-
Data
INÍCIO IMEDIATO
-
Duração
16 horas
-
Investimento
Matrículas - até 12x R$ 44,47 no cartão de crédito
- CLique aqui e compre agora
Curso Como Criar uma Editora Independente | EAD
SOBRE O CURSO
O curso Como Criar uma Editora Independente EAD oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que envolve criar uma editora, desde o pensamento sobre a linha editorial e a formação do catálogo, até como será a estrutura editorial e comercial, questões práticas da abertura de empresas e da negociação com autores, ilustradores, outros colaboradores editoriais, livrarias, gráficas e distribuidoras.
Este curso on-line, com 16 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental, tanto a quem já atua no mercado editorial como a quem deseja nele atuar, conhecer a fundo esses aspectos centrais do trabalho do editor independente.
OBJETIVO
PERMITIR QUE OS EDITORES E AUTORES ESTEJAM APTOS A:
- Que livros vou publicar? Definindo a linha editorial do catálogo e o público ao qual se destina.
- Como abro uma editora? Contrato social, contabilidade, regime tributário.
- Que autores e autoras vou publicar? As peculiaridades de livros infantis e livros adultos, autores nacionais e estrangeiros. Os contratos padrão. Remuneração e acertos.
- Como vou chegar ao meu público? Canais de vendas e marketing. Relacionamento com livrarias, e-commerce, feiras e marketing digital.
- De que equipe preciso? Principais funções e departamentos.
- Dores do crescimento.
A QUEM SE DESTINA
- Autores
- Editores
- Demais profissionais da cadeia editorial
- Interessados em ingressar no mercado editorial
CONTEÚDO
O que você vai ver neste curso:
- O que é e como se forma um catálogo editorial: que tipo de livros posso publicar, a partir do ponto de vista do público.
- Quem é o público leitor (e quem não é, mas pode ser).
- O procedimento inicial para abrir editora: contrato social, contabilidade, contratos com autores, regimes tributários e outras informações para quem está começando.
- Os contratos e demais instrumentos jurídicos necessários para abrir e para a editora funcionar.
- Que profissionais atuam na área e que tipo de atividade desenvolvem.
- A diferença entre publicar ficção e não ficção, livros infantis e livros adultos, livros de autores nacionais e livros traduzidos, em termos de produção editorial, de construção de catálogo e de implicações práticas no dia a dia da editora.
- Os canais de vendas que mais têm a ver com cada linha editorial.
- A divulgação dos livros para cada tipo de canal e de linha editorial.
- Como preparar o terreno para crescer desde a abertura da editora.
Aula 1
Que livros quero publicar?
Aula 2
Que público quero atender?
Aula 3
Os requisitos para abrir uma editora
Aula 4
Linhas editoriais e relacionamento com autores
Aula 5
Canais de vendas, divulgação e marketing
Aula 6
Instituições do livro, grupos de apoio e colaboração
Aula 7
Equipe e profissionais freelancers do mercado editorial
Aula 8
Preparando o terreno para crescer
FACILITADORES
Profa. Lizandra Magon de Almeida
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, tem especialização em Gestão do Conhecimento pelo SENAC-SP. É proprietária da Pólen Editorial desde 2001, empresa criada como um bureau de prestação de serviços editoriais, que atendeu editoras como Publifolha, Summus, Larousse, Globo, entre outras. A partir de 2014, a empresa se tornou editora, hoje Jandaíra, e já tem mais de 80 títulos publicados, incluindo a Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro. Também é tradutora de inglês e espanhol, e integrou a equipe de tradução do jornal El País Brasil por três anos. Hoje também faz parte da equipe da Qura Editora, que edita as revistas HSM Management e MIT Sloan Management Review Brasil, voltadas à gestão de negócios e à tecnologia, e atua como subeditora e diretora de operações. É também vice-presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre).
Prof. Paulo Verano
Doutor em Ciência da Informação pela ECA-USP, onde atua como docente no seu curso de graduação em Editoração. É diretor acadêmico dos cursos de Publicação da Casa Educação, onde é responsável pela curadoria dos cursos oferecidos. Professor do curso de pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM. Atua como editor desde 1993, tendo sido diretor editorial do Grupo Planeta e gerente editorial de Literatura e Paradidáticos das Editoras de Ática-Scipione (Grupo Somos Educação), entre outras funções desempenhadas.
Em 2015, quando saiu do Grupo Somos Educação, decidiu aventurar-se no mercado editorial independente, lançando com a designer Angela Mendes a sua própria editora de livros, a Edições Barbatana, que publica livros para crianças e adultos — tanto clássicos, como livros-objeto contemporâneos.
Início imediato – aulas gravadas.
Carga horária total: 16 horas.
Duração: 8 aulas virtuais com duração de 2 horas cada.
Acesso por 6 meses a contar da data de matrícula.
**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**
Inscrições: Até 12 Parcelas de R$ 44,47 no cartão de crédito. Clique aqui!
Para informações sobre pagamento à vista e pacotes para empresas, entre em contato pelos canais abaixo:
contato@casaeducacao.com.br ou WhatsApp 11 97064-7001.
-
Data
INÍCIO IMEDIATO
-
Duração
16 horas
-
Investimento
Matrículas - até 12x R$ 44,47 no cartão de crédito
- CLique aqui e compre agora