Programa A Arte e o Domínio para Falar em Público | Harvard Business Review Brasil

PROGRAMA:
A Arte e o Domínio para Falar em Público | Harvard Business Review Brasil 

DATAS:
Consulte novas turmas

CARGA HORÁRIA:
16 horas

O QUE INCLUI:

  • 16 Horas de Programa Presencial;
  • 3 Meses de Assinatura Digital da Revista Harvard Business Review Brasil;
  • Material de Apoio;
  • Welcome Coffee;
  • Coffee Break.
 SOBRE O PROGRAMA 

Quando o profissional se apresenta, independente do local e conteúdo, deve ser conduzido por um conjunto de qualidades que podem fazer com que ideias inovadoras provoquem o impacto desejado. Uma das aspirações mais comuns de todo profissional é ter o pleno domínio das ideias e dos meios de expressão.

A partir do correto uso da linguagem, passando pelos gestos, pela impostação da voz, pela apresentação pessoal, concluindo pelos exemplos bem construídos e pelo uso adequado dos recursos de apoio, podem-se superar barreiras, fazendo a exposição vitoriosa e correta.

Dominar as técnicas que proporcionam a excelência das apresentações, representa uma competência essencial no perfil de todos os profissionais que se dirigem para diversos públicos.

Programa desenvolvido com metodologia apoiada em artigos da Harvard Business Review Brasil.

 PÚBLICO-ALVO

Destina-se aos colaboradores, em todos os níveis da empresa, que necessitem estabelecer uma comunicação e um relacionamento eficaz, a fim de potencializar seu desempenho em reuniões, palestras e outras atividades que requeiram exposição ao público, colaborando no resultado global da organização.

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS
  • Ao final do curso, os participantes terão adquirido mais segurança e melhorado, consideravelmente, seu desempenho mediante a necessidade de exposições em público;
  • Desenvolverão o autoconhecimento de sua comunicação oral, linguagem, fala, voz e expressividade corporal, sendo capazes de utilizá-las como ferramenta para uma melhor comunicação com os ouvintes, tanto no seu dia-a-dia na empresa, quanto em situações de apresentação formal, palestras e reuniões.
O QUE É O PROGRAMA

Desenvolver habilidades do profissional em uma apresentação, demonstrando competência e domínio com tranqüilidade e brilho.

OBJETIVO
  • Sensibilizar e conscientizar a importância de uma comunicação e um relacionamento eficaz em atividades que requeiram exposição;
  • Desenvolver o autoconhecimento de suas potencialidades em comunicação verbal e a otimização de suas habilidades comunicativas para exposição em público;
  • Capacitar os colaboradores para a eliminação de suas deficiências, dificuldades e medos de falar em público. O falar em público é uma das barreiras que diversas pessoas, seja no relacionamento pessoal ou no profissional, têm dificuldade e/ou receio de transpor. E a busca por essa capacitação, é o que todo profissional almeja.

CONTEÚDO

DEFININDO FALAR EM PÚBLICO – A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

 Princípios da comunicação.

  • A importância de uma comunicação eficaz;
  • A autopercepção e autocrítica.

 As dificuldades da comunicação verbal

  • As barreiras ambientais no processo comunicativo;
  • As barreiras e os facilitadores da apresentação.

 DESENVOLVENDO A ORATÓRIA

 Conhecendo e se familiarizando com o ambiente da apresentação

  • Identificando o público;
  • O que observar no local de apresentação.

 Que vestimenta usar

  • Qual a imagem que quero transmitir aos meus ouvintes?

 Como superar as dificuldades e receios de falar em público.

  • Vencendo as inibições;
  • Como acabar com o medo de falar em público.

 Atributos de um bom orador

  • Quando e como não se deve falar;
  • Como dar a volta por cima em situações embaraçosas;
  • Como falar de improviso;
  • Como interagir com as respostas da plateia;
  • Habilidade em manter a plateia interessada no tema.

 TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO

Os princípios para preparar excelentes apresentações: Palestras, discursos, apresentações comerciais e entrevistas.

  • A tecnologia contribuindo para seus resultados: recursos para falar em público;
  • Início, meio e final de apresentações;
  • Estrutura de uma apresentação: introdução, clareza e elaboração;
  • Agradecimentos e saudações.

APERFEIÇOE SUA COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL: PARA FALAR EM PÚBLICO

Expressão corporal – O corpo em ação

  • Gestos, expressões e posturas que ajudam e prejudicam a apresentação.

Técnicas de relaxamento

  • Livrando-se das tensões.

Técnicas de respiração

  • Respiração como coadjuvante na apresentação;
  • Como corrigir a respiração.

Técnicas vocais: Cuidados essenciais com a sua voz

  • Entonação e modulação: dando sentimento e sentido a sua fala;
  • Projeção vocal: falando sem esforço.

Encantando pela boa dicção e articulação das palavras

  • Forma adequada de articular;
  • Velocidade da fala trabalhando a seu favor.

Criando e vivenciando modelos de apresentação

  • Exercício com filmagem e feedback.
  FACILITADORA 

Vivian de Oliveira

 

Graduada em fonoaudiologia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), onde fez aperfeiçoamento em Distúrbios da Comunicação Humana. Especializou-se em voz pelo CECEV – Curso de Especialização do Centro de Estudos da Voz – SP, onde ampliou seus estudos sobre comunicação e voz humana. Publicou artigos em livros e revistas especializadas (Revista Teleserviços, Newsletter Call to Call e Revista Veja). Professora de MBA em programas de Liderança, na disciplina “Fala Pública e Apresentação Executiva”. Ministra treinamentos e consultoria sobre televendas, telemarketing, atendimento pessoal e telefônico, comunicação enfocando o desenvolvimento das habilidades dos indivíduos em diferentes segmentos do trabalho e nas relações interpessoais, principalmente para profissionais de relacionamento com o cliente.

 

  DATAS E HORÁRIOS

Data: Consulte novas turmas
Horário: Das 09h às 18h

 ORIENTAÇÃO

Na hipótese de não se alcançar o quórum mínimo para a realização do curso/programa, a Casa Educação poderá rescindir o contrato e restituir integralmente as parcelas já pagas ou remanejar o curso/programa para novas datas existentes, a critério do aluno.

Alexandre 8 de novembro de 2019
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Programa RH Ágil | Harvard Business Review Brasil


PROGRAMA:
RH Ágil | Harvard Business Review Brasil 

DATAS:
CONSULTE NOVAS TURMAS

CARGA HORÁRIA:
16 horas

O QUE INCLUI:

  • 16 Horas de Programa Presencial;
  • 3 Meses de Assinatura Digital da Revista Harvard Business Review Brasil;
  • Material de Apoio;
  • Welcome Coffee;
  • Coffee Break.
 SOBRE O PROGRAMA 

Liderança é a portadora natural da possibilidade. Inspira, provoca, empodera e transforma pessoas, ideias, projetos e empreendimentos que objetivam criar e entregar resultados social e economicamente relevantes.

Num mundo digital gerido por dados a contribuição do líder, particularmente no RH, demanda novas abordagens e ferramentas como as metodologias ágeis, as habilidades comportamentais (soft skills) 4.0, o uso inteligente do poder e a intenção de cocriar o ambiente para colaboração, propósito, valores e resultados relevantes.

Programa desenvolvido com metodologia apoiada em artigos da Harvard Business Review Brasil.

 PÚBLICO-ALVO

Profissionais que atuam nas várias interfaces da liderança de recursos humanos e desejam entender as atuais transformações que afetam o RH e os negócios humanos.

 OBJETIVO

Estender a visão do líder além do óbvio.  Ampliar as habilidades de interação e influência, avaliar estratégias e oportunidades de contribuição e validar propósito e valores que distinguem a área.

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS

Ao fim do curso o participante reconhecerá práticas criativas e atuais de liderança no RH, incluindo as metodologias “Agile” e “EVP”, estará mais seguro para apoiar o desenvolvimento de colaboradores nas habilidades 4.0 e qualificado para exercer influência com maior grau de efetividade.

O QUE É O PROGRAMA

Curso com foco em desenvolvimento das habilidades de liderança, com a utilização de exposições participativas, provocações criativas, intensa troca de experiências,  análise de situações e de práticas inovadoras no RH.

 CONTEÚDO

LIDERANÇA – OS NOVOS PARADIGMAS

  • Pessoas e resultados: evolução, transformação, mudança
  • Números VS Valores
  • O RH num mundo digital gerido por dados
  • Metodologia Agile e o RH: as práticas em transformação

LIDERANÇA 4.0 – SOFT SKILLS

  • Desenvolvendo e compartilhando habilidades colaborativas: comunicação, criatividade, empatia e inteligência emocional, equipe, flexibilidade,  foco, liderança e gestão de pessoas, negociação, proatividade, resiliência

A LIDERANÇA E O PODER

  • Poder da liderança: poder pessoal, poder de posição
  • Liderar é dirigir, desenvolver, apoiar e delegar
  • O poder da validação: acertos, comportamentos, pessoa, relação
  • Coliderança: clientes, metas, resultados
  • Extensões do líder: pessoas, processos, valores

RH ÁGIL

  • Papel da liderança na implantação ágil
  • Ferramentas e protocolos ágeis
  • Foco em equipes
  • Habilidades de coaching
  • Feedback multidirecional e ascensional
  • Maiores desafios e elementos para o sucesso

PROPOSTA DE VALOR AO EMPREGADO

  • Employee value proposition: políticas de “carreira”, desenvolvimento, liderança, gestão, remuneração  e ambiente de trabalho, que tornam a empresa atrativa
  • Criando o melhor local de trabalho do mundo: a proposta de valor (EVP) do “paraíso”

EXERCÍCIOS E ATIVIDADES – MAPA ESTRATÉGICO DO RH

  • Questões do passado ainda por resolver
  • Questões atuais e seus desdobramentos
  • Questão central: O RH num mundo digital gerido por dados
  • Liderança – a arte da possibilidade
  • Modelo de implantação Ágil
  FACILITADOR 

Alfredo Duarte

Instrutor e palestrante da Casa Educação. Exerceu por 20 anos cargos de direção, gerência e supervisão nas áreas de administração, operações, planejamento e marketing em empresas de diversos segmentos. Professor de 2007 a 2014 de desenvolvimento gerencial e negociação no MBA Madia Marketing School. Desde 2015, faz parte do Hall da Fama do Marketing pela Academia Brasileira de Marketing (Abramark).

 

 

  DATAS E HORÁRIOS

Data: CONSULTE NOVAS TURMAS
Horário: Das 09h às 18h

 ORIENTAÇÃO

Na hipótese de não se alcançar o quórum mínimo para a realização do curso/programa, a Casa Educação poderá rescindir o contrato e restituir integralmente as parcelas já pagas ou remanejar o curso/programa para novas datas existentes, a critério do aluno.

Alexandre 28 de agosto de 2019
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Programa Next Mindset | Harvard Business Review Brasil


PROGRAMA:
Next Mindset | Harvard Business Review Brasil

DATAS:
consulte novas turmas

HORÁRIO:
09h às 18h

CARGA HORÁRIA:
16 Horas

O QUE INCLUI:

  • 16 Horas de Programa Presencial;
  • 3 Meses de Assinatura Digital da Revista Harvard Business Review Brasil;
  • Material de Apoio;
  • Welcome Coffee;
  • Coffee Break.

INCLUSO:
Welcome coffee e coffee break.

 SOBRE O PROGRAMA

Vivemos em um mundo de profundas e constantes transformações. Muitas certezas estão sendo colocadas à prova e temos a sensação de que o que funcionou até ontem, hoje já não funciona mais. Em vez de se manter sólido e rígido em um mundo líquido e fluido, precisamos descobrir e desenvolver novas formas de pensar. Em “Next Mindset”, profissionais de várias áreas e em momentos diferentes da carreira descobrem no pensamento sistêmico uma nova forma de aprender e agir.

Programa desenvolvido com metodologia apoiada em artigos da Harvard Business Review Brasil.

 A QUEM SE DESTINA

Executivos, gestores, empreendedores e profissionais que desejam encontrar respostas diferentes para as dúvidas atuais e futuras.

 OBJETIVOS

Promover a ruptura do pensamento linear por meio de técnicas, ferramentas e exercícios que desbloqueiam e favoreçam a expansão da criatividade.

  O QUE É O PROGRAMA 

Trata-se de um programa híbrido, que mistura teoria e prática. Ao longo do curso, os alunos serão desafiados a enfrentar as armadilhas
do pensamento linear, vivenciando o desconforto da desconstrução para a reconstrução. Irão descobrir ainda que os erros são partes
importantes do processo, aprendendo a valorizar o esforço, a estratégia e principalmente os progressos conquistados.

  FACILITADORA

Marília Cardoso

Formou-se em jornalismo, tendo iniciado sua carreira como repórter de rádio e televisão. Cursou pós-graduação em comunicação
empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo e passou por diversas agências de comunicação. Fez MBA em marketing
pela Fundação Getúlio Vargas e, atualmente, cursa pós-MBA em inovação. É fundadora da InformaMídia Comunicação e autora do
livro “Você Sabe Lidar com o Seu Dinheiro? – Da infância à velhice”.
É leader coach, practitioner em programação neurolinguística, além de facilitadora na metodologia Design Thinking. Participa de
vários cursos e eventos sobre criatividade, inovação, coolhunting e futurismo. É professora em universidades. Desenvolvendo os temas inovação e gestão.

 DATAS E HORÁRIOS
Data: 04 e 05 de abril de 2020
Horário: Das 09h às 18h
 ORIENTAÇÃO

Na hipótese de não se alcançar o quórum mínimo para a realização do curso/programa, a Casa Educação poderá rescindir o contrato e restituir integralmente as parcelas já pagas ou remanejar o curso/programa para novas datas existentes, a critério do aluno

Programa Gestão da Diversidade nas Organizações | EAD

 SOBRE O PROGRAMA

O mundo globalizado trouxe à tona questões sociais importantes que invadem o contexto empresarial. A diversidade é um tema que as empresas vêm absorvendo pela necessidade de prover ambientes salutares e de inclusão.

O respeito à diversidade e à equidade no que tange à raça, idade, gênero, cultura, orientação sexual, deficiência e etnia é peça-chave para a boa convivência e relacionamento das pessoas nas organizações. Por ser um tema trazido ao ambiente corporativo recentemente, dúvidas sobre como implementar ações e programas de diversidade nas organizações surgem com frequência. Este programa possibilita a discussão saudável sobre a diversidade e práticas nas organizações.

Programa desenvolvido com metodologia apoiada em artigos da Harvard Business Review Brasil.

 PÚBLICO – ALVO

Gestores, consultores e pesquisadores com interesse em vivência em gestão de pessoas.

 MÓDULOS 

MÓDULO 01
• Diversidade: conceito e concepção
• Preconceito, da discriminação e da aceitação
• Diferença, Igualdade e Equidade
• O papel da organização na gestão da diversidade
• O papel do gestor em questões de diversidade na sua equipe

MÓDULO 02
• Diversidade: gênero, idade, etnia, raça, orientação sexual, deficiência e cultura
• Como trabalhar a cultura da diversidade na organização
• Debate de cases sobre diversidade nas organizações

 DATAS E HORÁRIOS 

De 23 de fevereiro a 9 de março de 2021, sempre às terças e quintas.

Horário das aulas: 19:00 às 21:15.

Carga horária total: 10 horas distribuídas em 5 encontros em ambiente virtual.

 MODALIDADE

EAD com aulas ao vivo, onde você tira suas dúvidas em tempo real com os docentes e interage com os demais participantes.

As aulas ficam gravadas para que o aluno possa assisti-las novamente no horário que desejar.

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

*** Faça sua inscrição até 25 de janeiro e receba gratuitamente acesso digital à edição de fevereiro de 2021 da Harvard Business Review Brasil.***  

admincasa 15 de janeiro de 2021
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Programa Gestão da Diversidade nas Organizações | Harvard Business Review Brasil

 SOBRE O PROGRAMA

O mundo globalizado trouxe à tona questões sociais importantes que invadem o contexto empresarial. A diversidade é um tema que as empresas vêm absorvendo pela necessidade de prover ambientes salutares e de inclusão.

O respeito à diversidade e à equidade no que tange à raça, idade, gênero, cultura, orientação sexual, deficiência e etnia é peça-chave para a boa convivência e relacionamento das pessoas nas organizações. Por ser um tema trazido ao ambiente corporativo recentemente, dúvidas sobre como implementar ações e programas de diversidade nas organizações surgem com frequência. Este programa possibilita a discussão saudável sobre a diversidade e práticas nas organizações.

Programa desenvolvido com metodologia apoiada em artigos da Harvard Business Review Brasil.

 PÚBLICO – ALVO

Gestores, consultores e pesquisadores com interesse em vivência em Gestão de Pessoas

 MÓDULOS 

MÓDULO 01
• Diversidade: conceito e concepção
• Preconceito, da discriminação e da aceitação
• Diferença, Igualdade e Equidade
• O papel da organização na gestão da diversidade
• O papel do gestor em questões de diversidade na sua equipe

MÓDULO 02
• Diversidade: gênero, idade, etnia, raça, orientação sexual, deficiência e cultura
• Como trabalhar a cultura da diversidade na organização
• Debate de cases sobre diversidade nas organizações

Programa Competências Essenciais em Vendas | Harvard Business Review Brasil


PROGRAMA:
Competências Essenciais em Vendas | Harvard Business Review Brasil

DATAS:
CONSULTE NOVAS TURMAS

HORÁRIO:
19h às 23h

CARGA HORÁRIA:
08 horas

O QUE INCLUI:

  • 08 Horas de Programa Presencial;
  • 3 Meses de Assinatura Digital da Revista Harvard Business Review Brasil;
  • Material de Apoio;
  • Coffee Break.
SOBRE O CURSO

O Programa Competências Essências em Vendas referencia e explora aspectos relevantes do momento atual da empresa, do mercado e da equipe de vendas. Ao mesmo tempo em que desenvolve conhecimentos, técnicas, estratégias, habilidades e posturas profissionais que permitem aumentar e consolidar o envolvimento, o comprometimento, a visão compartilhada e as vendas em quantidade e qualidade.

Programa desenvolvido com metodologia apoiada em artigos da Harvard Business Review Brasil.

OBJETIVOS

Focalizar habilidades do profissional e suas interfaces com o atendimento, a venda, a negociação e o relacionamento com clientes.
Desenvolver postura consultiva, proatividade e protagonismo em vendas.
Explorar diferentes situações de venda e relacionamento com clientes.

METODOLOGIA DE TRABALHO

Intensamente participativa. Exposição dialogada, discussão de casos, jogos e simulações e exercícios instrumentados. Exercícios exploratórios apoiados em vídeos e cenas de filmes de entretenimento, atividades que somam conteúdo técnico relevante, facilitam conexões, discussão interativa, envolvimento, motivação e ludicidade.
Situações típicas e realidade operacional dos participantes serão predominantemente consideradas e utilizadas durante o treinamento em atividades de role-play/negociação.

CONTEÚDO

• O que há de novo em interação e relacionamento com clientes?
• Fundamentos e habilidades essenciais na venda B2B
• Necessidades, atributos e conversão de vendas
• O ciclo entender, atender, oferecer
• Postura consultiva em vendas
• Venda de valor
• Processo de venda
• Prospecção proativa: metas e foco
• Venda intensiva: gestão da base de clientes
• Técnicas de Vendas emocionais e racionais
• Como entender e tratar resistências e objeções
• Como reconhecer e provocar o fechamento da venda
• A arte do Relacionamento com clientes

ATIVIDADES E EXERCÍCIOS

• Cenas de Vendas e role-play cocriado
• Diagnóstico habilidades em vendas
• Autodesenvolvimento em vendas

  FACILITADOR 

Alfredo Duarte

Instrutor e palestrante da Casa Educação. Exerceu por 20 anos cargos de direção, gerência e supervisão nas áreas de administração, operações, planejamento e marketing em empresas de diversos segmentos. Professor de 2007 a 2014 de desenvolvimento gerencial e negociação no MBA Madia Marketing School. Desde 2015, faz parte do Hall da Fama do Marketing pela Academia Brasileira de Marketing (Abramark).

 

 

  DATAS E HORÁRIOS

Data: CONSULTE NOVAS TURMAS
Horário: Das 19h às 23h

 ORIENTAÇÃO

Na hipótese de não se alcançar o quórum mínimo para a realização do curso/programa, a Casa Educação poderá rescindir o contrato e restituir integralmente as parcelas já pagas ou remanejar o curso/programa para novas datas existentes, a critério do aluno.

Programa Comunicação Empresarial para o Digital | Harvard Business Review Brasil

PROGRAMA:
Comunicação Empresarial para o Digital | Harvard Business Review Brasil

DATA:
CONSULTE NOVAS TURMAS

HORÁRIO:
09h às 18h

CARGA HORÁRIA:
8 horas

O QUE INCLUI:

  • 8 Horas de Programa Presencial;
  • 3 Meses de Assinatura Digital da Revista Harvard Business Review Brasil;
  • Material de Apoio;
  • Coffee Break.
 SOBRE O PROGRAMA 

Programa predominantemente prático, montado a partir de anos de levantamento e pesquisa das principais dúvidas e problemas de profissionais das mais diversas áreas, ao redigir e-mails e outros tipos de mensagens ou textos para meios digitais.O foco está na eficácia da comunicação escrita como estratégia para alcançar objetivos.

Programa desenvolvido com metodologia apoiada em artigos da Harvard Business Review Brasil.

 PÚBLICO-ALVO
• Gestores que precisam se comunicar de maneira eficaz com suas equipes via email, Whatsapp e outros meios digitais.
• Profissionais de Vendas, Compras, Recursos Humanos e outras áreas que mantêm contato frequente, por meios digitais, com clientes e fornecedores.
• Secretárias e assistentes que precisam reciclar e atualizar conhecimentos relacionados à escrita, para seu uso no ambiente digital.

 OBJETIVO
• Proporcionar conhecimentos, orientações e ferramentas para que os participantes possam redigir e-mails, mensagens de Whatsapp e outros aplicativos, posts no Linkedin e em outras mídias sociais de forma clara, coerente e focada nos objetivos.
• Aumentar a eficácia da comunicação por escrito, contribuindo para seu melhor entendimento e aceitação.
• Eliminar erros comuns e vícios da linguagem escrita.

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS

O participante terá mais segurança para escrever de forma clara e assertiva, evitando as armadilhas da comunicação demasiado veloz e informal.
Deixará de utilizar linguagem e construções inadequadas; eliminará vícios e erros comuns ao escrever; ficará mais consciente e atento em relação à importância de revisar e reler o que se escreve.

CONTEÚDO
  1. Etapas que fazem parte do ato de escrever, em qualquer meio
  • Pensar e planejar
  • Escrever
  • Revisar e avaliar
  1. Quais são e como usar os 8 atributos essenciais para a comunicação escrita eficaz:
  • Simplicidade
  • Clareza
  • Coerência
  • Coesão
  • Concisão
  • Correção
  • Cortesia
  • Credibilidade
  1. Dicas práticas para a redação nos meios digitais
  • Forma de tratamento do destinatário
  • Organização dos elementos na mensagem ou no post
  • Forma de fechamento
  • Formalidade X Informalidade
  • Fórmulas e expressões ultrapassadas / inadequadas
  • Abreviações, emojis, maiúsculas, cores e outros temas polêmicos
  1. Consequências do uso inadequado dos meios digitais
  • Aspectos jurídicos
  • Prejuízos à imagem da empresa e da pessoa que o enviou
  • Compreensão inadequada / incompleta
  • Retrabalho em lugar de rapidez
  1. Principais erros e vícios no uso da língua
  • Reciclagem sobre regras básicas da língua portuguesa
  • Explicação sobre como evitar armadilhas, expressões incorretas e inadequadas, erros gramaticais e ortográficos mais comuns

• Fórmulas e expressões ultrapassadas / inadequadas
• Abreviações, emojis, maiúsculas, cores e outros temas polêmicos

Dinâmica do curso: intensamente participativa, envolvendo exposição dialogada, discussão de casos, simulações, exercícios práticos e análise de textos reais.

 FACILITADOR

Fabio Humberg

Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, com diversos outros cursos nas áreas de línguas, literatura, história e cultura latino-americana na mesma universidade. Consultor na área de comunicação e editor, com mais de 30 anos de
experiência. Professor de Comunicação Escrita e Redação Empresarial em diversas instituições e empresas. Ex-professor de português para alunos estrangeiros da Universidade de São Paulo. Autor de diversos artigos e materiais sobre redação
empresarial e comunicação escrita em geral.

 

  DATAS E HORÁRIOS

CONSULTE NOVAS TURMAS

 ORIENTAÇÃO

Na hipótese de não se alcançar o quórum mínimo para a realização do curso/programa, a Casa Educação poderá rescindir o contrato e restituir integralmente as parcelas já pagas ou remanejar o curso/programa para novas datas existentes, a critério do aluno.

Alexandre 16 de agosto de 2019
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