A importância de Maximizar Pontos Fortes e não Apenas Remediar Fraquezas

 

A disrupção digital deixou evidente a relevância de uma atitude polivalente no mercado de trabalho, focada em pontos fortes. Em outras palavras, o gestor/colaborador hoje precisa dominar diversas funções e estar disposto a aprender continuamente. A realidade é que, no contexto atual, o mais desafiador é saber por onde começar.

Se são exigidas cada vez mais habilidades tecnológicas, cognitivas e emocionais, onde as empresas e pessoas devem focar sua atenção primeiro? A resposta costuma estar direcionada aos pontos falhos que se sobressaem. No entanto, este pode ser um equívoco.

Empreender os esforços em capacitação principalmente nas áreas onde os talentos da equipe não se expressam naturalmente pode representar uma estratégia pouco efetiva. Empoderar colaboradores naquilo em que já são excepcionalmente bons, em contrapartida, é algo capaz de realmente transformar uma organização.

Vamos aprofundar o raciocínio? Siga a leitura para conferir alguns insights acerca do tema.

Focar nos pontos fortes é apreciar e fortalecer talentos

Erros de processos e gestão ocorrem invariavelmente todos os dias e sabemos que, apesar da tecnologia, muitas falhas ainda ocorrem em decorrência das pessoas que fazem uso desta. Aí entram as ações para remediar erros e capacitar colaboradores com o intuito de evitar novos conflitos futuros.

Tudo bem, não se pode jamais negar a necessidade do aprimoramento profissional. Porém, a grande problemática é que, em muitos casos, recursos valiosíssimos para as empresas – como tempo e dinheiro – são despendidos para remediar pontos fracos de profissionais que nem mesmo possuem aptidão para determinada função.

É como tentar capacitar um peixe para subir em árvores. Não importa quantos cursos ou treinamentos ele faça, isso jamais será suficiente para torná-lo realmente incrível na função.

No livro “Descubra Seus Pontos Fortes”, Marcus Buckingham e Donald O. Clifton apresentam evidências de que até 80% dos colaboradores nos EUA sentem que não estão exercendo seu pleno potencial em seus respectivos cargos. Como resultado, vem a falta de motivação e o medo de nunca ser bom o suficiente.

Agora, pense no oposto. Imagine uma companhia capaz de identificar potencialidades em seus colaboradores e focar em seu aperfeiçoamento nestas. Certificar-se de que profissionais com tendência à liderança sejam capacitados em cursos de liderança; enquanto os mais habilidosos em artes visuais participem de atividades de arte e design – a título de ilustração.

Consegue imaginar o potencial emergente dessa visão?

Como explorar os pontos fortes da equipe para potencializar resultados

Embora já existam ferramentas – como testes e exames – para identificar pontos fortes, o verdadeiro líder não depende apenas deles. Sua aptidão nasce a partir de um olhar apurado, atento, cauteloso em direção aos colaboradores que estão junto dele diariamente. É a capacidade de presença que produz sintonia com os talentos do time.

Uma pista interessante é que cada ser humano, em toda sua complexidade, possui determinadas tendências naturais. Seja à matemática, à oratória, à criatividade, à escrita ou ao ensino (ou até combinações desses talentos, com alguns mais evidentes), por exemplo. Essas potencialidades vão ficando cada vez mais claras com o passar do tempo.

A chave para obter mais produtividade, lucro e felicidade na empresa é focar nessas competências. Lapidá-las para criar uma equipe que esteja realmente muito acima da média, com pessoas performando excepcionalmente bem. Não “forçar” apenas a correção de erros, mas investir em melhorar ainda mais o que já está bom.

Foque naquilo em que seu time – ou você, como gestor – já é excelente, para assim torná-lo extraordinário.

Fonte: Blog Cultura & Gestão Soluções

One Comment

  • Cristiane castro

    • 11:15 - 22 de janeiro de 2020

    Uma pessoa que jorra sua capacidade nata em um meio coletivo, irradia energia, proativa para o grupo pois expandem bem estar, alegria e satisfação , combinação ideal para motivar cada um a buscar o seu melhor nato.

    Responder

Leave a Reply