O conceito de gestão de projetos não é exatamente novo. Contudo, diante da ascensão tecnológica e de seu impacto no dia a dia das empresas, ele volta a ganhar evidência. Afinal, em um mercado de trabalho sujeito a transformações constantes, coordenar uma equipe e garantir o êxito de qualquer operação é uma tarefa complexa.
Por isso, nesta matéria, apresentaremos uma revisão do conceito de gestão de projetos alinhada à realidade atual e nos aprofundaremos em algumas competências indispensáveis aos gestores.
Conceito de gestão de projetos no panorama tecnológico
No contexto das empresas globais e conectadas, com culturas primordialmente baseadas na inovação, uma gestão de projetos eficiente é sempre urgente.
Para se ter uma ideia, dados do Project Management Institute – uma das instituições mais respeitadas a nível global na formação de gestores de projetos – sinaliza que, atualmente, 20% do Produto Interno Bruto (PIB) global é investido na execução de projetos.
Em números, são mais de 12 trilhões de dólares aplicados com o propósito de desenvolver ou aprimorar novos produtos e serviços.
O PMBOK, uma espécie de “livro conceito” desenvolvido pela PMI sobre gestão de projetos, define que o “gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos”.
Mais do que entender o conceito, porém, é necessário compreender as competências necessárias ao gestor para que leve a execução do projeto adiante, de modo a garantir seu êxito. E, claro, evitar o que os autores Scott Anthony, David Duncan e Pontus M.A. Siren chamaram de “Projetos Zumbis”, em artigo publicado na Harvard Business Review Brasil.
Conforme o termo sugere, “Projetos Zumbis” são aqueles que falham em cumprir sua proposta inicial e somente sugam recursos das organizações.
4 competências essenciais na gestão de projetos
Abaixo, elencamos quatro qualidades indispensáveis a um excelente gestor de projetos:
1. Eficiência na construção de equipes
Nenhum projeto é executado sem pessoas. Por isso, um gestor de projetos bem sucedido precisa ser capaz de recrutar talentos de maneira assertiva e eficaz, preferencialmente em um modelo baseado em competências. Isso, claro, para garantir que as pessoas certas atuem nos cargos certos, executando as funções mais alinhadas às suas aptidões profissionais.
2. Comunicação assertiva
O êxito de um projeto é resultado de diferentes processos segmentados. Uma falha de comunicação em uma etapa, invariavelmente, terá um impacto negativo na próxima. Portanto, saber ouvir, delegar e gerenciar a equipe através de uma linha de diálogo clara e assertiva é absolutamente essencial.
3. Visão holística
A gestão de projetos envolve cuidar tanto de pessoas, quanto de produtos. Por isso, mesmo diante da pressão, um gestor de projetos deve ser capaz de atuar com foco no cenário macro e dividir seu tempo e sua atenção entre a parte técnica da execução e a parte humana. Uma equipe desmotivada não produz.
4. Disciplina e concentração
Conforme o item anterior evidencia, o gestor de projetos precisa ser capaz de desenvolver uma visão holística acerca do andamento do projeto. No entanto, para que consiga fazer isso sem que se perca no volume de tarefas, foco e disciplina são absolutamente indispensáveis. Cada parte do processo deve receber toda a atenção necessária.
Gostou de explorar nossos insights sobre gestão de projetos? Aproveite para compartilhar este artigo com seus colegas e colaboradores!