Curso Projeto e Produção Editorial | EAD

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

Projeto e Produção Editorial é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível escolher e montar um Projeto Editorial na prática — o que contempla; sua importância como primeiro passo no desenvolvimento de uma nova editora, ou no reposicionamento de uma pré-existente; sua criação e uso como bússola de cumprimento de metas ou de mudança de rumos; como preparatório para o estabelecimento da produção editorial; cases de sucesso. Contempla ainda a apresentação e encadeamento das etapas que envolvem a Produção Editorial do livro – da prospecção até a comercialização do título, no formato impresso e e-book; os profissionais dessas etapas e a correlação e fluxo do trabalho entre eles; a importância do controle do processo todo pela editora.

Este curso tem ainda como objetivo apresentar um panorama histórico e prático da trajetória e da estruturação do mercado editorial brasileiro até os dias de hoje, abrindo a possibilidade de escolhas de atuação ao editor. Desafios; crises; cases marcantes; grandes mudanças: suas causas e efeitos; quedas e recuperação; profissionalização da indústria ao longo dos anos; o futuro e os novos caminhos: um mundo a ser pensado e repensado para o livro.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Alunos de cursos de editoração
  • Alunos de cursos de letras
  • Preparadores
  • Revisores
  • Designers gráficos
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial

 

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Um panorama do mercado editorial brasileiro até a atualidade – seus desafios e caminhos.
  • A importância do projeto editorial como primeiro passo na formação de uma editora e sua montagem.
  • Prospecção dos títulos: ficção e não ficção – diferentes gêneros: gatilhos externos e oportunidades de temas.
  • A equação: mercado x oportunidade e a importância da pesquisa como elemento fundamental no estabelecimento da linha editorial – nichos de mercado; como e onde pesquisar.
  • Oportunidades para as pequenas editoras – modelos e cases.
  • Editoras de self publishing – a escolha por livros impressos, digitais ou modelos mistos.
  • A importância da definição das ferramentas do marketing digital e parcerias de divulgação já na elaboração do plano editorial.
  • Modelos possíveis de comercialização para pequenas editoras.
  • A produção do livro de ficção e de não ficção: diferenças e papel do editor em cada uma delas.
  • O passo a passo da sequência das etapas de produção editorial – importância do controle dessa cadeia.
  • Exercícios práticos de fases da produção do livro.
  • Quais fases podem ser terceirizadas, quais não.
  • O recebimento de manuscritos: critérios de seleção e tipos de negociação.
  • O papel do parecerista externo.
  • Definição do formato físico e editorial.
  • Quando usar um revisor técnico.
  • A “engenharia de produção”: escolha do papel, da cor, de imagens, o briefing e critérios de definição da capa.
  • Fechamento de arquivo.
  • DA: pagamento do autor e/ou agente literário.

 

Profa. Sandra Espilotro

Bacharel, pós-graduada e mestre pela Universidade de São Paulo. É editora; sócia e editora da e-galáxia (www.e-galaxia.com.br); professora regular de cursos de MBA em Book Publishing e Formação do Editor (2016-); orientadora de escrita; parecerista de obras; membro da diretoria da UBE (União Brasileira de Escritores) (2018-) e da CPCLP (Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, da CBL ( Câmara Brasileira do Livro) (2016-); sócia da Veredas Consultoria Editorial – atuando na proposição e construção de projetos inovadores na área de cultura em geral (como feiras, mostras, bienais, eventos  etc.) e na área editorial. Diretora-geral de Globo Livros para ficção e não ficção, de obras nacionais e internacionais (1989-2011); prospectou e adquiriu direitos de livros nas principais feiras internacionais de livros (como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America) por 23 anos; Diretora Editorial para Mercado Internacional na Editora Nova Fronteira/Ediouro (2011-2014); jurada e curadora do Prêmio São Paulo de Literatura (2013-2017); jurada do Prêmio Guaracuí de Melhor Conto de Registro (SP) (2019); curadora para obras inéditas da Nova Revista Cultura (2018- 2019).

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas.

CARGA HORÁRIA

20 horas

 

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 17 de outubro de 2020
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Preparação e Revisão de Textos | EAD

 SOBRE O CURSO

O curso Preparação e Revisão de Textos, oferece todo o conhecimento necessário para que o participante, ingressante se torne um profissional de texto, ou os profissionais já atuantes, possam aperfeiçoar suas técnicas.

Este curso envolverá os alunos em uma discussão das decisões que um editor experiente toma na preparação de um manuscrito para publicação.

 OBJETIVO

DESENVOLVER PROFISSIONAIS DE TEXTO – REVISORES E PREPARADORES – PARA QUE ESTEJAM APTOS A:

  • Trabalhar de acordo com as melhores práticas de mercado.
  • Preparar e revisar textos de diversos gêneros, com graus de complexidade variados.
 A QUEM SE DESTINA
  • Preparadores de texto
  • Copidesques
  • Revisores
  • Editores
  • Tradutores
  • Autores
  • Interessados em ingressar no mercado editorial
 CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Aspectos gerais sobre o objeto “livro” (histórico, estrutura básica, partes essenciais e acessórias, acabamentos.
  • As principais fases da produção editorial.
  • Quem são os profissionais encarregados do texto e o que fazem.
  • Qual é a abrangência e quais os limites das interferências a serem feitas num texto.
  • O que é um bom texto, como reconhecê-lo e como construí-lo.
  • Questões básicas de redação.
  • Os protocolos de interferência em textos a serem negociados com autores/editores.
  • As peculiaridades dos diversos tipos textuais que determinam o modo de intervenção no texto.
  • Principais atribuições de preparadores e revisores.
  • Marcas padronizadas de preparação e revisão de texto.
  • Análise de exemplos autênticos de preparação e revisão de textos de gêneros e tipos diversos.
  • Exercícios práticos de preparação e revisão de textos de gêneros e tipos diversos.
  • Boas práticas para enfrentar urgências no trabalho.
 FACILITADORA

Wilma Moura

Licenciada em Filosofia e Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional, acabou desenvolvendo toda a sua longa vida profissional no trato com o texto, principalmente os de caráter educacional, em todos os segmentos da educação básica. Trabalhou nas editoras Abril, Ática e Macmillan, além de prestar assessoria para as editoras Scipione, Atual, FTD, Moderna e Positivo. Exerceu praticamente todas as funções ligadas à área editorial: foi revisora, preparadora, copidesque, redatora, editora, coordenadora de área, gerente editorial e de produção, autora.  Contribuiu para a formação de profissionais do livro, ministrando diversos cursos de redação nas editoras em que trabalhou e de edição de livros didáticos da Universidade do Livro da Unesp. Publicou, em 2017, em coautoria com Chico Moura, o livro Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem, pela Companhia das Letras.

 INFORMAÇÕES ADICIOAIS

INÍCIO DAS AULAS:
Imediato – aulas gravadas

CARGA HORÁRIA:
24 horas

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

3 de fevereiro de 2018
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Curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino | EAD

SOBRE O CURSO

O curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como foi o processo de sua aprovação e como ela impacta, no dia a dia, no trabalho de autores, editores, assessores pedagógicos, professores e demais profissionais que atuam no mercado editorial no desenvolvimento das obras, aplicação, assessoria pedagógica ou comercialização de livros didáticos, de literatura infantojuvenil e sistemas de ensino.

Este curso com 14 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender a BNCC: como surge, sua função, sua organização, competências e habilidades.
  • Compreender o quanto a BNCC impacta nos materiais didáticos e de literatura na Educação Infantil.
  • Compreender, de modo teórico e prático, o impacto da BNCC nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciência Humanas.
  • Entender o impacto da BNCC na criação do Novo Ensino Médio e, consequentemente, na criação e aplicação pedagógica de seus materiais didáticos.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Divulgadores comerciais
  • Professores
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • O que é a BNCC: histórico, objetivos do documento, sua estrutura.
  • O que são competências e habilidades e a progressão que estrutura a BNCC.
  • A estrutura da Educação Infantil: campos de experiência, objetivos de aprendizagem, síntese de aprendizagem.
  • A estrutura do Ensino Fundamental: nova nomenclatura, organização das áreas do conhecimento, progressão das habilidades.
  • A área de linguagem: sua competência, os componentes curriculares presentes nesta área, a progressão das habilidades. O novo olhar para o ensino de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.
  • A área de Matemática: sua competência, o novo olhar para o ensino de Matemática, progressão das habilidades.
  • A área de Ciências da Natureza: sua competência, o novo olhar para o ensino de Ciências, progressão das habilidades.
  • A área de Ciências Humanas: sua competência, os componentes curriculares presentes na área, a progressão das habilidades, o novo olhar para o ensino de Geografia, História e Ensino Religioso.
  • O novo Ensino Médio: sua estrutura, a organização das áreas, o que oferecer, os componentes curriculares, a composição da carga horária.

FACILITADORA

Profa. Msc. Tatiana Pita

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

​Aulas gravadas que os alunos podem assistir no horário que desejarem e quantas vezes quiserem.

As aulas ficarão disponíveis por 60 dias a contar da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

14 horas

AULAS

Aula 1

BNCC: o que é, como surge, sua função, sua organização, competências e

habilidades.

Aula 2

BNCC e a Educação Infantil

Aula 3

Área Linguagens

Aula 4

Área Matemática

Aula 5 

Área de Ciências da Natureza

Aula 6

Área de Ciências Humanas

Aula 7

Ensino Médio

​**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 21 de outubro de 2020
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Curso Self-Publishing | EAD

CURSO:
Self-Publishing | EAD

CARGA HORÁRIA:
24 Horas

METODOLOGIA:
As aulas são gravadas e o aluno tem 60 dias a partir da data da matrícula para assisti-las quantas vezes quiser.
Início das aulas: imediato.

 SOBRE O CURSO

O Self-publishing é uma tendência mundial.

Surgem cada vez mais os autores independentes e as histórias inéditas. O curso Self-Publishing mostra como, também no Brasil, você pode publicar de forma eficaz e prazerosa.

Muitos autores já estão produzindo e publicando seus livros de forma independente, utilizando plataformas digitais, imprimindo e realizando a venda direta de suas publicações.

Neste novo curso será apresentado o processo completo necessário para organizar a publicação de livros no formato impresso digital. Serão apresentadas todas as etapas do processo editorial de forma prática e objetiva para que o participante possa publicar o seu livro de forma independente, ou ainda tê-lo pronto para apresentar a uma editora tradicional.

Serão apresentadas as alternativas de autopublicação e serão discutidas estratégias de lançamento, divulgação e distribuição de vendas.

 PÚBLICO-ALVO

Escritores, ghostwriter, jornalistas, revisores e preparadores de texto.

Profissionais de todas as áreas interessados em publicar suas narrativas nos formatos impresso ou digital, tanto para autopublicação (self-publishing) ou para a publicação através das editoras tradicionais.

 OBJETIVO

Capacitar todos os participantes nas etapas necessárias para publicação de um livro de forma independente, tanto para plataformas digitais quanto para o formato impresso.
Apresentar os melhores métodos para organizar o conteúdo, decisão do melhor formato e plataformas, e como elaborar uma estratégia de divulgação e vendas eficientes.

 CONTEÚDO

Neste curso, o participante terá acesso ao passo-a-passo da produção artística e gráfica do livro.

Vai entender como transformar o arquivo de texto no computador em um livro impresso ou digital – atraente e pronto para ser vendido.

Módulo I

Moldagem do Projeto – Prof. Renato Modernell

    •  1. CONCEITOS BÁSICOS
        Por que escrever
        Para quem escrever
        Gêneros textuais
        Sinopse, argumento e roteiro
        Estrutura do texto (partes, capítulos, seções)

    •  2. PRIMEIRA VERSÃO
        Foco narrativo
        Pesquisas e entrevistas
        Rotina de trabalho
        Cronograma
        Pareceres e consultorias
        Intervalo (recesso)

    •  3. SEGUNDA VERSÃO
        Tópicos de edição
        Aprimoramento de estilo

    •  4. PRODUÇÃO TEXTUAL
        Preparação e revisão
        Prefácio e apresentação
        Orelhas e contracapa

MÓDULO II

Projeto e Produção do Livro – Prof. Magno Paganelli

    •  1. CONCEPÇÃO BÁSICA
        O que se pretende com o livro
        Definindo a linha editorial
        Relevância (atualidade, pesquisa, abordagem)
        Complementos e ilustrações
        Pesquisa iconográfica
        Licenciamentos
        Uma identidade que comunique

    •  2. PRODUÇÃO
        Complementos e ilustrações
        Pesquisa iconográfica
        Licenciamentos

    •  3. TIPOGRAFIA
        O que é um tipo?
        Fontes e suas famílias
        Para cada finalidade, uma fonte
        Como as fontes funcionam na página
        Espaçamentos e alinhamentos
        Calculando espaços e escolhendo fontes

    •  4. O DESIGN DA PÁGINA
        Elementos fixos
        Elementos textuais
        A mancha e “o caixa”
        Para cada estilo, um desenho
        Rosto e falso rosto
        A página de créditos
        Sumário
        Elementos pós-textuais
        Cólofon
        Pecados capitais
        Mostra de diferentes tipos de páginas e formatos

    •  5. A CAPA
        Os elementos visuais em uma capa
        Os elementos informacionais em uma capa
        Só a arte vende?
        Estilos e conceitos
        oLettering
        Fontes de inspiração
        Há regras?
        Qual é o gênero?
        Qual é o público?
        As imagens e suas fontes
        A qualidade da imagem
        Cores
        Cuidado com o título
        Mostra de diferentes tipos de capas

    •  6. PROCESSOS GRÁFICOS E TECNOLOGIAS
        Briefing
        O livro precisa “parar em pé”
        É um livro ou uma série? Não tinha pensado nisso
        Impressão sob demanda: como é isso?
        As vantagens da impressão sob demanda
        O caixa curto e a cauda longa
        Simulações de custos

    •  7. OPÇÕES DE PUBLICAÇÃO
        100% pela editora
        Coedição editora-autor
        Autopublicação

    •  8. CHECKLIST
        Registro de Direitos Autorais
        ISBN e código de barras
        Ficha catalográfica

 

MÓDULO III

Assessoria de Imprensa – Profa. Lilian Cardoso

    •  Prospecção de mercado
•  Captação de patrocínio
•  Apoio institucional
•  Projeção de lançamento (datas relevantes)
•  Contatos institucionais e divulgação
•  Produção de releases e vídeos
•  Lançamento
•  Eventos e palestras

MÓDULO IV

Marketing e Vendas – Profa. Lilian Gaspari

    •  Como vender e colocar seu livro no mercado
•  Parceria
•  Marketplace
•  Vendas diretas
•  Montando seu próprio site
•  Descobrindo o melhor caminho
•  Distribuição
•  Exemplares de cortesia
•  Sumário
•  Elementos pós-textuais
•  Cólofon
•  Pecados capitais
•  Mostra de diferentes tipos de páginas e formatos

    •  5. A CAPA
        Os elementos visuais em uma capa
        Os elementos informacionais em uma capa

    •  Só a arte vende?
        Estilos e conceitos

    •  O LETTERING
        Fontes de inspiração
        Há regras?
        Qual é o gênero?
        Qual é o público?
        As imagens e suas fontes
        A qualidade da imagem
        Cores
        Cuidado com o título
        Mostra de diferentes tipos de capas

    •  6. PROCESSOS GRÁFICOS E TECNOLOGIAS
        Briefing
        O livro precisa “parar em pé”
        É um livro ou uma série?
        Não tinha pensado nisso
        Impressão sob demanda: como é isso?
        As vantagens da impressão sob demanda
        O caixa curto e a cauda longa
        Simulações de custos

    •  7. OPÇÕES DE PUBLICAÇÃO
        100% pela editora
        Coedição editora-autor
        Autopublicação

    •  8. CHECKLIST
        Registro de Direitos Autorais
        ISBN e código de barras
        Ficha catalográfica

  FACILITADORES

LILIAN CARDOSO

Diretora da LC – Agência de Comunicação especializada na divulgação de livros.

LILIAN GASPARI

Possui 30 anos de experiência no mercado editorial, atuando com diversificados grupos de produtos e canais de comercialização – livrarias, bancas, porta-a-porta e Governo. Atualmente, é Consultora na Nversos Editora. Atuou como gerente nacional de vendas em diversas editoras, como Novo Conceito, Ediouro, Cosac & Naify, Larousse e Faro Editorial. Atuou também como
consultora comercial junto aos principais players do varejo.

Participou de feiras internacionais para importação de livros e negociação de coprints.

MAGNO PAGANELLI

Atua no mercado editorial há 24 anos. Graduado em Publicidade, passou por agência de propaganda, na direção de arte, e editou o selo Arte Editorial entre 2002-2015, produzindo catálogo com cerca de 160 títulos. Como designer gráfico de capas e miolos, tem mais de 2.100 projetos publicados. Atualmente faz trabalhos de edição, ghost writer, preparação de textos e de originais e edição de conteúdo. Entre seus clientes estão as editoras Planeta do Brasil, Pórtico (selo Planeta), Editora Gente, Thomas Nelson do Brasil/Ediouro, Cultura Cristã. Atende autores independentes em diferentes mídias – blogueiros, cantores, chefs, vencedores de reality shows. É professor de Design Gráfico e Editorial no Programa MBA em Book Publishing na Casa Educação. É Doutor em História Social pela USP, possui Mestrado pelo Mackenzie e  é jornalista. Recebeu prêmios como autor e como editor.

RENATO MODERNELL

Renato Modernell é escritor, jornalista e professor do curso de Jornalismo da Universidade Mackenzie, em São Paulo, desde 2006. Em 1990, passou a dirigir oficinas de escrita em grupo e a orientar projetos literários individuais. Por mais de uma década, atuou como professor do curso de pós-graduação da Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL).

Publicou 17 livros, dos quais oito por conta própria, em edições independentes. Recebeu diversos prêmios literários dentro e fora do país, entre os quais o Jabuti, por duas vezes. Sua obra percorre diferentes gêneros de escrita, desde o romance e a poesia até o ensaio temático.

É graduado em Jornalismo (FAAP, 1975), Mestre em Jornalismo (USP, 2004) e Doutor em Letras (Mackenzie, 2009). Trabalhou nas principais empresas editoriais do país – editoras Globo e Abril, entre outras.

Artes Gráficas | EAD

CURSO:
Artes Gráficas | EAD

CARGA HORÁRIA:
24 horas

 SOBRE O CURSO

O curso Artes Gráficas em Book Publishing visa introduzir o aluno no universo das artes gráficas, focando a área da produção do objeto editorial (livro, catálogo, revista). Além disso, destaca os principais problemas que podem surgir ao longo do processo de produção, fornecendo as diretrizes básicas para identificá-los e solucioná-los, em benefício da qualidade do produto.

 OBJETIVO

Apresentar o processo de produção gráfica do livro, destacando suas várias etapas, tecnologia e profissionais envolvidos e a importância do controle em cada uma delas para a qualidade do produto.

 ESTRUTURA

O conteúdo está dividido em 8 aulas, com manuseio de inúmeros livros de diferentes áreas do conhecimento (didáticos, infantis, técnicos, de arte, de fotografia etc) com exemplos práticos dos principais sistemas de impressão e recursos de acabamento.

 PROGRAMA

Aula 1 
Gráfica. Conceituação. A produção do livro na cultura ocidental. O que uma prensa de esmagar uvas tem a ver com isso? A produção industrial do livro em 1500 e hoje. O que mudou. O que permanece.

Aula 2
Afinal, o que é um livro? Lição de anatomia. Identificação das partes que constituem o objeto editorial, relacionando cada uma ao processo de produção. Problemas de acabamento e como solucioná-los. A construção do livro. Quando capa e miolo se juntam. Problemas de acabamento e como solucioná-los.

Aula 3
O papel do papel Características do material. Papéis para impressão. O formato do papel e o formato dos livros. Cadernos e seu colecionamento. Problemas do papel e formas de solucioná-los.

Aula 4 
O papel da tinta Características do material. Tintas para impressão. Sistemas de aplicação de cor. Sistemas de padronização Problemas de entintamento e formas de solucioná-los.

Aula 5
Quando a tinta encontra o papel O elemento multiplicador. Matrizes gráficas. Principais sistemas de impressão aplicados no campo editorial. Gráfica alternativa. Produção artesanal. Livro-objeto. Problemas de impressão e formas de solucioná-los.

Aula 6
O que acontece antes da impressão Imagem. Realidade e reprodução. Fidelidade. Texto. Elementos de composição tipográfica. Juntando imagens e textos na página. O design do livro. Softwares de diagramação. Problemas de pré-impressão que só aparecem na impressão. Formas de solucioná-los.

Aula 7
Guiando o processo de produção. O que? Como elaborar uma especificação de produção. Como? Mercado gráfico. Escolha de fornecedores. Quanto? Solicitação e análise de orçamentos. Quando? O domínio do fator tempo. Cronogramas de produção.

Aula 8
Mil maneiras de contar uma mesma história. Estudo comparativo de diferentes edições de uma mesma história ou As Aventuras de Alice no País das Artes Gráficas

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas gravadas.
Início das aulas: imediato.
Carga horária total: 24 horas.

 FACILITADORA

Márcia Signorini
MarciaSignorini

É arquiteta, mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP,
especializada em tecnologia gráfica e controle de qualidade; é diretora da Signorini
Produção Gráfica, empresa de assessoria na área de produção gráfica editorial e também ministra periodicamente cursos presenciais e a distância sobre esse tema.

 

 

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.***

2 de fevereiro de 2018
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Curso Editor de Literatura Infantil | EAD

 SOBRE O CURSO

Este curso visa apresentar as especificidades da produção da literatura infantil no mercado brasileiro, focando no papel do editor. O livro para crianças e adolescentes é, hoje, um dos principais produtos do mercado editorial mundial. O protagonismo que o livro infantil exerce neste cenário em grande parte está relacionado ao desenvolvimento profissional da cadeia produtiva do livro, que se torna, cada vez mais, extremamente específico. Com isso, os agentes envolvidos na cadeia de produção do livro infantil deparam-se com questões singulares no que tange o desenvolvimento do produto à comercialização do mesmo. O editor, neste panorama, necessita de uma formação especializada que engloba não apenas habilidades tradicionais e inovadoras do processo de edição, mas também saber transitar e se sensibilizar, especialmente, entre os mediadores de leitura e as forças que impulsionam este nicho de mercado.

 FACILITADORA

Isabel Lopes Coelho

É doutoranda em teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre o romance juvenil europeu. Defendeu o mestrado na mesma instituição na área de Língua e Literatura Francesa. Por doze anos ficou à frente do Núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify, trabalho pelo qual recebeu prêmios como o BOP – Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália, 2013), além de menções e prêmios na categoria New Horizons pela produção de livros, na mesma feira. Foi finalistas do prêmio The International Trade Children’s and Young Adult Publisher Award, na feira do Livro de Londres (2014). Publicou obras inéditas e inovadoras no setor de literatura infantil, além de trazer para o Brasil obras emblemáticas do mercado estrangeiro, como Onde vivem os monstros. Também enveredou pela crítica de literatura infantil ao editar e publicar livros de autores estrangeiros como Peter Hunt e Maria Nikolajeva. Além da participação em feiras internacionais (Bolonha, Frankfurt, Londres e Paris), foi selecionada para o Programme Courants du Monde (França, 2012) e bolsista na Intenationale Jugendbibliothek (Alemanha, 2015). Desde 2014 ministra cursos de produção sobre livro ilustrado e literatura infantil. Atualmente, é gerente de literatura na FTD Educação, uma das maiores editoras do mercado editorial brasileiro.

 MÓDULOS

O papel do editor na cadeia produtiva do livro para crianças

  • Pontos cruciais da carreira do editor de livro infantil (plano de carreira)
  • Habilidades específicas do editor de livro infantil
  • Editores que impactaram o mercado na história da edição do livro infantil
  • Mediando forças com autores e equipe interna
  • Estudo de caso

O impacto dos mediadores de leitura na produção das obras

  • A “adequação” da obra ao seu público
  • A influência da escola e da família na produção da literatura infantil no Brasil: os temas recomendados
  • A influência dos planos de governo na produção da literatura infantil no Brasil
  • A influência dos prêmios na produção da literatura infantil no Brasil: surgem os “medalhões” da literatura infantil
  • A cobertura da mídia
  • Estudo de caso

Da seleção do original ao lançamento I

  • Fontes para recebimento de originais
  • Os critérios de seleção de um original
  • A contratação da obra: como dividir o direito autoral?
  • Conceito x cronograma
  • A composição da equipe para desenvolver o projeto
  • Encaminhamentos editorial e gráfico
  • Estudos de caso

Da seleção do original ao lançamento II

  • O plano de negócios da obra
  • Detalhando o plano de marketing: as campanhas internas e externas
  • O preparo para a obra chegar no mediador
  • O evento de lançamento
  • Estudos de caso

Os diversos tipos de livros para crianças: um pouco de literatura

  • Os principais gêneros e subgêneros da literatura infantil
  • O processo de edição para cada gênero
  • Estudos de caso

A variedade de negócios do livro infantil

  • Qual editora tem o meu perfil?
  • Os diversos negócios do livro para criança no Brasil
  • Novos negócios: Clubes de Leitura
  • A importância das livrarias no comércio do livro infantil

Breve panorama do mercado

  • Autores e ilustradores que mudaram a edição do livro no Brasil
  • A influência do mercado estrangeiro no comportamento do leitor brasileiro: um passeio pelas feiras de livros internacionais
  • A influência dos Youtubers
  • Para onde está indo a nossa literatura?

Novas tecnologias na leitura para crianças

  • O livro digital para crianças
  • Gameficação da leitura
  • Especificidades de produção
  • Transposição da obra impressa para a digital
  • A criação digital
  • Estudos de caso
 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos via chat. As aulas ficarão disponíveis por um mês após o término do curso.

5 de agosto de 2018
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Formação do Editor de HQ | EAD

 SOBRE O CURSO

O objetivo do curso é formar profissionais com alto nível de competência e domínio das habilidades necessárias para a edição de HQ.

O foco principal do programa é dotar o aluno dos conhecimentos para a elaboração de catálogo específico de conteúdos em HQ e domínio de todas as funções e procedimentos técnicos da edição especializada na área.

A formação compreende a apresentação de um abrangente painel da história em quadrinhos no mundo e no Brasil, os desafios, as oportunidades e o dia a dia de editora e selo especializados em HQ. E para complementação da formação, está incluído a apresentação e estudo de cases de sucesso no Brasil e no mundo.

 MÓDULOS

Histórias dos Quadrinhos no Mundo e no Brasil
Breve panorama do mercado de quadrinhos no Brasil.

Edição de Texto em Quadrinhos
– Texto original e traduzido.
– Balões e recordatórios.
– Para textos.
– Títulos.

Produção Gráfica
– Arte.
– Diagramação.
– Impressão (papel, acabamento, capa).
– Relação com os leitores e feiras.

Seleção de originais e cases de edição
– Apresentação de cases de edição.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas gravadas.

Início Imediato.

 FACILITADORES

Guilherme Kroll

Guilherme KrollCom formação em editoração pela ECA-USP, é Editor e sócio-fundador da Balão Editorial, editora especializada HQ, que possui catálogo dirigido a todas as faixas de público. Com títulos selecionados pelo PNBE, indicados e premiados no Troféu HQMix, faturou também o prêmio Jabuti com o livro Lobisomem sem Barba.
Guilherme Kroll já colaborou com inúmeros sites e blogs especializados, prefaciou obras independentes de quadrinhos; é autor do livro 100 Super-Heróis, da Discovery Publicações.

 

Cassius Medauar

casa_educacao_prof_CassiusMedauarCassius Medauar (@cassiusmedauar), jornalista pela Cásper Líbero, com experiência de vinte anos de mercado, especializou-se em HQ e é premiado diversas vezes com o HQ Mix.
Após passar pela Abril Jovem, foi editor na histórica Conrad, onde comandou o lançamento de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. Em seguida ajudou a mudar o mercado brasileiro de HQ com uma sequência de lançamentos dos selos Vertigo e Wildstorm para as brasileiras Pixel e Ediouro. É gerente de conteúdo da Editora JBC onde participa da mudança da linha editorial com lançamentos como Death Note Black Edition, Akira e Ghost in the Shell, além da criação do Concurso Nacional de Mangás.

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.***

7 de agosto de 2018
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Curso Estratégias de Venda para o Mercado Editorial | EAD

 SOBRE O CURSO 

Há muito já se sabe que a equipe comercial de uma editora ou distribuidora não pode mais ser composta daquele tirador de pedidos tradicional.

Mas entre saber que as mudanças ocorreram e aplicar na prática métodos e ações que permitam que a gestão comercial das empresas do mercado editorial atinjam novos níveis de excelência há ainda um intervalo muito grande. Trazendo para a sala de aula as experiências e métodos utilizados em sua trajetória de 36 anos no mercado editorial, Gerson Ramos transporta para a realidade de nosso mercado as práticas utilizadas nas várias empresas que atuou de forma clara e simples, com exemplos reais e facilmente replicáveis em qualquer tamanho de empresa. Sem enrolação e com muito bom humor para que o aprendizado seja feito com o mesmo prazer que a leitura de um bom livro.

Colaboradores de alto nível são convidados a complementar algumas matérias a partir também de seus aprendizados e experiências dialogando com o coordenador, sempre com exemplos claros e novos pontos de vistas para os temas apresentados.

 PÚBLICO-ALVO

Diretores, gestores, supervisores e outros profissionais de marketing e vendas de livros; empreendedores, livreiros, distribuidores e proprietários de pequenas e médias editoras; demais interessados em entrar no ramo comercial de livros.

 OBJETIVOS

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
• Identificar o papel da área comercial em uma editora;
• Diagnosticar causas e efeitos de resultados comerciais;
• Estabelecer estratégias baseadas em diagnósticos;
• Estabelecer critérios e métodos para precificação, tiragens e reimpressões;
• Estabelecer estratégias de posicionamento em PDV, Mídias Sociais. Comunicação B2B e B2C;
• Gerir processos, operações e logística;
• Gerir e analisar estoques;
• Planejar estrategicamente pesquisas de mercado, novos canais, livros digitais;
• Utilizar ferramentas de suporte à gestão comercial;
• Aprender com outros mercados;
• Discutir e justificar as projeções para o mercado editorial.

 FACILITADOR

Gerson Ramos

É Diretor Comercial da Editora Planeta do Brasil, foi fundador da Distribuidora Superpedido atuou como consultor para diversas editoras e livrarias, bem como participou do projeto de implantação da Nielsen Bookscan no Brasil.

 CONVIDADOS

Bruno Mendes 

Coisa de Livreiro e Publishnews

Ismael Borges

Nielsen Bookscan

Simei Manoel Junior

Metabooks

Olegario Araujo

Inteligencia 360

Bia Alves

Account Manager Harper Collins International

 CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:
• Qual é o papel da área comercial em uma editora?
• Organograma: Sua empresa pode e deve fazer e divulgar o seu.
• Diagnóstico Geral da Empresa: Departamento Comercial é Causa ou Efeito dos resultados.
• Como fazer um diagnóstico de Causa e Efeito
• Como agir com base no Diagnóstico?
• Sua equipe tem o tamanho e as habilidade necessárias para a ação?
• Selecionando e montando equipes
• Modelo de remuneração para equipes comerciais
• Qual é o seu desafio?
• Qual é a sua estratégia?
• Medir e Conhecer: W.E. Demming
• Método de controle de um plano de Ação: Método PDCA
• Ações Corretivas para cada item do Diagnóstico: Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Material, Mão de Obra
• Clientes: Diferentes Perfis, diferentes formas de atender
• Metas e Controles : Análise da Planilha de Estudos
• Catálogo: Análise de Gestão de Estoque
• Catálogo: Vida e Morte de um título
• Ferramentas de Suporte à Gestão Comercial: Introdução
• Programação de atividades semanal
• Relatórios de visitas e performance
• Atendimento de pedidos- Colocação de novidades
• Reposição e ressuprimento
• Metas Quantitativas; Metas Qualitativas
• Controles de Consignação
• Ferramentas de Suporte à Gestão Comercial: Introdução
• Programação de atividades semanal
• Relatórios de visitas e performance
• Atendimento de pedidos- Colocação de novidades • Reposição e ressuprimento
• Metas Quantitativas; Metas Qualitativas
• Controles de Consignação
• Reposição e ressuprimento
• Metas Quantitativas; Metas Qualitativas
• Processos, Operações e Logística:
• Padronização de Atividades
• Gestão de Estoque: Giro, Cobertura e Nível de Serviço
• Marketing: Estratégia de Posicionamento em PDV, Mídias Sociais. Comunicação B2B e B2C
• Definição de Limites de Crédito: Como tratar inadimplência
• Organização de reuniões: Internas e Externas
• Precificação, Tiragens e Reimpressões
• Listas de Mais vendidos: Paradoxo de Tostines
• Pesquisas de Mercado: Tomada de Decisões Estruturadas
• Novos Canais: Análise SWOT
• Livro Digital: Relacionamento com
os Canais de Vendas
• Metadados: A responsabilidade da qualidade da informação é da editora, não da livraria
• Aprendendo com outros mercados: Tendências do Varejo
• Varejo Internacional de Livro: Desafios
e Soluções nos outros países
• Teste de Perfil Comercial

  MODALIDADE

Aulas gravadas.

Início imediato

 

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.***

12 de fevereiro de 2018
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Neuroeducação – Neurociência Aplicada à Educação | EAD

METODOLOGIA

As aulas são gravadas e o aluno tem 6 meses a partir da data da matrícula para assisti-las quantas vezes quiser.
Início das aulas: imediato.
Carga horária total: 9 horas.

MÓDULOS

1. LEITURA E ESCRITA

  • Aquisição de Desenvolvimento da Linguagem Escrita.
  • Dificuldades na Aquisição da Linguagem Escrita.
  • Estratégias Pedagógicas de Estimulação.

2. PROBLEMAS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM – DISLEXIA E DISCALCULIA

  • Diferenças entre Dificuldade e Transtorno de Aprendizagem.
  • Tipo de Intervenção no Transtorno Específico de Aprendizagem.
  • Sugestões de Intervenções para Dislexia e Discalculia.

3. FUNÇÕES EXECUTIVAS: HABILIDADES IMPORTANTES PARA A APRENDIZAGEM E COMO DEVEM SER ESTIMULADAS

  • Detalhamento das Funções Executivas e Conceitos.
  • Transtornos que Possuem Déficits em Funções Executivas.
  • Atividades Práticas que Podem Estimular as Funções Executivas.

4. MEMÓRIA, ATENÇÃO E APRENDIZAGEM 1

  • As Bases Biológicas da Aprendizagem e Neuroplasticidade.
  • Memória e Tipos de Memória.
  • Os Mecanismos Cerebrais da Atenção.

5. MEMÓRIA, ATENÇÃO E APRENDIZAGEM 2

  • Estratégias que Podem Colaborar com a Memória e a Aprendizagem.
  • Mindfulness, Atenção e o Papel do Sono na Aprendizagem.
  • Emoção, Aprendizagem e Empatia e Neurônios Espelho.

6. MODULO – TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): MITOS E EVIDÊNCIAS

  • DSM-V e Critérios do TDAH; Diferenciar Agitação e Transtorno
  • Como Identificar em Sala de Aula
  • Intervenção Neuropsicológica e Conhecimentos Essenciais para Educadores e Pais e Orientações Para Lidar com a Criança e o Adolescente

***NA COMPRA DO CURSO O ALUNO RECEBERÁ GRATUITAMENTE ACESSO DIGITAL À REVISTA EDUCAÇÃO PELO PERÍODO DE 1 ANO.***

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

DOCENTES

Profa. Camila Leon

Pedagoga, licenciada em Letras, pós-graduada em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM. Atualmente é professora convidada do curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e do curso de especialização em Neuropsicopedagogia da Universidade Paulista (UNIP). Também atua como psicopedagoga clínica no Instituto de Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano – INDH. Conselheira Estadual da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção São Paulo (ABPp-SP, triênio 2020-2022). Membro do grupo de pesquisa em Neuropsicologia Infantil da UPM. Dirige seus estudos à área de Psicopedagogia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva e Neurociência aplicada à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e intervenção neuropsicológica cognitiva com uso de instrumentos não-restritos, habilidades preditoras de linguagem escrita, consciência fonológica, aquisição de linguagem escrita, alfabetização, transtornos de aprendizagem, funções executivas e autorregulação.

Profa. Grace Zauza

Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Inclusiva, especialista em Neurociência e Psicologia Aplicada e mestre em Psicologia Educacional. Tem ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Docência e Coordenação pedagógica. É membro do Grupo de Pesquisa em Neuropsicologia, Desenvolvimento e Educação (GINDE). Dirige seus estudos em Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva e Neurociência aplicada à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção neuropsicológica cognitiva, linguagem, transtornos de aprendizagem, funções executivas e autorregulação.

Profa. Adriessa Santos

Mestre em Ciências pela USP, Especialista em Neurociência e Educação, MBA em Gestão Escolar pela USP, Especialista na Moderna Educação pela PUC, Bióloga pela UMC e graduanda em Pedagogia pelo Mackenzie. É coordenadora e docente da pós-graduação Neurociência na Escola do Instituto Singularidades, atua como coordenadora pedagógica e docente na educação básica privada para as séries finais do ensino fundamental, é docente da temática Neurociência e Educação no ensino superior e ministra palestras, formações e cursos com essa temática. Foi finalista do Prêmio Dica de Mestre com o trabalho: Neurociência na sala de aula: vamos fazer neurônios, e tem ampla experiência em sala de aula, gestão escolar e formação de professores.

Profa. Regina Marino

Psicóloga. Doutora e mestre pelo Programa de Pós Graduação em Distúrbios do desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Atuação em neuropsicologia certificada pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (2016) na qualidade de Clínico Pesquisador Nível 2. Foi bolsista do CNPq em projeto de iniciação científica, bolsista CAPES durante o mestrado e bolsista pela UPM pela colocação no processo seletivo no Doutorado. Desde 2013, atua na clínica com avaliações neuropsicológicas e terapia pela abordagem Análise do Comportamento. Atuou como gerente de Projetos voltados para a Educação no Instituto Ayrton Senna (2018-2019), participando de projetos voltados à avaliação e ao desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças e professores.

Curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o conceito de Avaliação à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendendo a importância do desenvolvimento de competências e habilidades para a formação integral do aluno. Conhecer e aplicar técnicas de elaboração de instrumentos variados de avaliação e registros avaliativos.

Contribuir para que editores de livros didáticos e sistemas de ensino utilizem instrumentos avaliativos eficazes que contribuam com o processo de aprendizagem. Conhecer e utilizar novas práticas avaliativas em sala e em plataformas digitais.

Este curso on-line, com 12 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Avaliar e saber o que é avaliar: olhar para as habilidades e competências propostas pela BNCC.
  • Compreender a função da avaliação dentro do planejamento: as aulas presenciais e virtuais.
  • Planejar, fazer e rever.
  • Avaliar no espaço virtual.
  • Analisar instrumentos avaliativos: presenciais e virtuais.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Professores
  • Autores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.
  • Avalição quantitativa e qualitativa.
  • Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.
  • Elaborando instrumentos avaliativos.
  • Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

FACILITADORA

Professora responsável: Profa Me Tatiana Pita

Formação: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas.

CARGA HORÁRIA

12 horas

Aula 1

Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.

Aula 2 

Avalição quantitativa e qualitativa.

Aula 3 

Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.

Aula 4 

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 5 

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 6 

Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

Bibliografia de apoio

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base).

Boas, Benigna Maria de Freitas Villas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, Papirus, 2004.

Demo, Pedro. Avaliação: para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo, Criarp, 2006.

Hoffmann, Jussara. Avaliação: mito e desafio. 30ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2001.

Perrenoud, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – Entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1999.

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***