
-
Data
INÍCIO 19 MAIO 2025
-
Duração
12 horas
-
Investimento
26% de desconto até 28/04/25: até 12 parcelas de R$ 58,09 no cartão de crédito
- CLique aqui e compre agora
Curso Análise Literária: da criação à leitura crítica | EAD ao vivo
O curso Análise Literária: da criação à leitura crítica | EAD ao vivo foi desenvolvido para profissionais do mercado editorial, editores, leitores críticos, agentes literários e escritores que desejam aprimorar sua capacidade de estruturar, analisar e avaliar narrativas. A partir de técnicas avançadas de criação literária e leitura crítica, os participantes aprenderão a identificar elementos que tornam uma história sólida, comercialmente viável e com maior impacto no mercado editorial. O curso também aborda formas de trabalhar com a crítica.
– Capacitar editores, leitores críticos e profissionais do mercado editorial a estruturar e analisar narrativas com profundidade;
– Ensinar técnicas avançadas de leitura crítica para identificar pontos fortes e falhas em histórias ficcionais;
– Apresentar o Método dos 3C’s (Criação, Construção e Crítica) como um guia prático para avaliação literária;
– Desenvolver um olhar profissional para a precificação de serviços editoriais;
– Preparar os participantes para atuar de forma estratégica no mercado editorial, entendendo como oferecer e posicionar serviços de avaliação de narrativas.
– Leitores críticos que desejam aprimorar suas análises e atuar profissionalmente.
– Editores e agentes literários que precisam avaliar textos com maior profundidade.
– Escritores que querem desenvolver um olhar crítico sobre suas próprias obras.
– Profissionais do mercado editorial interessados em oferecer serviços de leitura crítica e consultoria literária.
– Avaliadores de narrativas que trabalham ou desejam atuar em editoras, agências ou de forma independente.
Datas das aulas: 19, 21, 26 de maio, 2, 4 e 11 de junho de 2025.
Dias da semana: segundas e quartas.
Horário: 19:00 às 21:00.
Modalidade: online com aulas ao vivo e que também ficam disponíveis gravadas.
Plataforma de transmissão: Zoom.
Carga horária total: 12 horas divididas em 6 encontros.
Interação: grupo ativo de WhatsApp para trocas entre os participantes.
Metodologia:
- INTERAÇÃO, TROCA DE EXPERIÊNCIAS E NETWORKING
Aulas práticas, a distância, transmitidas ao vivo. Os participantes são convidados a interagir por vídeo, voz ou chat online com a facilitadora e demais alunos. Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por 60 dias.
A facilitação será conduzida de forma interativa, com exercícios e demostração de cases.
Será emitido certificado aos participantes no final do curso. Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas ao vivo ou gravadas.
MÓDULO 1 – Fundamentos da Arquitetura Narrativa
O que torna uma história bem construída?
Exploração das bases narrativas e dos principais elementos estruturais que compõem uma obra coesa e envolvente.
- O conceito de narrativa e sua função na cultura e no mercado editorial.
- Estruturas narrativas: Aristóteles e as contribuições contemporâneas.
- Modelos narrativos aplicados à literatura e ao audiovisual: Jornada do Herói, Estrutura de Três Atos, Story Circle, Beyond the Hero, Story Spine e outras técnicas.
MÓDULO 2 – Criação e Estruturação de Narrativas
Todo profissional precisa saber como é a etapa anterior: a criação.
- Modelos de brainstorming: mind mapping, SCAMPER, lista de premissas.
- Arquitetura do personagem: Vogler, Assis Brasil e a Psicologia da Narrativa.
- Técnicas de worldbuilding: geopolítica, cultura, ambientação e verossimilhança.
- Escrita sensorial: uso dos cinco sentidos para aprofundar a imersão do leitor.
- Ritmo narrativo e variação de cadência para construção de tensão e fluidez.
- Originalidade e voz autoral: como desenvolver um estilo próprio.
MÓDULO 3 – Técnicas de Leitura Crítica e Avaliação: o método dos 3 C’s
Técnicas para avaliar coerência narrativa, estrutura e impacto da escrita.
- Elementos da leitura crítica que a diferem de uma betagem.
- Métodos para identificar e corrigir falhas estruturais, furos de roteiro e inconsistências.
- Close reading e distant reading: abordagens para análise estrutural e estilística.
- O que analisar na Criação: ideias, temas, originalidade e conceito narrativo.
- O que avaliar na Construção: desenvolvimento de enredo, personagens e ambientação.
- O que verificar na Crítica: coesão textual, fluidez e impacto emocional.
MÓDULO 4 – Comunicação, Ética e Posicionamento Profissional
Como estruturar sua atuação como leitor crítico e consultor literário.
Além das habilidades técnicas, um leitor crítico ou consultor literário precisa saber se comunicar com autores, estruturar feedbacks produtivos e desenvolver um posicionamento ético no mercado editorial. Este módulo foca na construção de relações profissionais saudáveis, no tom e abordagem da crítica literária e na organização do trabalho para quem deseja oferecer esse serviço de forma profissional.
- A postura do leitor crítico: equilíbrio entre técnica, sensibilidade e respeito ao autor.
- Entre a precisão e a empatia.
- Diferença entre betagem, leitura crítica e leitura sensível. E o que é a técnica Crítica Criativa?
- Como dar feedbacks eficazes: estruturando críticas que incentivam o aprimoramento do texto sem desmotivar o autor.
- Erros comuns ao avaliar um texto: como evitar julgamentos subjetivos, projeções pessoais e críticas destrutivas.
- Construção de relatórios de leitura crítica: organização do conteúdo, tópicos essenciais e apresentação profissional.
- Comunicação com o autor: como estruturar conversas, alinhar expectativas e definir limites.
- Ética na leitura crítica e consultoria literária: sigilo, transparência e limites do papel do consultor.
- Gerenciamento do tempo e organização de projetos: prazos, entrega de materiais e equilíbrio entre demanda e qualidade.
MÓDULO 5 – Estratégias de Mercado e Oportunidades Profissionais
Como consolidar sua carreira como leitor crítico ou consultor literário.
Para atuar profissionalmente na leitura crítica, é essencial entender como se posicionar no mercado, atrair clientes e estruturar seu negócio. Este módulo apresenta um panorama das principais oportunidades no mercado editorial, desde a atuação independente até parcerias com editoras e agentes literários.
- Precificação de serviços: como definir valores de acordo com complexidade, tempo de trabalho e experiência profissional.
- Modelos de atuação no mercado: leitura crítica, análise de estilo, parecer técnico, consultoria narrativa e mentorias para escritores.
- Como estruturar propostas comerciais e contratos: termos essenciais para evitar problemas jurídicos e garantir profissionalismo.
- Construção de portfólio e apresentação profissional: estratégias para atrair clientes e demonstrar credibilidade.
- Networking e marketing para leitores críticos: como divulgar seus serviços no meio editorial e alcançar oportunidades.
- O futuro da crítica literária: impacto das novas tecnologias na avaliação narrativa e oportunidades no mercado digital.
- Leitura crítica para outras mídias: como expandir para avaliação de roteiros, adaptações audiovisuais e narrativas interativas.
Marry Estery
2º Lote com 26% de desconto até 28 de abril de 2025.
12 parcelas de R$ 58,09 no cartão de crédito via Sympla. Clique aqui.
Ou pagamento à vista por R$ 510,60 via chave pix: cnpj 36.212.014/0001-16.
Após o pagamento, favor enviar comprovante através do WhatsApp 11 97064-7001.
Para mais informações: contato@casaeducacao.com.br ou pelo WhatsApp 11 97064-7001.
***INCLUI CERTIFICADO***
-
Data
INÍCIO 19 MAIO 2025
-
Duração
12 horas
-
Investimento
26% de desconto até 28/04/25: até 12 parcelas de R$ 58,09 no cartão de crédito
- CLique aqui e compre agora