MBA Book Publishing

com a coordenação de Paulo Verano

DATAS:
CONSULTE NOVAS TURMAS 

CARGA HORÁRIA:
360 horas

 ORIENTAÇÃO

Na hipótese de não se alcançar o quórum mínimo para a realização do curso/programa, a Casa Educação poderá rescindir o contrato e restituir integralmente as parcelas já pagas ou remanejar o curso/programa para novas datas existentes, a critério do aluno

 SOBRE

O programa foi elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem sofrendo nos últimos anos. O aumento dos livros digitais, da autopublicação e das redes sociais alterou, em definitivo, o modelo econômico das editoras.

Este cenário de transformação, que já seria um grande desafio para qualquer profissional, se agrava com o fato de que os cursos que tradicionalmente fornecem mão-de-obra para o setor, não preparam os alunos para o domínio das ferramentas de gestão.

Disciplinas como marketing, finanças, estratégia, liderança, dentre outras, não fazem parte do currículo das escolas. Dominar técnicas de gestão, ser protagonista no universo digital e ter uma visão globalizada do setor passaram a ser encarados como prioridade na formação do profissional do livro.

Diante desta realidade, o curso de MBA em Book Publishing encontra sua grande justificativa, uma vez que sua intenção primordial é contribuir na formação de recursos humanos qualificados e/ou proporcionar aperfeiçoamento diante dos atuais desafios àqueles que já atuam na área.

  OBJETIVOS GERAIS 

– Possibilitar ao aluno o conhecimento com profundidade do trabalho de produção editorial;

– Habilitar o aluno a desenvolver publicações em geral, abrangendo design, marketing, tecnologia, gestão e editorial;

– Desenvolver habilidades gerenciais específicas para o negócio de livros; incluindo planejamento estratégico, vendas, finanças e gestão de projetos;

– Posicionar o aluno como um profissional multimídia, sendo capaz de desenvolver projetos tanto no meio físico, como no digital, incluindo e-books, websites e plataformas de ensino a distância;

– Apresentar aspectos gerais da indústria do livro, como também aspectos específicos dos segmentos de livros de interesse geral, livros técnicos, didáticos e paradidáticos.

– Tornar o aluno capaz de coordenar equipes com múltiplas competências.

– Proporcionar um panorama das editoras independentes e de como atuar nesse segmento

A QUEM SE DESTINA 

• Profissionais de editoras de livros, jornais, revistas e sites.
• Produtores editoriais.
• Produtores culturais.
• Designers.
• Pedagogos.
• Professores.
• Bibliotecários.
• Jornalistas.
• Profissionais de outras áreas que desejam atuar em negócios editoriais

  DISCIPLINAS  

EDITORIAL

História do mercado editorial
Edição e produção editorial
Best-sellers: como identificar
Gerenciamento da carreira de autor
Construção de Projeto Editorial
Como criar uma editora ou um selo editorial
Nichos editoriais
Design editorial
Mercado Internacional
Aquisição de títulos

GESTÃO

Finanças
Contabilidade
Planejamento Estratégico
Liderança e gestão de talentos
Gestão de Projetos
Direitos autorais
Marketing

DIGITAL

Marketing Digital
Mercado de livros digitais
Produção de conteúdos para Ensino a Distância
Impressão sob demanda

MERCADO 

Livros Universitários
Livros Religiosos
Livros Juvenis
Livros Infantis
Livros Didáticos
Quadrinhos

 

11 de fevereiro de 2018
Comments are off

Artes Gráficas | EAD

CURSO:
Artes Gráficas | EAD

CARGA HORÁRIA:
24 horas

 SOBRE O CURSO

O curso Artes Gráficas em Book Publishing visa introduzir o aluno no universo das artes gráficas, focando a área da produção do objeto editorial (livro, catálogo, revista). Além disso, destaca os principais problemas que podem surgir ao longo do processo de produção, fornecendo as diretrizes básicas para identificá-los e solucioná-los, em benefício da qualidade do produto.

 OBJETIVO

Apresentar o processo de produção gráfica do livro, destacando suas várias etapas, tecnologia e profissionais envolvidos e a importância do controle em cada uma delas para a qualidade do produto.

 ESTRUTURA

O conteúdo está dividido em 8 aulas, com manuseio de inúmeros livros de diferentes áreas do conhecimento (didáticos, infantis, técnicos, de arte, de fotografia etc) com exemplos práticos dos principais sistemas de impressão e recursos de acabamento.

 PROGRAMA

Aula 1 
Gráfica. Conceituação. A produção do livro na cultura ocidental. O que uma prensa de esmagar uvas tem a ver com isso? A produção industrial do livro em 1500 e hoje. O que mudou. O que permanece.

Aula 2
Afinal, o que é um livro? Lição de anatomia. Identificação das partes que constituem o objeto editorial, relacionando cada uma ao processo de produção. Problemas de acabamento e como solucioná-los. A construção do livro. Quando capa e miolo se juntam. Problemas de acabamento e como solucioná-los.

Aula 3
O papel do papel Características do material. Papéis para impressão. O formato do papel e o formato dos livros. Cadernos e seu colecionamento. Problemas do papel e formas de solucioná-los.

Aula 4 
O papel da tinta Características do material. Tintas para impressão. Sistemas de aplicação de cor. Sistemas de padronização Problemas de entintamento e formas de solucioná-los.

Aula 5
Quando a tinta encontra o papel O elemento multiplicador. Matrizes gráficas. Principais sistemas de impressão aplicados no campo editorial. Gráfica alternativa. Produção artesanal. Livro-objeto. Problemas de impressão e formas de solucioná-los.

Aula 6
O que acontece antes da impressão Imagem. Realidade e reprodução. Fidelidade. Texto. Elementos de composição tipográfica. Juntando imagens e textos na página. O design do livro. Softwares de diagramação. Problemas de pré-impressão que só aparecem na impressão. Formas de solucioná-los.

Aula 7
Guiando o processo de produção. O que? Como elaborar uma especificação de produção. Como? Mercado gráfico. Escolha de fornecedores. Quanto? Solicitação e análise de orçamentos. Quando? O domínio do fator tempo. Cronogramas de produção.

Aula 8
Mil maneiras de contar uma mesma história. Estudo comparativo de diferentes edições de uma mesma história ou As Aventuras de Alice no País das Artes Gráficas

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos via chat. As aulas ficarão disponíveis por um mês após o término do curso.

 FACILITADORA

Márcia Signorini
MarciaSignorini

É arquiteta, mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP,
especializada em tecnologia gráfica e controle de qualidade; é diretora da Signorini
Produção Gráfica, empresa de assessoria na área de produção gráfica editorial e também ministra periodicamente cursos presenciais e a distância sobre esse tema.

 

 

 ORIENTAÇÃO

Na hipótese de não se alcançar o quórum mínimo para a realização do curso/programa, a Casa Educação poderá rescindir o contrato e restituir integralmente as parcelas já pagas ou remanejar o curso/programa para novas datas existentes, a critério do aluno

2 de fevereiro de 2018
Comments are off