Curso Aquisição de Originais e Planejamento Editorial | EAD ao vivo

DATAS E HORÁRIOS

De 23 de janeiro a 20 de fevereiro de 2021 (sábados).

Horário das aulas: das 9h às 13h.

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

Aquisição de originais e Planejamento editorial tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível fazer a aquisição de originais, nacionais ou estrangeiros, de uma maneira mais objetiva. Isso significa sua importância como um passo na construção de um catálogo ou no desenvolvimento de um catálogo já existente; como chegar em autores internacionais; como chegar em autores nacionais; avaliação de originais; o peso de cada título no catálogo; e como decidir sobre a publicação. Além disso, na parte de planejamento editorial a ideia é mostrar todos os passos para planejarmos a produção, desde a concepção — ou prospecção — dos originais, seja nacional ou estrangeiro; o papel do editor; quais os processos editoriais; como desenhar a produção; quais os procedimentos para lidar com autores nacionais; quais os gargalos que a produção impõe; e como lidar com problemas que aparecem no caminho.

O curso tem duração de 20 horas, nas quais o aluno vai, além de aproveitar os conceitos, mesclar com atividades práticas.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Alunos de cursos de Editoração
  • Alunos de cursos de Letras
  • Preparadores
  • Revisores
  • Designers gráficos
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Caminhos para adquirir autores.
  • A importância da avaliação de originais.
  • Quem são os grandes agentes literários.
  • Qual a função do scout.
  • Como adquirir livros pensando na montagem de um catálogo do zero.
  • Como adquirir livros pensando na ampliação de um catálogo.
  • Como negar os livros que chegam por indicação ou por aquisição passiva.
  • O agente literário de carreira.
  • O agente literário de momento.
  • O papel do editor entre os agentes e a produção.
  • O planejamento de um livro no mundo ideal.
  • O planejamento de um livro no mundo real.
  • Os processos editoriais.
  • Os prazos de cada uma das partes que envolvem um planejamento editorial.
  • Problemas reais e caminhos de solução.
  • Atividades práticas para fixação de conteúdo.
  • Apresentação de um trabalho no final do curso.

FACILITADOR

Prof. Marcio Coelho

Marcio Coelho começou sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano, passou por muitas editoras como Saraiva, Nova Fronteira e Ediouro. Trabalhou na TAG – Experiências Literárias, prestou consultoria para clubes de assinaturas de livros, é professor de cursos voltados ao mercado editorial e hoje é gerente na #coisadelivreiro. Além de viver de livros há mais de duas décadas, é apaixonado por eles.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

20 horas

DATAS E HORÁRIOS

De 23 de janeiro a 20 de fevereiro de 2021 (sábados).

Horário das aulas: 9h às 13h.

Aula 1 – Gravada

Prospecção e avaliação de originais. Papéis do editor, do agente literário e do scout.

Aula 2 – 30/01/2021

A aquisição de originais na formação e na ampliação do catálogo. Como dar feedback e negativas a projetos. O editor e o agente literário. O papel do editor entre os agentes e a produção.

Aula 3 – 06/02/2021

O planejamento de obras no mundo ideal e no mundo real. Processos editoriais e prazos das etapas editoriais.

Aula 4 – 13/02/2021

Problemas reais e caminhos de solução. Casos selecionados.

Aula 5 – 20/02/2021

Apresentação de trabalho final para fixação de conteúdos.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 9 de dezembro de 2020
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Neuroeducação – Neurociência Aplicada à Educação | EAD

METODOLOGIA

As aulas são gravadas e o aluno tem 60 dias a partir da data da matrícula para assisti-las quantas vezes quiser.
Início das aulas: imediato.
Carga horária total: 7 horas.

MÓDULOS

1. LEITURA E ESCRITA

  • Aquisição de Desenvolvimento da Linguagem Escrita.
  • Dificuldades na Aquisição da Linguagem Escrita.
  • Estratégias Pedagógicas de Estimulação.

2. PROBLEMAS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM – DISLEXIA E DISCALCULIA

  • Diferenças entre Dificuldade e Transtorno de Aprendizagem.
  • Tipo de Intervenção no Transtorno Específico de Aprendizagem.
  • Sugestões de Intervenções para Dislexia e Discalculia.

3. FUNÇÕES EXECUTIVAS: HABILIDADES IMPORTANTES PARA A APRENDIZAGEM E COMO DEVEM SER ESTIMULADAS

  • Detalhamento das Funções Executivas e Conceitos.
  • Transtornos que Possuem Déficits em Funções Executivas.
  • Atividades Práticas que Podem Estimular as Funções Executivas.

4. MEMÓRIA, ATENÇÃO E APRENDIZAGEM 1

  • As Bases Biológicas da Aprendizagem e Neuroplasticidade.
  • Memória e Tipos de Memória.
  • Os Mecanismos Cerebrais da Atenção.

5. MEMÓRIA, ATENÇÃO E APRENDIZAGEM 2

  • Estratégias que Podem Colaborar com a Memória e a Aprendizagem.
  • Mindfulness, Atenção e o Papel do Sono na Aprendizagem.
  • Emoção, Aprendizagem e Empatia e Neurônios Espelho.

***NA COMPRA DO CURSO O ALUNO RECEBERÁ GRATUITAMENTE ACESSO DIGITAL À REVISTA EDUCAÇÃO PELO PERÍODO DE 6 MESES.***

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

DOCENTES

Profa. Camila Leon

Pedagoga, licenciada em Letras, pós-graduada em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM. Atualmente é professora convidada do curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e do curso de especialização em Neuropsicopedagogia da Universidade Paulista (UNIP). Também atua como psicopedagoga clínica no Instituto de Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano – INDH. Conselheira Estadual da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção São Paulo (ABPp-SP, triênio 2020-2022). Membro do grupo de pesquisa em Neuropsicologia Infantil da UPM. Dirige seus estudos à área de Psicopedagogia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva e Neurociência aplicada à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e intervenção neuropsicológica cognitiva com uso de instrumentos não-restritos, habilidades preditoras de linguagem escrita, consciência fonológica, aquisição de linguagem escrita, alfabetização, transtornos de aprendizagem, funções executivas e autorregulação.

Profa. Grace Zauza

Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Inclusiva, especialista em Neurociência e Psicologia Aplicada e mestre em Psicologia Educacional. Tem ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Docência e Coordenação pedagógica. É membro do Grupo de Pesquisa em Neuropsicologia, Desenvolvimento e Educação (GINDE). Dirige seus estudos em Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva e Neurociência aplicada à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção neuropsicológica cognitiva, linguagem, transtornos de aprendizagem, funções executivas e autorregulação.

Profa. Adriessa Santos

Mestre em Ciências pela USP, Especialista em Neurociência e Educação, MBA em Gestão Escolar pela USP, Especialista na Moderna Educação pela PUC, Bióloga pela UMC e graduanda em Pedagogia pelo Mackenzie. É coordenadora e docente da pós-graduação Neurociência na Escola do Instituto Singularidades, atua como coordenadora pedagógica e docente na educação básica privada para as séries finais do ensino fundamental, é docente da temática Neurociência e Educação no ensino superior e ministra palestras, formações e cursos com essa temática. Foi finalista do Prêmio Dica de Mestre com o trabalho: Neurociência na sala de aula: vamos fazer neurônios, e tem ampla experiência em sala de aula, gestão escolar e formação de professores.

Curso de Formação de Editor de Livros | EAD ao Vivo

CURSO:
Formação de Editor de Livros | EAD ao Vivo

INÍCIO DAS AULAS:
Imediato

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: EAD.

 SOBRE O CURSO

 

Criar uma editora é algo relativamente simples. Existem poucas barreiras de entrada. Sendo você um profissional da área, tendo uma boa ideia, uma quantidade pequena de recursos e algum conhecimento em marketing, você já está apto a abrir uma editora.

Mas a facilidade com que se abre uma editora esconde uma grande armadilha: a enorme complexidade de toda uma cadeia, que exige dos profissionais uma série de conhecimentos diversos que são necessários para atuar com sucesso neste mercado.

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado – responsáveis por colocar centenas de livros na lista dos mais vendidos, criar editoras e ocupar posições executivas em algumas das maiores editoras do Brasil – o Curso Formação do Editor de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua editora, ou estágio em que se encontra sua carreira.

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a edição de texto, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, a capa, o projeto gráfico, marketing e vendas, acompanhamento financeiro, dentre muitos outros assuntos que serão discutidos em aulas ao vivo, onde será possível interagir com os professores em tempo real.

O mercado de livros é um negócio extremamente prazeroso. O objetivo do curso é tornar o caminho das editoras mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

OBJETIVO

O Curso de Formação do Editor de Livros está em sua décima turma e pretende atualizar de forma rápida e dinâmica os profissionais que já atuam na área editorial, os que desejam migrar para a área de edição ou os novos entrantes de outras áreas.

O curso é voltado a quem trabalha no mercado editorial e a quem deseja atuar, seja em editoras existentes, seja criando novos negócios editoriais. O curso de Formação de Editores prioriza a formação para o mercado de trabalho, levando em conta as modificações que vêm ocorrendo atualmente, por meio da curadoria de professores que atuam no mercado e são representativos nos setores em que atuam. O curso da Casa Educação leva em conta movimentos atuais, como o surgimento de novos negócios editoriais independentes, audiolivro, e-book, marketing digital, clubes de livro, crowdfunding, além de ter forte orientação para a produção editorial. A riqueza da proposta está na combinação de nomes e olhares para o mercado editorial e a combinação entre teoria e prática, cobrindo toda a cadeia editorial.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.

Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, até 30 dias após o término do curso.

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELO PARTICIPANTE DO CURSO

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a construção do seu projeto editorial, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, o projeto gráfico, finanças, marketing, vendas e distribuição, visões sobre o mercado.

DATAS, HORÁRIOS E CARGA HORÁRIA

Início das aulas: Imediato.

Término das aulas: 23 de março de 2021.

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: 19:00 às 21:10.

Modalidade: EAD.

Plataforma de transmissão: Google Meet.

Carga horária total: 64 horas.

CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Editar Livros Hoje e Perspectivas Futuras
  • Construção do Projeto Editorial
  • Edição de Textos
  • Produção Editorial
  • Panorama Geral do Mercado
  • Artes Gráficas, Design Editorial
  • Planejamento e Controle Editorial
  • Área Comercial: Vendas e Distribuição
  • Finanças para Editores
  • Como Laçar e Lançar Best-sellers
  • Mercado Internacional (Prospecção e Agenciamento)
  • Novos Modelos de Negócios: Editoras Independentes
  • O Editor de Livros Didáticos e Sistemas de Ensino, Livros Universitários e CTP
  • Novos Modelos de Negócios: Clubes de Assinaturas
  • Metadados
  • Crowdfunding
  • Direitos Autorais
  • Marketing Digital e Conteúdo para Mídias Sociais
  • Mundo Digital: E-books, Autopublicação, Audiobooks e Podcasts
 PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO MERCADO

Os profissionais convidados para as aulas do Curso de Formação do Editor são alguns dos profissionais que ministram aulas no MBA de Book Publishing, como Beatriz Reingenheim, Cassiano Elek Machado, Fabio Uehara, Fernanda Altieri, Gabriela Dias, Gustavo Martins de Almeida, Lilian Gaspari, Lizandra Magon, Márcia Signorini, Marcio Coelho, Paulo Verano, Renata Nakano, Sandra Espilotro e Wilma Moura.

2 de fevereiro de 2018
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Como Editar Materiais Didáticos | EAD

CURSO:
Como Editar Materiais Didáticos | EAD

CARGA HORÁRIA:
60 horas

METODOLOGIA:
Aulas gravadas que o aluno pode assisti-las quantas vezes quiser.
Início das aulas: imediato.

 PÚBLICO ALVO

Profissionais que desejam atuar ou se especializar na carreira editorial de livros didáticos e sistema de ensino. Profissionais que atuam em jornais, revistas e produção de conteúdo para sites e ambientes virtuais de aprendizagem. Produtores editoriais, produtores culturais, designers, pedagogos, professores, bibliotecários, jornalistas e público em geral que atuam ou tem interesse em atuar na produção de livros didáticos ou sistema de ensino.

 OBJETIVO

Formar profissionais para atuar na área de produção editorial de didáticos e sistema de ensino. Preparando profissionais para o desenvolvimento de negócios sustentáveis economicamente e que causem impacto cultural na sociedade.
Objetiva também sanar parte da carência de profissionais especializados para atuarem nesta área.

 O QUE É O CURSO

Programa de formação rápida com a finalidade de transformar sua carreira diante dos novos rumos da educação brasileira e a necessidade de edição de novos materiais didáticos.

 CONTEÚDO

História do livro e da edição

A escrita, o papel e o livro. História do livro, a natureza do livro, conceitos de edição.

Editoração de Livro Didático e Sistema de Ensino

A história do livro didático e sistema de ensino no Brasil. Conceitos de editoração do projeto e edição. A função do livro didático e dos sistemas de ensino ao longo do tempo. Mercado brasileiro de livros didáticos e sistemas de ensino.

Análise Setorial – Educação

Principais tendências da educação. Tendências das escolas particulares no Brasil.
Conceitos da evolução do livro didático em programas governamentais. Participação das editoras no Programa do PNLD. Processos globais vinculados à política e economia do livro didático. Escolha do livro didático no programa do PNLD.

Segmentação de mercado para livros didáticos e sistema de ensino

Marketing e o valor para o cliente. Conceitos de mercado, público-alvo e segmentação mercadológica. Pesquisa e análise mercadológica. Bases para
segmentação de mercado. Diferenciação mercadológica. Posicionamento mercadológico. Produto e Preço.

A legislação educacional vigente

Conceitos principais que fundamentem a compreensão acerca das políticas e legislação educacional brasileira, com vistas a transposição para produção de livros didáticos e sistema de ensino. Compreender a aplicação dos dispositivos legais da LDB, do Plano Nacional de Educação, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da BNCC e da legislação educacional complementar a respeito da Educação Básica e seus impactos na produção de
materiais didáticos.

Planejamento da obra: livro didático

Elaboração do planejamento da obra: autoria, seções, metodologia, Autor apresenta. Editora convida Autor. Autor e Editora desenvolvem juntos. Fundamentos teóricos. Concepção de aprendizagem, de ensino, de área, proposta metodológica, didático pedagógica. Proposta pedagógica. Objetivos. Conteúdos por volume. Estrutura do LA e MP (seções e suas funções). Linguagem (texto, comando, vinheta…). Abordagem (introduz conteúdo a partir
de situação problematizadora? Apresenta as informações prontas?)
Características do texto. Número de páginas por volume. Aspectos inovadores (LA e MP).
Aspectos que o diferenciam e o aproximam da concorrência (LA e MP). Identificação dos concorrentes diretos. Público-alvo. Expectativa comercial, editorial e dos autores. Previsão de tempo para execução. Informações sobre experiência profissional dos autores.

P&L – Coleção de livros didáticos

Profit and Loss statement (P&L): O que é, como funciona, como ler e avaliar um P&L, a importância do P&L no planejamento dos livros didáticos, Balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício. Fluxo de caixa. Orçamento de capital.

P&L – Os Processos Editoriais

Apresentação do fluxo de produção editorial e função de cada etapa.

Gestão de Projetos

Fundamentos em gestão de projetos editoriais: objetivos, princípios, ciclo de vida e fases de um projeto (inicialização, planejamento, execução, controle e encerramento). Processos da gestão de projetos. Gerenciamento do escopo.
Gerenciamento do tempo. Gerenciamentos dos custos. Gerenciamento de recursos humanos internos e externos. Viabilidade de projetos, gerenciamento de riscos.
Planejamento e acompanhamento de produção editorial, utilizando uma ferramenta de mercado que auxiliará no escopo técnico, no tempo e no custo, além da construção de relatórios de acompanhamento.

Projeto Gráfico

Briefing e encomenda. Analise e aprovação. Edição de arte e aspectos de Composição. Processos gráficos e Fechamento do arquivo. Produção gráfica e
Gerenciamento de arquivos.

Originais – Planejamento, encomenda e avaliação

Fundamentos teóricos. Proposta didático para áreas. Orientações para avaliação. Estrutura da coleção. Unidade Modelo – Orientações para uso do livro e das atividades. Unidade Modelo – Resolução das atividades. Indicações Bibliográficas.
Cronograma com estimativa de entregas dos originais.

Edição de Livros Didáticos e Sistema de Ensino – Produto e Serviços

Edição de livros didáticos e sistema de ensino. Gestão do projeto. Acompanhamento de todas as etapas. Relacionamentos com autores e demais integrantes do projeto

Ilustrações

Pautas iconográficas. Encomendas aos ilustradores. Processo de aprovação.
Contratos.

Soluções Digitais

Características do livro digital, plataformas, APPs, Leitores, a transformação de um livro físico em um livro digital, ePub, cc, Ferramentas de criação. Edição. Controle de qualidade. Padrões do mercado. Utilização em diversos devices: tablet, e-readers, mobile, computador

Direito autoral e Iconografia

Pautas iconográficas. Pesquisa. Aquisição. Negociação com detentores de direitos. Negociação com banco de imagens. Antecipação de pauta. Direito autoral relacionados a terceiros.

Livro Universal e LBI

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015. Livro Digital Acessível. EPUB 3.0.1. DOCX. Normas do IDPF – International Digital Publishing Forum, ou das normas ISO/IEC TS 30135. Braille. Libras.

Curso Self-Publishing | EAD

CURSO:
Self-Publishing | EAD

CARGA HORÁRIA:
24 Horas

METODOLOGIA:
As aulas são gravadas e o aluno tem 60 dias a partir da data da matrícula para assisti-las quantas vezes quiser.
Início das aulas: imediato.

 SOBRE O CURSO

O Self-publishing é uma tendência mundial.

Surgem cada vez mais os autores independentes e as histórias inéditas. O curso Self-Publishing mostra como, também no Brasil, você pode publicar de forma eficaz e prazerosa.

Muitos autores já estão produzindo e publicando seus livros de forma independente, utilizando plataformas digitais, imprimindo e realizando a venda direta de suas publicações.

Neste novo curso será apresentado o processo completo necessário para organizar a publicação de livros no formato impresso digital. Serão apresentadas todas as etapas do processo editorial de forma prática e objetiva para que o participante possa publicar o seu livro de forma independente, ou ainda tê-lo pronto para apresentar a uma editora tradicional.

Serão apresentadas as alternativas de autopublicação e serão discutidas estratégias de lançamento, divulgação e distribuição de vendas.

 PÚBLICO-ALVO

Escritores, ghostwriter, jornalistas, revisores e preparadores de texto.

Profissionais de todas as áreas interessados em publicar suas narrativas nos formatos impresso ou digital, tanto para autopublicação (self-publishing) ou para a publicação através das editoras tradicionais.

 OBJETIVO

Capacitar todos os participantes nas etapas necessárias para publicação de um livro de forma independente, tanto para plataformas digitais quanto para o formato impresso.
Apresentar os melhores métodos para organizar o conteúdo, decisão do melhor formato e plataformas, e como elaborar uma estratégia de divulgação e vendas eficientes.

 CONTEÚDO

Neste curso, o participante terá acesso ao passo-a-passo da produção artística e gráfica do livro.

Vai entender como transformar o arquivo de texto no computador em um livro impresso ou digital – atraente e pronto para ser vendido.

Módulo I

Moldagem do Projeto – Prof. Renato Modernell

    •  1. CONCEITOS BÁSICOS
        Por que escrever
        Para quem escrever
        Gêneros textuais
        Sinopse, argumento e roteiro
        Estrutura do texto (partes, capítulos, seções)

    •  2. PRIMEIRA VERSÃO
        Foco narrativo
        Pesquisas e entrevistas
        Rotina de trabalho
        Cronograma
        Pareceres e consultorias
        Intervalo (recesso)

    •  3. SEGUNDA VERSÃO
        Tópicos de edição
        Aprimoramento de estilo

    •  4. PRODUÇÃO TEXTUAL
        Preparação e revisão
        Prefácio e apresentação
        Orelhas e contracapa

MÓDULO II

Projeto e Produção do Livro – Prof. Magno Paganelli

    •  1. CONCEPÇÃO BÁSICA
        O que se pretende com o livro
        Definindo a linha editorial
        Relevância (atualidade, pesquisa, abordagem)
        Complementos e ilustrações
        Pesquisa iconográfica
        Licenciamentos
        Uma identidade que comunique

    •  2. PRODUÇÃO
        Complementos e ilustrações
        Pesquisa iconográfica
        Licenciamentos

    •  3. TIPOGRAFIA
        O que é um tipo?
        Fontes e suas famílias
        Para cada finalidade, uma fonte
        Como as fontes funcionam na página
        Espaçamentos e alinhamentos
        Calculando espaços e escolhendo fontes

    •  4. O DESIGN DA PÁGINA
        Elementos fixos
        Elementos textuais
        A mancha e “o caixa”
        Para cada estilo, um desenho
        Rosto e falso rosto
        A página de créditos
        Sumário
        Elementos pós-textuais
        Cólofon
        Pecados capitais
        Mostra de diferentes tipos de páginas e formatos

    •  5. A CAPA
        Os elementos visuais em uma capa
        Os elementos informacionais em uma capa
        Só a arte vende?
        Estilos e conceitos
        oLettering
        Fontes de inspiração
        Há regras?
        Qual é o gênero?
        Qual é o público?
        As imagens e suas fontes
        A qualidade da imagem
        Cores
        Cuidado com o título
        Mostra de diferentes tipos de capas

    •  6. PROCESSOS GRÁFICOS E TECNOLOGIAS
        Briefing
        O livro precisa “parar em pé”
        É um livro ou uma série? Não tinha pensado nisso
        Impressão sob demanda: como é isso?
        As vantagens da impressão sob demanda
        O caixa curto e a cauda longa
        Simulações de custos

    •  7. OPÇÕES DE PUBLICAÇÃO
        100% pela editora
        Coedição editora-autor
        Autopublicação

    •  8. CHECKLIST
        Registro de Direitos Autorais
        ISBN e código de barras
        Ficha catalográfica

 

MÓDULO III

Assessoria de Imprensa – Profa. Lilian Cardoso

    •  Prospecção de mercado
•  Captação de patrocínio
•  Apoio institucional
•  Projeção de lançamento (datas relevantes)
•  Contatos institucionais e divulgação
•  Produção de releases e vídeos
•  Lançamento
•  Eventos e palestras

MÓDULO IV

Marketing e Vendas – Profa. Lilian Gaspari

    •  Como vender e colocar seu livro no mercado
•  Parceria
•  Marketplace
•  Vendas diretas
•  Montando seu próprio site
•  Descobrindo o melhor caminho
•  Distribuição
•  Exemplares de cortesia
•  Sumário
•  Elementos pós-textuais
•  Cólofon
•  Pecados capitais
•  Mostra de diferentes tipos de páginas e formatos

    •  5. A CAPA
        Os elementos visuais em uma capa
        Os elementos informacionais em uma capa

    •  Só a arte vende?
        Estilos e conceitos

    •  O LETTERING
        Fontes de inspiração
        Há regras?
        Qual é o gênero?
        Qual é o público?
        As imagens e suas fontes
        A qualidade da imagem
        Cores
        Cuidado com o título
        Mostra de diferentes tipos de capas

    •  6. PROCESSOS GRÁFICOS E TECNOLOGIAS
        Briefing
        O livro precisa “parar em pé”
        É um livro ou uma série?
        Não tinha pensado nisso
        Impressão sob demanda: como é isso?
        As vantagens da impressão sob demanda
        O caixa curto e a cauda longa
        Simulações de custos

    •  7. OPÇÕES DE PUBLICAÇÃO
        100% pela editora
        Coedição editora-autor
        Autopublicação

    •  8. CHECKLIST
        Registro de Direitos Autorais
        ISBN e código de barras
        Ficha catalográfica

  FACILITADORES

LILIAN CARDOSO

Diretora da LC – Agência de Comunicação especializada na divulgação de livros.

LILIAN GASPARI

Possui 30 anos de experiência no mercado editorial, atuando com diversificados grupos de produtos e canais de comercialização – livrarias, bancas, porta-a-porta e Governo. Atualmente, é Consultora na Nversos Editora. Atuou como gerente nacional de vendas em diversas editoras, como Novo Conceito, Ediouro, Cosac & Naify, Larousse e Faro Editorial. Atuou também como
consultora comercial junto aos principais players do varejo.

Participou de feiras internacionais para importação de livros e negociação de coprints.

MAGNO PAGANELLI

Atua no mercado editorial há 24 anos. Graduado em Publicidade, passou por agência de propaganda, na direção de arte, e editou o selo Arte Editorial entre 2002-2015, produzindo catálogo com cerca de 160 títulos. Como designer gráfico de capas e miolos, tem mais de 2.100 projetos publicados. Atualmente faz trabalhos de edição, ghost writer, preparação de textos e de originais e edição de conteúdo. Entre seus clientes estão as editoras Planeta do Brasil, Pórtico (selo Planeta), Editora Gente, Thomas Nelson do Brasil/Ediouro, Cultura Cristã. Atende autores independentes em diferentes mídias – blogueiros, cantores, chefs, vencedores de reality shows. É professor de Design Gráfico e Editorial no Programa MBA em Book Publishing na Casa Educação. É Doutor em História Social pela USP, possui Mestrado pelo Mackenzie e  é jornalista. Recebeu prêmios como autor e como editor.

RENATO MODERNELL

Renato Modernell é escritor, jornalista e professor do curso de Jornalismo da Universidade Mackenzie, em São Paulo, desde 2006. Em 1990, passou a dirigir oficinas de escrita em grupo e a orientar projetos literários individuais. Por mais de uma década, atuou como professor do curso de pós-graduação da Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL).

Publicou 17 livros, dos quais oito por conta própria, em edições independentes. Recebeu diversos prêmios literários dentro e fora do país, entre os quais o Jabuti, por duas vezes. Sua obra percorre diferentes gêneros de escrita, desde o romance e a poesia até o ensaio temático.

É graduado em Jornalismo (FAAP, 1975), Mestre em Jornalismo (USP, 2004) e Doutor em Letras (Mackenzie, 2009). Trabalhou nas principais empresas editoriais do país – editoras Globo e Abril, entre outras.

Programa Gestão da Diversidade nas Organizações | EAD

 SOBRE O PROGRAMA

O mundo globalizado trouxe à tona questões sociais importantes que invadem o contexto empresarial. A diversidade é um tema que as empresas vêm absorvendo pela necessidade de prover ambientes salutares e de inclusão.

O respeito à diversidade e à equidade no que tange à raça, idade, gênero, cultura, orientação sexual, deficiência e etnia é peça-chave para a boa convivência e relacionamento das pessoas nas organizações. Por ser um tema trazido ao ambiente corporativo recentemente, dúvidas sobre como implementar ações e programas de diversidade nas organizações surgem com frequência. Este programa possibilita a discussão saudável sobre a diversidade e práticas nas organizações.

Programa desenvolvido com metodologia apoiada em artigos da Harvard Business Review Brasil.

 PÚBLICO – ALVO

Gestores, consultores e pesquisadores com interesse em vivência em gestão de pessoas.

 MÓDULOS 

MÓDULO 01
• Diversidade: conceito e concepção
• Preconceito, da discriminação e da aceitação
• Diferença, Igualdade e Equidade
• O papel da organização na gestão da diversidade
• O papel do gestor em questões de diversidade na sua equipe

MÓDULO 02
• Diversidade: gênero, idade, etnia, raça, orientação sexual, deficiência e cultura
• Como trabalhar a cultura da diversidade na organização
• Debate de cases sobre diversidade nas organizações

 DATAS E HORÁRIOS 

De 23 de fevereiro a 9 de março de 2021, sempre às terças e quintas.

Horário das aulas: 19:00 às 21:15.

Carga horária total: 10 horas distribuídas em 5 encontros em ambiente virtual.

 MODALIDADE

EAD com aulas ao vivo, onde você tira suas dúvidas em tempo real com os docentes e interage com os demais participantes.

As aulas ficam gravadas para que o aluno possa assisti-las novamente no horário que desejar.

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admincasa 15 de janeiro de 2021
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