O que torna o storytelling tão eficaz para a aprendizagem?

Contar histórias é um dos meios mais poderosos que os líderes têm para influenciar, ensinar e inspirar. O que torna o storytelling tão eficaz para o aprendizado? Para começar, forja conexões entre pessoas e entre pessoas e idéias. As histórias transmitem a cultura, a história e os valores que unem as pessoas. Quando se trata de nossos países, nossas comunidades e nossas famílias, entendemos intuitivamente que as histórias que temos em comum são uma parte importante dos laços que nos unem.

Esse entendimento também é válido no mundo dos negócios, em que as histórias de uma organização e as histórias contadas por seus líderes ajudam a solidificar os relacionamentos de uma forma que declarações factuais transformadas em marcadores ou números não fazem.

Conectando os alunos
Boas histórias fazem mais do que criar um senso de conexão. Eles constroem familiaridade e confiança e permitem que o ouvinte entre na história, tornando-os mais abertos ao aprendizado. Boas histórias podem conter vários significados, por isso, são surpreendentemente econômicas ao transmitir ideias complexas de maneira compreensível. E as histórias são mais envolventes do que uma recitação seca de dados ou uma discussão de ideias abstratas. Tomemos o exemplo de uma reunião da empresa.

Na Empresa A, o líder apresenta os resultados financeiros do trimestre. Na Companhia B, o líder conta uma história rica sobre o que aconteceu na “vitória” que os colocou no topo nesse trimestre. Os funcionários da empresa A saem da reunião sabendo que fizeram seus números. Os funcionários da empresa B aprenderam sobre uma estratégia eficaz na qual vendas, marketing e desenvolvimento de produtos se uniram para garantir um acordo importante. Os funcionários agora têm novos conhecimentos, novos pensamentos para usar. Eles foram influenciados. Eles aprenderam.

Algo para todos
Outro aspecto narrativo que torna o storytelling tão eficaz é que funciona para todos os tipos de alunos. Paul Smith, em “Líder como contador de histórias: 10 razões para fazer uma conexão comercial melhor”, escreveu:

Em qualquer grupo, aproximadamente 40% serão alunos predominantemente visuais que aprendem melhor com vídeos, diagramas ou ilustrações. Outros 40% serão auditivos, aprendendo melhor através de palestras e discussões. Os 20% restantes são aprendizes cinestésicos, que aprendem melhor fazendo, experimentando ou sentindo. Contar histórias tem aspectos que funcionam para todos os três tipos. Aprendizes visuais apreciam as imagens mentais que a narração de histórias evoca. Os alunos auditivos concentram-se nas palavras e na voz do contador de histórias. Alunos cinestésicos lembram as conexões emocionais e sentimentos da história.

Histórias permanecem
Storytelling também ajuda na aprendizagem, porque as histórias são fáceis de lembrar. O psicólogo organizacional Peg Neuhauser descobriu que o aprendizado oriundo de uma história bem contada é lembrado com mais precisão e por muito mais tempo do que o aprendizado derivado de fatos e números. Da mesma forma, a pesquisa do psicólogo Jerome Bruner sugere que os fatos têm 20 vezes mais chances de serem lembrados se fizerem parte de uma história.

Kendall Haven, autor de Story Proof e Story Smart, considera o negócio sério de storytelling para o trabalho. Ele escreveu:

Seu objetivo em todas as comunicações é influenciar seu público-alvo (mudar suas atitudes atuais, crença, conhecimento e comportamento). A informação sozinha raramente altera qualquer um destes. Pesquisas confirmam que histórias bem projetadas são o veículo mais eficaz para exercer influência.

Histórias sobre erros profissionais e o que os líderes aprenderam com eles são outro grande caminho para o aprendizado. Como as pessoas se identificam tão intimamente com as histórias, imaginando como elas teriam agido em circunstâncias semelhantes, elas são capazes de lidar com situações de uma maneira livre de riscos. O benefício extra para os líderes: com uma história pessoal simples, eles transmitiram valores subjacentes, ofereceram insights sobre a evolução de sua própria experiência e conhecimento, apresentaram-se como mais acessíveis e, muito provavelmente, inspiraram outros a querer saber mais

Conexão. Comprometimento. Apelo para todos os tipos de alunos. Aprendizagem livre de riscos. Motivação inspiradora. Transmitindo aprendizado que se mantém. Não é de admirar que mais e mais organizações estejam adotando a narração de histórias como um meio eficaz para seus líderes influenciarem, inspirarem e ensinarem.

Leia mais sobre o poder da narrativa no breve “Telling Stories: How Leaders Can Influence, Teach, and Inspire”

Vanessa Boris é Gerente Sênior de Soluções de Vídeo na Harvard Business Publishing Corporate Learning.

Fonte: Harvard Business Review Brasil

One Comment

  • Maxim Behar

    • 11:41 - 16 de dezembro de 2019

    Como consigo transformar uma ideia sobre um fato em livro?

    Responder

Leave a Reply