Neuroeducação – Neurociência Aplicada à Educação | EAD

Neuroeducação – Neurociência Aplicada à Educação | EAD

METODOLOGIA

As aulas são gravadas e o aluno tem 6 meses a partir da data da matrícula para assisti-las quantas vezes quiser.
Início das aulas: imediato.
Carga horária total: 9 horas.

MÓDULOS

1. LEITURA E ESCRITA

  • Aquisição de Desenvolvimento da Linguagem Escrita.
  • Dificuldades na Aquisição da Linguagem Escrita.
  • Estratégias Pedagógicas de Estimulação.

2. PROBLEMAS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM – DISLEXIA E DISCALCULIA

  • Diferenças entre Dificuldade e Transtorno de Aprendizagem.
  • Tipo de Intervenção no Transtorno Específico de Aprendizagem.
  • Sugestões de Intervenções para Dislexia e Discalculia.

3. FUNÇÕES EXECUTIVAS: HABILIDADES IMPORTANTES PARA A APRENDIZAGEM E COMO DEVEM SER ESTIMULADAS

  • Detalhamento das Funções Executivas e Conceitos.
  • Transtornos que Possuem Déficits em Funções Executivas.
  • Atividades Práticas que Podem Estimular as Funções Executivas.

4. MEMÓRIA, ATENÇÃO E APRENDIZAGEM 1

  • As Bases Biológicas da Aprendizagem e Neuroplasticidade.
  • Memória e Tipos de Memória.
  • Os Mecanismos Cerebrais da Atenção.

5. MEMÓRIA, ATENÇÃO E APRENDIZAGEM 2

  • Estratégias que Podem Colaborar com a Memória e a Aprendizagem.
  • Mindfulness, Atenção e o Papel do Sono na Aprendizagem.
  • Emoção, Aprendizagem e Empatia e Neurônios Espelho.

6. MODULO – TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): MITOS E EVIDÊNCIAS

  • DSM-V e Critérios do TDAH; Diferenciar Agitação e Transtorno
  • Como Identificar em Sala de Aula
  • Intervenção Neuropsicológica e Conhecimentos Essenciais para Educadores e Pais e Orientações Para Lidar com a Criança e o Adolescente

***NA COMPRA DO CURSO O ALUNO RECEBERÁ GRATUITAMENTE ACESSO DIGITAL À REVISTA EDUCAÇÃO PELO PERÍODO DE 1 ANO.***

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

DOCENTES

Profa. Camila Leon

Pedagoga, licenciada em Letras, pós-graduada em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM. Atualmente é professora convidada do curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e do curso de especialização em Neuropsicopedagogia da Universidade Paulista (UNIP). Também atua como psicopedagoga clínica no Instituto de Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano – INDH. Conselheira Estadual da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção São Paulo (ABPp-SP, triênio 2020-2022). Membro do grupo de pesquisa em Neuropsicologia Infantil da UPM. Dirige seus estudos à área de Psicopedagogia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva e Neurociência aplicada à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e intervenção neuropsicológica cognitiva com uso de instrumentos não-restritos, habilidades preditoras de linguagem escrita, consciência fonológica, aquisição de linguagem escrita, alfabetização, transtornos de aprendizagem, funções executivas e autorregulação.

Profa. Grace Zauza

Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Inclusiva, especialista em Neurociência e Psicologia Aplicada e mestre em Psicologia Educacional. Tem ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Docência e Coordenação pedagógica. É membro do Grupo de Pesquisa em Neuropsicologia, Desenvolvimento e Educação (GINDE). Dirige seus estudos em Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva e Neurociência aplicada à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção neuropsicológica cognitiva, linguagem, transtornos de aprendizagem, funções executivas e autorregulação.

Profa. Adriessa Santos

Mestre em Ciências pela USP, Especialista em Neurociência e Educação, MBA em Gestão Escolar pela USP, Especialista na Moderna Educação pela PUC, Bióloga pela UMC e graduanda em Pedagogia pelo Mackenzie. É coordenadora e docente da pós-graduação Neurociência na Escola do Instituto Singularidades, atua como coordenadora pedagógica e docente na educação básica privada para as séries finais do ensino fundamental, é docente da temática Neurociência e Educação no ensino superior e ministra palestras, formações e cursos com essa temática. Foi finalista do Prêmio Dica de Mestre com o trabalho: Neurociência na sala de aula: vamos fazer neurônios, e tem ampla experiência em sala de aula, gestão escolar e formação de professores.

Profa. Regina Marino

Psicóloga. Doutora e mestre pelo Programa de Pós Graduação em Distúrbios do desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Atuação em neuropsicologia certificada pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (2016) na qualidade de Clínico Pesquisador Nível 2. Foi bolsista do CNPq em projeto de iniciação científica, bolsista CAPES durante o mestrado e bolsista pela UPM pela colocação no processo seletivo no Doutorado. Desde 2013, atua na clínica com avaliações neuropsicológicas e terapia pela abordagem Análise do Comportamento. Atuou como gerente de Projetos voltados para a Educação no Instituto Ayrton Senna (2018-2019), participando de projetos voltados à avaliação e ao desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças e professores.

Fechar [X]

Cadastre-se para mais informações