online com aulas ao vivo e que também ficam disponíveis gravadas.

 SOBRE O CURSO

 

Criar uma editora é algo relativamente simples. Existem poucas barreiras de entrada. Sendo você um profissional da área, tendo uma boa ideia, uma quantidade pequena de recursos e algum conhecimento em marketing, você já está apto a abrir uma editora.

Mas a facilidade com que se abre uma editora esconde uma grande armadilha: a enorme complexidade de toda uma cadeia, que exige dos profissionais uma série de conhecimentos diversos que são necessários para atuar com sucesso neste mercado.

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado – responsáveis por colocar centenas de livros na lista dos mais vendidos, criar editoras e ocupar posições executivas em algumas das maiores editoras do Brasil – o Curso Formação do Editor de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua editora, ou estágio em que se encontra sua carreira.

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a edição de texto, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, a capa, o projeto gráfico, marketing e vendas, acompanhamento financeiro, dentre muitos outros assuntos que serão discutidos em aulas ao vivo, onde será possível interagir com os professores em tempo real.

O mercado de livros é um negócio extremamente prazeroso. O objetivo do curso é tornar o caminho das editoras mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

OBJETIVO

O Curso de Formação do Editor de Livros está em sua 12ª turma e pretende atualizar de forma rápida e dinâmica os profissionais que já atuam na área editorial, os que desejam migrar para a área de edição ou os novos entrantes de outras áreas.

O curso é voltado a quem trabalha no mercado editorial e a quem deseja atuar, seja em editoras existentes, seja criando novos negócios editoriais. O curso de Formação de Editores prioriza a formação para o mercado de trabalho, levando em conta as modificações que vêm ocorrendo atualmente, por meio da curadoria de professores que atuam no mercado e são representativos nos setores em que atuam. O curso da Casa Educação leva em conta movimentos atuais, como o surgimento de novos negócios editoriais independentes, audiolivro, e-book, marketing digital, clubes de livro, crowdfunding, além de ter forte orientação para a produção editorial. A riqueza da proposta está na combinação de nomes e olhares para o mercado editorial e a combinação entre teoria e prática, cobrindo toda a cadeia editorial.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.

Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por 6 meses a contar da data de início das aulas (15 de novembro de 2021). 

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELO PARTICIPANTE DO CURSO

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a construção do seu projeto editorial, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, o projeto gráfico, finanças, marketing, vendas e distribuição, visões sobre o mercado.

DATAS, HORÁRIOS E CARGA HORÁRIA

Início das aulas: 16 de novembro de 2021.

Término das aulas ao vivo: 19 de abril de 2021.

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: online com aulas ao vivo e que também ficam disponíveis gravadas.

Plataforma de transmissão: Zoom.

Carga horária total: 70 horas divididas em 35 encontros.

CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Editar Livros Hoje e Perspectivas Futuras
  • Construção do Projeto Editorial
  • Edição de Textos
  • Produção Editorial
  • Panorama Geral do Mercado
  • Artes Gráficas, Design Editorial
  • Planejamento e Controle Editorial
  • Área Comercial: Vendas e Distribuição
  • Mercado Internacional (Prospecção e Agenciamento)
  • Novos Modelos de Negócios: Editoras Independentes
  • O Editor de Livros Didáticos e Sistemas de Ensino, Livros Universitários e CTP
  • Novos Modelos de Negócios: Clubes de Assinaturas
  • Metadados
  • Crowdfunding
  • Direitos Autorais
  • Marketing Digital e Conteúdo para Mídias Sociais
  • Mundo Digital: E-books, Autopublicação, Audiobooks e Podcasts
 PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO MERCADO

Os profissionais convidados para as aulas do Curso de Formação do Editor são alguns dos profissionais que ministram aulas no MBA de Book Publishing, como Beatriz Reingenheim, Fabio Uehara, Gustavo Martins de Almeida, Lilian Gaspari, Lizandra Magon de Almeida, Mariana Milani, Marina Avila, Paulo Verano, Raíssa Pena, Ricardo Costa, Roger Trimer, Sandra Espilotro, Valquíria Vlad, Wendel Almeida e Wilma Moura.

FORMAS DE PAGAMENTO

Para matrículas até 20 de outubro de 2021

10 parcelas de R$ 99,00 no cartão de crédito via Paypal: https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr?cmd=_s-xclick&hosted_button_id=96FQ4U3ZC238C

À vista via PIX com 10% de desconto, valor total de R$ 891,00. Link para o pix: https://nubank.com.br/pagar-cobranca/1kbune/UgjV8ujxwP

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

2 de fevereiro de 2018
Comments are off

Curso Formação de Editores de Livros | EAD ao vivo

CURSO:
Formação de Editores de Livros | EAD ao vivo – Turma 15

Modalidade: online com aulas ao vivo e que também ficam disponíveis gravadas.

 SOBRE O CURSO

O mercado editorial vem se modificando muito nos últimos anos, extremamente impactado pelas novas tecnologias digitais.

Com alternativas mais econômicas e eficientes para impressão, divulgação, distribuição e comercialização, pode-se dizer que criar uma editora tornou-se, por uma série de motivos, algo relativamente simples e bem mais barato que antigamente.

Porém, a facilidade com que se abre uma editora esconde uma grande armadilha: a enorme complexidade de toda uma cadeia em constante transformação, o que exige dos profissionais uma multiplicidade de conhecimentos necessários para atuar com sucesso nesse mercado.

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais com muitos anos de atuação, o Curso Formação do Editor de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo e atualizá-lo. Não importando o tamanho da sua editora, ou o estágio em que se encontra sua carreira.

Em seis módulos que se complementam, todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas, partindo-se dos conhecimentos negociais e estratégicos (leitura de mercado, planejamento estratégico, precificação, direitos autorais, comercialização e distribuição) e passando por todas as etapas editoriais (projeto editorial, produção editorial, edição, preparação e revisão de textos), design gráfico e planejamento editorial), pelas peculiaridades de segmentos editoriais importantes (mercado internacional, edição de conteúdos didáticos e edição de livros infantis e juvenis) e pelas principais inovações que vêm novas trazendo oportunidades ao mercado (marketing digital, livros digitais, audiolivros e podcasts, metadados e crowdfunding).

Estes e muitos outros assuntos serão discutidos em aulas ao vivo, em que será possível interagir com os professores em tempo real.

O mercado de livros é um negócio extremamente prazeroso. O objetivo do curso é tornar o caminho das editoras mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

OBJETIVO

O Curso de Formação do Editor de Livros está em sua 13ª turma e pretende atualizar de forma rápida e dinâmica os profissionais que já atuam na área editorial, os que desejam migrar para a área de edição ou os novos entrantes de outras áreas.

O curso é voltado a quem trabalha no mercado editorial e a quem deseja atuar, seja em editoras existentes, seja criando novos negócios editoriais. O curso de Formação de Editores prioriza a formação para o mercado de trabalho, levando em conta as modificações que vêm ocorrendo atualmente, por meio da curadoria de professores que atuam no mercado e são representativos nos setores em que atuam. O curso da Casa Educação leva em conta movimentos atuais, como o surgimento de novos negócios editoriais independentes, audiolivro, e-book, marketing digital, clubes de livro, crowdfunding, além de ter forte orientação para a produção editorial. A riqueza da proposta está na combinação de nomes e olhares para o mercado editorial e a combinação entre teoria e prática, cobrindo toda a cadeia editorial.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.

Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por 6 meses a contar da data de início das aulas ao vivo. 

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELO PARTICIPANTE DO CURSO

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a construção do seu projeto editorial, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, o projeto gráfico, finanças, marketing, vendas e distribuição, visões sobre o mercado.

DATAS, HORÁRIOS E CARGA HORÁRIA

Início das aulas: 22 de novembro de 2023.

Término das aulas ao vivo: 17 de abril de 2024.

Dias da semana: segundas e quartas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: online com aulas ao vivo e que também ficam disponíveis gravadas.

Plataforma de transmissão: Zoom.

Carga horária total: 74 horas divididas em 37 encontros.

CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).

MÓDULOS

Módulo 1: Conhecimento de Mercado, Planejamento Estratégico e Precificação

  • Editar Livros Hoje e Perspectivas Futuras
  • Panorama Geral do Mercado
  • Planejamento Estratégico e Precificação

Módulo 2: Projeto Editorial e Direitos Autorais

  • Direitos Autorais
  • A Criação e o Funcionamento de uma Editora Independente na Prática

Módulo 3: Produção Editorial, Edição, Preparação e Revisão de Texto, Design Gráfico e Planejamento e Controle Editorial

  • Etapas Principais da Produção Editorial
  • Edição, Preparação e Revisão de Textos
  • Design Gráfico
  • Gestão de Processos Editoriais

Módulo 4: Edição Especializada: Mercado Internacional, Obras Didáticas e Livros Infantis e Juvenis

  • Edição de Obras Gerais com Ênfase no Mercado Internacional
  • Edição de Livros Didáticos, Sistemas de Ensino e Livros Universitários
  • Edição de Livros Infantis, Juvenis e HQs

Módulo 5: Ações de Marketing, Marketing Digital e Redes Sociais, Comercialização e Distribuição

  • Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais: Como Divulgar sua Marca e Vender Mais no Mundo Digital
  • Parcerias Internas e Externas: Como Alavancar o Negócio Editorial
  • Aspectos Principais da Área Comercial: Vendas e Distribuição
  • Metadados
  • Distribuição de livros

Módulo 6: Oportunidades e Novos Olhares para o Mercado Editorial

  • Mundo Digital 1: E-books e Autopublicação
  • Mundo Digital 2: Audiobooks e Podcasts
  • Crowdfunding
  • Clube de Livros
PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO MERCADO

Os profissionais convidados para as aulas do Curso de Formação do Editor são alguns dos profissionais que ministram aulas no MBA de Book Publishing, como Bruno Mendes, Fabio Uehara, Gustavo Martins de Almeida, Lilian Gaspari, Lizandra Magon de Almeida, Márcia Signorini, Mariana Milani, Paulo Verano, Raíssa Pena, Ricardo Costa, Roger Trimer, Sandra Espilotro, Valquíria Vlad, Wendel Almeida e Wilma Moura.

FORMAS DE PAGAMENTO

50% de desconto válido até 31 de agosto de 2023.

10 parcelas de R$ 79,00 no cartão de crédito via Paypal. Clique aqui.

Pagamento via pix por R$ 710,00

Pix copia e cola: 00020101021126700014br.gov.bcb.pix0114362120140001160230Formacao de Editores de Livros5204000053039865406710.005802BR5915CE T E D EIRELI6009SAO PAULO62070503***63047AAF

Ou aponte sua câmera para o QR Code abaixo:

Para mais informações: contato@casaeducacao.com.br ou pelo WhatsApp 11 97064-7001.

 

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

admincasa 15 de agosto de 2023
Comments are off

Curso Formação de Editores de Livros – Turma 16 | EAD ao vivo

CURSO:
Formação de Editores de Livros | EAD – Turma 15

Modalidade: online com aulas ao vivo e que também ficam disponíveis gravadas.

 SOBRE O CURSO

O mercado editorial vem se modificando muito nos últimos anos, extremamente impactado pelas novas tecnologias digitais.

Com alternativas mais econômicas e eficientes para impressão, divulgação, distribuição e comercialização, pode-se dizer que criar uma editora tornou-se, por uma série de motivos, algo relativamente simples e bem mais barato que antigamente.

Porém, a facilidade com que se abre uma editora esconde uma grande armadilha: a enorme complexidade de toda uma cadeia em constante transformação, o que exige dos profissionais uma multiplicidade de conhecimentos necessários para atuar com sucesso nesse mercado.

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais com muitos anos de atuação, o Curso Formação do Editor de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo e atualizá-lo. Não importando o tamanho da sua editora, ou o estágio em que se encontra sua carreira.

Em seis módulos que se complementam, todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas, partindo-se dos conhecimentos negociais e estratégicos (leitura de mercado, planejamento estratégico, precificação, direitos autorais, comercialização e distribuição) e passando por todas as etapas editoriais (projeto editorial, produção editorial, edição, preparação e revisão de textos), design gráfico e planejamento editorial), pelas peculiaridades de segmentos editoriais importantes (mercado internacional, edição de conteúdos didáticos e edição de livros infantis e juvenis) e pelas principais inovações que vêm novas trazendo oportunidades ao mercado (marketing digital, livros digitais, audiolivros e podcasts, metadados e crowdfunding).

Estes e muitos outros assuntos serão discutidos em aulas ao vivo, em que será possível interagir com os professores em tempo real.

O mercado de livros é um negócio extremamente prazeroso. O objetivo do curso é tornar o caminho das editoras mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

OBJETIVO

O Curso de Formação do Editor de Livros está em sua 13ª turma e pretende atualizar de forma rápida e dinâmica os profissionais que já atuam na área editorial, os que desejam migrar para a área de edição ou os novos entrantes de outras áreas.

O curso é voltado a quem trabalha no mercado editorial e a quem deseja atuar, seja em editoras existentes, seja criando novos negócios editoriais. O curso de Formação de Editores prioriza a formação para o mercado de trabalho, levando em conta as modificações que vêm ocorrendo atualmente, por meio da curadoria de professores que atuam no mercado e são representativos nos setores em que atuam. O curso da Casa Educação leva em conta movimentos atuais, como o surgimento de novos negócios editoriais independentes, audiolivro, e-book, marketing digital, clubes de livro, crowdfunding, além de ter forte orientação para a produção editorial. A riqueza da proposta está na combinação de nomes e olhares para o mercado editorial e a combinação entre teoria e prática, cobrindo toda a cadeia editorial.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.

Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por 6 meses a contar da data de início das aulas ao vivo. 

Interação: os alunos tem a possibilidade de participar de grupo ativo de WhatsApp com os demais participantes e a escola. Ambiente onde acontecem trocas relevantes para a permanente atualização na área.

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELO PARTICIPANTE DO CURSO

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a construção do seu projeto editorial, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, o projeto gráfico, finanças, marketing, vendas e distribuição, visões sobre o mercado.

DATAS, HORÁRIOS E CARGA HORÁRIA

Início das aulas: 17 de setembro de 2024.

Término das aulas ao vivo: 11 de fevereiro de 2024.

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: online com aulas ao vivo e que também ficam disponíveis gravadas.

Plataforma de transmissão: Zoom.

Carga horária total: 76 horas divididas em 38 encontros.

CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).

MÓDULOS

Módulo 1: Conhecimento de Mercado, Planejamento Estratégico e Precificação

  • Editar Livros Hoje e Perspectivas Futuras
  • Panorama Geral do Mercado
  • Planejamento Estratégico e Precificação

Módulo 2: Projeto Editorial e Direitos Autorais

  • Direitos Autorais
  • A Criação e o Funcionamento de uma Editora Independente na Prática

Módulo 3: Produção Editorial, Edição, Preparação e Revisão de Texto, Design Gráfico e Planejamento e Controle Editorial

  • Etapas Principais da Produção Editorial
  • Edição, Preparação e Revisão de Textos
  • Design Gráfico
  • Gestão de Processos Editoriais

Módulo 4: Edição Especializada: Mercado Internacional, Obras Didáticas e Livros Infantis e Juvenis

  • Edição de Obras Gerais com Ênfase no Mercado Internacional
  • Edição de Livros Didáticos, Sistemas de Ensino e Livros Universitários
  • Edição de Livros Infantis, Juvenis e HQs

Módulo 5: Ações de Marketing, Marketing Digital e Redes Sociais, Comercialização e Distribuição

  • Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais: Como Divulgar sua Marca e Vender Mais no Mundo Digital
  • Parcerias Internas e Externas: Como Alavancar o Negócio Editorial
  • Aspectos Principais da Área Comercial: Vendas e Distribuição
  • Metadados
  • Distribuição de livros

Módulo 6: Inovação, Oportunidades e Novos Olhares para o Mercado Editorial

  • Mundo Digital 1: E-books e Autopublicação
  • Mundo Digital 2: Audiobooks e Podcasts
  • Inteligência Artificial no Mercado Editorial
  • Crowdfunding
  • Clube de Livros
PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO MERCADO

Os profissionais convidados para as aulas do Curso de Formação do Editor são alguns dos profissionais que ministram aulas no MBA de Book Publishing, como Bruno Mendes, Fabio Uehara, Gustavo Martins de Almeida, Lilian Gaspari, Lizandra Magon de Almeida, Márcia Signorini, Mariana Milani, Paulo Verano, Raíssa Pena, Ricardo Costa, Roger Trimer, Sandra Espilotro, Valquíria Vlad, Wendel Almeida e Wilma Moura.

COMENTÁRIOS DE ALUNOS QUE JÁ FIZERAM O CURSO

são mais de 2.000 alunos formados nesse programa. Brasileiros residentes no Brasil e no exterior, além de estrangeiros lusófonos de países como Angola, Cabo Verde e Moçambique.
Alguns depoimentos de quem já se formou:

“O curso foi muito bom para mim, porque deu para comparar como é o processo de edição no Brasil e na Guatemala. Claro, varia muito pela legislação, que é muito diferente, mas enquanto ao marketing, distribuição, administração de custos, agentes literários, e cadeia de produção do livro, não muda muito. Os conhecimentos ajudam a organizar melhor um futuro negócio na área da edição de livros. Gostei muito, mesmo.”

“Sem comentários. Foi além de minhas expectativas.”

“Considero todo o conteúdo do curso muito útil e didático, com possibilidade de aplicação direta no dia a dia da editora onde trabalho.”

MATRÍCULAS

50% de desconto válido até 31 de agosto de 2023.

10 parcelas de R$ 79,00 no cartão de crédito via Paypal. Clique aqui.

Pagamento via pix por R$ 710,00

Pix copia e cola: 00020101021126700014br.gov.bcb.pix0114362120140001160230Formacao de Editores de Livros5204000053039865406710.005802BR5915CE T E D EIRELI6009SAO PAULO62070503***63047AAF

Ou aponte sua câmera para o QR Code abaixo:

Para mais informações: contato@casaeducacao.com.br ou pelo WhatsApp 11 97064-7001.

 

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

admincasa 3 de novembro de 2021
Comments are off

Curso Formação em Marketing Editorial | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Edição de Livros Infantis e Juvenis: Teoria e Prática oferece o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que envolve o trabalho de editar livros para crianças e jovens, dentro de uma proposta que alia aspectos teóricos e olhar histórico para os livros infantis e juvenis a uma perspectiva prática de atuação, visando o entendimento do mercado editorial contemporâneo de LIJ. Pensa-se tanto no profissional que atua ou deseja atuar em editoras de pequeno, médio e grande porte, especializadas em livros infantis e juvenis, como naquele que pensa em criar a sua própria editora ou atuar de modo independente, seja como editor, autor ou artista.

Este curso on-line com 20 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre como está estruturado o mercado editorial de livros para crianças e jovens hoje, mesclando aspectos teóricos e práticos.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES, AUTORES E DEMAIS INTERESSADOS ESTEJAM APTOS A:

  • Construir um panorama da história do livro para crianças e jovens, constituindo uma linha do tempo da produção nacional e estrangeira desde a concepção da ideia de infância até os dias atuais.
  • Compreender os aspectos essenciais implicados na edição de livros para crianças e jovens em suas diferentes modalidades.
  • Compreender de uma perspectiva prática como funciona o mercado de livros para crianças e jovens.
  • Conhecer os principais atores desse tipo de produção, grandes, médias e pequenas editoras, editoras independentes, autores, artistas, livrarias, clubes de livro, coletivos editoriais. Entender as dinâmicas próprias de cada subsegmento.
  • Problematizar a publicação de livros para crianças e jovens desde uma perspectiva contemporânea.
  • Compreender os leitores infantis e juvenis como protagonistas culturais, que são criativos e cocriam a produção editorial que lhes é destinada.
  • Pensar criticamente a produção editorial para crianças e jovens.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Bibliotecários
  • Mediadores de leitura
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em livros para crianças e jovens

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Concepções do livro infantil e juvenil. O livro com interesse utilitário. O livro com interesse estético.
  • Panorama da história do livro para crianças e jovens, constituindo uma linha do tempo da produção internacional e brasileira até os dias atuais.
  • Definições do livro infantil e juvenil. Problematizações.
  • Informações conceituais e mercadológicas envolvidas na produção editorial para crianças e jovens.
  • Os “temas difíceis” no livro literário para crianças e jovens no contexto brasileiro atual.
  • O impacto das políticas públicas de aquisição de livros na produção editorial brasileira.
  • Afirmação estética do texto e da imagem no livro infantil e juvenil brasileiro.
  • Relações entre texto, imagem e projeto gráfico no livro infantil e juvenil. Conceituações básicas. Tipologias de livros.
  • O livro traduzido. Funcionamento do mercado internacional.
  • Projetos editoriais para crianças e jovens.
  • Cadeia do livro infantil e juvenil. Mercado editorial. Produção editorial. Crítica do livro para crianças. Divulgação. Aspectos comerciais.
  • Aspectos essenciais implicados na edição de livros infantis e juvenis, em suas diferentes modalidades.
  • Funcionamento do mercado de livros para crianças e jovens: principais atores desse tipo de produção. Dinâmicas próprias de cada subsegmento.
  • Atividade prática para criação de projetos editoriais.

FACILITADOR

Prof. Paulo Verano

Doutor em Ciência da Informação pela ECA-USP, onde atua como docente no seu curso de graduação em Editoração. É diretor acadêmico dos cursos de Publicação da Casa Educação, onde é responsável pela curadoria dos cursos oferecidos. Professor do curso de pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM. Atua como editor desde 1993, tendo sido diretor editorial do Grupo Planeta e gerente editorial de Literatura e Paradidáticos das Editoras de Ática-Scipione (Grupo Somos Educação), entre outras funções desempenhadas.

Em 2015, quando saiu do Grupo Somos Educação, decidiu aventurar-se no mercado editorial independente, lançando com a designer Angela Mendes a sua própria editora de livros, a Edições Barbatana, que publica livros para crianças e adultos — tanto clássicos, como livros-objeto contemporâneos.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas que podem ser assistidas num prazo de 6 meses a contar da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

20 horas

Aula 1

Apresentações e expectativas.
Concepções do livro infantil.

Aula 2

Definições de livro infantil e juvenil. Problematizações. História. Os “temas difíceis” no contexto brasileiro. Impacto das políticas públicas de aquisição de livros na produção editorial brasileira.

Aula 3 

Livro infantil e juvenil: a afirmação estética do texto e da imagem.
Relações entre texto, imagem e projeto gráfico no livro infantil e juvenil.
Conceituações básicas. Tipologias de livros.
O livro traduzido. Funcionamento do mercado internacional.
Aula 4
Projetos editoriais para crianças e jovens. Grandes editoras. Pequenas editoras.
Cadeia do livro infantil e juvenil. Mercado editorial. Principais atores. Produção editorial. Aspectos comerciais.

 

Aula 5 

Atividade prática de construção de projeto editorial.
Fixação de conteúdos principais e feedback.
Bibliografia:

GARRALÓN, Ana. Ler e saber: os livros informativos para crianças. São Paulo: Pulo do Gato, 2015.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naïfy, 2010.
LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: História & Histórias. São Paulo: Ática, 2007.
MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
MEIRELES, Cecília. Problemas da Literatura Infantil. São Paulo: Global, 2016; Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
O SAGAE, Peter. A árvore dos livros de imagem. São Paulo: Costuras Teóricas, 2018.
SALISBURY, Martin e STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado. São Paulo: Rosari, 2013.
VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: SESI-SP Editora, 2018.
**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

Formação de Editores de Didáticos – Como Editar Materiais Didáticos e Sistemas de Ensino | EAD

Modalidade: online com aulas ao vivo e que também ficam disponíveis gravadas.

 SOBRE O CURSO

O Brasil é um dos maiores mercados editoriais do mundo com enorme produção anual de livros didáticos e de sistema de ensino com faturamento anual de aproximadamente 5 bilhões de reais. Com uma produção de aproximadamente 400 milhões de exemplares físicos, sendo 200 milhões de livros didáticos. Atualmente temos em torno de 12.000 títulos ativos no mercado de livros didáticos. Apesar do peso dessa indústria cultural e seu enorme potencial, a formação em muitos caso é autodidata, adquirida no exercício da profissão.

O curso Formação de Editores de Didáticos – Como Editar Materiais Didáticos e Sistemas de Ensino | EAD ao vivo, com uma abordagem eminentemente prática, reproduz o processo editorial da maneira mais verdadeira possível desde a profunda análise setorial até a publicação. O programa foi elaborado para contemplar as enormes transformações que o mercado editorial vem sofrendo nos últimos anos. O aumento dos livros digitais, da autopublicação e das redes sociais modificou definitivamente o modelo estratégico das editoras, e a nova realidade impacta diretamente o segmento dos livros didáticos e sistemas de ensino.

Diante dessa realidade, o curso se faz necessário pois seu objetivo primordial é contribuir na formação de profissionais qualificados e proporcionar aperfeiçoamento diante dos atuais desafios àqueles que já atuam na área.

Trata-se de um programa de formação rápida com a finalidade de transformar sua carreira diante dos novos rumos da educação brasileira e a necessidade de edição de novos materiais didáticos.

 PÚBLICO ALVO

Profissionais que desejam atuar ou se especializar na carreira editorial de livros didáticos e sistema de ensino. Profissionais que atuam em jornais, revistas e produção de conteúdo para sites e ambientes virtuais de aprendizagem. Produtores editoriais, produtores culturais, designers, pedagogos, professores, bibliotecários, jornalistas e público em geral que atuam ou tem interesse em atuar na produção de livros didáticos ou sistema de ensino.

 OBJETIVOS

Formar profissionais para atuar na área de produção editorial de didáticos e sistema de ensino. Preparando-os para o desenvolvimento de negócios sustentáveis economicamente e que causem impacto cultural na sociedade.
Objetiva também sanar parte da carência de profissionais especializados para atuarem nesta área.

 CONTEÚDO

História do livro e da edição

A escrita, o papel e o livro. História do livro, a natureza do livro, conceitos de edição.

Editoração de Livro Didático e Sistema de Ensino

A história do livro didático e sistema de ensino no Brasil. Conceitos de editoração do projeto e edição. A função do livro didático e dos sistemas de ensino ao longo do tempo. Mercado brasileiro de livros didáticos e sistemas de ensino.

Análise Setorial – Educação

Principais tendências da educação. Tendências das escolas particulares no Brasil.
Conceitos da evolução do livro didático em programas governamentais. Participação das editoras no Programa do PNLD. Processos globais vinculados à política e economia do livro didático. Escolha do livro didático no programa do PNLD.

Segmentação de mercado para livros didáticos e sistema de ensino

Marketing e o valor para o cliente. Conceitos de mercado, público-alvo e segmentação mercadológica. Pesquisa e análise mercadológica. Bases para
segmentação de mercado. Diferenciação mercadológica. Posicionamento mercadológico. Produto e Preço.

A legislação educacional vigente

Conceitos principais que fundamentem a compreensão acerca das políticas e legislação educacional brasileira, com vistas a transposição para produção de livros didáticos e sistema de ensino. Compreender a aplicação dos dispositivos legais da LDB, do Plano Nacional de Educação, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da BNCC e da legislação educacional complementar a respeito da Educação Básica e seus impactos na produção de
materiais didáticos.

Planejamento da obra: livro didático

Elaboração do planejamento da obra: autoria, seções, metodologia, Autor apresenta. Editora convida Autor. Autor e Editora desenvolvem juntos. Fundamentos teóricos. Concepção de aprendizagem, de ensino, de área, proposta metodológica, didático pedagógica. Proposta pedagógica. Objetivos. Conteúdos por volume. Estrutura do LA e MP (seções e suas funções). Linguagem (texto, comando, vinheta…). Abordagem (introduz conteúdo a partir de situação problematizadora.
Características do texto. Número de páginas por volume. Aspectos inovadores (LA e MP).
Aspectos que o diferenciam e o aproximam da concorrência (LA e MP). Identificação dos concorrentes diretos. Público-alvo. Expectativa comercial, editorial e dos autores. Previsão de tempo para execução. Informações sobre experiência profissional dos autores.

P&L – Coleção de livros didáticos

Profit and Loss statement (P&L): O que é, como funciona, como ler e avaliar um P&L, a importância do P&L no planejamento dos livros didáticos, Balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício. Fluxo de caixa. Orçamento de capital.

P&L – Os Processos Editoriais

Apresentação do fluxo de produção editorial e função de cada etapa.

Gestão de Projetos

Fundamentos em gestão de projetos editoriais: objetivos, princípios, ciclo de vida e fases de um projeto (inicialização, planejamento, execução, controle e encerramento). Processos da gestão de projetos. Gerenciamento do escopo.
Gerenciamento do tempo. Gerenciamentos dos custos. Gerenciamento de recursos humanos internos e externos. Viabilidade de projetos, gerenciamento de riscos.
Planejamento e acompanhamento de produção editorial, utilizando uma ferramenta de mercado que auxiliará no escopo técnico, no tempo e no custo, além da construção de relatórios de acompanhamento.

Projeto Gráfico

Briefing e encomenda. Analise e aprovação. Edição de arte e aspectos de Composição. Processos gráficos e Fechamento do arquivo. Produção gráfica e
Gerenciamento de arquivos.

Originais – Planejamento, encomenda e avaliação

Fundamentos teóricos. Proposta didático para áreas. Orientações para avaliação. Estrutura da coleção. Unidade Modelo – Orientações para uso do livro e das atividades. Unidade Modelo – Resolução das atividades. Indicações Bibliográficas.
Cronograma com estimativa de entregas dos originais.

Edição de Livros Didáticos e Sistema de Ensino – Produto e Serviços

Edição de livros didáticos e sistema de ensino. Gestão do projeto. Acompanhamento de todas as etapas. Relacionamentos com autores e demais integrantes do projeto

Ilustrações

Pautas iconográficas. Encomendas aos ilustradores. Processo de aprovação.
Contratos.

Soluções Digitais

Características do livro digital, plataformas, APPs, Leitores, a transformação de um livro físico em um livro digital, ePub, cc, Ferramentas de criação. Edição. Controle de qualidade. Padrões do mercado. Utilização em diversos devices: tablet, e-readers, mobile, computador

Direito autoral e Iconografia

Pautas iconográficas. Pesquisa. Aquisição. Negociação com detentores de direitos. Negociação com banco de imagens. Antecipação de pauta. Direito autoral relacionados a terceiros.

Livro Universal e LBI

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015. Livro Digital Acessível. EPUB 3.0.1. DOCX. Normas do IDPF – International Digital Publishing Forum, ou das normas ISO/IEC TS 30135. Braille. Libras.

DATAS, HORÁRIOS E CARGA HORÁRIA

Início das aulas: 17 de outubro de 2022.

Término das aulas ao vivo: 15 de março de 2023.

Dias da semana: segundas e quartas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: online com aulas ao vivo e que também ficam disponíveis gravadas.

Plataforma de transmissão: Zoom.

Carga horária total: 64 horas divididas em 32 encontros.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.

Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por 6 meses a contar da data de início das aulas (17 de outubro de 2022). 

CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).

MÓDULOS

 

Abertura: Apresentações Gerais e Introdução ao Tema

  • O Setor Editorial Educacional Hoje: Desafios e Oportunidades
  • Análise Setorial dos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino – Introdução (História, Contexto e Mercado)

Módulo 1: Projeto Editorial e Planejamento de Obras

  • Projeto Editorial e Planejamento de Obras: Livros Didáticos
  • Projeto Editorial e Planejamento de Obras: Sistemas de Ensino

Módulo 2: Encomenda de Originais e Edição de Texto

  • Encomenda de Originais
  • Edição de Texto e copidesque
  • Preparação e Revisão de Texto
  • Revisão de Provas

Módulo 3: Projeto Gráfico, Diagramação e Produção Gráfica

  • Projeto Gráfico e Diagramação
  • Produção Gráfica

Módulo 4: Direitos Autorais e Pesquisa de Textos e Imagens

  • Direitos Autorais
  • Pesquisa de Textos e Imagens

Módulo 5: A BNCC

  • BNCC: o que é, como surge, sua função
  • BNCC: sua organização, competências e habilidades
  • BNCC: peculiaridades na Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio
  • BNCC: peculiaridades nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza

Módulo 6: Assessoria Pedagógica

  • Assessoria Pedagógica para Livros Didáticos
  • Assessoria Pedagógica para Sistemas de Ensino

Módulo 7: Processos Editoriais e Gestão de Processos

  • Processos Editoriais
  • Gestão de Processos

Módulo 8: Funcionamento Geral do PNLD

  • Funcionamento Geral do PNLD e Principais Pontos de Atenção
  • Funcionamento Geral do PNLD e Principais Pontos de Atenção

Módulo 9: Soluções Digitais, Metodologias Ativas e Livro Acessível

  • Soluções Digitais
  • Metodologias Ativas
  • Livro Acessível

Módulo 10: Ações Comerciais e de Marketing

  • Marketing e Operações Comerciais para Livros Didáticos
  • Marketing e Operações Comerciais para Sistemas de Ensino

 

FORMAS DE PAGAMENTO

Desconto especial de pré-venda, com 40% de desconto, para matrículas até 31 de agosto de 2022:

Até 10 parcelas de R$ 77,40 no cartão de crédito através do link: https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr?cmd=_s-xclick&hosted_button_id=929RHY3HJKM7Y

Ou pagamento à vista via pix R$ 774,00: https://nubank.com.br/cobranca/G0DeaPVvpJ1kbune

Após o pagamento, favor enviar o comprovante para WhatsApp 11 99168-8427.

Para mais informações: barbarakaster@casaeducacao.com.br ou pelo WhatsApp 11 99168-8427.

 

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

Curso Gestão de Livrarias – Formação para Livreiros | EAD

SOBRE O CURSO

O mercado editorial vem se modificando em grande velocidade nos últimos tempos, o que afeta tanto os editores, como os livreiros. Atualmente, temos diversos modelos empresariais coexistindo: dos grandes grupos internacionais de e-commerce ao reflorescimento dos pequenos negócios de rua.

Nessa mescla entre as ações digitais para divulgação e comercialização, com a ação dos algoritmos, os investimentos em e-commerce e no relacionamento direto com os leitores pelas redes sociais, e o trabalho nas lojas físicas, só uma característica não se modifica: entender bem o tipo de livro que se comercializa e profissionalizar-se cada vez mais.

No novo momento do mercado, as editoras são criadas com relativa facilidade, e com isso os lançamentos e as novidades se avolumam. Como selecionar? Como chegar diretamente ao público de modo mais assertivo?

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado livreiro, o Curso Gestão de Livraria – Formação para Livreiros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua livraria, ou estágio em que se encontra sua carreira. Não importando se a atuação acontece dentro de um negócio estabelecido ou se a intenção é empreender.

Todas as etapas da comercialização do livro serão abordadas: o Planejamento Estratégico para a Criação ou Remodelação de Livrarias, a Curadoria, o Marketing, a Gestão Financeira, a Gestão de Pessoas e a Inovação.

O mercado de livros é um negócio extremamente atraente, em plena modificação e cheio de oportunidades. O objetivo do curso é tornar o caminho das livrarias mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

MÓDULOS E DISCIPLINAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Negócio das Livrarias Hoje (Mercado de Livros no Brasil)
Empreendedorismo
Proposta de Valor da Livraria
Definição de Ponto de Venda Físico e E-commerce
Infraestrutura Necessária e Custos Envolvidos
Linhas de Financiamento

MARKETING

Loja Física: Decoração e Estruturação
Exposição dos Livros
E-commerce: Funcionalidades Exigíveis
Parcerias Internas e Externas
Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais
Eventos e Outras Ações de Comunicação

GESTÃO DE PESSOAS
Contratação e Treinamento
Formação de Equipes
Estimativas de Custos com Mão de Obra
FINANÇAS E GESTÃO EMPRESARIAL
Gestão de Estoque, Vendas, Entrada e Saída de Produtos
Fluxo de Caixa, Custos e Despesas
Planejamento de Compras e de Vendas
Softwares
INOVAÇÃO
Como utilizar a tecnologia para vender mais e trazer inovação para sua livraria.
Como se preparar para o Futuro
ENCONTRO COM O LIVREIRO
Execução de Planejamento – Case Livraria da Tarde
Curadoria – Case Livrarias Simples
Marketing – Case Livraria Leonardo da Vinci
Finanças e Gestão Empresarial – Case Livraria Nobel Brooklin
Gestão de Pessoas – Case Livraria Leitura
CONSULTORIA
Discussão de Questões Práticas sobre Planejamento Estratégico
Curadoria
Marketing
Finanças e Gestão Empresarial
Gestão de Pessoas e Inovação

 

CERTIFICAÇÃO

Será emitido, pela Casa Educação, certificado de participação no final do curso.
Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas.

METODOLOGIA DE TRABALHO

Início das aulas: imediato.
Modalidade: EAD.
Carga horária total: 64 horas divididas em 32 aulas.

DOCENTES

Alexandre Fonseca (editora Perspectiva), Bruno Mendes (Coisa de Livreiro e PublishNews), Cláudia Machado (distribuidora Catavento), Lilian Gaspari, Mônica Carvalho (livraria da Tarde, Simone Chiaratto e Wendel Almeida (distribuidora Catavento).

CONVIDADOS

Alcides Silva (Dobra), Alexandre Martins Fontes (editora e livraria Martins Fontes), Beto Ribeiro (livraria Simples), Daniel Louzada (livraria Leonardo Da Vinci), Dudu Hommerding (Dobra), Eduardo Cunha (Yandeh), Katty Valencio (livraria Africanidades),Tânia Mara de Faria Maia (livraria Leitura) e Vanessa Abreu (livraria Nobel Brooklin).

admincasa 2 de março de 2021
Comments are off

Curso Gestão de Projetos Aplicada à Realidade Editorial | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Edição de Livros Infantis e Juvenis: Teoria e Prática oferece o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que envolve o trabalho de editar livros para crianças e jovens, dentro de uma proposta que alia aspectos teóricos e olhar histórico para os livros infantis e juvenis a uma perspectiva prática de atuação, visando o entendimento do mercado editorial contemporâneo de LIJ. Pensa-se tanto no profissional que atua ou deseja atuar em editoras de pequeno, médio e grande porte, especializadas em livros infantis e juvenis, como naquele que pensa em criar a sua própria editora ou atuar de modo independente, seja como editor, autor ou artista.

Este curso on-line com 20 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre como está estruturado o mercado editorial de livros para crianças e jovens hoje, mesclando aspectos teóricos e práticos.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES, AUTORES E DEMAIS INTERESSADOS ESTEJAM APTOS A:

  • Construir um panorama da história do livro para crianças e jovens, constituindo uma linha do tempo da produção nacional e estrangeira desde a concepção da ideia de infância até os dias atuais.
  • Compreender os aspectos essenciais implicados na edição de livros para crianças e jovens em suas diferentes modalidades.
  • Compreender de uma perspectiva prática como funciona o mercado de livros para crianças e jovens.
  • Conhecer os principais atores desse tipo de produção, grandes, médias e pequenas editoras, editoras independentes, autores, artistas, livrarias, clubes de livro, coletivos editoriais. Entender as dinâmicas próprias de cada subsegmento.
  • Problematizar a publicação de livros para crianças e jovens desde uma perspectiva contemporânea.
  • Compreender os leitores infantis e juvenis como protagonistas culturais, que são criativos e cocriam a produção editorial que lhes é destinada.
  • Pensar criticamente a produção editorial para crianças e jovens.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Bibliotecários
  • Mediadores de leitura
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em livros para crianças e jovens

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Concepções do livro infantil e juvenil. O livro com interesse utilitário. O livro com interesse estético.
  • Panorama da história do livro para crianças e jovens, constituindo uma linha do tempo da produção internacional e brasileira até os dias atuais.
  • Definições do livro infantil e juvenil. Problematizações.
  • Informações conceituais e mercadológicas envolvidas na produção editorial para crianças e jovens.
  • Os “temas difíceis” no livro literário para crianças e jovens no contexto brasileiro atual.
  • O impacto das políticas públicas de aquisição de livros na produção editorial brasileira.
  • Afirmação estética do texto e da imagem no livro infantil e juvenil brasileiro.
  • Relações entre texto, imagem e projeto gráfico no livro infantil e juvenil. Conceituações básicas. Tipologias de livros.
  • O livro traduzido. Funcionamento do mercado internacional.
  • Projetos editoriais para crianças e jovens.
  • Cadeia do livro infantil e juvenil. Mercado editorial. Produção editorial. Crítica do livro para crianças. Divulgação. Aspectos comerciais.
  • Aspectos essenciais implicados na edição de livros infantis e juvenis, em suas diferentes modalidades.
  • Funcionamento do mercado de livros para crianças e jovens: principais atores desse tipo de produção. Dinâmicas próprias de cada subsegmento.
  • Atividade prática para criação de projetos editoriais.

FACILITADOR

Prof. Paulo Verano

Doutor em Ciência da Informação pela ECA-USP, onde atua como docente no seu curso de graduação em Editoração. É diretor acadêmico dos cursos de Publicação da Casa Educação, onde é responsável pela curadoria dos cursos oferecidos. Professor do curso de pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM. Atua como editor desde 1993, tendo sido diretor editorial do Grupo Planeta e gerente editorial de Literatura e Paradidáticos das Editoras de Ática-Scipione (Grupo Somos Educação), entre outras funções desempenhadas.

Em 2015, quando saiu do Grupo Somos Educação, decidiu aventurar-se no mercado editorial independente, lançando com a designer Angela Mendes a sua própria editora de livros, a Edições Barbatana, que publica livros para crianças e adultos — tanto clássicos, como livros-objeto contemporâneos.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas que podem ser assistidas num prazo de 6 meses a contar da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

20 horas

Aula 1

Apresentações e expectativas.
Concepções do livro infantil.

Aula 2

Definições de livro infantil e juvenil. Problematizações. História. Os “temas difíceis” no contexto brasileiro. Impacto das políticas públicas de aquisição de livros na produção editorial brasileira.

Aula 3 

Livro infantil e juvenil: a afirmação estética do texto e da imagem.
Relações entre texto, imagem e projeto gráfico no livro infantil e juvenil.
Conceituações básicas. Tipologias de livros.
O livro traduzido. Funcionamento do mercado internacional.
Aula 4
Projetos editoriais para crianças e jovens. Grandes editoras. Pequenas editoras.
Cadeia do livro infantil e juvenil. Mercado editorial. Principais atores. Produção editorial. Aspectos comerciais.

 

Aula 5 

Atividade prática de construção de projeto editorial.
Fixação de conteúdos principais e feedback.
Bibliografia:

GARRALÓN, Ana. Ler e saber: os livros informativos para crianças. São Paulo: Pulo do Gato, 2015.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naïfy, 2010.
LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: História & Histórias. São Paulo: Ática, 2007.
MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
MEIRELES, Cecília. Problemas da Literatura Infantil. São Paulo: Global, 2016; Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
O SAGAE, Peter. A árvore dos livros de imagem. São Paulo: Costuras Teóricas, 2018.
SALISBURY, Martin e STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado. São Paulo: Rosari, 2013.
VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: SESI-SP Editora, 2018.
**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**
admincasa 10 de junho de 2024
Comments are off

Curso Design Thinking | EAD ao vivo

SOBRE O PROGRAMA

É muito comum o profissional subestimar o tempo e o esforço exigidos para seguir crescendo e se desenvolvendo.

Tornar-se um grande líder é um processo de aprendizado e de constante mudança, movido majoritariamente pela experiência pessoal.

O que torna essa jornada particularmente difícil é que as lições envolvidas não podem ser ensinadas. Liderar é usar a si mesmo como instrumento para fazer as coisas acontecerem – logo, é uma questão de autodesenvolvimento. Não há segredos e atalhos.

Neste programa de desenvolvimento, serão apresentados estudos de alguns dos maiores nomes mundiais da gestão como Daniel Goleman, Robert Cialdini, Linda Hill, Michael Watkins, dentre outros. Todos publicados na revista Harvard Business Review-Brasil.

A QUEM SE DESTINA

Analistas, coordenadores, supervisores, gerentes e profissionais que queiram se destacar e se diferenciar em suas organizações, no mercado de trabalho, na vida pessoal e social, e serem percebidos como Líderes por Excelência.

MÓDULOS

MÓDULO 1 – AUTOCONHECIMENTO PARA LÍDERES
Identificando suas aptidões, emoções, atitudes e comportamentos

OBJETIVOS
• refletir como suas características interferem no alcance dos resultados pessoais e profissionais e como impactam nas pessoas à sua volta.
• fornecer apoio para o autoconhecimento através da compreensão das necessidades individuais.
• criar estratégias para administrar suas dificuldades e desenvolver seus pontos fortes.
• ajudar a identificar características inatas de liderança.

ALGUNS ARTIGOS UTILIZADOS
• Liderança que traz resultados. Daniel Goleman. Harvard Business Review.
• Liderança primordial. Richard Boyatzis e Annie McKee. Harvard Business Review.

VOCÊ AINDA TESTA SEU PERFIL ATRAVÉS DE ASSESMENT
Com ferramenta que identifica as tendências comportamentais, aptidões, estilos de ação e comunicação.

BENEFÍCIOS
• Potencializa a gestão de pessoas
• Sistema confiável e seguro para tomada de decisão
• Dá soluções práticas para a condução estratégica do potencial humano
• Contribui para o autodesenvolvimento e evolução pessoal
• Maior assertividade na escolha ou mudança profissional

MÓDULO 02 – A ESTREIA DO LÍDER
Como as pessoas aprendem a liderar

OBJETIVOS
• entender quais as funções de um líder.
• compreender o poder da delegação.
• desenvolver a capacidade de escutar.
• a importância dos primeiros 90 dias.
• compreender a importância dos 3 imperativos da liderança: administrar a si mesmo, administrar sua rede e administrar sua equipe.
• enfatizar a mudança de papéis quando se torna líder.

ALGUNS ARTIGOS UTILIZADOS
• Estreia no comando. Linda Hill. Harvard Business Review.
• Você é bom como chefe – ou excelente? Linda Hill e Kent Lineback.
Harvard Business Review.

A proposta deste módulo é auxiliar o participante a assumir o papel de líder ou se tornar um líder verdadeiramente eficaz, para quem já assumiu esta posição. Até para os mais brilhantes dos indivíduos, o processo de conversão em líder é uma jornada árdua, embora gratificante, de constante aprendizado e autodesenvolvimento. O primeiro teste nessa rotina é tão fundamental que chega a ser ignorado: assumir o primeiro posto de chefia. É uma pena, porque as provações que esse rito de passagem traz têm sérias consequências tanto para o indivíduo quanto para a organização.

MÓDULO 3 – ROADMAP PARA A LIDERANÇA EFICAZ
Construindo um plano de negócios para a sua vida

OBJETIVOS
• desenvolver o modelo de negócios pessoal.
• ampliar o autoconhecimento.
• possuir uma visão mais clara sobre o que é ser líder.
• identificar o impacto do seu propósito pessoal em suas decisões.
• estabelecer estratégias para atingir os objetivos pessoais e profissionais.

A proposta é oferecer um guia e um quadro de reflexão sobre o que queremos, o que temos e o que precisamos. Incluindo os principais parceiros e recursos que tendemos a ignorar na busca por um trabalho significativo. No final, o participante terá desenvolvido o seu plano de negócios pessoal.
O objetivo é ajudar o participante a mudar o modo de olhar para seus talentos, suas motivações e seus valores, bem como as possibilidades de aplicá-las em benefício dos outros e de si mesmo.

MÓDULO 04 – INFLUÊNCIA E GESTÃO DE CONFLITOS:
Autoconhecimento aplicado na construção de relacionamentos produtivos e saudáveis

OBJETIVOS
• Maximizar a eficiência na solução de conflitos.
• Identificar como você resolve seus conflitos e problemas interpessoais.
• Compreender como os seis princípios psicológicos da persuasão governam o comportamento humano quando tomamos uma decisão.
• Ajudar o participante a se tornar mais ciente das escolhas que ele e os
outros fazem em situações de conflito.
• Oferecer maneiras de manobrar conscientemente situações de conflito para direções construtivas.

A proposta aqui é compartilhar as melhores formas de lidar com conflitos, sabendo que eles são parte natural
da vida. Tendo como premissa que não devemos eliminar o conflito, mas sim transformá-lo. Mudar o modo por meio do qual lidamos com nossas diferenças – da rixa destrutiva à cooperação construtiva. Neste módulo serão apresentadas algumas técnicas e ferramentas que podem levar você a obter resultados de forma mais harmoniosa e duradoura.
Através do conhecimento e desenvolvimento dos princípios da persuasão, negociação e através do autoconhecimento do seu estilo de resolver conflitos, pode-se obter melhores resultados e construir relacionamentos mais saudáveis dentro de seu círculo pessoal e profissional.

MÓDULO 05 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Desenvolvimento das competências de autoconsciência, autocontrole, empatia e habilidade social

OBJETIVOS
• identificar como está o seu qe (quosciente emocional).
• mapear suas competências fortes e o que tem a melhorar.
• analisar como esta o qe das pessoas em seu círculo pessoal e emocional, e como o mesmo está influenciando seus relacionamentos.
• identificar como estão suas habilidades interpessoais mais importantes: trabalhar bem em equipe; comunicações claras e eficazes; boa adaptação a mudança; boa interação com uma grande variedade de pessoas; pensar claramente e resolver problemas sob pressão.

ALGUNS ARTIGOS UTILIZADOS:
• Inteligência social e a biologia da liderança. Daniel Goleman e Richard Boyatzi. Harvard Business Review.
• Liderança que traz resultados. Daniel Goleman. harvard business review.

A proposta do módulo é discutir a importância da inteligência emocional e auxiliar o participante no
autodesenvolvimento de suas quatro competências: autoconsciência, autocontrole, empatia e habilidade social. A inteligência emocional (ou ie) refere-se à nossa capacidade de interpretar e entender emoções em nós e nos outros e de lidar, de forma eficaz, com tais sentimentos. Em geral, um nível alto de ie significa mais sucesso na carreira e nos relacionamentos e em viver uma vida satisfatória.

 DATAS E HORÁRIOS

Dias: 18, 20, 25 e 27 de julho de 2022.

Carga horária total: 12 horas.

Duração: 4 encontros virtuais de 3 horas cada.

Horário: 19:00 às 22:00.

Plataforma de transmissão: Zoom.

Metodologia:

Aulas práticas, a distância, transmitidas ao vivo. Os participantes são convidados a interagir por voz e pelo chat online com a facilitadora e demais alunos. Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por até 30 dias após o término do curso.

FACILITADORA

 

 

 

 

Elaine Martins

  • Psicóloga – CRP 30.066-0
  • Pós Adm de RH e MBA Desenvolvimento Humano Gestores (FGV)
  • NLP® Advanced Trainer – Richard Bandler USA (Formação completa PNL)
  • Certificação Int. COACH INTEGRADO® – Rhandy Di Stéfano (ICI)
  • Certificação COACH – Lambent®Andrea Lages e Joseph O’Connor
  • Professora Eneagrama – por Ginger Lapid-Bogda – USA
  • Co-fundadora Associação Bras. Eneagrama – Filiada IEA Internacional
  • Professora PósGraduação e MBA HSM  F.S.A.   SUSTENTARE
  • Facilitadora de TKI® & Action Learning®
  • Qualificação em DISC, BIG FIVE, MBTI® mais de 6.850 devolutivas
  • Criadora Metodologia CROSSTYPE® (Registro Biblioteca Nacional)
INSCRIÇÕES

Pré-venda com 50% de desconto até 30/06/22 

Até 12 Parcelas de R$ 39,56 no cartão de crédito.

Ou à vista com via pix por R$ 382,50. Link para pix: Clique aqui! 

Envie o comprovante de pagamento via pix através do WhatsApp 11 99167-8427.

Faça sua inscrição até 30/06/22 e receba 2 livros Harvard Business Review. Serão indicados capítulos dos livros para leitura como atividade pós work.

Para informações sobre pagamento à vista e pacotes para empresas, entre em contato pelos canais abaixo:

barbarakaster@casaeducacao.com.br ou WhatsApp 11 99167-8427.

 

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

admincasa 24 de outubro de 2022
Comments are off

Curso Projeto e Produção Editorial | EAD

SOBRE O CURSO

Projeto e Produção Editorial é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível escolher e montar um Projeto Editorial na prática — o que contempla; sua importância como primeiro passo no desenvolvimento de uma nova editora, ou no reposicionamento de uma pré-existente; sua criação e uso como bússola de cumprimento de metas ou de mudança de rumos; como preparatório para o estabelecimento da produção editorial; cases de sucesso. Contempla ainda a apresentação e encadeamento das etapas que envolvem a Produção Editorial do livro – da prospecção até a comercialização do título, no formato impresso e e-book; os profissionais dessas etapas e a correlação e fluxo do trabalho entre eles; a importância do controle do processo todo pela editora.

Este curso tem ainda como objetivo apresentar um panorama histórico e prático da trajetória e da estruturação do mercado editorial brasileiro até os dias de hoje, abrindo a possibilidade de escolhas de atuação ao editor. Desafios; crises; cases marcantes; grandes mudanças: suas causas e efeitos; quedas e recuperação; profissionalização da indústria ao longo dos anos; o futuro e os novos caminhos: um mundo a ser pensado e repensado para o livro.

A QUEM SE DESTINA
  • Editores
  • Autores
  • Alunos de cursos de editoração
  • Alunos de cursos de letras
  • Preparadores
  • Revisores
  • Designers gráficos
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial
CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

A história do livro e a trajetória do mercado editorial brasileiro – seus desafios e caminhos. Dos primeiros desenhos em pedra; à prensa de Johannes Gutenberg; passando pela chegada ao Brasil de Dom João VI, trazendo consigo a Real Biblioteca de Portugal (Fundação Biblioteca Nacional); à criação da internet e situação atual.

  • Reflexos da pandemia e da quebra de grandes livrarias como fator de mudanças no mercado editorial.
  • Marketplace e crescimento do número de pequenas livrarias de rua.
  • A importância do projeto editorial como primeiro passo na formação de uma editora e sua montagem.
  • O e-book no catálogo veio para ficar – diversificação de opções de leitura.
  • Livro físico, e-book ou audiolivro? O olhar contínuo na tecnologia como aliada do texto. Quebra de paradigmas. Exemplos
  • A equação: mercado x oportunidade e a importância da pesquisa como elemento fundamental no estabelecimento da linha editorial – nichos de mercado; como e onde pesquisar.
  • Oportunidades para as pequenas editoras – modelos e cases.
  • Editoras de self publishing – a escolha por livros impressos, digitais ou modelos mistos.
  • A importância da definição das ferramentas do marketing digital e parcerias de divulgação já na elaboração do plano editorial.
  • Oportunidades de expansão e maior visibilidade da marca via associação do editor de livros com outras mídias: vídeos, curta metragem, teatro, longa etc.
  • Modelos possíveis de comercialização para pequenas editoras.
  • O passo a passo da sequência das etapas de produção editorial – importância do controle dessa cadeia.
  • A importância do produtor gráfico – funções e processos que ele deve dominar na cadeia editorial; interação com editor.
  • A área comercial e a distribuição do livro físico.
  • O audiolivro e suas oportunidades no catálogo.
  • Exercícios práticos de fases da produção do livro.
  • Quais fases podem ser terceirizadas, quais não.
  • O papel do parecerista externo.
  • Definição do formato físico e editorial.
  • Quando usar um revisor técnico.
  • A “engenharia de produção”: escolha do papel, da cor, de imagens, o briefing e critérios de definição da capa.
  • Fechamento de arquivo.
  • DA: pagamento do autor e/ou agente literário.
FACILITADORA

Profa. Sandra Espilotro

Bacharel, pós-graduada e mestre pela Universidade de São Paulo. É editora; editora da e-galáxia (www.e-galaxia.com.br); professora regular de cursos de MBA em Book Publishing e Formação de Editores de Livros, da Casa Educação (2016-); orientadora de escrita; parecerista de obras; ghost writer; membro da diretoria da UBE (União Brasileira de Escritores) (2018-) e da CPCLP (Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, da CBL ( Câmara Brasileira do Livro) (2016-); sócia da Veredas Consultoria Editorial – atuando na proposição e construção de projetos inovadores na área de cultura em geral (como feiras, mostras, bienais, eventos etc.) e na área editorial. Diretora-geral de Globo Livros para ficção e não ficção, de obras nacionais e internacionais (1989-2011); prospectou e adquiriu direitos de livros nas principais feiras internacionais de livros (como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America) por 23 anos; Diretora Editorial para Mercado Internacional na Editora Nova Fronteira/Ediouro (2011-2014); jurada e curadora do Prêmio São Paulo de Literatura (2013-2017); jurada do Prêmio Guaracuí de Melhor Conto de Registro (SP) (2019); curadora para obras inéditas da Nova Revista Cultura (2018-2019).

DATAS E HORÁRIOS

Dias: 15, 20, 22, 27, 29 de março, 3 e 5 de abril de 2023.

Carga horária total: 20 horas.

Duração: 6 encontros virtuais de 3 horas cada e 1 encontro final de 2 horas.

Horário: 19:00 às 22:00.

Plataforma de transmissão: Zoom.

Metodologia:

INTERAÇÃO, TROCA DE EXPERIÊNCIAS E NETWORKING

Aulas práticas, a distância, transmitidas ao vivo. Os participantes são convidados a interagir por voz e pelo chat online com a professora e demais alunos. Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por 6 meses a contar da data de início das aulas ao vivo.

CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).

PLANEJAMENTO DAS AULAS

Aula 1 –  15/03/2023
História e Panorama do Mercado Editorial

Aula 2 –  20/03/2023
História e Panorama do Mercado Editorial

Aula 3 –  22/03/2023
Produção Editorial

Aula 4 –  27/03/2023
Produção Editorial

Aula 5 – 29/03/2023
Projeto Editorial

Aula 6 – 03/04/2023
Projeto Editorial

Aula 7 – 05/04/2023
Projeto Editorial: Workshop

MATRÍCULASS

Pré-venda com 50% de desconto até 13 de fevereiro de 2023:

Até 12 Parcelas de R$ 40,96 no cartão de crédito: Clique aqui!

Ou à vista via pix com 55% de desconto por R$ 324,00

Pix copia e cola:

Ou aponte sua câmera para o QR Code abaixo:

 

Envie o comprovante de pagamento via pix através do WhatsApp 11 99168-8427.

Para informações sobre pagamento à vista e pacotes para editoras, entre em contato pelos canais abaixo:

barbarakaster@casaeducacao.com.br ou WhatsApp 11 99168-8427.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 17 de outubro de 2020
Comments are off