É fato que estamos diante de um momento único. As crises que estamos vivendo, aliada a complexidade do mundo e junto com ela a incerteza, a ambiguidade, o caos e a desorganização, têm mobilizado sentimentos em todos nós e amplificado nossas limitações mais do que nossos talentos.
Os profissionais de RH mais efetivos atualmente possuem um conjunto inteiramente novo de
competências, que vão além das funções tradicionais de recursos humanos.
O papel do RH foi completamente redefinido para atender aos novos desafios organizacionais. Este novo profissional deve estar totalmente integrado às estratégias da empresa. Não há mais espaço para uma atuação passiva, apenas no backoffice. Passou a ser obrigatório que o RH atue como um agente de mudança. Ajudar a organização a inovar e a competir de forma eficiente passou ser a preocupação principal de qualquer profissional de RH. Para isto, pensar e agir estrategicamente é obrigação deste novo RH.
O conceito foi desenvolvido pelo professor americano David Ulrich. Ele demonstrou que atuar como um Business Partner é fundamental para que um profissional de RH seja bem-sucedido na carreira. Estes profissionais de Recursos Humanos trabalham em conjunto com os executivos C-Level com o intuito de desenvolver uma agenda para Recursos Humanos que esteja integrada com os objetivos estratégicos da empresa.
Na maioria das corporações, eles são os profissionais que ocupam os maiores cargos dentro de RH, sendo
os responsáveis pela interlocução com os líderes seniores.
O RH e o conjunto dos seus BP’s, precisa olhar pra fora e para o futuro, desenhar cenários usando as ferramentas do design e co-construir projetos e designers organizacionais que tenham valor para as pessoas, para o negócio e que sejam sustentáveis.
A jornada está somente no início!
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Os Business Partners são imprescindíveis no processo de conectar o departamento de Recursos Humanos com as demais áreas da empresa – pois seu conhecimento da estratégia e sua proximidade com a alta liderança faz com que consigam interagir de forma efetiva com os demais líderes da empresa.
Para que um Business Partner possa ser bem-sucedido ele precisa possuir uma série de novas características, dentre elas:
• Autoconfiança na sua capacidade pessoal de fazer a diferença para o negócio;
• Ciência do valor da função de RH;
• Confiança para ter um ponto de vista e expressá-lo, mesmo que seja impopular;
• Conhecimento e experiência do negócio e suas complexidades;
• Capacidade de comunicação, influência e persuasão;
• Habilidade para construir relacionamentos de longo prazo e de confiança mútua com os líderes da
organização e com colegas de RH;
• Foco na entrega de resultados da empresa através do melhor aproveitamento de toda a função de
RH e atuando como um forte modelo para o resto da equipe.
Profissionais de RH, BP’s, analistas, especialistas dos vários subsistemas, líderes, e todas as pessoas que desejam se preparar para interpretar as tendências futuras, desenhar novas organizações, gerenciar as mudanças e contribuir com mudanças sustentáveis.
- Compreender a organização como uma teia complexa de relacionamentos interpessoais, intergrupais e interorganizacionais em um contexto de desordem e alta volatilidade
- Entender que o papel de um BP ou agente de mudança se traduz no espírito de um designer organizacional, olhando para o futuro e construindo uma nova ordem organizacional
- Reconhecer as competências de um agente de mudanças e BP nesse contexto e a importância do protagonismo e assertividade consultiva
MÓDULO 1
- Contexto de Transformação
- Futuro e seus Impactos
- Uma nova Ordem está colocada
- Impactos para as Organizações
- O Design Organizacional
MÓDULO 2
- Os subsistemas organizacionais e as tendências de mudanças
- Estudo de Casos de Mudanças e Design Organizacional
MÓDULO 3
- Cultura Organizacional
- Modelo de Cultura Cameron e Quinn
- Os movimentos culturais que estão acontecendo no mercado
- Estudo de Casos de Mudança Cultural
- Diagnosticando a Cultura da sua Empresa e os respectivos e necessários movimentos
MÓDULO 4
- A Abordagem Consultiva
- Abertura, Contato e exploração do desafio ou problema
- Questionamento – A difícil arte de fazer boas perguntas
- Definição do problema a ser trabalhado
- Desenvolvimento de alternativas inovadoras e integradas sistemicamente
- Criação de um protótipo, Apresentação e Venda da Solução
- Lidando com as Objeções e Fechamento
Dias: 11, 13, 18 e 20 de julho de 2022.
Carga horária total: 12 horas
Duração: 4 encontros virtuais de 3 horas/cada.
Horário: 19:00 às 22:00
Plataforma de transmissão: Zoom.
Metodologia:
Aulas práticas, a distância, transmitidas ao vivo. Os participantes são convidados a interagir por voz e pelo chat online com a facilitadora e demais alunos. Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por até 30 dias após o término do curso.
Victor Bacchi
Economista com Mestrado em Administração pela PUC/SP, Pós-Graduado em Qualificação em Docência para o Ensino Superior e em Marketing pela ESPM. Docente nas disciplinas de Gestão de Carreira e Ambiente Econômico Global no MBA em Negócios da moda da UAM. Certificado na metodologia DISC pela E-Talent, Consultor Credenciado do projeto AISLA – Auto-Imprenditorialetà per Sviluppo Locale – Programa patrocinado pela Camera Italo – Brasiliana di Commercio e Industria. Possui Formação Internacional em Coaching Integrado pela ICI – Integrated Coaching Institute e Formação como Instrutor de Yoga pelo Patanjali Center, curso reconhecido pela Aliança do Yoga.
Pesquisador na área de Aprendizagem Organizacional, vivência em projetos de Executive Coaching na Vale do Rio Doce, Brasil Foods e EDP. Experiência como facilitador em empresas como: NürnbergMesse, Whirlpool, Unilever, Bayer, Sodexo, Nextel, Carrefour, AstraZeneca, Pfizer, Henkel, Bradesco e Thyssenkrupp, Baxter.
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