Curso Design Thinking

Curso Design Thinking

Uma forma ágil de resolver problemas complexos

 SOBRE O CURSO

O design thinking é uma abordagem de problemas complexos, centrada no ser humano, baseada em empatia, colaboração e experimentação. Essa solução do desafio ocorre de forma colaborativa e todos os envolvidos no projeto são colocados no centro do desenvolvimento da solução mais adequada ao problema do cliente. Ou seja, não apenas o consumidor final é colocado no centro da estratégia, mas a equipe inteira para que a bagagem cultural e as diferentes vivências possam conferir uma visão mais completa (e empática) na resolução de um problema e geração de valor.

O conceito foi emprestado do processo de design de produtos, na qual os integrantes do time de projeto pesquisam os clientes, monitoram as suas necessidades atuais com o objetivo de entregar o melhor serviço ou produto. Dessa forma, podemos inferir que o conceito do design extrapolou a sua atuação na produção industrial e foi ampliado passando a ser aplicado em qualquer situação: tanto em objetos tangíveis quanto em sistemas intangíveis.

As empresas que adotam a técnica do Design Thinking continuamente estão redesenhando seus negócios visando avançar no processo de inovação e eficiência na entrega de melhores serviços.

Nossa trilha de aprendizagem é baseada na Heutagogia que permite entender a verdadeira natureza da aprendizagem como um fenômeno complexo, rico, auto-organizado e de adaptação contínua, pautada pela motivação e a disposição do aprendiz em querer se envolver de forma ativa no processo de aprendizagem.

Na Heutagogia, o papel do tutor é o de atuar como um guia, de forma análoga à função de uma bússola: ela não controla, nem determina o percurso a ser trilhado, apenas indica um norte. A escolha, a estratégia e o desenho da jornada de aprendizagem é feita pelo aprendiz. E nisso é possível ter ampla liberdade para conjugar todo tipo de recurso ou experiência que seja relevante.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais, multisetoriais e de diferentes áreas que precisam conhecer as dinâmicas e novas formas de trabalho, no seu dia a dia com foco em inovação.

OBJETIVOS
  • Desenvolver o mindset para atuar como exploradores do novo e identificar formas para a tomada de decisão na resolução de problemas de forma prática no dia a dia;
  • Identificar como a abordagem do Design Thinking pode ampliar a participação das pessoas na identificação de soluções inovadoras.
  • Capacitar os participantes a entender o que é Design Thinking e como aplicar o conceito no dia a dia nas suas áreas de atuação
MÓDULOS

1. Inovação como pontes entre diferentes abordagens

2. Design thinking – o ser humano como centro
Empatia, colaboração e experimentação

3. Duplo Diamante

4. Etapa Descobrir
O que é um problema complexo
Definição do problema
Pesquisa de campo

5. Etapa Definir
Mapa de Empatia e Personas
6. Etapa Desenvolver
Ideação – Busca de soluções para entrega
7. Síntese e Ponto de vista
Etapa Entregar
Prototipagem
Validação do Modelo
 DATAS E HORÁRIOS

 

Consulte turmas in company.

Carga horária total: 9 horas.

FACILITADORA

Maria Augusta Orofino

Autora do livro Liderança para Inovação, editado pela AltaBooks. Co-autora dos livros Jornada Ágil, Business Model You, e Estrategista Visual.

É Mestre em Gestão do Conhecimento com cursos de extensão realizados na Duke University e UC Berkeley – USA e Universidade de Barcelona – Espanha.

Reconhecida e premiada pela ABTD-PR como Personalidade do Ano em RH, em 2021 e Top of Mind HSM Academy 2021. Considerada como um dos 50 nomes multiplicadores da criatividade no Brasil, em 2022, pela revista Wired Festival.

TEDx Talker, palestrante, pesquisadora, educadora nas áreas de Inovação, Liderança e Metodologias Ágeis. Professora da ESPM, HSM Academy, Fundação Dom Cabral e Sustentare. Conteudista e apresentadora de programas de capacitação na UOL Edtech, Grupo Anima e HSM University.

Foi coordenadora do programa INOVA-SC entre 2011 e 2013, responsável pela implantação de 13 polos de inovação em Santa Catarina.

INSCRIÇÕES

Faça sua inscrição e receba 2 livros Harvard Business Review. Serão indicados capítulos dos livros para leitura como atividade pós work.

Para informações sobre pagamento à vista e pacotes para empresas, entre em contato pelos canais abaixo:

contato@casaeducacao.com.br ou WhatsApp 11 97064-7001.

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

Fechar [X]

Cadastre-se para mais informações