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Data
INÍCIO IMEDIATO
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Duração
20 horas
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Investimento
Até 12x de R$ 40,33 no cartão de crédito via Sympla
- CLique aqui e compre agora
Curso Projeto e Produção Editorial | EAD
Projeto e Produção Editorial é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível escolher e montar um Projeto Editorial na prática — o que contempla; sua importância como primeiro passo no desenvolvimento de uma nova editora, ou no reposicionamento de uma pré-existente; sua criação e uso como bússola de cumprimento de metas ou de mudança de rumos; como preparatório para o estabelecimento da produção editorial; cases de sucesso. Contempla ainda a apresentação e encadeamento das etapas que envolvem a Produção Editorial do livro – da prospecção até a comercialização do título, no formato impresso e e-book; os profissionais dessas etapas e a correlação e fluxo do trabalho entre eles; a importância do controle do processo todo pela editora.
Este curso tem ainda como objetivo apresentar um panorama histórico e prático da trajetória e da estruturação do mercado editorial brasileiro até os dias de hoje, abrindo a possibilidade de escolhas de atuação ao editor. Desafios; crises; cases marcantes; grandes mudanças: suas causas e efeitos; quedas e recuperação; profissionalização da indústria ao longo dos anos; o futuro e os novos caminhos: um mundo a ser pensado e repensado para o livro.
- Editores
- Autores
- Alunos de cursos de editoração
- Alunos de cursos de letras
- Preparadores
- Revisores
- Designers gráficos
- Demais profissionais da cadeia editorial
- Interessados em ingressar no mercado editorial
O que você vai ver neste curso:
A história do livro e a trajetória do mercado editorial brasileiro – seus desafios e caminhos. Dos primeiros desenhos em pedra; à prensa de Johannes Gutenberg; passando pela chegada ao Brasil de Dom João VI, trazendo consigo a Real Biblioteca de Portugal (Fundação Biblioteca Nacional); à criação da internet e situação atual.
- Reflexos da pandemia e da quebra de grandes livrarias como fator de mudanças no mercado editorial.
- Marketplace e crescimento do número de pequenas livrarias de rua.
- A importância do projeto editorial como primeiro passo na formação de uma editora e sua montagem.
- O e-book no catálogo veio para ficar – diversificação de opções de leitura.
- Livro físico, e-book ou audiolivro? O olhar contínuo na tecnologia como aliada do texto. Quebra de paradigmas. Exemplos
- A equação: mercado x oportunidade e a importância da pesquisa como elemento fundamental no estabelecimento da linha editorial – nichos de mercado; como e onde pesquisar.
- Oportunidades para as pequenas editoras – modelos e cases.
- Editoras de self publishing – a escolha por livros impressos, digitais ou modelos mistos.
- A importância da definição das ferramentas do marketing digital e parcerias de divulgação já na elaboração do plano editorial.
- Oportunidades de expansão e maior visibilidade da marca via associação do editor de livros com outras mídias: vídeos, curta metragem, teatro, longa etc.
- Modelos possíveis de comercialização para pequenas editoras.
- O passo a passo da sequência das etapas de produção editorial – importância do controle dessa cadeia.
- A importância do produtor gráfico – funções e processos que ele deve dominar na cadeia editorial; interação com editor.
- A área comercial e a distribuição do livro físico.
- O audiolivro e suas oportunidades no catálogo.
- Exercícios práticos de fases da produção do livro.
- Quais fases podem ser terceirizadas, quais não.
- O papel do parecerista externo.
- Definição do formato físico e editorial.
- Quando usar um revisor técnico.
- A “engenharia de produção”: escolha do papel, da cor, de imagens, o briefing e critérios de definição da capa.
- Fechamento de arquivo.
- DA: pagamento do autor e/ou agente literário.
Profa. Sandra Espilotro
Bacharel, pós-graduada e mestre pela Universidade de São Paulo. É editora; editora da e-galáxia (www.e-galaxia.com.br); professora regular de cursos de MBA em Book Publishing e Formação de Editores de Livros, da Casa Educação (2016-); orientadora de escrita; parecerista de obras; ghost writer; membro da diretoria da UBE (União Brasileira de Escritores) (2018-) e da CPCLP (Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, da CBL ( Câmara Brasileira do Livro) (2016-); sócia da Veredas Consultoria Editorial – atuando na proposição e construção de projetos inovadores na área de cultura em geral (como feiras, mostras, bienais, eventos etc.) e na área editorial. Diretora-geral de Globo Livros para ficção e não ficção, de obras nacionais e internacionais (1989-2011); prospectou e adquiriu direitos de livros nas principais feiras internacionais de livros (como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America) por 23 anos; Diretora Editorial para Mercado Internacional na Editora Nova Fronteira/Ediouro (2011-2014); jurada e curadora do Prêmio São Paulo de Literatura (2013-2017); jurada do Prêmio Guaracuí de Melhor Conto de Registro (SP) (2019); curadora para obras inéditas da Nova Revista Cultura (2018-2019).
Aulas gravadas disponíveis por 6 meses a contar da data de inscrição
Carga horária: 20 horas, distribuídas em 6 aulas de 3 horas cada e 1 aula final de 2 horas.
A Casa Educação emitirá certificado de participação. Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas gravadas.
Aula 1
História e Panorama do Mercado Editorial
Aula 2
História e Panorama do Mercado Editorial
Aula 3
Produção Editorial
Aula 4
Produção Editorial
Aula 5
Projeto Editorial
Aula 6
Projeto Editorial
Aula 7
Projeto Editorial: exemplos de aplicação de conteúdo.
Até 12x de R$ 40,33 no cartão de crédito ou à vista por R$ 324,00. via Sympla CLIQUE AQUI!
Para informações sobre pacotes para editoras, entrar em contato pelos canais abaixo:
contato@casaeducacao.com.br ou WhatsApp 11 97064-7001.
**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**
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Data
INÍCIO IMEDIATO
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Duração
20 horas
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Investimento
Até 12x de R$ 40,33 no cartão de crédito via Sympla
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