Curso Como Criar uma Editora Independente | EAD

  • Data

    INÍCIO IMEDIATO

  • Duração

    16 horas

  • Investimento

    Matrículas - até 12x R$ 44,47 no cartão de crédito

  • CLique aqui e compre agora

Curso Como Criar uma Editora Independente | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Como Criar uma Editora Independente EAD oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que envolve criar uma editora, desde o pensamento sobre a linha editorial e a formação do catálogo, até como será a estrutura editorial e comercial, questões práticas da abertura de empresas e da negociação com autores, ilustradores, outros colaboradores editoriais, livrarias, gráficas e distribuidoras.

Este curso on-line, com 16 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental, tanto a quem já atua no mercado editorial como a quem deseja nele atuar, conhecer a fundo esses aspectos centrais do trabalho do editor independente.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E AUTORES ESTEJAM APTOS A:

  • Que livros vou publicar? Definindo a linha editorial do catálogo e o público ao qual se destina.
  • Como abro uma editora? Contrato social, contabilidade, regime tributário.
  • Que autores e autoras vou publicar? As peculiaridades de livros infantis e livros adultos, autores nacionais e estrangeiros. Os contratos padrão. Remuneração e acertos.
  • Como vou chegar ao meu público? Canais de vendas e marketing. Relacionamento com livrarias, e-commerce, feiras e marketing digital.
  • De que equipe preciso? Principais funções e departamentos.
  • Dores do crescimento.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • O que é e como se forma um catálogo editorial: que tipo de livros posso publicar, a partir do ponto de vista do público.
  • Quem é o público leitor (e quem não é, mas pode ser).
  • O procedimento inicial para abrir editora: contrato social, contabilidade, contratos com autores, regimes tributários e outras informações para quem está começando.
  • Os contratos e demais instrumentos jurídicos necessários para abrir e para a editora funcionar.
  • Que profissionais atuam na área e que tipo de atividade desenvolvem.
  • A diferença entre publicar ficção e não ficção, livros infantis e livros adultos, livros de autores nacionais e livros traduzidos, em termos de produção editorial, de construção de catálogo e de implicações práticas no dia a dia da editora.
  • Os canais de vendas que mais têm a ver com cada linha editorial.
  • A divulgação dos livros para cada tipo de canal e de linha editorial.
  • Como preparar o terreno para crescer desde a abertura da editora.

 

Aula 1 

Que livros quero publicar?

Aula 2 

Que público quero atender?

Aula 3

Os requisitos para abrir uma editora

Aula 4 

Linhas editoriais e relacionamento com autores

Aula 5 

Canais de vendas, divulgação e marketing

Aula 6 

Instituições do livro, grupos de apoio e colaboração

Aula 7 

Equipe e profissionais freelancers do mercado editorial

Aula 8

Preparando o terreno para crescer

FACILITADORES

Profa. Lizandra Magon de Almeida

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, tem especialização em Gestão do Conhecimento pelo SENAC-SP. É proprietária da Pólen Editorial desde 2001, empresa criada como um bureau de prestação de serviços editoriais, que atendeu editoras como Publifolha, Summus, Larousse, Globo, entre outras. A partir de 2014, a empresa se tornou editora, hoje Jandaíra, e já tem mais de 80 títulos publicados, incluindo a Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro. Também é tradutora de inglês e espanhol, e integrou a equipe de tradução do jornal El País Brasil por três anos. Hoje também faz parte da equipe da Qura Editora, que edita as revistas HSM Management e MIT Sloan Management Review Brasil, voltadas à gestão de negócios e à tecnologia, e atua como subeditora e diretora de operações. É também vice-presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre).

Prof. Paulo Verano

Doutor em Ciência da Informação pela ECA-USP, onde atua como docente no seu curso de graduação em Editoração. É diretor acadêmico dos cursos de Publicação da Casa Educação, onde é responsável pela curadoria dos cursos oferecidos. Professor do curso de pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM. Atua como editor desde 1993, tendo sido diretor editorial do Grupo Planeta e gerente editorial de Literatura e Paradidáticos das Editoras de Ática-Scipione (Grupo Somos Educação), entre outras funções desempenhadas.

Em 2015, quando saiu do Grupo Somos Educação, decidiu aventurar-se no mercado editorial independente, lançando com a designer Angela Mendes a sua própria editora de livros, a Edições Barbatana, que publica livros para crianças e adultos — tanto clássicos, como livros-objeto contemporâneos.

Início imediato – aulas gravadas.

Carga horária total: 16 horas.

Duração: 8 aulas virtuais com duração de 2 horas cada.

Acesso por 6 meses a contar da data de matrícula.

 

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

Inscrições: Até 12 Parcelas de R$ 44,47 no cartão de crédito. Clique aqui! 

Para informações sobre pagamento à vista e pacotes para empresas, entre em contato pelos canais abaixo:

contato@casaeducacao.com.br ou WhatsApp 11 97064-7001.

  • Data

    INÍCIO IMEDIATO

  • Duração

    16 horas

  • Investimento

    Matrículas - até 12x R$ 44,47 no cartão de crédito

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