Programa Planejamento Estratégico e Tomada de Decisão

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    TURMAS IN COMPANY

Programa Planejamento Estratégico e Tomada de Decisão

O poder de entrega do planejamento estratégico flexível, colaborativo e assertivo

 

 SOBRE O PROGRAMA 

Mesmo uma estratégia de negócios bem elaborada pode falhar. Atualmente, o segredo do sucesso é responder rapidamente ao cliente interno ou externo e à concorrência, sem perder de vista os principais objetivos a serem alcançados.

Para isso, é preciso aprimorar a sua forma de criar, implantar e controlar a execução da estratégia por meio de um planejamento estratégico mais flexível, colaborativo e assertivo.

Esse modelo de planejamento estratégico tem muitos benefícios tangíveis e fáceis de mensurar.

De acordo com um estudo da Harvard Business Review, as empresas que adotaram um modelo de planejamento estratégico flexível e com foco no resultado a ser atingido apresentam um crescimento da receita em média 6% maior do que as empresas que não o fazem. Já a McKinsey comprovou que equipes que adotam um processo de planejamento colaborativo tendem a ter uma redução de custos de 5% a 10%. E organizações que envolvem líderes e equipes na elaboração do plano de execução da estratégia, de acordo com um estudo da Gallup, têm uma redução de 25% a 65% no índice de turnover e de 10% a 20% nos índices de absenteísmo (afastamento por doenças).

Este será um curso totalmente prático e aplicaremos todos os conceitos e ferramentas em um estudo de caso real que faz o tempo voar.

 OBJETIVOS

Os principais objetivos do curso são:

  • Estimular uma mudança cultural de entrega de tarefas para entrega de resultados e realizações, criando foco, transparência e alinhamento que, combinados, levam a um maior envolvimento dos colaboradores na entrega do plano estratégico;
  • Com base na estratégia definida pelos executivos para a empresa, identificar qual será a contribuição efetiva da sua diretoria e da sua área na execução do dia a dia da organização;
  • Criar a primeira versão dos objetivos e resultados conectados e alinhados para líderes e colaboradores de uma equipe;
  • Gerenciar os ciclos trimestrais de criação, revisão e acompanhamento dos objetivos estratégicos.
 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Será apresentada a evolução histórica do planejamento estratégico nas organizações, discutindo os principais conceitos e ferramentas relacionados a ela. Faremos uma abordagem crítica e reflexiva sobre o planejamento estratégico clássico, destacando as falhas mais comuns na criação e na implementação de um plano estratégico nas empresas.

Abordaremos também a necessidade de equilibrar previsibilidade e adaptabilidade no contexto empresarial atual, destacando a importância do Business Agility. Além disso, discutiremos sobre o burocrático e lento processo de tomada de decisão, enfatizando os papéis e responsabilidades dos executivos, líderes e equipes.

O grande destaque do curso é enfatizarmos a importância de se evoluir o mindset para alcançar resultados concretos e entrega de valor ao negócio, em vez de se concentrar apenas na entrega de projetos e tarefas diárias. Para isso, trabalharemos em estudo de caso os fundamentos do planejamento estratégico flexível, colaborativo e assertivo, incluindo ferramentas para aumentar a assertividade do planejamento estratégico nas organizações e nas áreas: Propósito (visão, missão e valores), mapa de contexto, matriz Ansoff, mapa de objetivos estratégicos, OKR, A3, 5W2H, Scrum e Kanban.

 A QUEM SE DESTINA

Gerentes e coordenadores de qualquer área da organização que desejam utilizar ou aprimorar as mais recentes técnicas de planejamento estratégico que permitem entregar mais valor para os clientes internos ou externos, e atingir os resultados esperados para a sua área.

 MÓDULOS

MÓDULO 1 – Planejamento estratégico clássico e suas limitações

  • História do planejamento estratégico – Evolução do planejamento estratégico ao longo das décadas
  • Planejamento estratégico clássico – estrutura e ferramentas
  • Quais são os maiores motivos de falhas na criação e na implementação de um plano estratégico nas empresas?
  • Previsibilidade vs Adaptabilidade – Business Agility

MÓDULO 2 – Mindset do planejamento estratégico flexível, colaborativo e assertivo

  • Processo de tomada de decisão – papéis e responsabilidades de executivos, líderes e equipes
  • Entrega de projetos vs resultados alcançados: o que agrega valor para o negócio?
  • Fundamentos do planejamento estratégico flexível, colaborativo e assertivo
  • A jornada do planejamento estratégico ágil – mindset e rituais

MÓDULO 3 – Ferramentas essenciais para o planejamento estratégico flexível, colaborativo e assertivo

  • Visão, missão e valores
  • Análise externa: context map canvas
  • Análise interna: matriz Ansoff
  • Mapa de objetivos estratégicos: ação + detalhe + prazo

MÓDULO 4 – Ferramentas essenciais para o planejamento estratégico flexível, colaborativo e assertivo (cont.)

  • Objetivos e Resultados-Chave: OKR
  • Projetos e iniciativas: A3, 5W2H, Scrum
  • Acompanhamento: Kanban
  • Como planejar e acompanhar um projeto executado com Scrum (gestão ágil de projetos)?
 ALGUNS ARTIGOS UTILIZADOS
  • Nove coisas que pessoas de sucesso fazer diferente, Heidi Grant. Harvard Business Review.
  • Agilidade emocional – Não se deixe dominar por seus sentimentos negativos, Susan David e Christina Congleton. Harvard Business Review.
  CERTIFICAÇÃO

 

Será emitido certificado aos participantes no final do programa.

  DATAS E HORÁRIOS

Turmas in company.

Duração: a definir de acordo com a necessidade da empresa.

Modalidade: presencial ou online.

Metodologia:

INTERAÇÃO, TROCA DE EXPERIÊNCIAS E NETWORKING

A facilitação será conduzida de forma interativa, com exercícios, jogos, simulações, exibição de trechos de filmes com sínteses realizadas pelo facilitador.

São sugeridas leituras prévias e assistir trechos recomendados de filmes e artigos para discussão em sala de aula.

  FACILITADOR 

Roberto Mosquera

Especialista em modelo de gestão, desenvolvimento de liderança, transformação organizacional e adoção do mindset ágil em equipes, áreas e empresas. Mentor e facilitador de workshops e treinamentos, busca sempre provocar reflexões sobre as oportunidades individuais e coletivas de aprimoramento de competências técnicas e comportamentais de executivos, liderança e equipes.

Acredita que a transformação organizacional é mais assertiva quando ocorre a evolução do modelo de gestão em todos os níveis hierárquicos na construção da jornada, com clareza dos objetivos (por quê), o caminho a ser percorrido (como), os resultados esperados (quanto) e o tempo disponível (quando).

Liderou programas de desenvolvimento de executivos e líderes, projetos de desenvolvimento de liderança, transformação organizacional, excelência operacional e inovação em grandes empresas dos setores financeiros, aéreo, varejo, tecnologia, serviços, agronegócio e saneamento básico.

Coautor do livro A Jornada Ágil: um caminho para a inovação (Editora DVS), Agile Coach, Scrum Master, Mestre em Planejamento ágil pela FIA/SP e Economista com Especialização em Administração e Marketing de Serviços pela FGV/SP, Extensão em Modelos de Negócio e Design Thinking pela ESPM/SP.

BIBLIOGRAFIA HARVARD BUSINESS REVIEW

Além dos materiais de apoio, todos os participantes recebem livro físico Harvard Business Review.

Para mais informações sobre turmas fechadas para empresas, entre em contato através dos canais:

contato@casaeducacao.com.br ou WhatsApp 11 97064-7001.

 

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