O medo atrelado à ideia de proferir um não mal interpretado faz com que muitos colaboradores assumam um volume de tarefas irreal e prejudiquem a qualidade de seus resultados.
A temática é tão atual que virou pauta de um livro de 257 páginas, intitulado “Essencialismo”. O best seller do New York Times foi escrito pelo norte-americano Greg McKeown, palestrante requisitado no Vale do Silício e um dos blogueiros mais aclamados da Harvard Business Review.
Na obra, McKeown retoma a essência do “menos é mais”. Ele traz diversos insights poderosos, ilustrando como, ao aprender a dizer não, fica mais fácil direcionar o foco de atenção na vida profissional e obter mais êxito naquilo que você se propõe a fazer.
Portanto, se você deseja aprender como dizer não com educação, siga a leitura e confira algumas estratégias eficientes.
Como dizer não de maneira educada: 3 estratégias
“Se não for um sim óbvio, é um não óbvio”, escreve McKeown. Mas como não decepcionar alguém ao proferir um não? Como fazer isso com maestria e educação, de modo a ganhar respeito pela decisão tomada?
Veja, abaixo, três caminhos interessantes:
1) Use a pausa embaraçosa em seu favor
Antes de aceitar fazer parte de um projeto ou assumir determinada tarefa, faça uma pausa.
Mesmo que o silêncio após o pedido pareça embaraçoso, procure utilizá-lo em seu favor para refletir. Conte até três antes de dar o veredito.
Se você estiver sobrecarregado, encare a pessoa nos olhos e diga: “sinto muito, mas realmente não posso assumir isso agora, pois não gostaria de me comprometer sem ter a certeza de que poderei cumprir a demanda”.
2) Sugira uma alternativa
Uma forma muito respeitosa e colaborativa de dizer não é apresentar outras alternativas à pessoa. Por exemplo: se você não pode assumir um projeto, por que não indicar outro colega que talvez tenha interesse?
Experimente dizer “Infelizmente, não posso assumir isso agora. Mas talvez meu colega ‘y’ se interesse em levar a ideia adiante!”.
3) Responda um “não” suave por e-mail
Antes de dizer sim sem pensar, explique à pessoa em questão que você irá avaliar sua agenda para dar um retorno. Depois de refletir, se você realmente não puder assumir um determinado projeto, uma opção é passar um feedback por e-mail.
Escreva algo como: “eu adoraria participar do projeto, mas infelizmente não posso no momento. No entanto, adoraria voltar a conversar diante de uma nova oportunidade futura e sou muito grato por você ter lembrado de mim”.
A importância do não para a sua carreira profissional
Saber dizer não é, de fato, uma arte. Por isso, dominá-la pode ser um verdadeiro diferencial competitivo. Em Essencialismo, McKeown ilustra o porquê disso. Entre as vantagens de aprender a dizer não, ele enfatiza:
- Você deixará de simplesmente reagir ao que é mais urgente e retomará o controle de sua agenda e de suas tarefas;
- Você não irá mais se sentir sobrecarregado e perdido, sem saber se não deixou algo importante para trás em meio ao volume de atividades;
- Você não precisará mais tentar forçar a execução das tarefas sempre de última hora, evitando estresse e má qualidade no resultado.
Somando todos esses fatores, o resultado daquele não inicial o tornará um profissional mais confiável. Afinal, você sempre terá a certeza de que efetivamente irá cumprir aquilo a que se propõe.
Então, gostou dos insights desta matéria? Aproveite para compartilhar com os amigos nas redes sociais!