Formação de Editores de Didáticos – Como Editar Materiais Didáticos e Sistemas de Ensino | EAD

  • Data

    INÍCIO IMEDIATO

  • Duração

    70 horas

  • Investimento

    Até 10 parcelas de R$ 111,20 no cartão de crédito

  • CLique aqui e compre agora

Formação de Editores de Didáticos – Como Editar Materiais Didáticos e Sistemas de Ensino | EAD

 SOBRE O CURSO

O Brasil é um dos maiores mercados editoriais do mundo com enorme produção anual de livros didáticos e de sistema de ensino com faturamento anual de aproximadamente 6 bilhões de reais. Com uma produção de aproximadamente 400 milhões de exemplares físicos, sendo cerca de 215 milhões de livros didáticos. Atualmente temos em torno de 12.000 títulos ativos no mercado de livros didáticos. Apesar do peso dessa indústria cultural e seu enorme potencial, a formação em muitos casos é autodidata, adquirida no exercício da profissão.

O curso Formação de Editores de Didáticos – Como Editar Materiais Didáticos e Sistemas de Ensino | EAD, com uma abordagem eminentemente prática, reproduz o processo editorial da maneira mais verdadeira possível desde a profunda análise setorial até a publicação. O programa foi elaborado para contemplar as enormes transformações que o mercado editorial vem sofrendo nos últimos anos. O aumento dos livros digitais, da autopublicação e das redes sociais modificou definitivamente o modelo estratégico das editoras, e a nova realidade impacta diretamente o segmento dos livros didáticos e sistemas de ensino.

Diante dessa realidade, o curso se faz necessário pois seu objetivo primordial é contribuir na formação de profissionais qualificados e proporcionar aperfeiçoamento diante dos atuais desafios àqueles que já atuam na área.

Trata-se de um programa de formação rápida com a finalidade de transformar sua carreira diante dos novos rumos da educação brasileira e a necessidade de edição de novos materiais didáticos.

 A QUEM SE DESTINA

Profissionais que desejam atuar ou se especializar na carreira editorial de livros didáticos e sistema de ensino. Profissionais que atuam em jornais, revistas e produção de conteúdo para sites e ambientes virtuais de aprendizagem. Produtores editoriais, produtores culturais, designers, pedagogos, professores, bibliotecários, jornalistas e público em geral que atuam ou tem interesse em atuar na produção de livros didáticos ou sistema de ensino.

 OBJETIVOS

Formar profissionais para atuar na área de produção editorial de didáticos e sistema de ensino. Preparando-os para o desenvolvimento de negócios sustentáveis economicamente e que causem impacto cultural na sociedade.
Objetiva também sanar parte da carência de profissionais especializados para atuarem nesta área.

 CONTEÚDO

APRESENTAÇÕES GERAIS E INTRODUÇÃO AO TEMA

Análise Setorial – Educação

Principais tendências da educação. Tendências das escolas particulares no Brasil.
Conceitos da evolução do livro didático em programas governamentais. Participação das editoras no Programa do PNLD. Processos globais vinculados à política e economia do livro didático. Escolha do livro didático no programa do PNLD.

Editoração de Livro Didático e Sistema de Ensino

A história do livro didático e sistema de ensino no Brasil. Conceitos de editoração do projeto e edição. A função do livro didático e dos sistemas de ensino ao longo do tempo. Mercado brasileiro de livros didáticos e sistemas de ensino.

MÓDULOS

MÓDULO 1: PROJETO EDITORIAL E PLANEJAMENTO DE OBRAS

Projeto editorial e planejamento das obras: livro didático e sistema de ensino
Elaboração do planejamento da obra: autoria, seções, metodologia, Autor apresenta. Editora convida Autor. Autor e Editora desenvolvem juntos. Fundamentos teóricos. Concepção de aprendizagem, de ensino, de área, proposta metodológica, didático pedagógica. Proposta pedagógica. Objetivos. Conteúdos por volume. Estrutura do LA e MP (seções e suas funções). Linguagem (texto, comando, vinheta…). Abordagem (introduz conteúdo a partir de situação problematizadora.
Características do texto. Número de páginas por volume. Aspectos inovadores (LA e MP).

MÓDULO 2: ENCOMENDA DE ORIGINAIS, EDIÇÃO DE TEXTO, COPIDESQUE, PREPARAÇÃO E REVISÃO DE TEXTO E REVISÃO DE PROVAS

Originais – Planejamento, encomenda e avaliação
Fundamentos teóricos. Proposta didático para áreas. Orientações para avaliação. Estrutura da coleção. Unidade Modelo – Orientações para uso do livro e das atividades. Unidade Modelo – Resolução das atividades. Indicações Bibliográficas.
Preparação de texto, revisão de texto, revisão de provas
Conceituação das etapas editoriais. No que consiste a preparação de texto. A relação entre o preparador de texto, o editor e o autor. Papéis. Limites de interferência. No que consiste a revisão de texto. A relação entre o revisor de texto e o editor. Papéis. Limites de interferência. Sinais de revisão. Dicas práticas. Indicações Bibliográficas. No que consiste a revisão de provas. A revisão em papel. A revisão em pdfs ou plataformas editoriais. A relação entre o revisor de provas, o editor e o diagramador. Papéis. Limites de interferência.

MÓDULO 3: PROJETO GRÁFICO, DIAGRAMAÇÃO E PRODUÇÃO GRÁFICA

Projeto Gráfico, diagramação e produção gráfica
Briefing e encomenda. Análise e aprovação. Edição de arte e aspectos de composição e diagramação. Processos gráficos e Fechamento do arquivo. Produção gráfica e Gerenciamento de arquivos.

MÓDULO 4: DIREITOS AUTORAIS E PESQUISA DE TEXTOS E IMAGENS

Direito autoral, licenciamento de textos e iconografia
Pautas iconográficas. Pesquisa. Aquisição. Negociação com detentores de direitos. Negociação com banco de imagens. Antecipação de pauta. Direito autoral relacionados a terceiros.

Ilustrações
Pautas iconográficas. Encomendas aos ilustradores. Processo de aprovação.
Contratos.

MÓDULO 5: A BNCC

A legislação educacional vigente
Conceitos principais que fundamentem a compreensão acerca das políticas e legislação educacional brasileira, com vistas a transposição para produção de livros didáticos e sistemas de ensino. Compreender a aplicação dos dispositivos legais da LDB, do Plano Nacional de Educação, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da BNCC e da legislação educacional complementar a respeito da Educação Básica e seus impactos na produção de materiais didáticos.

MÓDULO 6: ASSESSORIA PEDAGÓGICA

A interface entre as editoras de livros didáticos e sistemas de ensino e as escolas adotantes. Mediação de leitura. Relacionamento com os professores. Formação dos professores. A relação entre as equipes de assessoria pedagógica e as equipes editoriais.

MÓDULO 7: PROCESSOS EDITORIAIS E GESTÃO DE PROCESSOS

Processos editoriais
Apresentação do fluxo de produção editorial e função de cada etapa.

Gestão de projetos
Fundamentos em gestão de projetos editoriais: objetivos, princípios, ciclo de vida e fases de um projeto (inicialização, planejamento, execução, controle e encerramento). Processos da gestão de projetos. Gerenciamento do escopo.
Gerenciamento do tempo. Gerenciamentos dos custos. Gerenciamento de recursos humanos internos e externos. Viabilidade de projetos, gerenciamento de riscos.
Planejamento e acompanhamento de produção editorial, utilizando uma ferramenta de mercado que auxiliará no escopo técnico, no tempo e no custo, além da construção de relatórios de acompanhamento.
Cronograma com estimativa de entregas dos originais.
Acompanhamento de todas as etapas. Relacionamentos com autores e demais integrantes do projeto.

MÓDULO 8: FUNCIONAMENTO GERAL DO PNLD

O PNLD
Como funciona o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Aspectos históricos. Leitura e entendimento global dos editais. Principais pontos de atenção. Dicas práticas.

MÓDULO 9: SOLUÇÕES DIGITAIS, METODOLOGIAS ATIVAS E LIVRO ACESSÍVEL

Soluções digitais e metodologias ativas
A crescente digitalização das soluções editoriais didáticas e dos produtos editoriais didáticos. Características do livro digital, plataformas, APPs, leitores, transformação de um livro físico em um livro digital, ePub, cc, Ferramentas de criação. Edição. Controle de qualidade. Padrões do mercado. Utilização em diversos devices: tablet, e-readers, mobile, computador, plataformas educacionais.

Livro Universal e LBI
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015. Livro Digital Acessível. EPUB 3.0.1. DOCX. Normas do IDPF – International Digital Publishing Forum, ou das normas ISO/IEC TS 30135. Braille. Libras.

MÓDULO 10: AÇÕES COMERCIAIS E DE MARKETING

Segmentação de mercado para livros didáticos e sistema de ensino
Marketing e o valor para o cliente. Conceitos de mercado, público-alvo e segmentação mercadológica. Pesquisa e análise mercadológica. Bases para segmentação de mercado. Diferenciação mercadológica. Posicionamento mercadológico. Produto e Preço.
Aspectos que o diferenciam e o aproximam da concorrência (LA e MP). Identificação dos concorrentes diretos. Público-alvo. Expectativa comercial, editorial e dos autores. Previsão de tempo para execução. Informações sobre experiência profissional dos autores.
Entendimento geral de como funcionam os aspectos comerciais nos livros didáticos e sistemas de ensino.

Metadados para o mercado de didáticos.

PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO MERCADO

Os professores responsáveis pelas aulas do Curso de Formação de Editores de Livros Didáticos e Sistemas de Ensino têm larga experiência no mercado editorial brasileiro de livros didáticos, paradidáticos e sistemas de ensino.

Isabel Farah Schwartzman, Izabel Castilho, Lilian Gaspari, Luciano Monteiro (Santillana), Maiti Salla (Pearson), Mariana Milani (Saber Educação), Marilisa Mendes (Editora do Brasil), Paulo Verano (Edições Barbatana), Rafael Chaves (Grupo Marista), Renata Bueno (Grupo Ibep), Ricardo Borges (FTD), Ricardo Costa (MVB), Tatiana Pita (Pita Assessoria Educacional) e Wilma Moura.

METODOLOGIA DE TRABALHO 

Modalidade: aulas gravadas disponíveis por 6 meses a contar da data da matrícula.

Carga horária total: 70 horas divididas em 35 aulas de 2 horas cada.

CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas.

COMENTÁRIOS DE ALUNOS QUE JÁ FIZERAM O CURSO

“O curso é excelente. As aulas com teoria e prática simultâneas foram as melhores. Parabéns, Casa.”

“O curso foi muito bom! Tudo muito organizado e relevante. Também gostei do sequenciamento dos conteúdos, achei que fizeram sentido de uma perspectiva didática. A organização está de parabéns, bem como os profissionais convidados para ministrar as aulas, todos foram excelentes.”

“Curso maravilhoso, enriquecedor. Super indico para iniciantes e veteranos.”

“Parabenizo a equipe da Casa Educação e a proposta brilhante com profissionais de excelência.”

MATRÍCULAS

Até 10 parcelas de R$ 111,20 no cartão de crédito através do link: Clique aqui!

Ou pagamento à vista via pix por R$ 890,00

Pix copia e cola: 00020101021126610014br.gov.bcb.pix0114362120140001160221Editores de Didaticos5204000053039865406890.005802BR5915CE T E D EIRELI6009SAO PAULO62070503***63042D4C

ou aponte sua câmera para o QR Code abaixo:

 

 

Após o pagamento, favor enviar o comprovante para WhatsApp 11 97064-7001.

Para mais informações: contato@casaeducacao.com.br ou pelo WhatsApp 11 97064-7001.

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

  • Data

    INÍCIO IMEDIATO

  • Duração

    70 horas

  • Investimento

    Até 10 parcelas de R$ 111,20 no cartão de crédito

  • CLique aqui e compre agora
Fechar [X]

Cadastre-se para mais informações