A forma como uma empresa trata seus funcionários, clientes e fornecedores influencia diretamente nos resultados dos negócios. Por isso, a preocupação dos gestores em criar uma cultura organizacional que possa orientar o comportamento dos membros de suas organizações, gerando valores a serem seguidos por todos.
Mas embora o tema já tenha sido amplamente discutido desde o boom das startups, nunca foi tão urgente às empresas desenvolverem uma reflexão assertiva acerca de seus valores.
Por isso, nesta matéria, apresentaremos alguns insights importantes sobre culturas organizacionais, além de dicas estratégicas que podem ajudar você a desenvolver valores sólidos em seu negócio.
O papel da cultura organizacional para as corporações
No livro “The Hard Thing About Hard Things” (“O Lado Difícil das Situações Difíceis, na tradução para a Língua Portuguesa”), Ben Horowitz, fundador da Andreessen Horowitz e um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, expõe que uma cultura sozinha não é o que faz uma empresa.
No entanto, o autor assinala que há três principais fatores que tornam o desenvolvimento da cultura organizacional urgente:
- Com o crescimento da empresa, o que irá ajudar você a preservar seus melhores talentos e evitar que sejam furtados pelas empresas concorrentes é, justamente, a cultura.
- Ao reter seus colaboradores, você terá mais tempo para focar no que é essencial: desenvolver os melhores produtos e serviços para dominar o mercado.
- Para você, como empresário, ter uma cultura empresarial alinhada com seus próprios valores é indispensável. Afinal, seria impossível gerenciar um negócio em cujos valores nem você mesmo acredita, especialmente nos momentos de crise, concorda?
Cultura organizacional: 3 pontos essenciais para desenvolver a sua
Agora que já relembramos o papel da cultura organizacional no desenvolvimento das corporações, abaixo apresentaremos três estratégias interessantes para que você possa desenvolver e gerir seu negócio com base em uma visão clara.
1) Entenda o que distingue sua empresa da concorrente
De que forma você oferece um produto ou serviço ao seu cliente que realmente o torna diferenciado? Você preza mais pela qualidade na entrega, ou pela rapidez? Essas podem ser perguntas importantes para que você determine, com clareza, quais são os valores embutidos no seu negócio.
Exemplo: quando fundou a Amazon, o hoje bilionário Jeff Bezos definiu que sua missão seria fornecer valor aos consumidores sendo líder tanto em preços, quanto em serviços oferecidos. Para isso, teve que reduzir custos ao máximo.
Entre as soluções para minimizar despesas, uma delas nos chama a atenção até os dias de hoje: desde a sua fundação, as escrivaninhas dos funcionários da empresa são elaboradas com portas de armários usados.
2) Tenha valores operacionais críticos
Mais do que na teoria, uma cultura organizacional se faz indispensável na prática. Por isso, é essencial que você defina as diretrizes que vão guiar a ação de seus colaboradores no dia a dia.
No Facebook, por exemplo, Mark Zuckerberg preza pela inovação acima de tudo, mesmo com todos os riscos atrelados a essa cultura. Seu lema é “move fast and break things!” (ou “corra rápido e quebre coisas!”, na tradução literal). Ou seja: aja com velocidade, mesmo que isso implique em alguns erros no caminho.
Um colaborador que não esteja disposto a operar dessa forma, portanto, não terá espaço na empresa.
3) Identifique – e recrute – colaboradores que estejam em sintonia com sua cultura
Para perpetuar e solidificar uma cultura empresarial, você terá que recrutar pessoas que estejam alinhadas a ela. Portanto, nos processos de seleção de novos talentos, certifique-se de mapear potenciais colaboradores que tenham o perfil ideal para atuar em sintonia com os valores de sua companhia. Isso diminuirá a rotatividade a longo prazo, contribuindo para os resultados do seu negócio.
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