-
Data
Consulte Novas Turmas
-
Duração
360 horas
-
Investimento
Entre em contato
MBA em Edição de Didáticos e Sistema de Ensino | EAD ao Vivo
O Brasil é um dos maiores mercados editoriais do mundo com enorme produção anual de livros didáticos e de sistema de ensino com faturamento anual de aproximadamente 5 bilhões de reais. Com uma produção de aproximadamente 400 milhões de exemplares físicos, sendo 200 milhões de livros didáticos. Atualmente temos em torno de 12.000 títulos ativos no mercado de livros didáticos. Apesar do peso dessa indústria cultural e seu enorme potencial, a formação até agora foi autodidata, adquirida no exercício da profissão.
O MBA em Edição de Didáticos e Sistema de Ensino da Casa Educação, com uma abordagem eminentemente prática, reproduz o processo editorial da maneira mais verdadeira possível desde a profunda análise setorial até a publicação. O programa foi elaborado para contemplar as enormes transformações que o mercado editorial vem sofrendo nos últimos anos. O aumento dos livros digitais, da autopublicação e das redes sociais modificou definitivamente o modelo estratégico das editoras, e a nova realidade impacta diretamente o segmento dos livros didáticos e sistemas de ensino.
Diante dessa realidade, o MBA em Edição de Didáticos e Sistema de Ensino da Casa Educação se faz necessário pois seu objetivo primordial
é contribuir na formação de recursos humanos qualificados e proporcionar aperfeiçoamento diante dos atuais desafios àqueles que já atuam na área.
Os objetivos gerais e principais do MBA em Edição de Didáticos e Sistemas de Ensino são, permitir ao aluno:
1. Conhecer o mercado de publicações de livros textos para educação básica;
2. Estruturar uma solução educacional para o mercado de educação básica;
3. Conhecer e aplicar os processos de edição de livros didáticos e sistema de ensino.
Preparar os participantes para desempenhar funções estratégicas em editoras de livros didáticos e sistema de ensino, exercendo as funções de:
• Diretor editorial
• Gerente editorial
• Editor sênior
• Editor pleno
• Editor júnior
• Produtor editorial
• Coordenador editorial
• Assistente editorial
• Pesquisador iconográfico
• Editor de arte
• Autor de materiais didáticos
Em função das disciplinas apresentadas, o aluno também estará apto a trabalhar em outros setores cuja matéria-prima é o conteúdo, tais como:
• Sites
• Revistas
• Jornais
• Portais de conteúdo
• Blogs
• Manuais
• Agências de publicidade e marketing na produção de textos publicitário e outras empresas
• Profissionais de editoras de livros, jornais e revistas
• Produtores editoriais
• Produtores culturais
• Pedagogos
• Professores
• Bibliotecários
• Jornalistas
• Designers
Módulo 1. INTENCIONALIDADE – 64 h
Bloco 1 – Introdução à Editoração de Livro Didático, Sistema de Ensino e Análise Setorial
Bloco 2 – Segmentação de mercado: lançamentos e reformulações
Módulo 2. TRANSPOSIÇÃO – 64 h
Bloco 3 – A legislação educacional vigente e o planejamento da obra
Bloco 4 – O planejamento da obra e o P&L
Módulo 3. OPERAÇÕES – 128 h
Bloco 5 – Os Processos Editoriais e Gestão de Projetos
Bloco 6 – Projeto Gráfico e originais
Bloco 7 – Edição de Livros Didáticos e Sistema de Ensino – Produto e Serviços
Bloco 8 – Iconografia, soluções digitais e livro universal (LBI)
Módulo 4. COMUNICAÇÃO – 64 h
Bloco 9 – Apresentação do TCC
Módulo 5. PRÁTICA – 40 h (mínimo)
Bloco 10 – Estágio em editoras de Livros Didáticos ou Sistema de Ensino
MERCADO
Livros Didáticos mercado particular
Livros Didáticos para PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Sistema de Ensino mercado particular
Sistema de Ensino mercado público
ELT e Bilinguismo – Língua Inglesa
ELE – Língua Espanhola
Uma proposta para o desenvolvimento de múltiplas competências e domínio da gestão do projeto
O MBA em Edição de Didáticos e Sistema de Ensino propõe uma metodologia de aprendizagem focada na prática, com ênfase na transposição do que foi aprendido na sala de aula para um contexto específico de trabalho numa editora, e para o seu próprio projeto editorial. Ou seja, apesar de nos preocuparmos com a transmissão de conteúdo teórico (constituído por informações sobre formatos comuns de papel, livros didáticos e sistema
de ensino), o aluno aprenderá a fazer a gestão do projeto.
E como gestor ou gestora desse complexo processo da edição de didáticos e sistemas de ensino, irá vivenciar um MBA que replica o ambiente real de trabalho como ele é hoje. O curso é estruturado pensando no trabalho colaborativo, que demanda habilidades práticas
e intelectuais múltiplas e intensa troca de experiências.
Além disso, o MBA ocorre num ambiente de ensino-aprendizagem no qual o aluno encontrará, refletidos, todos os valores que consideramos fundamentais para tornar sua experiência de aprendizado rica e frutífera, como refletimos abaixo
1. Um currículo baseado em um projeto
O MBA em Edição em Didáticos e Sistema de Ensino parte do pressuposto de que ser um editor é um ofício em que se deve ser um contador rigoroso, um artesão cuidadoso e um intelectual bem informado, ou seja uma pessoa capaz de sustentar econômica e comercialmente um projeto de publicação, para cuidar da seleção de formatos, tipos e qualidades de livros e construir um catálogo sólido e coerente.
2. Liberdade de ação
No MBA em Edição em Didáticos e Sistema de Ensino você e seu grupo de trabalho serão “forçados” a tomar decisões permanentes de acordo com as informações, ferramentas e recursos fornecidos, em simulações perfeitas da realidade que se enfrenta no mercado. Você aprende mais e de maneira mais verdadeira quando é inevitável enfrentar situações reais nas quais as responsabilidades devem ser assumidas.
3. Confiança
Forçar você a tomar decisões não significa que temos a pretensão de quantificar e repreender seus erros permanentemente. Pelo contrário, se o forçarmos a refletir e assumir responsabilidades, é porque sabemos que, por erro ou imprecisão, podemos aprender lições tão úteis quanto pelo sucesso imediato. Os professores serão responsáveis por orientar e sugerir formas de resolver as tarefas apropriadas aos objetivos principais. Trabalhe tranquilamente.
4. Equilíbrio entre objetivos e competências
Os objetivos principais e parciais que constituem o enredo principal do MBA em Edição em Didáticos e Sistema de Ensino são perfeitamente acessíveis e não excedem, em qualquer caso, as competências que devem ser exigidas de um editor. A avaliação será baseada precisamente nesse ajuste entre os objetivos que são definidos e a adequação e originalidade com os quais você os alcança.
5. Criatividade e valorização do trabalho
Para ser um editor, é preciso executar certos tipos de tarefas e ser capaz de tomar decisões criativas e competentes em situações semelhantes, que mudam ao mesmo tempo. Porque na vida profissional, nossa avaliação será baseada, acima de tudo, no uso criativo e inovador do conhecimento adquirido.
6. A variação de contextos
Insistimos sobre os benefícios desta abordagem de ensino baseado na precisão dos processos com ênfase no estímulo a criatividade, porque quando você terminar este MBA, quer queira quer não, você encontrará situações reais e diferentes, e você só estará em condições perfeitas para fazê-lo, se você já tentou de antemão.
7. Troca de ideias e conhecimento
Você aprende mais e melhor quando as ideias, comentários de reforço ou corretivos e avaliações circulam fluidamente entre os membros da
comunidade. A equipe, em um editorial, é fundamental: se é verdade que na divisão de responsabilidades algumas pessoas serão capazes de tomardecisões mais adequadas que outros, a discussão e troca de opiniões enriquece sempre um projeto Você terá a oportunidade de verificar que
todo este MBA é baseado na colaboração e na construção cooperativa do conhecimento.
8. A importância dos resultados reais
Acreditamos firmemente que o sentimento de motivação e realização cresce quando o resultado do que foi aprendido tem uma real concretização.
Formato: online, ao vivo.
Data: Consulte Novas Turmas
Carga horária total: 360 horas
-
Data
Consulte Novas Turmas
-
Duração
360 horas
-
Investimento
Entre em contato