-
Data
Início imediato
-
Duração
14 horas
- CLique aqui e compre agora
Impactos da Covid-19 na Educação e na Produção de Materiais Didáticos | EAD
SOBRE O CURSO
O curso Os Impactos da Covid-19 na Educação e o Futuro do Material Didático tem como objetivo central abordar as consequências da pandemia do coronavírus para as escolas e editoras de materiais didáticos, de uma perspectiva brasileira, e, a partir daí, situá-las dentro de alterações mais profundas que vêm ocorrendo na Educação. O novo cenário escolar, ainda incerto, aponta para que o chamado “novo normal” traga consigo uma série de mudanças de metodologias dentro da sala de aula, bem como sua reconfiguração em direção a um modelo híbrido entre o presencial e o remoto. Essas alterações impactam diretamente a construção e apropriação dos materiais didáticos.
Este curso on-line e ao vivo, com 14 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo o contexto complexo em que estamos inseridos e como este impacta nos livros com aplicação escolar, sejam eles impressos ou parte de estratégias digitais mais amplas.
OBJETIVO
PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:
- Entender como a pandemia do covid-19 impactou e vem impactando no dia a dia escolar, seja no ensino público, seja no ensino particular.
- Compreender o quanto o contexto atual exige novas metodologias para a prática dentro de sala de aula, tanto na transição para o ensino remoto, seja no futuro híbrido presencial e à distância.
- Compreender como estão desenhados hoje os principais materiais didáticos disponibilizados pelas editoras e sistemas de ensino, pensando em chaves para sua modificação.
- Pensar de modo criativo o quanto a pandemia passa a exigir a produção de novos materiais didáticos que levem em conta essas modificações anunciadas para sua aplicação pedagógica.
A QUEM SE DESTINA
- Autores
- Editores
- Preparadores
- Revisores
- Assessores Pedagógicos
- Divulgadores comerciais
- Professores
- Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares
CONTEÚDO
O que você vai ver neste curso:
- As consequências da COVID-19 na educação e as tendências para o futuro da prática educacional.
- Primeiras respostas das escolas e melhores práticas identificadas.
- Os problemas da transição das aulas presenciais para as digitais.
- A metodologia da sala de aula invertida como processo-chave para o aprendizado on-line ou semipresencial.
- O conceito da aprendizagem por projetos e sua aplicação nos diferentes segmentos educacionais.
- As inadequações dos materiais didáticos, destacadas pela educação a distância.
- EAD e ensino remoto emergencial: a diferença irrelevante.
- O desenvolvimento de trilhas de aprendizagem para uso de professores e alunos, no processo de aprendizagem digital ou blended.
- Uso de estratégias de gamificação em conteúdos educacionais.
- Processos de roteirização de conteúdos e objetos de aprendizagem.
- Planejamento de conteúdos flexíveis e orientação de professores e alunos em seu uso.
- Novas possibilidades de conteúdo e caminhos para pesquisa.
FACILITADORA
Profa. Milena Steger
Milena Steger é cofundadora da Merit Consultoria. Designer instrucional e pedagoga pós-graduada em gestão escolar e gestão de projetos (Fundação Getulio Vargas), é gestora pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de desenvolver projetos para educação a distância.
A facilitadora trará outros especialistas na área para desenvolver partes do curso.
MÉTODO DE APRENDIZAGEM
Aulas gravadas que os alunos podem assistir no horário que desejarem e quantas vezes quiserem.
As aulas ficarão disponíveis por 60 dias a contar da data da matrícula.
CARGA HORÁRIA
14 horas
AULAS
Aula 1
A nova realidade da educação: o papel da escola e suas dificuldades no meio digital
Aula 2
Sala de aula invertida: a educação a distância que não é e-learning
Aula 3
Aprendizagem por projetos: a zona proximal e a prática do aprendizado
Aula 4
Camisas de força e superficialidade: as críticas aos conteúdos didáticos atuais
Aula 5
Trilhas de aprendizagem: mesclando conteúdos próprios e de terceiros
Aula 6
Gamificação e roteiros: a educação fora da estante
Aula 7
Futurologia pragmática: os novos materiais didáticos e sua comercialização
Bibliografia:
AMCO. AMCO’S Global Online Seminar. Flipped Classroom. Palestras e conteúdos disponíveis em ambiente fechado. Acesso em Agosto de 2020.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base)
BEHAR, PATRICIA ALEJANDRA. O Ensino remoto emergencial e a educação a distância. Disponível em https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em 16/08/2020.
CHAIKLIN, SETH. The zone of proximal development in Vygotsky’s analysis of learning and instruction. In: Kozulin, A., Gindis, B., Ageyev, V., Miller, S. (2003). Vygotsky’s educational theory and practice in cultural context. Cambridge: Cambridge University Press.
JOYE, C.R., MOREIRA, M.M., ROCHA, S.S.D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e521974299, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299/3757. Acesso em 16/08/2020.
NATIONAL POST, Kyle Hiebert. In the COVID-19 world, open source textbooks are the way of the future. (Disponível em https://nationalpost.com/opinion/kyle-hiebert-in-the-covid-19-world-open-source-textbooks-are-the-way-of-the-future. Acesso em 16/8/2020.)
PEARSON. The global learner survey. Agosto de 2020. Documento de uso privado.
**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**
-
Data
Início imediato
-
Duração
14 horas
- CLique aqui e compre agora