Programa Comunicação Não-Violenta | EAD ao vivo

Programa Comunicação Não-Violenta | EAD ao vivo

 SOBRE O CURSO

A comunicação tem sido confirmada como uma ferramenta essencial às relações duradouras e de qualidade no mundo atual, que segue mudando em rápido compasso. A necessidade de adaptação e de gerenciamento de conflitos é inconteste.  Modelos consolidados cedem espaço às novidades, especialmente, as tecnológicas. Para inovar e serem criativas, as pessoas e as organizações precisam estar mais abertas, e com isso atrair diversos talentos. Essa diversidade de talentos, funções, culturas são meios de agregar valor às relações e abrem espaço para a multiplicidade e divergências, que se não aproveitadas adequadamente geram conflitos; como administrá-los é a chave para o sucesso empresarial.
As melhores decisões não resultam de um consenso superficial, mas sim de pontos de vista diversos e da busca por soluções criativas.

O curso objetiva inaugurar um diálogo sobre como o uso da comunicação colaborativa por meio do conceito dos CFRs (conversas, feedback e reconhecimento) pode ser útil. Há também o trabalho das habilidades comunicacionais, para tanto, nos valendo da capacitação nos 4 elementos da CNV (observação, sentimento, necessidade e pedido) e do ensino de estratégias para gestão de conflitos, para potencializar habilidades de escuta e empatia.

Daremos ênfase a algumas das habilidades tornadas essenciais no século 21, como escuta ativa e comunicação. Em um contexto de polarização, no qual os grupos se fecham em bolhas autossuficientes, sem permitir espaço para outros posicionamentos, os desafios aumentam e, por isso, exige novas formas de nos comunicarmos. Além de contribuir para o pleno desenvolvimento de uma comunicação assertiva, o curso evidencia que a qualidade das interações nas equipes é determinante para crescimento e sucesso profissional.

PÚBLICO-ALVO

Líderes, gerentes, analistas, coordenadores, supervisores. Todas as pessoas que precisam se comunicar com clareza no trabalho e na vida pessoal, quer seja como integrante de uma equipe ou como gestor.

OBJETIVOS

●  Possibilitar a compreensão de conceitos de uma comunicação eficiente.
●  Fortalecer competências e habilidades de comunicação e gestão de conflitos.
●  Fornecer recursos para que o participante desenvolva uma comunicação mais assertiva, visando a conquista dos seus objetivos de forma mais direta e eficaz.

CONTEÚDO

MÓDULO 1

  • O desafio é não eliminar o conflito, mas gerenciá-lo de forma eficiente
  • Como mudar a forma de lidar com nossas diferenças do confronto polarizado à cooperação construtiva
  • O uso da comunicação colaborativa
  • Conflito: fisiologia, viés inconsciente, como reagimos ao conflito, percepção e autoconhecimento
  • Componentes da comunicação não violenta (pilares da CNV: autenticidade, empatia, vulnerabilidade, escuta)

MÓDULO 2

  • Elementos da CNV (teoria e prática): observação e sentimento
  • Não julgamento, abertura, colonização do discurso, impacto das emoções no nosso comportamento
  • Como podemos nos aproximar e respeitar, mesmo na diferença?
  • Como dar respostas negativas de forma respeitosa e empática

MÓDULO 3

  • Os componentes da CNV (teoria e prática): necessidade e pedido
  • Solicitação versus exigência. As características de uma solicitação clara
  • As ferramentas para o dia a dia: resumo, perguntas, checagem, enfoque prospectivo
  • Exercícios de como se comunicar por escrito
 ALGUNS ARTIGOS UTILIZADOS
  • O que é empatia? E por que ela é tão importante. – Daniel Goleman, Harvard Business Review Press.
  • O que os bons ouvintes realmente fazem (entendendo as emoções das outras pessoas). – Jack zenger e Joseph Folkman, Harvard Business Review Press.
  • Trabalhando com pessoas que você não suporta (você não precisa adorá-las, mas deve encontrar uma maneira de trabalhar com elas). – Karen Dillon, Harvard Business Review.
  • O chefe que coloca você contra seus colegas (saia do ringue e colabore). – Karen Dillon, Harvard Business Review.
 DATAS E HORÁRIOS

Dias: Consulte novas datas.

Carga horária total: 12 horas.

Duração: 4 encontros virtuais de 3 horas/cada.

Horário: 19h às 22h.

Plataforma de transmissão: Zoom.

Metodologia:

Aulas práticas, a distância, transmitidas ao vivo. Os participantes são convidados a interagir por voz e pelo chat online com a facilitadora e demais alunos. Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por até 30 dias após o término do curso.

CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas)

INSCRIÇÕES

Faça sua inscrição e receba 2 livros Harvard Business Review. Serão indicados capítulos dos livros para leitura como atividade pós-work.

Livros: Como lidar com a política no trabalho e Empatia.

Para informações sobre pagamento à vista e pacotes para empresas, entre em contato pelos canais abaixo:

contato@casaeducacao.com.br ou WhatsApp 11 97064-7001.

 

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

 

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