5 características do Líder Coach que você pode adotar em sua postura profissional

A capacitação em Líder Coach atrai cada vez mais adeptos, principalmente gestores que objetivam aprimorar seu portfólio de estratégias voltadas à liderança. Em tempos de transformações ferozes pautadas pelas novas tecnologias, empresários apostam na ferramenta mais poderosa de desenvolvimento pessoal: a educação.

Os números traduzem tais afirmações. Um levantamento realizado pela Internacional Coach Federation (ICF), divulgado em 2017, sinalizou que o mercado de coaching já conta com 53 mil profissionais ao redor do mundo, movimentando impressionantes US$ 2,3 bilhões.

No entanto, gestores que desejam adotar uma postura de liderança alinhada com as exigências atuais do mercado não precisam, necessariamente, matricular-se em uma formação de coaching. Há características do Líder Coach que podem ser espelhadas e, com um pouco de atenção, desenvolvidas em qualquer rotina empresarial.

Para saber quais são elas, siga a leitura e explore todos os insights que reunimos nesta matéria.

Líder Coach

O que é o Líder Coach?

Naturalmente, não existe um único formato de liderança. Mas isto é fato: a mentalidade simplória do “eu mando e você obedece” é um estilo já defasado de gerir equipes, incondizente com uma realidade de mercado que caminha em direção ao modelo colaborativo. O Líder Coach sabe disso.

Conforme define José Roberto Marques, presidente do IBC Coaching, em artigo publicado no seu blog pessoal, o Líder Coach é um profissional que “conduz sua gestão por meio do exemplo, pois o comportamento de seus liderados é o reflexo de suas próprias ações”.

Em outros termos, a liderança que usufrui das metodologias de coaching sabe que suas ações devem ser fonte de inspiração e motivação para a equipe diariamente. Inclusive, quando algo dá errado. É nesse momento que o Líder Coach estimula seus colaboradores a refletirem e buscarem novas soluções, ao invés de simplesmente repreendê-los.

De forma geral, a liderança baseada no modelo de coaching está atenta às novas demandas corporativas, sociais e humanas. Seu foco é liderar e, ao mesmo tempo, capacitar e estimular a equipe.

Conheça 5 características essenciais da Liderança Coach

Agora que você conhece um pouco mais sobre a essência do Líder Coach, é válido reforçar: a liderança é um processo de aprimoração constante.

Por isso, se você deseja desenvolver suas competências nesse quesito, certifique-se de ter em mente 5 habilidades importantes do Líder Coach:

1)   Dar e receber feedback de maneira assertiva

Como preza pela liderança através do exemplo, o Líder Coach sabe dar – e receber – feedback de forma consistente acerca do desempenho da equipe e de seu próprio desempenho. Isso ajuda a evitar ruídos no diálogo entre colaboradores e a manter a autoestima profissional do time elevada, contribuindo para a produtividade.

2)   Aceitar e ouvir contribuições

O Líder Coach não centraliza o processo de gestão somente em si. Ele possui flexibilidade e está disposto a ouvir as contribuições e ideias de seus colaboradores sobre os processos e produtos da companhia.

3)   Desenvolver uma visão sistêmica

Uma analogia interessante é enxergar o Líder Coach como uma águia. Ele observa seu negócio sob uma ótica ampliada. Ao tomar decisões, não analisa fatos de forma isolada. Ele parte de uma perspectiva macro.

4)   Focar na resolução de problemas – sem julgamentos

A liderança embasada pelos princípios do coaching adota uma postura resolutiva e, de certa forma, otimista em relação aos processos. Quando algo dá errado, o Líder Coach foca na solução e revê o que pode ser melhorado para evitar novos equívocos.

5)   Aprender cada vez mais sobre o comportamento humano

A essência do processo de gestão é o ser humano. Por isso, o Líder Coach é aquele que se aprofunda em leituras e consome conteúdos relacionados à psique e biologia humanas, com impacto direto nas questões do dia a dia.

Gostou deste artigo? Aproveite, então, para compartilhar com seus amigos e colegas nas redes sociais.

Leave a Reply