A transformação do ambiente organizacional pela implementação de uma comunicação interna eficaz e empática

Não há duvida de que a comunicação interna ajuda a garantir que todos os membros da equipe entendam claramente os objetivos e metas da empresa. Isso significa que todos estão na mesma página e trabalham em direção a um propósito compartilhado. Porém, muitas lideranças ainda não entendem o impacto positivo que algumas estratégias de comunicação interna podem trazer para que a organização supere seus objetivos e para a contribuição para um ambiente de trabalho saudável.

Entrevistamos Ricardo Fortes, Msc. Space Syntax Urban Designer e Professor de MBA na FIAP e de cursos livres e in Company da Casa Educação.


1. Ricardo, como a comunicação interna pode contribuir para a formação de médias lideranças mais comunicadoras e colaborativas?

A média liderança é o porta voz da alta liderança e o os colaboradores pois devem interpretar as estratégias e realizar a comunicação transparente e estruturada para todos, sendo que quanto menor o tempo de transmissão desta comunicação, mais produtivo se torna a execução. Além disto, a média gerência pode oferecer treinamentos e workshops focados em habilidades de comunicação e colaboração, além de estimular a prática de comunicação aberta e transparente, incentivando líderes a compartilharem informações e ouvirem feedback, e implementar plataformas que facilitem a troca de ideias e colaboração entre diferentes níveis hierárquicos.

Ricardo Fortes

2. Qual a importância de integrar a figura do gestor à estratégia de comunicação interna? Como a participação ativa dos gestores pode influenciar positivamente a disseminação das mensagens e a compreensão da cultura organizacional?

Gestores devem ser embaixadores da cultura organizacional, incorporando mensagens-chave em suas comunicações. Sua participação ativa nas comunicações cria autenticidade e credibilidade e as estratégias de comunicação devem alinhar-se às metas organizacionais, sendo que os gestores desempenham papel crucial nesse alinhamento.

3. Como tornar a média liderança um porta-voz efetivo dos valores da empresa?

Através da integração e empoderamento da média liderança à estratégia da organização

4. Ainda é um desafio engajar as lideranças nesse sentido considerando a pressão simultânea por resultados e por uma relação mais próxima com os próprios colaboradores?
Sim, ainda é um desafio enorme devido a falta de foco holístico do propósito das organizações. Sem propósito, as pessoas não fazem com propósito.

Foto: canva

6. Como encontrar o equilíbrio entre a comunicação das metas organizacionais e a habilidade de ouvir e responder às preocupações e feedback dos colaboradores de forma eficaz?

De forma prática, através de treinamentos específicos para a média liderança, desenvolvendo habilidades de comunicação e gestão de equipe, equilibrando a comunicação das metas de forma transparente e visual, feedbacks com a escuta ativa, demonstrando empatia e responsividade, incentivando as lideranças a compartilharem histórias que exemplifiquem os valores da empresa.

7. Gerentes, coordenadores e supervisores precisam ser capacitados no tema “comunicação com colaboradores”?
Sim, pois a arte da comunicação ativa demanda compreender que o importante é empatia e ter certeza que o receptor está compreendendo.
8. Que comportamentos/atributos devem ser desenvolvidos e como estruturar esse treinamento?

A arte da comunicação passa pela experiência e interiorização da metodologia de escuta ativa.

9. Como isso pode contribuir para a retenção de talentos e o crescimento sustentável da empresa a longo prazo?

As pessoas não se demitem das empresas pelas empresas, mas sim por terem um chefe que não apoia nem empodera os colaboradores, e não promovem a colaboração. Se esta mudança ocorrer, principalmente considerando a geração Z, as pessoas permanecerão por mais tempo nas empresas para verem seus projetos finalizados.

10. As médias lideranças estão preparadas para serem líderes comunicadores e colaborativos? Antes da pandemia, 71% da média liderança atribuía a si mesma o papel de principal fonte de informação na empresa. Você diria que hoje essa consciência por parte deles cresceu, mas que as empresas ainda não oferecem o apoio necessário?

Eu acredito que deveria crescer, devido ao impacto da própria pandemia, porém não tenho um dado atualizado desta prática

11. Quais ações (presenciais e remotas) são ou devem ser promovidas internamente para estreitar a relação entre gestores e colaboradores? Por que a liderança humanizada é tão importante?

São eles: programas de mentoria e coaching para líderes, reuniões regulares, tanto presenciais quanto virtuais, para discussões abertas etc. A liderança humanizada tem a mesma importância quanto à prática adotada em hospitais e na área da saúde para a melhora dos pacientes, demonstrando preocupação com o bem-estar dos colaboradores.

Foto: shutterstock

12. Como a comunicação interna pode contribuir para que as médias lideranças entendam a experiência do colaborador e, ao mesmo tempo, transmitam informações relevantes da alta direção de forma transparente e clara?

Com o uso de ferramentas que facilitem a coleta de feedback e a compreensão das preocupações dos colaboradores. Garantir que as mensagens da alta direção sejam adaptadas de maneira compreensível e relevante para todos os níveis da organização.

13. O que faz um líder ter sucesso não apenas em termos de comunicação interna, mas também em relação à motivação da equipe, tomada de decisões eficazes e alcance de metas organizacionais?

Esta pergunta pode ter várias respostas dependendo do momento em que o time e/ou a empresa se encontra, mas com certeza a habilidade de inspirar e motivar a equipe através da comunicação eficaz é muito importante, baseando a tomada de decisões baseada em uma comunicação transparente e compreensão das necessidades da equipe e alinhamento claro entre metas organizacionais e objetivos da equipe.

14. Quais são as consequências de uma liderança que não dialoga com sua equipe? Além de enfraquecer a cultura organizacional, como a falta de comunicação pode afetar o desempenho da equipe, a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, o sucesso da empresa?

Enfraquecimento da cultura organizacional impactando na produtividade geral. Baixa satisfação dos colaboradores, aumento do turnover e redução da produtividade. Impacto negativo no sucesso a longo prazo da empresa.

15. Em que medida as ferramentas e tecnologias de comunicação, como intranets, aplicativos corporativos e redes sociais internas, podem facilitar o trabalho das médias lideranças na promoção da comunicação interna?

A tecnologia é muito importante nos dias de hoje, e incorporada nas empresas. Veja que o WhatsApp foi proibido seu uso internamente nas empresas até recentemente, porém acabou sendo liberado pela própria incapacidade das empresas limitarem seu uso, e hoje é imprescindível. Porém o uso das tecnologias depende da assimilação e compreensão da estratégia a ser utilizada por parte das lideranças, pois pode ser tornar um “back fire” se mal utilizada. As tecnologias permitem interação contínua entre líderes e suas equipes e facilitam o acesso à informação, e promovendo uma comunicação mais eficiente e transparente.


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